sábado, 31 de março de 2012

ILHÉUS: SAÚDE AMPLIA SERVIÇOS PARA REALIZAÇÃO DO CARTÃO DO SUS


Com o aumento da procura para a realização de carteiras do Sistema único de Saúde (SUS), a Secretaria da Saúde estará descentralizando o serviço para melhor atender a população. Além da Central de Regulação do SUS, que funciona no bairro do Malhado, algumas unidades de saúde do município estarão realizando o cadastro para o cartão de saúde em horários específicos.

O bairro do Banco da Vitória estará realizando cadastro para aquisição do cartão sempre de segunda a sexta, nos turnos da manhã e da tarde. Já a Unidade Sarah Kubistchek no Parque Infantil atenderá cadastro de cartão SUS de segunda a sexta somente à tarde. A Unidade de Saúde do bairro Iguape cadastrará de segunda a sexta somente pela manhã.

Além destes locais o cartão poderá ser realizado também na Unidade do Nelson Costa (de segunda a sexta, pela manhã), Unidade de Saúde da Urbis (de segunda a sexta, à noite), Unidade de Saúde Almiro Vinhais na Princesa Isabel (as terças, pela manhã e tarde), Unidade de Olivença (segundas, quintas e sextas, pela manhã e tarde), Unidade do CSU na zona Norte (segundas, terças e sextas, no período da tarde).

A utilização do cartão do SUS sempre foi necessária, mas a procura cresceu recentemente devido à publicação da Portaria nº 763, que estabeleceu a obrigatoriedade do cartão desde 1º de março para a utilização dos serviços de saúde.
Apesar disso, o diretor a Central de Regulação, Leonardo Albuquerque, afirma que o município de Ilhéus não irá aderir, por enquanto, a obrigatoriedade do cartão para atendimento. “Os pacientes continuarão a ter atendimento nas unidades e emergências, mesmo sem apresentação da carteira”, tranquiliza Leonardo.

O diretor afirma, ainda, que muitas pessoas não possuem o cartão, e como essa cobertura é baixa, não há como estabelecer uma obrigatoriedade. O ideal é que todos tenham a carteira do SUS e a Secretaria de Saúde já trabalha para ampliar esta cobertura. Para realizar o cadastro o cidadão deve apresentar o RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário