Área é disputada por índios e fazendeiros
Publicada por Mariana Sotero às 14:47, 09/03/2012
Espingardas, revólveres e munições foram apreendidas nesta sexta-feira (09), pela Polícia Federal (PF), em Ilhéus, sul da Bahia. A apreensão ocorreu na área de Iatju da Colônia, disputada por índios e fazendeiros, onde a PF já cumpriu 15 dos 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça . As denúncias foram feitas por fazendeiros que teriam sido expulsos de suas terras por índios armados.
De acordo com a polícia, o objetivo do mandado era localizar os armamentos, e impedir os conflitos. A ação acontece desde a manhã dessa sexta-feira (09), executadas por duas equipes de agentes federais. A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) da Polícia Militar da Bahia também faz parte da ação.
O território alvo da disputa possui 54 mil hectares e, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), faz parte de uma reserva indígena demarcada em 1936. Já os fazendeiros, a maioria com títulos de posse dados pelo Estado a partir da década de 40, contestam e também reivindicam a posse. A ação, que deve decidir com quem ficam as terras, está no Supremo Tribunal Federal (STF). Os índios dizem que são os donos das terras e querem que o Supremo anule os títulos de propriedade obtidos pelos fazendeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário