Com o intuito de retomar as obras do Projeto Esporte e Lazer na Cidade em Ilhéus, a secretaria de Infraestrutura enviou esta semana à Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano (Redur) da Caixa Econômica Federal, em Itabuna, toda a documentação necessária para dar prosseguimento ao projeto, uma iniciativa do Ministério dos Esportes, que prevê a construção de seis quadras poliesportivas e a reforma de duas quadras e um campo de futebol.
Democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer e universalizar o direito social ao esporte e ao lazer são os dois principais objetivos do programa que vai, ainda, ajudar a dinamizar a prática de esportes em diversas comunidades tanto na zona urbana quanto na zona rural. A ação contempla a construção de quadras poliesportivas na Rua 2 de julho, no bairro Banco da Vitória; no Bairro Malhado; em Sambaituba; no distrito de Inema; e bairro Nossa Senhora da Vitória. Já no Centro Social Urbano (CSU), na Barra de Itaípe; avenida Soares Lopes e praça Central do distrito Banco Central, que já contam com quadras poliesportivas, a iniciativa prevê a reforma total desses espaços. No bairro Salobrinho a previsão é que o campo de futebol seja totalmente reformado.
Segundo explicou o secretário de Infraestrutura, Marconi Queiroz, a entrega de nova documentação faz parte dos tramites legais que vão permitir à Caixa Econômica dar prosseguimento ao processo de análise de engenharia visando a liberação de recursos e o prosseguimento das obras de construção das quadras poliesportivas. “Estão sendo enviadas plantas de reforma, planta de localização, fotos, planilhas orçamentárias, entre outros documentos, que vão auxiliar a Caixa e dar celeridade ao processo de liberação da verba e reinício imediato das obras”. De acordo com o projeto, todas as quadras serão dotadas de arquibancadas, já a recuperação do campo de futebol do Salobrinho vai abranger novas traves e alambrado.
Mais sobre o PELC – O programa visa suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo em situações de vulnerabilidade social e econômica. A ideia é que esses espaços abriguem oficinas de diversas modalidades como futsal, basquete, voleibol, dança, ginástica, entre outros, além de atividades como ruas de lazer no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário