A declaração foi dada pelo superintendente da Infraero em Ilhéus, João Bezerra, durante a assembleia da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, nesta quarta-feira, no Hotel Transamérica, em Una, com a presença de todos os municípios e entidades.
O evento, coordenado pela presidente Mari Gândara, teve como um dos pontos mais comentados a participação de João Bezerra, da Infraero que, para não deixar dúvida, reiterou que não existe solução para ampliar o aeroporto Jorge Amado.
“Seria preciso eliminar todo o bairro do Pontal para se adequar às exigências”. Bezerra explicou que o problema não é o tamanho da pista de pouso. Mesmo se pudesse ser ampliada, ela não resolveria o principal problema, que é geográfico.
Para ficar dentro das normas de segurança atuais o aeroporto precisaria de mais 150 metros livres em cada lado de sua área. “Isso significa todas as casas e ruas do Pontal, chegando até a avenida Lomanto Junior,” explicou Bezerra.
“A única solução real é construir o novo aeroporto internacional. Precisamos lutar para que ele seja acelerado, pois o atual já está operando em sua capacidade máxima”. O projeto do novo aeroporto está na fase de produção dos relatórios ambientais.
O deputado Josias Gomes, enviado pelo presidente Marco Maia para representar a Câmara Federal na reunião, considera o novo aeroporto e a duplicação da BR-415 como "fundamentais para alavancar o turismo e a economia do sul da Bahia".
Ele se comprometeu a lutar pela aceleração dos projetos junto aos governos federal e estadual.
Fonte: Jornal A Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário