O governo federal vai implantar Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas. O projeto está previsto no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado no ano passado.
O projeto tem como objetivo promover a formação permanente e a qualificação de profissionais que atuam nas redes de atenção à saúde e de assistência social que trabalham com usuários de crack e suas famílias.
No ano passado, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas lançou o edital com processo seletivo para apoio financeiro à implantação dos centros nas instituições públicas federais e estaduais em municípios que têm 500 mil ou mais habitantes.
O repasse federal é de até R$ 300 mil por projeto, que devem ser aplicados na formação de 300 profissionais. Ao final de 12 meses, serão capacitados 14700 profissionais, em mais de 880 municípios de 19 estados.
Os recursos fazem parte do orçamento do Fundo Nacional Antidrogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Na Bahia, os centros devem funcionar na Universidade Federal do Recôncavo Baiano e na Universidade Estadual de Santa Cruz.
Em Ilhéus, o Comitê de Políticas sobre Drogas lançou a campanha “Todos contra o crack – Tire essa pedra do seu caminho”. A idéia é mobilizar a sociedade para ter maior atenção ao problema e potencializar o trabalho das casas de recuperação.
A ação conta com o apoio do Ministério Galera de Jesus, prefeitura, Direc 6, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, o jornal A Região e outras instituições locais.
Em Itabuna, é a Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual que vem realizando o trabalho de combate ao tráfico de drogas e já comemora o bom resultado das ações.
Segundo o Major Valci Serpa de Oliveira, as blitzen realizadas na cidade já renderam bons frutos e resultaram na apreensão de drogas, além de veículos furtados, motos e metralhadoras.
Fonte: Jornal A Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário