sábado, 31 de março de 2012

Secretário faz avaliação positiva do novo sistema de coleta regular


Já está em pleno funcionamento o novo sistema de coleta regular de lixo, implantando de forma experimental pela Prefeitura de Ilhéus. A princípio, a nova dinâmica de coleta vem sendo executada na zona sul da cidade e todos os moradores daquela área estão sendo informados, por meio de panfletos, a respeito dos horários da coleta de cada bairro. Para o secretário do Desenvolvimento Urbano – pasta responsável pelo serviço –, Gerson Marques, o resultado vem sendo satisfatório. “A população vem sendo a principal parceria dessa iniciativa, que prevê não somente a definição dos horários para a coleta, assim como a implantação de uma política de limpeza”, avalia.

Sobre a política de limpeza, Gerson Marques explicou, ainda, que os funcionários que realizam a coleta utilizam pás, vassouras e até enxadas, para colocar os resíduos nos quatro novos caminhões, que estão dotados, inclusive, de sistema de GPS. “Todos eles estão sendo orientados para não deixar resíduos nas ruas”, avisa. O novo sistema de coleta conta também com uma Central de Monitoramento de Resíduos Sólidos, que ainda está funcionando em fase experimental. “No local, um mapa completo da cidade possibilita um panorama mais preciso dos locais roteirados. Se que por algum motivo houver qualquer problemas com a coleta, dois funcionários percorrem as ruas, fazendo uma ronda diária por toda a área da rota, no sentido de acompanhar o trabalho da equipe de coleta e avisar à central a respeito de locais que estejam necessitando de outros serviços, como de manutenção de iluminação pública ou poda de árvores”, explica Gerson.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, o trabalho será estendido para os bairros das zonas norte e oeste, experimentalmente, a partir do dia 30 de abril. “A proposta é que no dia 3 de maio seja realizada a divulgação dos novos horários de coleta de lixo nesses bairros para, já no dia 7, o programa começar a funcionar de forma definitiva”, informa. O secretário alerta, ainda, para o fato de que, após o pleno funcionamento do novo sistema, o município passará a fazer uma intensa fiscalização, inclusive com a aplicação de multas para as pessoas que colocarem o lixo em horários errados ou que despejarem resíduos em vias públicas.

Horários –Segundo informações da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, a população deverá colocar o lixo nas portas às 7 horas (Proa, São Francisco, Nelson Costa, Hernani Sá (Urbis), Santo Antônio/Faelba, Nossa Senhora da Vitória/Ilhéus II e Ceplus/Barreiras); e às 16 horas (Jardim Atlântico 1, 2 e 3, Pontal, Nova Brasília, Sinal Verde/Praia Dourada, Rodovia Ilhéus-Olivença/Barracas da Praia do Sul e Olivença/Cai’nágua). Como situações especiais, o governo municipal destaca o quarteirão da passarela do álcool, no Pontal, a partir das 7 horas (diariamente), e o trecho entre Jairí e Acuípe, a partir das 16 horas (nos dias de terças e sextas-feiras).

ASCOM-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário