quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Nova ponte em Ilhéus é um compromisso do governador Wagner, diz superintendente


“A construção de ponte ligando o centro de Ilhéus à sul da cidade é um compromisso do governador Jaques Wagner e só estávamos aguardando o final das eleições para iniciarmos as ações administrativas”. Foi dessa forma que a superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Maria das Graças Torreão Ferreira, da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano conversou com o prefeito Newton Lima, durante audiência em seu gabinete, no Palácio Paranaguá, na manhã desta terça-feira (16).

O prefeito definiu a construção da ponte como primordial para o desenvolvimento de Ilhéus, uma vez que os engarrafamentos só ocorriam durante a alta estação e a consequente chegada de turistas. Entretanto, agora o problema já se tornou diário, causando prejuízos de várias espécies aos que precisam utilizar a ponte Lomanto Júnior, principalmente nos horários de pico, como de manhã cedo e ao anoitecer.

O prefeito lembrou que com o advento do Complexo Intermodal, que inclui a construção de ferrovia, de novo aeroporto, de porto off-shore e a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), tanto o estado como o próprio município têm que agir com rapidez para encontrar soluções viáveis para que não aconteça um estrangulamento no trânsito. Nesse sentido, considerou como importante outra ação que vem sendo desenvolvida pelo estado que estuda a implantação do corredor de transporte interligando Ilhéus e Itabuna.

Maria das Graças Torreão afirmou que nesta primeira visita pretende conhecer os três projetos existentes sobre a nova ponte, inclusive com a sugestão do prefeito, para que o escolhido venha a atender as exigências não só dos meios legais, como também que corresponda aos anseios da comunidade. Para isso, disse que um dos próximos passos será o de reunir o Conselho Municipal da Cidade e outros órgãos afins, com a finalidade de discutir o projeto e ouvir sugestões, para em seguida ser apresentado ao governador Jaques Wagner.

Mesmo com o projeto ainda não definido, a superintendente afirmou que já estão sendo adotadas as medidas com a finalidade de captar recursos para a construção da ponte, pois no momento há apenas estimativa do custo. “Precisamos de um número real para que possamos viabilizar o empreendimento”. Da reunião também participaram o secretário de Governo, Alcides Kruschewsky e o chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário