segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Supremo deve analisar em breve a ação da OAB sobre a Lei da Ficha Limpa e acabar com as dúvidas a respeito do tema


Ministro Luiz Fux liberou para julgamento a ação da OAB pela legalidade de todos os pontos da legislação

Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve voltar a analisar em breve a legalidade da Lei da Ficha Limpa. O ministro Luiz Fux liberou para julgamento a ação em que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que pretende que seja declarada a legalidade de todos os pontos da lei, a fim de que ela seja aplicada sem restrições já nas eleições municipais de 2012.

A validade da lei começou a ser analisada no ano passado, mas foi só em 2011 que o STF decidiu que a norma não poderia ter eficácia para as eleições do ano anterior porque alterava o processo eleitoral e deveria esperar um ano para produzir efeitos.

Vários políticos que tiveram o registro negado foram liberados e puderam tomar posse. Dessa vez, a OAB quer que os ministros do Supremo analisem todos os pontos da Lei da Ficha Limpa, para que os julgamentos não se limitem ao caso de cada político.

Entre os pontos controversos que serão analisados, estão a retroatividade da lei se ela pode atingir casos que ocorreram antes de a norma entrar em vigor e o princípio de presunção de inocência, ou seja, se a condenação por crimes em segunda instância é suficiente para tirar um político da disputa eleitoral.

Em entrevista recente, Fux disse que vai analisar todas as questões sobre o caso e que as eleições do próximo ano correrão com regras claras sobre o assunto.

"Eu vou julgar todas as questões, não vai ficar nenhuma dúvida. Não vai ficar pedra sobre pedra. As eleições vão se realizar com pleno esclarecimento da população sobre o que pode ou não pode fazer, quem pode se candidatar e quem não pode se candidatar", disse o ministro do Supremo.

A ação da Ordem dos Advogados do Brasil corre em conjunto com outros dois processos ajuizados pelo PPS também para garantir a validade da lei e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais, que quer que o artigo que trata de inelegibilidade por perda de registro profissional seja considerado ilegal.

Cargos de confiança

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou na última semana, durante o lançamento de um relatório sobre transparência, que o órgão estuda junto ao Poder Executivo a possibilidade de exigir ficha limpa para nomeados ao governo.

De acordo com a assessoria de imprensa da CGU, a iniciativa valeria para os cargos do alto escalão. "Estamos discutindo entre ministros, ainda não com a presidente (Dilma Rousseff)", informou. Contudo, Jorge Hage não deu detalhes sobre há quanto tempo a proposta é debatida ou quando ela poderia sair do papel.
Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 30 de outubro de 2011

EXCLUSIVO: ASSASSINADO CLAUDIO SOARES LIMA.

Foi assassinado o Chefe da 25ª Seção do Tribunal Regional Eleitoral de Ilhéus o Sr. CLAUDIO SOARES LIMA, morador do Caminho 4 casa 13 no Bairro da URBIS.
Informações chegadas agora a esse Blogueiro, o Assassinato ocorreu no Bairro do São Domingos.

O Senhor CLAUDIO SOARES LIMA, era uma pessoa muito querida.

A policia está investigando o assassinato para determinar a causa, pois o carro da vítima foi encontrado no matagal.
Em breve estarei informando todos os detalhes.

Informações do correia neles

Lula pede a médico transparência em boletins sobre seu tratamento

30/10/2011 - 16h59
Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Depois de fazer uma visita de meia hora, o médico Roberto Kalil Filho, disse hoje (30) que encontrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tranquilo e descansando com a família, em casa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

“Ele sabe o que aconteceu, sabe o que foi diagnosticado. Foi bem discutido o tratamento", disse o médico. Amanhã (31), Lula inicia a quimioterapia para combater um câncer na laringe, diagnosticado ontem (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Hoje Kalil contou que o ex-presidente pediu que ele conversasse com repórteres que aguardam informações na porta do prédio onde mora. “Ele determinou que o boletim médico dele fosse transparente”, relatou Kalil à imprensa. O ex-presidente passará o domingo em casa.

Na quinta-feira (27), durante sua festa de aniversário, Lula reclamou de rouquidão excessiva nas últimas duas semanas e foi aconselhado por Roberto Kalil a fazer uma consulta. Os primeiros exames foram feitos na sexta-feira (28) e, ontem, ao retornar para complementar o procedimento, ele recebeu o diagnóstico.

Acompanhado da mulher, Marisa Leticia, o ex-presidente passou o sábado no hospital, para se recuperar da biópsia a que foi submetido. Durante todo o dia, ele recebeu centenas de mensagens de solidariedade e votos de pronto restabelecimento, entre elas a da presidenta Dilma Rousseff, de seu partido, o PT, e também de legendas de oposição, como o PSDB e o PPS.

Edição: Juliana Andrade

sábado, 29 de outubro de 2011

Lula fará quimioterapia para combater tumor na laringe

29/10/2011 - 12h01
Da Agência Brasil

Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará uma quimioterapia nos próximos dias para tratar um tumor na laringe. A informação foi divulgada hoje (29) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Boletim divulgado às 11h diz que o ex-presidente, que completou 66 anos nesta semana, recebeu o diagnóstico hoje de manhã, depois de se submeter a exames no hospital. Segundo o comunicado, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia. De acordo com o hospital, o ex-presidente está bem e deverá realizar o procedimento em caráter ambulatorial.

Lula permanece no Sírio-Libanês descansando após os exames. Segundo a assessoria do hospital, ele deve deixar o local ainda hoje.

A equipe responsável pelo acompanhamento do ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens Brito Neto.

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada às 12h30 para acréscimo de informações

Pré-candidato emociona-se ao ver Outdoor em sua homenagem

Alex Lima pré-candidato a vereador, relator que ao ver Outdoor com mensagem alusiva ao seu aniversário feita pelos seus amigos e familiares, ficou bastante emocionado. Segundo o pré-candidato, manifestação dessa natureza demonstra a confiança que as pessoas depositam nele.

Audiência sobre o Porto Sul é hoje (29/10/11)

O Ibama realiza neste sábado (29), a partir das 14h, no Centro de Convenções de Ilhéus, audiência pública para apresentar e discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Porto Sul.

O projeto do Governo da Bahia tem recursos do Plano de Aceleração do Crescimento e da iniciativa privada. A audiência é aberta a todos, que terão a oportunidade de sanar dúvidas sobre o projeto, e acontece depois de 40 encontros prévios com moradores.

Para o governador Jaques Wagner, “a audiência pública vai esclarecer a população sobre o projeto e mostrar que o Porto Sul é fundamental para o desenvolvimento regional, por que faz parte de um complexo intermodal que inclui a Ferrovia Oeste-Leste".

"Também inclui o novo aeroporto de Ilhéus, além do gasoduto da Petrobras e de uma Zona de Processamento de Exportações”. O governador garante que a ferrovia e o porto não prejudicarão outras atividades, como o turismo e o cacau.

"Ao contrário, elas se complementam”. O Porto Sul será construído em Aritaguá, litoral norte de Ilhéus, com cais offshore, a 2,5 km da costa. Os investimentos são de R$ 2,4 bilhões.

Escrito por JORNAL A REGIÃO ONLINE

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

INSS reformulará perícia médica para evitar distorções na concessão de auxílio-doença

Escrito por Agência Brasil
Qua, 26 de Outubro de 2011 11:51

O trabalho da perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será reformulado a partir do ano que vem, para melhorar o atendimento aos beneficiários e dar mais segurança ao processo de concessão das licenças. A mudança foi anunciada hoje (25), pelo presidente do órgão, Mauro Hauschild, em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

O objetivo é reduzir o número de idas dos segurados a uma agência da Previdência para a avaliação do tempo da licença médica. Além disso, o INSS quer filtrar os pedidos de auxílio-doença e até mesmo as concessões para avaliar se há distorções na concessão de benefícios. De acordo com Hauschild, as estatísticas vêm mostrando que há uma tendência de pessoas desempregadas usarem o auxílio-doença como uma espécie de auxílio-desemprego, “o que seria uma concessão inadequada e uma distorção".
O novo sistema, que deverá começar a ser implantado entre fevereiro e março de 2012, terá a participação do Conselho Federal de Medicina (CFM), na habilitação de médicos particulares para conceder as licenças, que poderão ser acatadas automaticamente pelo INSS até o limite de 60 dias. Para isso, os médicos serão cadastrados com certificação digital na sua entidade de classe para que se tornem aptos a fornecer o atestado eletrônico ao INSS.
O processo reduziria a burocracia para tramitação desse tipo de documento e aumentaria a segurança da transmissão dos dados. A empresa de processamento de dados da Previdência Social, Dataprev, ficará responsável pelo processo de certificação digital dos documentos eletrônicos.

Pelo novo modelo, vão ser monitorados todos os benefícios concedidos com base em atestados de um mesmo médico que ultrapassarem 5% do total emitido por profissional, em um período de 15 dias. Também serão monitorados os benefícios concedidos com base em um mesmo Código Internacional de Doenças (CID) que ultrapassarem a média de 10% das ocorrências dos anos de 2010 e 2011, assim como as emissões de um mesmo registro médico a partir de dez emissões num intervalo de 60 dias.

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, disse que o INSS fará, no ano que vem, concurso público para a seleção de 375 peritos médicos. Garibaldi acredita que o salário de mais de R$ 9 mil que será oferecido deverá estimular as contratações em localidades onde há maior carência de profissionais, como na Região Norte. Também vão ser contratados, no próximo ano, 1.500 técnicos do seguro social para trabalhar nas novas agências da Previdência Social que estão sendo instaladas em todo o país.

Plenária do PCdoB em Ilhéus

Camaradas e amigos,

Nesse sábado, às 09 hs na Câmara Municipal estaremos reunidos com nossa militância, nossos 28 pré-candidatos a vereador(a), e nosso pré-candidato a prefeito, o Procurador Federal e Professor Universitário, Israel Nunes, com o objetivo de debater a política do Partido e acelerar as ações da atual fase de pré-campanha.

Teremos a presença das camaradas Alice Portugal, Deputada Federal, Kelly Magalhães, Deputada Estadual, e do Camarada Davidson Magalhães, Vice-Presidente estadual do Partido.

Essa plenária agora reveste-se de uma importância muito maior devido aos ataques que a grande mídia tem feito ao Partido em uma onda de histeria macarthista alimentada por preconceitos antidemocráticos que visa atingir a todos os que lutam com dignidade e coragem pelo desenvolvimento do Brasil e por justiça social.

Nossa firmeza e confiança que combateremos de pé essa ofensiva anti-comunista de descomunal desproporção de meios, vem dos quase 90 anos de história de nosso partido e da convicção da justeza de nossa luta democrática, patriótica e socialista.

Rodrigo Cardoso
Presidente do PCdoB-Ilhéus

Manifesto “Ponte Sul Já”

O “Movimento Ponte Sul Já” vem a público expor na forma desse Manifesto uma demanda antiga e vital daqueles que vivem, trabalham e circulam por Ilhéus: a construção de uma segunda ponte que ligue o lado norte ao sul da cidade.

O “Movimento Ponte Sul Já”, sem fins políticos ou partidários, agrega trabalhadores, empresas e representantes da sociedade civil organizada descontentes com os congestionamentos diários sobre a ponte Lomanto Junior e profundamente preocupados com o aumento da demanda em função do Complexo Intermodal e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

Cientes de que um dos fatores para o crescimento contínuo, estruturado e sustentável de Ilhéus será o fim do verdadeiro “gargalo” que hoje existe em diversos horários de maior fluxo sobre a ponte, solicitamos por meio do “Manifesto Ponte Sul Já” que a construção de uma segunda ponte para unir o sul ao norte de Ilhéus faça parte do rol das medidas mitigadoras condicionantes ao licenciamento ambiental do empreendimento Porto Sul.

Temos a certeza de que a implantação de uma segunda ponte irá agregar valor econômico, social e político ao estratégico projeto que é o Complexo Intermodal.

Ilhéus, BA, 22 de Outubro de 2011
Assinam:
MASSI CONSTRUTORA E INCORPORADORA
MORELLI CONSTRUTORA LTDA
ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO HERNANI SÁ
ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CONJ. SANTO ANTONIO DE PADUA
ATIL
COESO
CONVENTION BUREAU
HOTEL ALDEIA DA PRAIA
HOTEL PRAIA DO SOL
ARQUEOLOGIA BRASIL: PROJETOS E PESQUISAS
NORTCOM S/A
POUSADA PRAIA BELA
SINDICATO HOTELEIRO
TEMPERADO NO TEMPO BELTRAMILOPES A.A.F.LTDA
VILLAGE INDAIA

CURSOS GRATUITOS SENAI

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA PROJETO PORTO SUL


Como cidadão ilheense, listo a seguir alguns pontos que, no meu entendimento, acredito devam ser avaliados e levados em consideração por ocasião da Audiência Pública que será realizada no dia 29 de outubro, às 14 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus:

01 – O Porto Sul é uma necessidade para a logística nacional e para o desenvolvimento do nosso país, e quer queiramos ou não, mais cedo ou mais tarde, mais prá lá ou mais prá cá, ele será construído;

02 – O Porto Sul provocará impactos ambientais e disto não há a menor dúvida;

03 – Partindo das premissas acima enunciadas, resta-nos conhecer bem o Projeto, suas vantagens e desvantagens, assim como os seus aspectos e impactos ambientais e procurar lutar para que sejam estabelecidas condicionantes e compensações ambientais e sociais que eliminem/minimizem os impactos adversos que ele inexoravelmente causará;

04 – Ficar “frontalmente contra” o Projeto Porto Sul ou dizer “amém” a tudo o que a BAMIN quer, são posições extremadas e simplórias que não levam a nada.

05 – O foco da BAMIN e de seus parceiros internacionais é construir e operar o Porto Sul no menor espaço de tempo e com os menores custos possíveis. O nosso foco, enquanto sociedade organizada, deve ser no sentido de que o Porto Sul gere o maior número de empregos e traga desenvolvimento para a nossa região, tudo isto provocando os menores danos ambientais e sociais possíveis.

06 – O papel dos Governos, municipal, estadual e federal deve ser o de mediar os conflitos entre aqueles que defendem o meio ambiente da nossa Região, e a BAMIN, sem assumir um dos lados, mas analisando com isenção tanto os aspectos econômico-financeiros do empreendimento, como os impactos ambientais e sociais que este importante Projeto poderá causar.

07 – Só assim poderemos pensar em ter desenvolvimento sustentável, definido no Relatório Nosso Futuro Comum (1987), Comissão Mundial para Meio Ambiente e Desenvolvimento, como: “a satisfação das necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades”.

08 – E para finalizar gostaríamos de evidenciar que na sua Política de Sustentabilidade a BAMIN, entre outros, declarou alguns princípios que temos que exigir que ela observe com rigor quando da construção e operação do Complexo Intermodal Porto Sul, são eles:

- incentivar o desenvolvimento das comunidades vizinhas e prestadores de serviços de modo a promover o desenvolvimento econômico e social da região;
- praticar a RESPONSABILIDADE SOCIAL com foco nas comunidades onde atua;
- atender à legislação e normas aplicáveis ao meio ambiente, saúde e segurança.

Ilhéus – BA, 24 de outubro de 2011
Carlos da Silva Mascarenhas
Ilhéense, Economista e Auditor de Sistemas de Gestão Ambiental

Quiropraxia – Mutirão da coluna continua na Urbis

O atendimento e tratamento gratuito de Quiropraxia continuam sendo realizado a população nos dias 27 e 28/10 na sede da associação de moradores do bairro Hernani Sá (Urbis). O atendimento é realizado por quiropraxistas e estudantes da faculdade de Quiropraxia, Palmer College of Chiropratic.

O mutirão da coluna faz parte do programa social oferecido pela faculdade de Quiropraxia, Palmer College of Chiropratic que leva atendimento e tratamento gratuito de quiropraxia para mais de 15 países em desenvolvimento todos os anos, incluindo o Brasil. A Faculdade de Quiropraxia do Palmer (Palmer College of Chiropractic) tem três campus nos Estados Unidos, em Iowa, Califórnia e Florida.

Os estudantes do Palmer College of Chiropritic custeiam suas próprias despesas de viagem para virem ao Brasil e oferecem estes atendimentos e tratamentos de quiropraxia gratuitamente para população. O programa conta também com o apoio de quiropraxistas clínicos formados e licenciados durante os atendimentos.

Nos dias 24 e 25/10 foram realizadas varias seções de atendimento a comunidade por duas equipes do programa. A 1ª equipe contou com a participação de: Elizabete Kelchen, Chelsea Boedken, Ken Murkanskí, Cian O´Neill e Dr. Kanneth Bryan. Já a segunda equipe foi composta por: Ronald Vigrea, Jacob Lesle, Katy Peterson, Rancli Hartley e Dr. Greg Bodrey.

Grupo Pro-Urbis





terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bahia receberá 615% mais royalties

A Bahia terá um aumento de 615% no recebimento dos royalties de petróleo em 2012, caso o projeto que tramita no Congresso seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff, afirma o senador Walter Pinheiro (PT-BA).

O estado recebeu, em 2010, R$ 115 milhões desta fonte, mas com as novas regras aprovadas no Senado passará a receber em 2012 cerca de R$ 822 milhões. “São recursos que chegam para somar principalmente nas áreas de Saúde e Educação".

"Isso porque os estados devem seguir suas obrigações constitucionais no direcionamento desta verba”. O parlamentar destaca que, além do Estado, o projeto beneficia principalmente os municípios que nunca receberam nada do petróleo.

“Estamos falando de recursos de R$ 379 milhões para ser repartidos em 2012 entre os municípios baianos que produzem e os que não produzem petróleo”. A soma do que poderá vir para o Estado e municípios chega a R$ 1,2 bilhão.

Ainda de acordo com Pinheiro, a participação da Bahia prevista para 2020 salta para R$ 3,28 bilhões, incluindo a produção do petróleo do pré-sal. O projeto de Lei prevê a divisão dos royalties de forma igualitária entre estados e municípios.

Pinheiro adiantou que da forma que o projeto foi para a Câmara, a União não vai sair perdendo. “Se a Câmara não fizer alterações substanciais no texto, haverá perdas apenas iniciais. Na realidade, o que haverá de acréscimo de receita vai superar as perdas".

Postado por JORNAL A REGIÃO ONLINE

Newton ingressa no PT com aval de diversas lideranças da sigla


Escrito por JORNAL BAHIA ONLINE
Seg, 24 de Outubro de 2011 20:26

Fizeram parte da mesa os deputados Fátima Nunes, Rosemberg Pinto, Josias Gomes e Geraldo Simões além dos presidentes do PT Jonas Paulo e Mário Amorim ( Foto Clodoaldo Ribeiro )

Diversas lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia estiveram presentes no fim da manhã desta segunda-feira (24) na solenidade de filiação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima ao partido. O evento foi realizado durante almoço na zona sul da cidade e contou com as presenças do presidente estadual do PT, Jonas Paulo; o presidente municipal do partido, Mário Amorim; os deputados federais Josias Gomes e Geraldo Simões e do deputado estadual Rosemberg Pinto, bem como de diversas autoridades da região.

O deputado federal Geraldo Simões lembrou a importância do município para toda Bahia. “Ilhéus está dando um importante rumo à consolidação de cidade pólo de desenvolvimento e de geração de emprego e de renda”. Já para o presidente do diretório municipal do PT, Mário Amorim a parceria firmada entre o governo municipal e o partido visa, sobretudo, a implementação de melhorias efetivas para a vida da população ilheense.

O presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, parabenizou o prefeito Newton Lima pelo ingresso ao partido e lembrou que a parceria estabelecida com o governo municipal se torna ainda mais forte. “Com o apoio do prefeito Newton Lima e com todo o empenho e compromisso firmado nesta data esperamos que a população de Ilhéus seja a principal beneficiada com o resultado positivo dessa aliança e Newton possa encerrar este governo de maneira digna, deixando sua contribuição na história de Ilhéus”, afirmou.

Newton Lima ressaltou que da mesma forma que ingressa do PT de maneira tranquila, acredita também que todos estão conscientes do papel que caberá a cada um a partir deste momento. “Tenho a convicção de que juntos, alcançaremos a nossa meta, que é a de reerguer a administração pública junto aos cidadãos e conseguirmos fazer nosso sucessor”.

A solenidade, que também marcou o ingresso do vereador Walmir Freitas, da secretária municipal de Educação, Lidney Campos; do professor e diretor do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, José Eduardo Menezes e do presidente da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Nilton Cruz ao partido, também foi prestigiada pela primeira dama de Ilhéus, Inês Tavares. Vereadores e secretários de cidades circunvizinhas e de Ilhéus também estiveram presentes ao ato de filiação.

Renovação dos Políticos 4

Quem não conheceu em Ilhéus o saudoso Sr. Gerson Ramos, homem correto, digno e respeitador em um dos nossos bate- papo em seu escritório, ele mim falava que estava indignado com o prefeito, o referido prefeito era o cabeça nº um da lista feita pelos moradores do bairro Cidade Nova para retirada da Petrobras de Ilhéus, nesta época estava iniciando o prolongamento do cais do Porto do Malhado, para a Petrobras ter uma área exclusiva para os seus navios, quando o Ministro das Energia soube desta lista mandou parar as obras imediatamente, logo em seguida se falava que a Petrobras seria transferida para cidade de Itabuna e com ela foi a Brasil Gás.
Este ex-prefeito hoje entra em nossas casas para nos falar em progresso, porque ele não se preocupou, para que o progresso permanecesse em nossa cidade e não para tirá-la, é neste homem que deveremos confiar para ser o nosso prefeito novamente? Se ele for realmente eleito é porque o nosso povo não gosta de progresso. Estão vamos viver mais quatro anos no retrocesso.
Só dependem de nós eleitores para termos uma cidade melhor. É a única força que temos o VOTO.

Reforço as palavras de José Carlos Junior o queremos para os próximos governantes para nossa cidade é: AÇÃO, COMPETÊNCIA, ÉTICA E BASTANTE HONESTIDADE
Vote com CONSCIÊNCIA.

Nesildo

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

QUEM TEM CULPA NO “CARTÓRIO”?

Autor: Seu Pimenta

Em entrevista concedida ao PIMENTA, o ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, afirmou ter deixado o governo municipal, no final de 2004, com o caixa em plenas condições de honrar as dívidas com os precatórios judiciais. Segundo JR, estava tudo negociado com os credores e as dívidas que se avolumaram posteriormente seriam culpa do descontrole dos dois prefeitos que vieram depois: Valderico Reis e Newton Lima.

Neste fim de semana, quem falou sobre o assunto foi o também ex-prefeito Antônio Olímpio. Em entrevista publicada no jornal Agora e reproduzida no site Cia da Notícia, AO atribui a responsabilidade pela avalanche de precatórios exatamente a Jabes e ao já falecido ex-prefeito João Lírio.

Segundo AO, os dois “ex” assumiram débitos além da conta e sempre optaram pela contratação de pequenas empreiteiras, que não faziam jus aos débitos trabalhistas com INSS e FGTS. O resultado teria sido que o município, na condição de solidariamente responsável por tais obrigações, acabou ficando com o “pepino”.

AO, que hoje está na presidência da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e, portanto, dentro do governo Newton Lima, foi a única voz do governo a defender o prefeito do ataque jabista.

Mais de 2000 cervejas apreendidas em presídio no Rio de Janeiro

Para possível festa interna as bebidas foram apreendidas no pátio
Publicada por Laís Rocha às 16:54, 24/10/2011

A Corregedoria da Polícia Militar do Rio investiga a entrega de 2.600 latas de cerveja, no final da tarde de domingo (23). Segundo o corregedor-geral da corporação, coronel Waldyr Soares Filho, um policial foi preso por permitir a entrada do carro que carregava a bebida, e uma sindicância foi aberta para investigar de onde partiu a ordem de entrega da mercadoria na Unidade Prisional da corporação, em Benfica, zona norte da cidade.

A informação sobre a ordem de entrega da bebida chegou ao conhecimento do serviço de inteligência da Corregedoria da PM no sábado (22). No mesmo dia, policiais da 1ª Delegacia de Polícia Judiciaria Militar iniciaram a investigação.

O nome do policial preso ainda não foi divulgado. De acordo com Soares Filho, a encomenda pode ter sido feita por militares presos para uso semanal ou até mesmo para uma festa. O motorista da Fiorino disse que não sabia para quem ia a carga. Waldyr Soares afirma que o autómovel chegou a ser estacionado, mas foi logo abordado.

Os porões da vida

21 DE OUTUBRO DE 2011
Artigo da semana
*ELIAS REIS

Há atos de desrespeitos à Dignidade Humana que, por serem tão vergonhosos e violentos, a própria sociedade automaticamente os caracterizou como criminosos. Não conseguindo impedi-los, também não aceita conviver com eles às claras. Ficam assim escondidos nos ‘subterrâneos’, nos escuros ‘porões’ da cidade. Infelizmente, tais atos são frequentes na vida quotidiana do povo ilheense e atingem um grande número de pessoas e se multiplicam. É o que se passam, entre outras situações, os pedintes que proliferam nos bares, lanchonetes e casas comerciais espalhadas pela cidade, ou entre os dominados pela droga ou mesmo que traficam ou são ‘mulas’, ou ainda adolescentes que começam a viver no mundo do crime e da marginalidade. Reflexo da falta de políticas públicas, reflexo muitas vezes da ação familiar.
Há atentados gravíssimos à dignidade, antes totalmente escondidos, e que agora afloram à superfície dos ’porões’. Entre eles citamos a prostituição, em suas várias modalidades, inclusive infantil, antes na calada da noite, e agora se escancara nas ruas. É facilmente encontrar garotinhas e garotinhos se prostituindo em pontos turísticos da cidade. Todo mundo sabe, menos as autoridades ‘competentes’. Reflexo da falta de políticas públicas, reflexo muitas vezes da ação familiar. A exploração do trabalho infantil, uma forma de violência no trabalho equivale ao trabalho escravo, praticamente aceito como uma decorrência inelutável das dificuldades econômicas vividas por um povo miserável.
A multidão dos sofredores de rua, jogados a mais completa objeção na cidade, pois muitos não têm onde morar e, entre eles, há um elevado números de doentes mentais, adultos comendo lixo, crianças cheirando cola, solvente e esmalte de unha, como também idosos que sofrem as injustiças sociais e penam por falta de políticas públicas governamentais, numa total omissão do executivo e complacência e inércia de um legislativo que não legisla.
É uma cruel realidade com a qual muita gente, aos poucos vai se acostumando como natural... Ignoramos tudo. A sociedade organizada que anda a passos de tartaruga precisa discutir esta questão. E, que o próximo gestor coloque como pauta o estudo e ações para esta terrível ferida.
No início usavam maconha, cocaína, cola de sapateiro, solvente, crack e, agora descobriram um novo de tipo de entorpecente: O esmalte de unha. A crise financeira também chegou a aqueles que moram na rua. São pedintes que, normalmente cruzam a cidade de um lado a outro, na busca de trocados com a finalidade exclusiva de comprar algum tipo de droga.
Com a população sabedora do vício do pedinte, normalmente vem negando qualquer tipo de “esmola” monetária, já que todo dinheiro arrecadado é para a compra de drogas. No entanto, a turma do vício descobriu algo bem mais barato e de fácil acesso, porém, de destruição tão avassaladora como o solvente thinner.
Na composição do esmalte de unha é encontrada muita química prejudicial à saúde: Polimetilacrilato; resinas de plástico; esteralcômio de hectorita, que é usado em baterias de celular, minério altamente tóxico de onde é extraído o lítio; O esmalte contém também nitrocelulose que é utilizado como detonador de explosivos; copolímetro de etileno e poliuretano para fabricação de látex. A inalação constate do esmalte deixa o usuário em estado de alucinação, fora de si, sem controle, podendo até mesmo chegar a óbito por insuficiência respiratória.
Para Luiz Carlos Silva, ex-viciado em cocaína por 15 anos, a libertação das drogas se deu por sua própria luta em deixar o vício e o trabalho social que foi realizado em Caxias do Sul (RS) onde vivia. “Percebo que falta uma política pública na cidade, que coordene de forma eficaz a prevenção, o tratamento e principalmente a reinserção social. O Comitê precisa envolver o Ministério Público de forma mais ativo, a Polícia e o Judiciário no combate aos pontos de vendas de drogas na cidade e mais ainda: que o Comitê trabalhe de forma mais concreto e até mesmo ecumênico, dando atenção a todo tipo e espécie de drogas e drogados, como alguns pedintes, por exemplo, que utilizam e inalam o esmalte de unha como forma de vício, na frente de tudo e de todos, e sem se ver ninguém materializar as ações”, conclui Luiz Carlos.

ELIAS REIS é Articulista e Presidente licenciado do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.

domingo, 23 de outubro de 2011

Quiropraxistas norte-americanos realizam mutirão da coluna em Ilhéus

Durante quatro dias, quatro professores e 26 residentes de faculdades de Davenport, no estado norte-americano de Iowa, participam em Ilhéus de mutirão da coluna. O atendimento gratuito será no auditório do Centro de Testagem e Amostragem (antiga Fundação-Sesp), nos dias 24 e 25, na avenida Canavieiras e na sede da associação de moradores do bairro Hernani Sá (ex-Urbis), nos dias 27 e 28 deste mês. Uma das propostas é promover a avaliação postural e cuidados com a coluna da população e posteriormente encaminhar o paciente a profissionais especializados para tratamentos.

Um dos integrantes da comissão organizadora do evento, o quiropraxista Itury Borges Bastos, disse que a ação tem o objetivo de atender a população de todas as faixas etárias que sofrem com dores de coluna. A ação é em parceria entre a Secretaria da Saúde de Ilhéus e o projeto Cidade-Irmãs. O atendimento é realizado por quiropraxistas e 20 residentes da “Cidade-Irmã” de Ilhéus, Davenport, no estado norte-americano de Iowa. O apoio é da Clínica de Quiropraxia de Ilhéus.

O projeto Cidades-Irmãs tem a finalidade de criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente nos níveis econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.

Ilhéus e Davenport possuem a titulação de cidades-irmãs desde 2004. Os quiropraxistas são da faculdade Palmer College of Chiropractice, que possui 115 anos de existência.

ASCOM – PMI

Ato de filiação dos novos petistas

sábado, 22 de outubro de 2011

Quiropraxia gratuita na Urbis

Profissionais americanos da Universidade Palmer College Of Chiropratic estarão na sede da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, realizando tratamento de coluna utilizando a técnica da QUIROPRAXIA. Os interessados deverão comparecer a sede da associação nos dias 24,25,26,27 e 28/10 das 08:00 as 16:00 horas.

O que é a Quiropraxia?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.
Associação Brasileira de Quiropraxia

Lixo hospitalar vendido como lençóis em Ilhéus

A Polícia Civil apreendeu na quarta, em Ilhéus, cerca de 800 quilos de tecidos, entre lençóis, jalecos e roupas para pacientes, com marcas de hospitais. Algumas peças tinham manchas de sangue.

O pior é que todo o material estava sendo vendido em uma loja na rua Almirante Barroso, no centro. A polícia chegou ao local por meio de uma denúncia anônima. A titular da Delegacia de Furtos e Roubos, Andréia Oliveira, informou que as peças não são novas.

"Elas estavam sendo reutilizadas para revenda". A delegada alertou todas as unidades policiais de cada estado para fiscalizar melhor o comércio e se possível apreender produtos similares.

Segundo ainda a polícia, o dono da loja de Ilhéus teria dito que os lençóis, fronhas e jalecos foram comprados em São Paulo. Ele declarou que essa foi a primeira compra do material feita fora do estado. A delegada não acredita na versão.

Nesta quinta pela manhã, alguns representantes de instituições de saúde, que estariam comprando o material, foram ouvidos pela delegada. O material foi encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus, por conta do risco de contaminação.

Há suspeitas de que esse material seja lixo hospitalar. Na semana passada também foram encontrados tecidos com marcas de hospitais dos Estados Unidos, em vários contêineres em Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco.
Antes, a Receita Federal já havia apreendido peças semelhantes em carga de lixo hospitalar também de origem americana.

Em Teresina, os produtos são comercializados como novos, mas alguns deles apresentaram manchas de sangue. Nesta quinta, agentes da Polícia Federal dos Estados Unidos desembarcaram no Brasil para ajudar nas investigações.

Fonte: Jornal A Região

Quase 40 mil pessoas recebem um salário mínimo em Ilhéus


e a maioria declarou ser da raça parda, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segundo município mais populoso do sul da Bahia tem 38.122 pessoas com rendimento menor que um salário mínimo. E 6.959 moradores que sobrevivem com um quarto do mínimo por mês.

De acordo com a pesquisa do IBGE, 14.882 pessoas tem rendimento nominal mensal domiciliar per capita entre um quarto e metade do mínimo. Na faixa de meio a um mínimo são 16.281; os que ganham entre um e dois salários somam 8.510 pessoas Somente 2.806 têm rendimentos entre dois e três salários.

O levantamento detectou que os moradores com rendimentos mensais na faixa que vai de R$ 1.550,00 a R$ 2.650,00 existem 2.243 pessoas. Os que ganham acima de cinco salários mínimos são apenas 1.823 habitantes de Ilhéus. Os que declararam não ter nenhum rendimento somam 2.469.

A pesquisa mostra que Ilhéus conta com 31.644 pessoas do sexo masculino com menos de 20 anos de idade. Eles estão distribuídos nas seguintes faixas etárias: com menos de 2 anos (1.320 pessoas); entre 2 e 4 (5.669), de 5 a 9 (7.880) e a partir de 10 e menos de 14 anos, 8.535.

Na faixa seguinte, entre 15 e 19 anos, são exatas 8.240 pessoas. Nesta mesma faixa etária são 8.217 mulheres; elas são maioria de 10 a 14 anos, somando 8.644 pessoas. As que têm mais de 5 e menos de 9 anos são 7.542. Com menos de quatro anos são 6.897 moradoras. As pessoas do sexo feminino com menos de 20 anos são 31.300.

Por idade

A pesquisa do IBGE revela que Ilhéus tinha, no ano passado, uma população jovem, com 94.702 pessoas com menos de 30 anos de idade. Na outra ponta, com mais de 100 anos, eram 52 moradores, sendo 13 homens e 39 mulheres. Até o ano passado, Ilhéus tinha 184.236 habitantes, sendo 94.796 mulheres e 89.440 pessoas do sexo masculino. São 155.281 moradores da cidade e 28.955 na zona rural.

A maioria dos moradores se declarou da raça parda (107.997) e 36.003 pessoas informaram que são brancos. Os moradores negros são 34.495, os índios 3.986 e os amarelos 1.755. Os dados sobre a raça podem não refletirem a realidade, pois o entrevistado é quem define a que raça pertence.

Fonte: Jornal A Região

Copa foi discutida em Ilhéus, que pode sediar seleções estrangeiras que disputem uma chave na Bahia.


O Secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo (Secopa), Ney Campello, esteve na cidade na sexta-feira (14) para abrir oficialmente o V Fórum Regional Copa Bahia 2014 no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães.

Ilhéus é um dos municípios baianos que luta para sediar um Centro de Treinamento para Seleções (CTS). A realização do Fórum é um dos pré-requisitos para se tornar um CTS.

Campello proferiu a primeira palestra do evento, “Projeto Bahia para a Copa do Mundo 2014” e ressaltou o evento como uma conquista brasileira. “Por isso, ao mesmo tempo em que é um momento para acelerar investimentos, é também oportunidade para dar mais qualidade de vida à população”.

“A Copa é um pacto interfederativo, onde a união, os estados, os municípios e a sociedade civil organizada discutem uma agenda comum para planejar um evento que se coloque à altura do que todos esperam”.

Durante a abertura do evento foi exibido um vídeo sobre o potencial de atração turística das nove cidades que compõem a Costa do Cacau. “Cada cidade possui seu diferencial e todas elas reunidas, tendo Ilhéus como CTS, mostrarão sua força junto ao cenário baiano”, diz o secretário local de Turismo.

Paulo Moreira anunciou que a candidatura da cidade a CTS conta com o apoio do ex-jogador da seleção italiana Claudio Gentile, nome bastante respeitado pelos dirigentes da Fifa. Gentile veio a Ilhéus se operar com o oftalmologista Eusínio Lavigne e se apaixonou pela cidade.

Pró e contra

Ilhéus conta com três equipamentos que já passaram por vistoria da organização, o Estádio Mário Pessoa, o Complexo Hoteleiro Cana Brava Resort e o Hotel Aldeia da Praia.Porém, precisa resolver dois problemas cruciais. O maior é a situação do aeroporto Jorge Amado, que suspende todos os voos quando o tempo está chuvoso. Um fechamento dele durante a Copa do Mundo seria desastroso para a seleção hospedada na cidade.

O outro problema é a Ponte Lomanto Junior, que fica engarrafada nos horários de pico. O estádio fica de um lado e as opções de hospedagem vistoriadas pela Fifa ficam do lado oposto.

No evento, nenhum dos dois problemas foi abordado. Ele seguiu com a palestra “A projeção do destino Bahia e a hospitalidade”, pelo chefe de Gabinete da Bahiatursa João Paulo Oliveira. Depois “As oportunidades para os empresários na Copa 2014”, com o diretor regional do Sebrae, Richard Alves.
Terminou com a apresentação do potencial turístico da Costa do Cacau, pela presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Mari Gandara.

Além das palestras, o Fórum abriu espaço para bate-papo entre os palestrantes e o público, mediados pelo secretário Paulo Moreira. Ainda como parte da programação do Fórum, estavam programadas visitas técnicas aos equipamentos candidatos a CTS.

Fonte: Jornal A Região

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Entenda situação na Líbia

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - No poder desde 1969, Muammar Khadafi assumiu o governo como líder revolucionário durante a crise do governo Idris I. Em sua gestão, Khadafi nacionalizou a indústria de petróleo e disse liderar o movimento batizado por ele de pan-islamismo – uma espécie de governo religioso sustentado nos diferentes segmentos do islamismo.

Ao longo das mais de quatro décadas de governo, Khadafi também apoiou governos guerrilheiros árabes em países subdesenvolvidos. De costumes excêntricos, o líder ficou conhecido também pelo exotismo das roupas que usava e o hábito de morar em tendas armadas em diferentes locais na Líbia. Porém, em fevereiro deste ano eclodiram manifestações reivindicando sua renúncia.

Leia a seguir os principais momentos da crise líbia:

Fevereiro 2011 - estoura uma série de manifestações contra Khadafi na Líbia, registrando os principais pontos de confronto em Trípoli e Benghazi. Oposição consegue dominar Benghazi, segunda maior cidade da Líbia, e instaurar o chamado Conselho Nacional de Transição – sob poder dos rebeldes.

Marco de 2011 - Khadafi ataca a principal cidade onde se produz petróleo, Brega, e estende o domínio a Zawiyah. Em discurso na emissora estatal de televisão, o líder responsabiliza a oposição pela intervenção estrangeira e ameaça caçar os manifestantes. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) impõe exclusão aérea e inicia bombardeios. O ministro dos Negócios Estrangeiros líbio Moussa Koussa foge para Londres.

Abril de 2011 - Em Brega, a Otan é acusada de bombardear um alvo civil e mata 13 pessoas. Khadafi demite um dos seus principais diplomatas Ali Triki. A Itália, a França e o Catar reconhecem o Conselho Nacional de Transição. A oposição anuncia que parte do petróleo produzido no país está sob seu poder. Os Estados Unidos exigem a saída de Khadafi. Entidades civis avisam que mais de 10 mil pessoas morreram desde fevereiro. Khadafi aparece na emissora estatal passeando por pontos estratégicos de Trípoli.

Maio de 2011 – Depois de várias semanas de ataques a Misrata, Khadafi retira suas forças da cidade por causa dos bombardeamentos. Informações, não confirmadas oficialmente, indicam que civis e combatentes da oposição foram mortos e feridos. O Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Khadafi por denúncias de crimes contra a humanidade.

Junho e Julho de 2011 - Os combatentes da oposição tentam ampliar o controle para além de Misrata, avançando na direção de Trípoli. Emissários oposicionistas avisam que o objetivo é cercar Khadafi e pressioná-lo a deixar o poder, depois de 42 anos no governo. Em julho, o Diário Oficial da União publica decreto da presidenta Dilma Rousseff determinando o cumprimento da Resolução 1.973 pelas autoridades brasileiras. As medidas, aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, incluem a proibição de voos para o espaço aéreo líbio e o reforço do embargos de venda de armas e do congelamento de ativos financeiros de autoridades líbias ligadas a Khadafi.

Agosto de 2011 - Início do Ramadã – período de jejum e de orações para os muçulmanos. A oposição avança para cidades apontadas como estratégicas: Tiji e Bir al-Ghanam. Os ataques da Otan se intensificam, assim como os embates por terra entre oposição e forças aliadas do governo. A oposição cerca o quartel-general de Khadafi e o pressiona a deixar o poder. Rebeldes capturam Seif Al Islam, um dos fillhos de Khadafi – apontado como seu sucessor – e prometem enviá-lo ao Tribunal Penal Internacional (TPI) no qual deve responder por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia. Trípoli e as principais cidades líbias ficam sob poder do Conselho Nacional de Transição (CNT)

Setembro de 2011 - A comunidade internacional, reunida na 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), autoriza a participação do Conselho Nacional de Transição (CNT) nas sessões, e a bandeira da oposição a Khadafi é hasteada. O Brasil é um dos países que apoiam a participação da oposição nas discussões das Nações Unidas. Khadafi está desaparecido, enquanto parte da família dele – a mulher e três filhos – refugia-se no Níger.

Outubro de 2011 - Integrantes do Conselho Nacional de Transição (CNT) e uma emissora de televisão da Líbia confirmam a captura de Khadafi. Inicialmente, a informação é que ele foi capturado e ferido nas duas pernas. Porém, há dados também que ele não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. As informações são desencontradas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Talita Cavalcante

Cônsul da Líbia no Brasil diz que obteve informações sobre morte de Khadafi

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O cônsul-geral da Líbia no Brasil, Mohammed Ninfat, disse hoje (20) à Agência Brasil que obteve informações confirmando a morte do presidente líbio, Muammar Khadafi. Mas ele disse que está com dificuldades de falar com integrantes do Conselho Nacional de Transição (CNT). Ninfat é o chefe da Embaixada da Líbia em Brasília, pois a representação está sem embaixador. O clima na representação diplomática é de comemoração e festa. A bandeira da oposição a Khadafi está hasteada no local.

Fotografias de Khadafi foram queimadas e rasgadas ao som de música árabe e fogos de artifício. O cônsul disse que hoje o dia será de muita alegria e felicidade não só na Líbia como também em todos os locais onde há comunidades de líbios. Na embaixada em Brasília, crianças, filhas dos funcionários e diplomatas, dançavam e brincavam em clima de euforia.

“Estamos todos muito felizes e em clima de festa. O momento é de celebração. Mas precisaremos da ajuda da comunidade internacional. O Brasil, por exemplo, pode nos ajudar para a retirada de minas terrestres, colocadas por ordem de Khadafi em vários locais da Líbia”, disse o cônsul, lembrando que as cidades que mais sofrem por causa das minas são Brega e Zliten.

A representação diplomática da Líbia no Brasil está sem embaixador há pouco mais de um mês. O cônsul disse que o embaixador Salem Omar Al Ezubide deixou Brasília desde que se confirmou que o Conselho Nacional de Transição (CNT) havia dominado Trípoli e as principais cidades líbias. Segundo o cônsul, todos que estão hoje na embaixada apoiam as mudanças em curso na Líbia.

Em agosto, um grupo de líbios contrários a Khadafi ocupou a embaixada em Brasília e permanece no prédio. A bandeira do Conselho Nacional de Transição está hasteada na embaixada. Houve confrontos entre simpatizantes e contrários ao regime de Khadafi. A Polícia Militar teve que intervir.

*Colaborou Yara Aquino
Edição: Talita Cavalcante

Dilma vai orientar base para negociações relativas à distribuição dos royalties do petróleo na Câmara

20/10/2011 - 15h00
Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A condução das negociações, na Câmara dos Deputados, para a votação do projeto de lei que trata da redistribuição dos royalties de petróleo será balizada pela reunião de coordenação política do governo, que ocorre na próxima segunda-feira (24). Nessa reunião, a presidenta Dilma Rousseff orienta seus líderes do governo, na Câmara e no Senado, de como conduzir, com a base aliada, os assuntos de interesse do Executivo.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse à Agência Brasil que seguirá “a orientação do Executivo” nas negociações que serão realizadas a partir de agora. Por outro lado, a assessoria do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), informou que ele se reunirá logo mais às 16h com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para tratar dos próximos passos para o cumprimento do prazo estabelecido entre os presidentes das duas Casas e os líderes partidários. O acordo é votar a matéria até quarta-feira da próxima semana (26).

Segundo Vaccarezza, o fato é que a União não abrirá mão além daquilo que já acordou com os senadores durante as negociações conduzidas pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e de Minas e Energia, Edison Lobão.

Paralelamente, Sarney disse hoje que convocará uma sessão do Congresso Nacional, no dia 26, para votar a Emenda Ibsen caso a Câmara não aprove a matéria até a data acordada. A emenda prevê a divisão dos royalties de forma igualitária entre estados e municípios tomando por base os fundos de participação repassados a cada um.

O relator da matéria no Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que proporá a Sarney que prorrogue essa data por 15 ou 20 dias. Entretanto, ele julga longo demais o prazo de 30 dias que tem sido sugerido pelo líder do governo na Câmara. Ao mesmo tempo, Vital do Rêgo pretende conversar com o presidente da Câmara, Marco Maia, para que ele estabeleça esse prazo a fim de que o projeto de lei não “fique eternamente” na Casa. O relator disse ainda que qualquer mudança promovida pela Câmara no texto aprovado pelos senadores “será para pior”.

Para o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), ao dar essa declaração na manhã desta quinta-feira, Sarney mandou um “recado aos deputados” para manterem o texto aprovado na noite de ontem (19), pelo Senado. Ferraço teme que, na Câmara, com os debates mais acirrados, os deputados “tentem ressuscitar” o Artigo 500, que alterava os limites marítimos entre o estados.

Já o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que o líder Cândido Vaccarezza assumiu o compromisso com os deputados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo de “reabrir as negociações” em torno da forma de como os estados não produtores seriam compensados. “Estamos acreditando que o líder do governo não vai botar em votação essa matéria a toque de caixa”, disse o parlamentar. Segundo ele, quando das negociações, Vaccarezza teria dito que o projeto do Senado era "muito drástico" e não teria o aval do governo.

Chico Alencar disse ainda que, por causa das negociações feitas com Vaccarezza, os deputados dos estados produtores “baixaram suas armas”. Para ele, agora, o momento é o de aguardar os próximos passos que serão dados pelo líder do governo.

O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que integra a comissão mista criada para estabelecer o máximo de consenso possível na elaboração do projeto de lei, considera que a única forma de evitar um novo confronto entre estados produtores e não produtores é a União abrir mão ainda mais na parte que lhe cabe em royalties e participação especial. “Poderemos buscar novas compensações, mas isso virá se a União abrir mão de algo para compensar o Rio de Janeiro e o Espírito Santo”.

Abi-Ackel ressaltou, no entanto, que os deputados não devem “trabalhar com modificações radicais” porque isso causaria a perda do que foi construído pela comissão mista. Para ele, a tendência é que os debates se acirrem, mas, na última hora, se vote o projeto “em sua integralidade”.

Edição: Lana Cristina

Agentes do FBI se reúnem com autoridades brasileiras para definir investigação sobre lixo hospitalar

20/10/2011 - 15h02
Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - A pedido do governo pernambucano e da Polícia Federal (PF), agentes do FBI (Escritório Federal de Investigação, na tradução livre) já se encontram em Pernambuco, onde vão ajudar as autoridades brasileiras a investigar a importação irregular de toneladas de lixo hospitalar por uma empresa do polo têxtil pernambucano.

De manhã, o chefe do FBI no Brasil, Richard Carvalieros, e os agentes Alvin Medina e Pedro Moreira se reuniram com os superintendentes da PF em Pernambuco, Marlon Jefferson, e com a delegada responsável pelo inquérito na Polícia Civil. Também participaram da conversa o superintendente da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira, e os secretários estaduais de Defesa Social e da Fazenda.

Além de se inteirar sobre o andamento das investigações conduzidas pela PF e pela Polícia Civil do estado, os norte-americanos e as autoridades brasileiras trataram da forma como se dará o trabalho de cooperação. À tarde, os agentes do FBI visitarão o Instituto de Criminalística de Pernambuco, onde parte do material apreendido nos dois contêineres retidos na última sexta-feira (14), no Porto de Suape, e nos três estabelecimentos comerciais pertencentes à empresa Na Intimidade, que funciona com o nome fantasia Império do Forro de Bolso.

A Império do Forro pertence ao empresário Altair Teixeira de Moura, que, ontem (19), prestou depoimento à PF em Caruaru. Moura se disse inocente, alegando não saber que o material que importava – segundo informações preliminares, pelo menos desde 2009 – era lixo hospitalar. Segundo a PF, o empresário se apresentou espontaneamente e se prontificou a colaborar com as investigações.

Edição: Lílian Beraldo

Empresário envolvido com importação de lixo hospitalar dos EUA presta depoimento à PF

19/10/2011 - 18h44
Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - Dono da empresa pernambucana envolvida com a importação de lixo hospitalar norte-americano, o empresário Altair Teixeira de Moura prestou depoimento à Polícia Federal (PF) em Caruaru (PE), na tarde de hoje (19). Os delegados responsáveis pelo inquérito, Humberto Freire e Marcelo Aires, darão uma entrevista coletiva ainda hoje para falar sobre o caso.

Moura é dono da companhia Na Intimidade, que funciona com o nome fantasia Império do Forro de Bolso. Uma loja e dois galpões da empresa em Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru foram interditados esta semana. Nos locais foram encontradas toneladas de tecido com a identificação de hospitais norte-americanos e manchas que podem ser de sangue.

As autoridades investigam se o material é parte da carga dos seis contêineres que, segundo a Receita Federal, a Império do Forro recebeu desde o início do ano e que passaram pela alfândega brasileira sem ser inspecionada.

O tecido encontrado nos galpões e na loja da companhia é semelhante às mais de 46 toneladas de lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebês encontradas nos dois contêineres que a Receita Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreenderam na última sexta-feira (14), no Porto de Suape.

Além de ser proprietário da Império do Forro, Moura aparece, na internet, como responsável e contato de outra empresa importadora de tecidos também instalada em Santa Cruz do Capibaribe, a Forrozão dos Retalhos. De acordo com o cadastro de empresas importadoras disponível no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Forrozão importou tecido dos Estados Unidos entre o2001 e 2009. Já a Império do Forro começou a operar em 2009.

A PF entrou no caso ontem (18), após o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco requisitar a abertura de inquérito para investigar a importação do lixo hospitalar. A procuradora da República Carolina de Gusmão Furtado também abriu uma investigação administrativa para decidir se cabem medidas cíveis ambientais. Já o Ministério Público do Trabalho investiga as denúncias de que, além de não fornecer equipamentos de proteção individual aos seus empregados, a Império do Forro empregava crianças.

Edição: João Carlos Rodrigues

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

“Duplicação da BR 101 é garantida pelo PAC”, diz Valmir Assunção

A duplicação da BR 101, obra prevista pelo PAC 1 e 2, foi pauta de debate hoje (19/10) na Câmara dos Deputados. Segundo o deputado Valmir Assunção (PT-BA), “algumas pessoas, talvez por desinformação, insistem em declarar que estas obras não serão realizadas”, mas os fatos dizem o contrário.

“Trago essas informações não só para tranqüilizar estes municípios do estado da Bahia acerca do compromisso do Governo Federal e do Governo do Estado, mas também para informar a toda a população a dimensão dos investimentos aplicados só nesta região”, disse Valmir.

Segundo dados oficiais, a duplicação do trecho que vai de Posto da Mata até o estado do Espírito Santo, está em execução. São 475,9 Km, com investimentos de mais de R$ 2,4 bilhões. Informações do Governo Federal dizem que, até o dia 30 de novembro, o leilão para concessão da obra será feito, com a publicação do edital de licitação a ser feito até o dia 30 de setembro.

“O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os estudos de viabilidade neste último dia primeiro de julho. Isto é obra do PAC 1”, lembrou o deputado.

O outro trecho, de 206 Km da BR 101, que liga Eunápolis a Posto da Mata, está com a duplicação em fase preparatória. São R$ 785 milhões já garantidos através do PAC 2. O projeto executivo e os estudos de impactos ambientais da obra já estão sendo encaminhados pelo DNIT.

As obras devem beneficiar os municípios do Extremo Sul da Bahia e, ao serem concluídas, diminuirá o tempo de locomoção entre municípios, o que facilita o escoamento da produção desta região para outras localidades.

Por Assessoria em Brasília

Região Metropolitana de Itabuna

Depois de participar de reunião na Casa Civil com a secretária Eva Chiavon e o secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, que apresentaram aos deputados o EIA-RIMA do Porto Sul, o deputado Augusto castro aproveitou para cobrar de Lisboa uma posição sobre a implantação da Região Metropolitana de Itabuna e Ilhéus. Quis saber das intenções do governo, uma vez que a RM de Itabuna já está prevista nas Disposições Transitórias da Constituição Estadual e mesmo assim a de Feira de Santana foi implantada antes. O secretário informou que o Estado está realizando estudos e que, a princípio, a de Itabuna e Ilhéus é a mais viável. Augusto Castro pediu que o Governo, pelo menos, apresentasse o projeto durante a Assembléia Itinerante que deverá acontecer em Itabuna ainda neste ano, em data a ser confirmada.

Vanda Amorim
MTb 1339/PE
Assessora de Comunicação
(71) 9972-2724
(71) 3115-4004
e-mail alternativo: vandaamorim@gmail.com

Fritada à PC do B

Por Fernando Vives

Orlando Silva foi nesta terça-feira à Câmara dos Deputados contestar as acusações a que foi submetido por duas fontes em matéria da revista Veja do último fim de semana. Foi blindado por seus companheiros de situação e, o que surpreende, da oposição. Segue a frase do deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR) durante a comissão em que Silva esteve presente:
"Estou acostumado a ouvir bandido, não vi traço de alguém que recebeu pacote de dinheiro", disse, após declarar que não vê culpa nos olhos do ministro.

Em primeiro lugar, é bom que se diga: não há (ao menos ainda) nenhuma prova contra o Ministro dos Esportes. A principal fonte acusatória da revista, o ex-policial João Dias Ferreira, diz ter como provar o que diz. O Ministério Público já declarou que vai investigar. Então agora é uma questão de tempo em saber quem é o fanfarrão nessa história.

Sem prova oficial e apenas com a palavra de uma pessoa, seria constrangedor afastar um ministro de Estado. No entanto, fazer política em qualquer lugar do mundo remete a um certo grau de parasitismo: quando um sangra, outros tantos tentam crescer sobre o espaço que aquele ocupa. Mesmo sem provas, se Orlando Silva tiver pouco apoio para continuar no cargo, cai. Os jornais já pipocam novas acusações contra o ministro e setores da base aliada do governo já estão de olho no Ministério dos Esportes, menina dos olhos do governo até 2016.

Ministro do Esporte processará a Veja

Por Altamiro Borges

A revista Veja desembestou de vez. A cada semana ela aciona um de seus jagunços midiáticos para destruir reputações e produzir “reporcagens” com calúnias e difamações, sem qualquer consistência jornalística e sem ouvir as vítimas das agressões. A revista dá tiros para todos os lados, pouco se importando com sua credibilidade em declínio ou com a abertura de processos judiciais.

No mês passado, a Veja usou um repórter para tentar invadir o apartamento do ex-ministro José Dirceu num hotel em Brasília. A ação criminosa, que lembra as escutas ilegais e os subornos do império Murdoch, foi desmascarada e está na Justiça. Na semana seguinte, ela deu capa para um remédio, num típico “jabá jornalístico”, e foi criticada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ataques ao PCdoB e a Lula

Na edição desta semana, a revista resolveu investir contra o ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB). Para isso, abriu espaço em suas páginas ao policial militar João Dias Ferreira, preso em 2010 por corrupção. Na “reporcagem”, ele afirma que o ministro participaria de um esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que atende mais um milhão de crianças carentes no Brasil.

Ainda segundo a “reporcagem”, que não apresenta qualquer prova concreta e se baseia inteiramente nas declarações do policial, os recursos do programa seriam repassados para ONGs, depois destas pagarem uma taxa de até 20% sobre o valor dos convênios. O dinheiro seria utilizado como caixa-2 do PCdoB e, também, serviu “para financiar a campanha presidencial de Lula em 2006”.

João Dias, um policial sinistro

A revista também “ouviu” Célio Soares, que é funcionário do ex-policial e atual empresário João Dias Ferreira. No ápice da matéria caluniosa, ele afirma que “eu recolhi o dinheiro com representantes de quatro entidades do Distrito Federal que recebiam verba do Segundo Tempo e entreguei ao ministro, dentro da garagem, numa caixa de papelão. Eram maços de notas de 50 e 100 reais”.

Os dois caluniadores deveriam se explicar na Justiça pelas graves acusações. Já a revista deveria ser processada por dar espaço a indivíduos suspeitos. Como lembra o jornalista Murilo Ramos, da insuspeita revista Época, “o soldado da Polícia Militar do Distrito Federal João Dias Ferreira é um personagem recorrente de denúncias envolvendo o Ministério do Esporte. João Dias presidiu duas entidades acusadas de desviar cerca de R$ 2 milhões do programa Segundo Tempo do Ministério”.

Época contesta a Veja

Em maio de 2010, a revista Época publicou reportagem sobre o relatório final da Operação Shaolin, da Polícia Civil de Brasília, que investigou desvios em convênios com as associações de João Dias. “De acordo com a apuração da polícia, empresas de fachada cobravam 17% do valor das notas para emitir os papéis frios, sacar os recursos depositados pelas associações em suas contas e devolver o dinheiro para as ONGs de João Dias: a Federação Brasiliense de Kung Fu (Febrak) e a Associação João Dias de Kung Fu”.

“As associações foram contratadas para desenvolver atividade esportiva com alunos da rede pública de ensino. Os investigadores afirmam que Dias desviou recursos para compra de uma casa avaliada em R$ 850 mil, para construir duas academias de ginástica e para financiar sua campanha para deputado distrital em 2006”, informa Murilo Ramos. Apesar desta ficha policial, a Veja legitimou suas acusações contra o ministro dos Esportes. Coisa típica do jornalismo mafioso, murdochiano!

“Invenções e calúnias” serão rebatidas

De Guadalajara, México, onde participou da abertura dos Jogos Pan-Americanos, o ministro refutou as “invenções e calúnias” da Veja e já anunciou que processará os dois caluniadores. Em conversa por telefone, Orlando Silva também disse que analisará a abertura de processo contra a revista. Ele se mostrou indignado com a postura da Veja, mas adiantou que não vai se intimidar.

Numa entrevista coletiva hoje (15) pela manhã, Orlando Silva foi enfático: “De pronto, quero repudiar as mentiras que foram publicadas. Causou surpresa o conjunto de invenções e calúnias. Tomarei as medidas judiciais e moverei ação penal. Solicitei ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que fosse aberto inquérito criminal para que fossem apurados os fatos citados”.

“Tomarei as medidas judiciais”

“O único momento em que encontrei um dos caluniadores [João Dias] foi numa audiência em 2004, se não me engano, a pedido do então ministro Agnelo Queiroz. A segunda pessoa [Célio Soares], eu não faço idéia de quem seja. São acusações gravíssimas, tomarei medidas judiciais e solicitarei que a Polícia Federal apure as denúncias. Não temo nada do que foi publicado na revista”.

Para o ministro, a “reporcagem” da Veja tem motivação política. Há muitos interesses econômicos em jogo nas disputas da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. Ele ainda levantou a possibilidade de que se trate de uma retaliação ao aumento do rigor na adesão de empresas ao programa Segundo Tempo, que libera dinheiro para crianças carentes.

“Um bandido me acusa e eu preciso explicar”

“Esse ano, os parceiros passaram a ser escolhidos por seleção pública. Também passamos a não realizar convênios com entidades privadas, pois as públicas garantem melhor sistema de controle. No ano passado foi instaurada a Tomada de Contas Especial e o processo enviado ao TCU para que a empresa relacionada a um dos acusadores devolva o investimento de cerca de R$ 3 milhões”.

Por último, o ministro anunciou: “Me coloco à disposição de ir ao Congresso já nesta semana e coloco meu sigilo fiscal e bancário à disposição dos órgãos de controle. Estou indignado, porque um bandido me acusa e eu preciso me explicar. Agora, o sentimento é de defesa da honra. Existem pessoas na política que não se incomodam com acusações, mas felizmente eu tenho sensibilidade”.

Tucanos ou urubus?

Como em outros casos, a revista Veja serve para pautar a oposição demotucana. Desesperada com a perda de parlamentares, as intermináveis brigas internas e a total ausência de projeto, as lideranças do PSDB e DEM já utilizam os ataques levianos da revista para desencadear uma nova onda moralista. Eles demonstram falta de escrúpulos e total falta de responsabilidade.

Hoje mesmo, o líder do PSDB na Câmara Federal, deputado Duarte Nogueira (SP), defendeu o imediato afastamento do ministro Orlando Silva. “Há fortes indícios de que, para participarem do Segundo Tempo, ONGs eram escolhidas a dedo, ligadas ao PCdoB, e pagariam propina pelo convênio. Isso é muito sério, um esquema criminoso. É dinheiro público indo pelo ralo”, esbravejou.

Cínico e mau-caráter

Ele também exigiu que o ex-ministro e atual governador do DF, Agnelo Queiroz, seja investigado. Já que está tão preocupado com a corrupção, o líder do PSDB podia aconselhar o governador Geraldo Alckmin a autorizar a criação da CPI na Assembléia Legislativa para averiguar o esquema de suborno nas emendas parlamentares em São Paulo. A bravata de Duarte Nogueira mostra bem o cinismo e o mau-caratismo dos tucanos.


fonte:
http://www.blogger.com/img/blank.gif

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Brena encerra Projeto Sexta do MPB na Urbis

Com uma brilhante apresentação da cantora Brena, aconteceu na última sexta-feira na Praça de alimentação da Urbis, o encerramento da 1ª etapa do projeto Sexta do MPB.
O projeto foi iniciado no mês de agosto e teve como objetivo a valorização dos músicos locais e a promoção da campanha de solidariedade em prol da menina Gracielle.

As apresentações dos músicos acorriam todas as sextas-feiras a partir das 20 horas. Participaram do projeto os músicos: Tito Moreno, Robson Carvalho, Alexandro, Xuxu e Ézio.

Além de moradores e visitantes, também estiveram presente no encerramento do projeto, os pais da menina Gracielle e o Sr. Alberto Bichara, representante da secretaria de turismo do município de Ilhéus, que elogiou o evento e garantiu que na próxima etapa a SETUR, se fará presente.

A organização do evento ficou por conta da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá (Urbis) e Associação dos Comerciantes da Praça da Urbis.

Grupo Pro-Urbis

18/10/11 - Asfalto cede, e buraco 'engole' caminhão em Ilhéus

Um caminhão foi engolido por um gigantesco buraco que se abriu na Avenida Canavieira próximo ao colégio IME. Praticamente toda a frente do veículo ficou dentro do buraco.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Em semana de Copom, capital e trabalho somam forças contra mercado financeiro

Ritmo menor da economia estimula defensores do crescimento a pedir nova redução dos juros

Por: Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual

Quadros mostram a evolução da Selic. À esquerda, as taxas de juros nos meses de outubro. À direita, os percentuais desde o início de 2011
São Paulo – Os sinais de redução da velocidade da economia e recentes declarações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, animam os críticos da taxa de juros brasileira a fazer mais barulho pela redução da Selic. Na próxima quarta-feira (19), no segundo e último dia de reunião, os oito integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidem a taxa para os próximos 45 dias, e a expectativa quase unânime é de nova redução, a exemplo do que aconteceu em setembro. Alguns viram nessa medida uma virada de rumos na política monetária. Tombini diz que o BC está onde sempre esteve. Outros querem acelerar a queda dos juros, argumentando que a economia já exibe uma falta de fôlego que pode ser considerada preocupante.

Se o ano terminasse em agosto, a economia brasileira teria crescido 4,07% em 12 meses, aponta o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgado na última quinta-feira (13) pelo BC. Como o ano continua, a expectativa é de que a variação do Produto Interno Bruto (PIB) termine abaixo dos 4%. De janeiro a agosto, o crescimento atingiu 3,43%. Apenas em agosto, a variação foi de -0,53% ante julho e de 2,02% sobre igual mês do ano anterior.

Na última edição do boletim semanal Focus, também do BC, a previsão do mercado para o crescimento do PIB deste ano ficou em 3,5%. Para 2012, a expectativa é de expansão de 3,7%.

Em agosto, pelo último dado disponível no IBGE, as vendas no comércio recuaram 0,4% ante julho, no segundo resultado negativo do ano, interrompendo três meses de alta. No mesmo período de 2010, as vendas cresceram 2%. A expansão este ano chega a 12,3%, ante 14,3% no período janeiro-agosto do ano passado. A desaceleração não é tão forte no acumulado, mas em agosto só dois dos dez setores pesquisados tiveram resultado positivo.

Emprego

Na indústria, a Fiesp informou na semana passada que o setor eliminou 6 mil vagas em setembro e deve terminar 2011 com saldo zero – no ano, até agora, são 100 mil vagas criadas. A entidade previa crescimento de 3,4% no início do ano, após a alta recorde de 4,7% em 2010. Os resultados das pesquisas de emprego ainda mostram um mercado de trabalho aquecido, mas em ritmo menor.

Esses e outros indicadores levaram a nova rearticulação entre representantes do capital e do trabalho, incluindo CUT e Força Sindical, metalúrgicos do ABC e de São Paulo, Fiesp e Abimaq (indústria de máquinas). Eles farão manifestação nesta terça-feira (18), incluindo um "abraço" à sede do BC em São Paulo. "Com o aumento das incertezas no cenário econômico mundial, a proteção ao emprego e à produção nacional são fatores fundamentais para garantir a prosperidade do Brasil. As entidades acreditam que essa responsabilidade deve ser compartilhada por todos os setores da sociedade que desejam construir um país melhor", diz comunicado conjunto, que em seguida cobra a autoridade monetária: "As entidades patronais e de trabalhadores, que assinam o manifesto, têm a convicção de que reduzir as taxas de juros a níveis compatíveis com os praticados internacionalmente em países emergentes é fundamental para acelerar e sustentar o crescimento nacional, com mais justiça social e melhor distribuição de renda".

O economista Amir Khair vê duas posições em debate no atual momento econômico. Uma é a dos guardiões da inflação, representada pelo mercado financeiro, que defende a elevação dos juros para, segundo essa visão, conter a inflação crescente causada pelo excesso de demanda. A outra é defendida pelo governo, que não vê ameaça de inflação, porque a crise internacional se encarrega de manter os preços internos sob controle. Mas, entre um e outro argumento, ele detecta um falso debate. "A inflação pode subir ou cair? Pode. A crise pode reduzir os preços internacionais? Pode. E a Selic, o que tem a ver com isso. Nada, absolutamente nada", afirmou, em artigo para o site Carta Maior. Assim, enquanto o crescimento se dá pelo estímulo ao consumo e ao investimento, a inflação segue seu caminho próprio, conduzida pela globalização.

Mas Khair afirma que o mercado financeiro já percebeu que o BC continuará reduzindo a Selic e, por isso, faz um "verdadeiro terrorismo inflacionário" para manter elevada a taxa básica de juros. "Não vai adiantar. O governo vai reduzir a Selic. Com isso, vão sobrar recursos fiscais para ampliar as ações de governo em áreas-chaves como educação, saúde e os investimentos em infraestrutura", avalia. A preocupação do governo, segundo ele, é com o impacto da crise no nível de atividade econômica, conforme já apontam alguns dos principais indicadores. "Diante disso, o governo pretende estimular a economia e reduzir a Selic, que está inibindo os investimentos das empresas e danificando o desempenho fiscal."

Moderação

O presidente do BC vê um "falso dilema" na relação entre inflação e crescimento. "Você não cresce mais porque tem mais inflação. O que ocorreu no mundo é que a inflação subiu em todos os países", declarou em entrevista recente ao jornal Folha de S.Paulo. Assim, acrescenta, não se trata de tolerar a inflação. Sobre a redução dos juros na última reunião (meio ponto percentual, para 12% ao ano), ele diz que o BC não fez uma aposta. "Quem faz aposta são os agentes de mercado", afirmou. Segundo Tombini, o "plano de voo" do BC era moderar o crescimento da economia. "Há sinais cada vez mais nítidos de que essa moderação veio." O tal mercado aposta majoritariamente em nova redução de meio ponto, mas há palpites de corte de 0,75 e até de um ponto.

O economista Jorge Mattoso, do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), viu no último corte do Copom "uma postura proativa" e um possível sinal de mudança de atitude. "Talvez tenha sido a primeira demonstração de um BC independente face ao sistema financeiro privado", analisa, em artigo para a revista Teoria e Debate. "Mas esse processo precisa continuar, se quisermos deixar para trás nossa primazia mundial em elevadas taxas de juros."

Integram o Copom o presidente do BC e os sete diretores da instituição. O primeiro dia é dedicado a exposições sobre a conjuntura, com temas como inflação, atividade econômica, câmbio, reservas, situação internacional. A votação fica para o segundo dia de reunião. O resultado da reunião desta semana acrescentará ingredientes à disputa que, no fundo, se trava entre o crescimento da economia, com distribuição de renda, e o acúmulo de riqueza via especulação.

domingo, 16 de outubro de 2011

Lixo com receita



Recentemente a Associação de Moradores do Hernani Sá realizou a plantação de algumas árvores e colocou placas de aviso ao lado do campo de futebol dos caminhos 40 e 41 do bairro, avisando aos moradores que era proibido jogar lixo ou entulho naquele local.

Passado alguns dias da instalação dos avisos, apareceu ao lado da grade de proteção de uma árvore, vários sacos com lixo deixando vários moradores indignados. Mas, um fato chamou a atenção de um morador curioso, no meio do lixo espalhado, existiam duas cópias de receita medica com os nomes dos pacientes. Com as receitas em mãos, um grupo de moradores resolveu investigar a origem daquele lixo e conseguiram identificar a casa de onde saiu os sacos com lixo. Abordado sobre paradeiro do lixo, o proprietário alegou que advertiu um catador de material reciclável para não mexer nos sacos de lixos e para surpresa dele, minutos depois os sacos com o lixo tinha desaparecido. Após ser comunicado do fato, o morador se dirigiu ao local onde se encontrava o lixo e recolheu tudo e colocou próximo a sua residência para ser recolhido pelo caminhão da coleta.

sábado, 15 de outubro de 2011

Eleição da Associação de Moradores da Urbis


Está previsto para o dia 12 de fevereiro de 2012 a eleição da nova diretoria da Associação de Moradores do Hernani Sá (Urbis). Conforme o estatuto, só poderá votar e ser candidato, os associados que estiverem em dias com as suas contribuições. Os associados e moradores deverão comparecer a sede da associação para regularização de pendências ora existentes.

Grupo Pro-Urbis

Horário de Verão começa 00h deste domingo

No domingo, adiante seu relógio 1 hora

O horário de verão deste ano começa à 0h de domingo (16) e desta vez inclui a Bahia, que ficou fora desde 2003. Participam o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso.

Mais Mato Grosso do Sul, Bahia e o Distrito Federal, que terão seu horário adiantado em uma hora até 26 de fevereiro de 2012. Para evitar problemas, a Agência Nacional de Aviação Civil faz um alerta a quem vai viajar a partir de domingo.

Os passageiros devem confirmar os horários de decolagem dos voos com as empresas aéreas antes de seguir para o aeroporto. Já as empresas devem avisar os clientes sobre qualquer alteração nos horários programados.

Postado no Jornal A Região

UESC REALIZA I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

No dia 19 de outubro de 2011 (quarta-feira) das 13h às 18h no Auditório Paulo Souto – UESC, Ilhéus, Bahia, acontecerá o I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.

Confira a programação:

12:30 CREDENCIAMENTO

13:15 ABERTURA

13:30 – 15:00 MESA REDONDA
“Políticas públicas para enfrentamento do Crack, Álcool e Outras Drogas”
Palestrantes:
Representante da SENAD: Políticas Públicas e o Plano Integrado para enfrentamento do Crack e Outras Drogas
Representante do Ministério da Saúde: Articulação das Redes SUS e SUAS, para atenção integral aos usuários de Crack, Álcool e Outras drogas.
Representante da SESAB: Tendências da política estadual para enfrentamento do Crack, Álcool e Outras drogas.

15:00 – 15:30h MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DE PREVENÇÃO E/OU DE INTERVENÇÃO SOBRE O USO DE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

COFFEE BREAK

16:00 – 17:30 MESA REDONDA
Prevenção e Intervenção em Crack, Álcool e Outras Drogas
Palestrantes:
Membro do CETAD/UFBA: Consultórios de Rua
Representante do Ministério da Educação: “Mobilizando a escola para prevenção do uso de drogas”
Membro da Associação Lua Nova: Apoio às jovens mães em situações de risco social.

17:30 – 18:00 ENCERRAMENTO

Wagner inaugura usinas de alcool

O governador Jaques Wagner participa, nesta segunda-feira (17), da inauguração de duas usinas de álcool no extremo sul da Bahia. Às 9h, em Lajedão, a 883 km de Salvador, será inaugurada a unidade da União Industrial Açucareira Ltda (Unial).

Já às 10h, em Ibirapuã, a 892 km, a Destilaria de Álcool Ibirapuã (Ibirálcool). Segundo dados da Unial, estão sendo gerados 2 mil empregos e a média mensal de recolhimento de ICMS dos últimos quatro meses foi de R$ 760 mil.

Também foram injetados na economia de Lajedão R$ 5 milhões por mês. Com investimentos de mais de R$ 150 milhões, esta nova unidade apresenta capacidade de moagem inicial de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar.

Para os próximos quatro anos, novos investimentos, em torno de R$ 400 milhões, permitirão triplicar a capacidade de moagem. Inicialmente, a Ibirálcool empregará cerca de 700 pessoas, majoritariamente do entorno de Ibirapuã.

Postado no Jornal A Região

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Concluída as obras dos caminhos 19 e 47 da Urbis



A secretaria de obras da prefeitura de Ilhéus concluiu, mas uma etapa da operação tapa buraco no bairro da Urbis. Desta vez os caminhos 19 e 47 foram os beneficiados. Outras localidades do bairro também já foram contempladas com a operação tapa buracos: Ladeira do Mambape, eixos A e B localizados próximo ao cemitério e a Escola Horizontina Conceição e a Ladeira do Alto da Bela Vista. A operação tapa buracos faz parte de um conjunto de reivindicações feita pela Associação de Moradores da Urbis.

Renovação dos Politico – parte 2

Esta semana aconteceu em nossa Capital uma passeata contra a corrupção, por que não aproveitamos o momento para lançarmos em nossa cidade essa campanha de tamanha importância para todos nós, Ilhéus já não suporta mais tanta corrupção dos falsos filhos e os que se dizem que ama nossa Ilhéus, vocês como eu que mora nesta linda e maravilhosa cidade vamos pelo menos tentar nesta próxima eleição colocar políticos que realmente queiram que a nossa cidade retorne aos padrões das principais cidade do Estado da Bahia. Não vamos votar em políticos que já se elegeram e não fizeram nada e sim para si próprio. Os nossos filhos estão indo embora para ganharem a vida profissional, vamos permitir que os que ficarem também tenham que partir, por falta de opção de trabalho. Temos que nos unirmos para podermos eleger os verdadeiros filhos de Ilhéus aqueles que amem a nossa cidade com o coração e com a cabeça e não com o espirito de tirar o que temos.

Nesildo

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aviso prévio de até 90 dias começa a valer

Lei foi publicada na edição desta quinta no Diário Oficial

Por: Redação da Rede Brasil Atual
Publicado em 13/10/2011, 09:58

São Paulo – O aviso prévio de até 90 dias passa a valer a partir desta quinta-feira (13), data da publicação da Lei 12.506 no "Diário Oficial da União". O texto altera o artigo VI da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além de estabelecer a proporção de 30 dias aos trabalhadores com até um ano de serviço na mesma empresa, passa a determinar o acréscimo de três por ano de serviço prestado, também na mesma empresa, até o máximo de 60 dias, atingindo até 90 dias.

A proposta tramitava no Congresso desde 1989 e foi aprovada pela Câmara em setembro, após passar pelo Senado. O Supremo Tribunal Federal (STF) afirmava que poderia regular a matéria, caso o Parlamento não votasse o tema.

Bancários e Fenaban retomam negociação

Por: Redação da Rede Brasil Atual
Publicado em 12/10/2011, 20:08

São Paulo – Quase três semanas depois, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) retomou as negociações com os representantes dos trabalhadores. Uma reunião foi marcada para esta quinta-feira (13), quando a paralisação completa 17 dias, a partir das 16h. A última reunião havia sido realizada em 23 de setembro. "Vamos manter a greve forte para que os banqueiros apresentem uma proposta decente à categoria.

Desde o início da campanha, os bancários estão apontando que é importante conquistar aumento real de salários, valorização no piso, aumento nos valores da participação nos lucros e resultados e melhoria nas condições de trabalho”, afirmou a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira.

De acordo com a entidade, na terça-feira (11) a adesão chegou a quase 36 mil bancários de 758 locais de trabalho. "Foi a força da greve, que paralisa mais de 9 mil agências de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, que reabriu finalmente o diálogo. Agora, esperamos que os bancos venham para a mesa de negociações com uma proposta decente que atenda as justas reivindicações da categoria", disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro.

A categoria reivindica reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior participação nos lucros ou resultados (PLR), mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, segurança contra assaltos e sequestros, igualdade de oportunidades, melhoria do atendimento dos clientes e inclusão bancária sem precarização, entre outros itens. A última proposta da Fenaban, apresentada em 23 de setembro, foi de 8% de reajuste. Três dias antes, a entidade havia oferecido 7,8%.