sábado, 22 de outubro de 2011

Copa foi discutida em Ilhéus, que pode sediar seleções estrangeiras que disputem uma chave na Bahia.


O Secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo (Secopa), Ney Campello, esteve na cidade na sexta-feira (14) para abrir oficialmente o V Fórum Regional Copa Bahia 2014 no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães.

Ilhéus é um dos municípios baianos que luta para sediar um Centro de Treinamento para Seleções (CTS). A realização do Fórum é um dos pré-requisitos para se tornar um CTS.

Campello proferiu a primeira palestra do evento, “Projeto Bahia para a Copa do Mundo 2014” e ressaltou o evento como uma conquista brasileira. “Por isso, ao mesmo tempo em que é um momento para acelerar investimentos, é também oportunidade para dar mais qualidade de vida à população”.

“A Copa é um pacto interfederativo, onde a união, os estados, os municípios e a sociedade civil organizada discutem uma agenda comum para planejar um evento que se coloque à altura do que todos esperam”.

Durante a abertura do evento foi exibido um vídeo sobre o potencial de atração turística das nove cidades que compõem a Costa do Cacau. “Cada cidade possui seu diferencial e todas elas reunidas, tendo Ilhéus como CTS, mostrarão sua força junto ao cenário baiano”, diz o secretário local de Turismo.

Paulo Moreira anunciou que a candidatura da cidade a CTS conta com o apoio do ex-jogador da seleção italiana Claudio Gentile, nome bastante respeitado pelos dirigentes da Fifa. Gentile veio a Ilhéus se operar com o oftalmologista Eusínio Lavigne e se apaixonou pela cidade.

Pró e contra

Ilhéus conta com três equipamentos que já passaram por vistoria da organização, o Estádio Mário Pessoa, o Complexo Hoteleiro Cana Brava Resort e o Hotel Aldeia da Praia.Porém, precisa resolver dois problemas cruciais. O maior é a situação do aeroporto Jorge Amado, que suspende todos os voos quando o tempo está chuvoso. Um fechamento dele durante a Copa do Mundo seria desastroso para a seleção hospedada na cidade.

O outro problema é a Ponte Lomanto Junior, que fica engarrafada nos horários de pico. O estádio fica de um lado e as opções de hospedagem vistoriadas pela Fifa ficam do lado oposto.

No evento, nenhum dos dois problemas foi abordado. Ele seguiu com a palestra “A projeção do destino Bahia e a hospitalidade”, pelo chefe de Gabinete da Bahiatursa João Paulo Oliveira. Depois “As oportunidades para os empresários na Copa 2014”, com o diretor regional do Sebrae, Richard Alves.
Terminou com a apresentação do potencial turístico da Costa do Cacau, pela presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Mari Gandara.

Além das palestras, o Fórum abriu espaço para bate-papo entre os palestrantes e o público, mediados pelo secretário Paulo Moreira. Ainda como parte da programação do Fórum, estavam programadas visitas técnicas aos equipamentos candidatos a CTS.

Fonte: Jornal A Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário