sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Deputado Valmir Assunção pede liberdade para a cacique Valdelice


O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) pediu nesta quarta (08) a interseção da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, junto à Polícia Federal, para libertar a cacique Maria Valdelice (Jamopoty), líder dos índios Tupinambá, do município de Olivença, na Região Sul da Bahia. A líder indígena foi presa no último dia 3 de fevereiro por agentes da Polícia Federal, após uma audiência, na própria PF, em cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pelo Juiz Federal Pedro Alberto Calmon Holliday.

Para Valmir, trata-se de uma ação que vem se repetindo comas lideranças indígenas do Sul da Bahia que reivindicam o direito à terra, alvo dos exploradores e ações de posseiros na região. O parlamentar lembra que outras lideranças Tupinambás do Sul da Bahia, o cacique Babau (Rosivaldo Ferreira da Silva) e seus irmãos Givaldo e Glicélia, também já foram presos por reivindicarem os direitos dos povos indígenas.

- A luta dos povos indígenas, não apenas na Bahia, mas em todo o Brasil, é uma luta pelo direito à terra, que sempre foram deles. E por isso mesmo não pode ser tratada de forma criminalizada, como ainda acontece. Os povos indígenas têm que ter respeitadas as suas tradições, as suas histórias e, principalmente, os seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário