segunda-feira, 5 de março de 2012

Mulheres comemoram novas moradias no Assentamento Polinésia


O mês de março em Boa Vista do Tupim, a 320 km de Salvador, é motivo de celebração para as mulheres que vivem no Assentamento Polinésia, localizado na zona rural do município. Parceria entre o INCRA e Governo do Estado viabilizou a implantação de 70 casas, todas elas com cisterna de captação de água da chuva, além de energia elétrica, centro comunitário e telefonia. As obras foram inauguradas no sábado (3), com a presença da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, entre outras autoridades.

Mãe de dois filhos, Claudionice dos Santos, disse que as ações são verdadeiras conquistas da comunidade. “Nós, moradores, não tínhamos acesso à água. Só chegava no carro-pipa. Vivíamos no barraco de palha e lona”, lembrou a beneficiária, destacando o papel das mulheres da localidade. “Temos papel fundamental no desenvolvimento do assentamento, inclusive nas tarefas coletivas, como cuidado com as hortas e animais”, disse.

“As mulheres estão celebrando a conquista da terra e a qualidade de vida para o povo”, ressaltou a secretária da SPM, Vera Lúcia. “Isso representa liberdade para as pessoas. Significa que a reforma agrária dá certo”, reforçou o dirigente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), João Durval Trabuco, o Gidú.

Crédito para as mulheres – O superintendente regional do INCRA, Marcos Nery, disse que outras medidas estão previstas para a população local, a exemplo do crédito Apoio Mulher, destinado ao fomento das atividades produtivas articuladas por mulheres assentadas. Cada mulher poderá, a partir de 2013, acessar até R$ 3 mil, a serem utilizados em atividades como criação de pequenos animais, hortas e aquisição de pequenos equipamentos.


Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres - SPM
Assessoria de Comunicação – 71 3117-2815

Nenhum comentário:

Postar um comentário