sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os efeitos do sal no nosso organismo


Ele é importante para nossa sobrevivência, mas, se consumido em excesso, traz problemas de saúde. O sal traz em sua composição o sódio, elemento quimico envolvido na manutenção do equilibrio de liquidos do corpo. Ele controla a quantidade de água que fica dentro e fora de nossas células, mantendo-as hidratadas na medida certa para que elas funcionem bem.

O aumento da quantidade de sódio no organismo provoca uma alteração nesse equilibrio de liquidos. E pode levar a hipertenção, o aumento anormal da pressão arterial. Quadros cronicos de hipertenção podem levar a infarto e a acidente vascular cerebral.

O QUE É HIPERTENÇÃO

A pressão arterial é resultado da força com que o coração bombeia o sangue pelas artérias, provocando tensão contra as paredes dos vasos sanguineos.
A hipertensão é um aumento crônico da pressão arterial. Com o tempo, pode prejudicar a flexibilidade das artérias e sobrecarregar o coração e os rins.

COMO O SÓDIO CAUSA HIPERTENSÃO.

O coração e os rins ficam sobrecarregados porque o excesso de sódio no organismo nos faz reter mais água. Isso aumenta o volume de liquido que o coração bombeia e os rins filtram. O sódio também contrai as arteriolas, que conectam as artérias aos capilares. Com os vasos sanguineos estreitos, o coração faz mais força para que o sangue circule.

Nenhum comentário:

Postar um comentário