domingo, 14 de novembro de 2010

Ilhéus e Itabuna: risco de dengue


Segundo o Ministério da Saúde, Ilhéus é um dos 15 municípios brasileiros que correm o risco de enfrentar uma epidemia de dengue neste verão. O índice de infestação de criadouros no município passou de 4,7% para 6,3%.

Hoje, em um conjunto de 100 imóveis, pelos menos 6 estão infestados com o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Há bairros em Ilhéus onde o índice chega a 10%. O índice aceitável pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde é 1%.

Até o momento, 11 municípios da Bahia enviaram ao Ministério da Saúde os resultados do LIRAa - Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti. Os dados mostram que, além de Ilhéus, Simões Filho corre risco de surto, com índice de 5,3%.

Itabuna é um dos três municípios baianos que ainda não enviaram os dados, mas na última medição o índice era mairo que 16% e nos últimos meses o combate ao mosquito foi inexistente por parte da prefeitura.

Vitória da Conquista e Barreiras são outras localidades que não fizeram a comunicação. No ano passado, os dois municípios registraram menos de 1% de infestação. Já Itabuna teve índice 10,7%.

Fonte: Jornal a Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário