Exclusivo. O secretário municipal da Saúde de Ilhéus, Jorge Arouca, ainda não tornou público mas já oficializou junto ao Partido dos Trabalhadores (PT) a sua decisão de não permanecer no comando da pasta. O prazo limite para a sua permanência é a próxima segunda-feira (09). E Arouca pode não sair sozinho. O Partido dos Trabalhadores que indicou Arouca e dá sustentação ao governo - participando inclusive dele - pode deixar a base. Repercutiu bastante a notícia publicada pelo Jornal Bahia Online no início da tarde desta terça-feira (03) anunciando a escolha do administrador de empresas e dono de laboratório de análises clínicas, Mário Augusto Santana dos Anjos, para ocupar o departamento administrativo e financeiro da secretaria.
Diversas reuniões entre figuras importantes do PT de Illhéus ocorreram após a divulgação da matéria. Em Salvador, a reação negativa também foi imediata. Nomes influentes do partido no Estado chegaram a afirmar que com esta nova nomeação fica claro o desinteresse do prefeito Newton Lima em resolver as dificuldades na pasta. E apoiam a decisão de deixar imediatamente o governo. A indicação do administrador e empresário posiciona o governo numa situação delicada. E por um simples motivo. Ela pode ser até legal. Mas é, sem dúvida, imoral. O novo chefe do departamento Administrativo e Financeiro da Secretaria de Saúde de Ilhéus é prestador de serviço para a própria secretaria.
Proprietário de uma clínica de exames laboratoriais credenciada pela Prefeitura de Ilhéus, o administrador de empresas Mário Augusto Santana dos Anjos tem, entre as mais diversas funções no novo cargo, o de avaliar a transparência em contratos firmados pela prefeitura junto a fornecedores e prestadores de serviço.
Em resumo: ele terá que avaliar se a sua empresa está prestando a contento o serviço que ele próprio autoriza. E mais: segundo especialistas da área, neste cargo, ele passa a ter margem suficiente para gerir o número - maior ou menor - de autorizações de exames, inclusive para a sua clínica particular.
O Jornal Bahia Online apurou com exclusividade que Mário Augusto substitui a ex-servidora Petruska Ferraz que, durante anos, foi pivô da ascensão e queda de diversos secretários e era tida como pessoa de forte poder de decisão na pasta.
Ela não foi exonerada. Pediu para sair.
Na semana passada enviou um e-mail para as chefias, informando que estava indo para um outro emprego, em Itabuna. Ainda não se sabe se, com a saída de Petruska, de imediato, ocorreu a nomeação do administrador de empresas. Mas é fato que desde sexta-feira (29) ele se reune na sede da secretaria, visitando repartições e já opinando a respeito da política pública de saúde no município.
Mário Augusto Santana dos Anjos é uma indicação pessoal do prefeito Newton Lima. Ele já foi, por duas administrações, secretário de Saúde no interior do Tocantins. Também já integrou o Conselho Municipal de Saúde em Ilhéus. Provavelmente ainda hoje o novo integrante do governo será apresentado ao chefe, o secretário Jorge Arouca, que assumiu o posto de comando alicerçado no discurso governista de que teria total independência na pasta. Mas...
Postado no www.jornalbahiaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário