quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Dia da Consciência Negra em Ilhéus
Atividades nas escolas e show cultural marcam Semana da Consciência Negra
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação, iniciou uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Desde que o Conselho Municipal de Educação de Ilhéus regulamentou a inclusão das matrizes afro-indígenas no calendário letivo no município através da resolução do conselho, número 2, de 23 de setembro de 2009, a secretária, em articulação com a comissão mista para a diversidade desenvolve ações nas escolas da municipal de ensino.
Desde dia 16 que diversas escolas realizam oficinas, debates, apresentação de dança, capoeira, maculelê, teatro, música, além de mostra de filmes e de fotografia, festival de culinária. Nas escolas, as atividades prosseguem até esta sexta-feira (19), data em que o Conselho das Entidades Afro Culturais de Ilhéus realiza encontro de dirigentes, a partir das 8 horas, no auditório da Fundação Cultural.
Já às 14 horas, o conselho promove mostra cultural no Teatro Municipal e em seguida inicia palestras voltadas a estudantes e professores das redes pública e privada de ensino. A palestra “A história da África no livro didática e o papel do professor”, será ministrada por Alfredo Boulos Júnior. O próximo tema a ser abordado é “Políticas públicas para os afro-descendentes”, pelo ex-presidente do conselho, Aldircemiro Ferreira (Mirinho). A última palestra da tarde vai falar sobre “O papel do conselho no movimento negro”, que será proferida por Gilsonei Rodrigues (Mestre de Ney)
A programação da semana tem ponto alto no sábado (20) com cortejo afro, a partir das 8 horas, com saída da avenida 2 de Julho, em direção às principais ruas do centro de Ilhéus. O cortejo terá a participação de estudantes, professores, entidades afros, artistas e comunidade. O evento será encerrado com show dos grupos afro Dilazenze, Zambi-Axé, Rastafari, Minicongo, Danados do Reggae, Afoxé Filho de Ogum, Os Malês, Zimbabuê, Leões do Reggae e Guerreiros de Zulu e Levada da Capoeira, além da cantora e compositora Selma Aguiar
A Semana da Consciência Negra acontece em parceria com a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus, Conselho Municipal de Educação, Direc-6, Grupo Nação Zumbi, Movimento Negro Unificado e Movimento Negralidade.
ProJovem - Nesta quinta-feira (18) o núcleo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de Ilhéus, localizado no bairro São Miguel, realiza desfile, a partir das 14 horas, com os adolescentes que fazem parte do programa. A proposta é promover a valorização da cultura, chamando a atenção dos jovens para o processo de construção étnica do Brasil e para a importância do negro nesta formação, “visando possibilitar ao adolescente um posicionamento mais critico sobre a realidade social”, afirmou a coordenadora do ProJovem em Ilhéus, Aleide Amorim.
Na sexta-feira (19) outros núcleos do programa em Ilhéus se reúnem para um grande desfile tendo a Semana da Consciência Negra como temática, a partir das 9 horas, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Nos dias 22 e 23, integrantes do programa participam de campeonato de surf na praia do sul.
Projovem zona Sul comemora Dia da Consciência Negra
Por: Bahia em Foco
A data 20 de novembro é dedicada pela celebração do Dia da Consciência Negra. A data não foi escolhida por acaso, pois remete ao dia da morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695, e serve para relembrar a resistência dos negros à escravidão. Dessa forma, os adolescentes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de Ilhéus, vão homenagear a data promovendo a primeira edição do Desfile da Beleza Afro, na próxima quinta-feira (19), na AABB de Ilhéus.
Durante a manhã do dia 19, os adolescentes dos bairros Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Hernani Sá e Olivença, farão um grande desfile, apresentando roupas, linguagem, danças e comidas típicas do povo africano. O grupo cultural Dilazenze também irá participar do evento mostrando a dança afro e os costumes da população. Além disso, também serão realizadas apresentações de capoeira, maculelê e samba de roda.
O objetivo do programa é complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Para a coordenadora do programa em Ilhéus, Aleide Amorim, o evento serve para “valorizar a cultura e importância da história do negro na sociedade brasileira”. Para o secretário da pasta, Augusto César Macedo, o serviço do ProJovem serve de importante suporte para os jovens e suas famílias, já que eles ocupam seu tempo livre com variadas atividades sócio-culturais”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário