sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ilhéus decreta Situação de Emergência por causa das chuvas

Com base no parecer técnico da Comissão de Defesa Civil do Município de Ilhéus, no relatório de avaliação de danos, o município emitiu a declaração de atuação emergencial e editou o Decreto n° 030, que “declara em situação anormal, caracterizada como “Situação de Emergência” em todo o território do Município de Ilhéus, atingido por fortes chuvas e dá outras providências”. Sendo que, na área urbana, diversos altos localizados nos bairros do Basílio, Esperança, Malhado, Tapera, Boa Vista, Barra do Itaípe, Teotônio Vilela, Hernani Sá, São Sebastião, Banco da Vitória e Conquista; e na zona rural todos os distritos sofreram com as ações das chuvas, sobretudo as áreas de pontes, estradas vicinais, e áreas de encostas.

Cumprindo a legislação vigente, toda a documentação foi encaminhada à Coordenação Regional de Defesa Civil e à Coordenação Nacional, em Brasília. Na tarde desta sexta-feira (6), o prefeito Newton Lima determinou que as secretarias afins realizem uma reunião para, juntamente com o Corpo de Bombeiros, manter um esquema permanente de prontidão para atendimentos imediatos nos finais de semana, caso o mesmo clima continue se abatendo sobre o município.

No texto do Decreto, o prefeito lembra que as fortes chuvas que caíram sobre o município nos dias 1 e 2 de maio, últimos, causaram deslizamento de encostas, alagamentos de ruas, danos a residências, que ficaram em situação de risco de desabamento, obstrução de canais e bueiros. Também está registrada a destruição de estradas vicinais que são utilizadas para o escoamento da sagra agrícola e o transporte escolar e de equipes de saúde para o atendimento a população de vários distritos que compõe o município, considerando a existência de alto risco de novos deslizamentos, colocando em perigo a integridade física dos moradores dessas localidades.

No Decreto ainda está constatado que, após a vistoria realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, se verificou instabilidades dos taludes, com risco iminente de desabamento das edificações na parte superior e soterramento na parte inferior, recomendando-se em caráter de emergência a realização de obras de contenções das encostas e restauração imediata dos acessos, restabelecendo a passagem dos transeuntes.

Informações do JBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário