sexta-feira, 16 de março de 2012

Mulheres debatem participação na agricultura familiar


A participação cada vez mais expressiva das mulheres na agricultura familiar está sendo destacada na 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, que acontece até amanhã (15), em Salvador. O evento é realizado numa parceria entre diversas secretarias de Estado, entre elas a de Agricultura (Seagri), Políticas para as Mulheres (SPM), além do governo Federal e organizações da sociedade civil.

No encontro temático de mulheres, que antecedeu a Conferência, também esta semana, a secretária da SPM, Lúcia Barbosa, disse que o fortalecimento do público feminino rural deve ser instrumento de promoção da igualdade, lembrando as dificuldades enfrentadas pelas camponesas. Segundo ela, ainda é forte a histórica cultura machista neste setor da sociedade. “A divisão sexual do trabalho desvaloriza as mulheres, que têm o trabalho visto como algo secundário”, afirmou.

Lúcia Barbosa ressaltou, porém, a série de políticas públicas já em curso no país, que contribuem para a promoção da igualdade de gênero no meio rural. Entre as ações estão o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, Pronaf Mulher, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Apoio Mulher, além do Programa de Inclusão Produtiva de Trabalhadoras Rurais da Bahia, todos eles em parceria com Governo Federal.

“Temos o papel fundamental de propor políticas, dialogar e compartilhar experiências. Esses debates são importantes, já que as mulheres têm atuação expressiva na agricultura familiar”, disse Ana Cláudia Carvalho, da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf). “Precisamos reforçar a soberania alimentar no campo, além da reforma agrária. Esperamos comemorar mais conquistas”, completou Railda Sena, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Contato:
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres - SPM
Assessoria de Comunicação – 71 3117-2815
--
Twitter @SPMulheresBA
Facebook www.facebook.com/SPM/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário