quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Polícia retira índios Tupinambá de terras de Italiano

Determinada pelo Juiz Federal de Vara Única Dr. Pedro Holliday, foi iniciada esta manhã a reintegração de posse, das Fazendas Sítio Ridavia I, Acuípe I, Acuípe II e Faz. Califórnia, de propriedade Italiano Ivo Vanzania, dono do Primavera Empreendimentos Ltda. O proprietário foi representado pelo Advogado Lélio Furtado.

20 agentes da Polícia Federal, acompanhados do Oficial de Justiça Hélio Nascimento, fizeram a retirada de cerca de 40 famílias que estão sob a liderança de Cacique Valdenilson Oliveira. Depois de retirados da fazenda, os índios ficaram à margem da Rodovia BA 001, no Km 30, entre Ilhéus e Canavieiras.

Liderança Tupinambá Membro do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas da Bahia (COPIBA), Cláudio Magalhães afirma que depois de fazer o seu ritual (porancin) os índios resolveram permanecer em seu território em uma área próxima à localidade de Acuipe de Baixo.

“Estamos indignados decisão judicial, porque aqui no Brasil os povos nativos tem menos direito que os estrangeiros; nós, os legítimos donos deste lugar temos que sair das nossas terras para que um italiano, do outro lado do mundo possa fazer seu empreendimento”, afirma o Cacique Valdenilson.

JBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário