sexta-feira, 29 de abril de 2011

CAMINHO 48-ATÉ QUANDO?


Depois desta reunião que aconteceu na Urbis - Ilhéus, alguns moradores do caminho 48 desejam saber até quando o caminho 48 vai continuar deste jeito?
Pois além desta situação de esgoto a céu aberto em nossas portas,colocando em risco nossas crianças,a rua está toda ESBURACADA e NO BARRO DESCENDO LAMA pela rua abaixo o que tb está causando transtornos aos moradores do caminho 42,pois o caminho 48 e 42 ficam na mesma direção.A lama desce com o cascalho qdo está chovendo E COM ESGOTO A CÉU ABERTO quando está sol,e percorre até o caminho 42.ATÉ QUANDOOOOO????SERÁ QUE EXISTE ALGUÉM AÍ NO PODER QUE SE MOBILIZE A RESOLVER ESTA SITUAÇÃOOOO????
Pois até para sair de casa ficamos com medo de pisar em água na rua,porque não sabemos se é chuva ou ESGOTO….ATÉ ONDE VAMOS?
SOCORROOOOOOOOOO………

Laiana Oliveira

Dia do Trabalhador 2011


O Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

No Brasil, o 1° de maio será marcado por várias manifestações coordenadas pelas Centrais Sindicais. Destaca-se, nesse momento, a importância da unidade das Centrais Sindicais em torno de bandeiras de luta comuns, tendo pano de fundo a luta pela implantação de um Projeto Nacional de Desenvolvimento com Valorização do Trabalho e Distribuição de Renda. As reivindicações principais são: redução da jornada de trabalho sem redução de salário, fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias, valorização do salário mínimo, trabalho decente, igualdade entre mulheres e homens, valorização do serviço público e do servidor público, reforma agrária, valorização da educação e qualificação profissional, redução da taxa de juros.

Estas reivindicações serão expostas em praças públicas das principais cidades brasileiras, para que o Dia Internacional do Trabalhador de 2011,seja efetivamente de luta.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO (PRB) convida V.Sª. a participar de um encontro com vista às eleições de 2012.


O evento contará com a presença do Presidente Regional, Deputado Federal Marcio Marinho, o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, Deputados Estaduais, Deputados Federais (Acelino POPÓ), Vereadores e Lideranças Políticas. Na oportunidade, será realizado o ato de filiação de importantes personalidades políticas da sociedade ilheense, dentre elas o Dr. Ruy Carvalho.

Local: Câmara Municipal de Ilhéus

Data: 30 de abril de 2011

Hora: 9h

Sem Terras na Bahia: diálogo do governo irrita nostálgicos do autoritarismo


Josias Gomes

Parte da chamada Grande Imprensa parece considerar que o tratamento a ser dispensado aos movimentos sociais tenha que continuar sendo o da repressão. Neste sentido, pouca diferença há entre esses setores da imprensa e os mais empedernidos defensores do autoritarismo no tratamento a ser dado às reivindicações populares.

Trabalhadores do Movimento Sem Terra, acampados na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária da Bahia estão sendo atendidos pelo governo baiano em suas necessidades mínimas de alimentação e higiene. Bastou isso para que esse setor da Imprensa investisse contra o governo Jacques Wagner, em ataques furibundos.

Primeiro deixar claro o meu apoio à resolução do governo da Bahia, que, mais uma vez, resolveu amparar com medidas humanitárias o Movimento Sem Terras. Por mais que persista certa nostalgia dos tempos da repressão pura e simples aos movimentos de trabalhadores, o Brasil consolidou o regime democrático, sem retrocessos possíveis.

Por conta dessa democracia reinante, e que tanto incomoda antigas elites dominantes, é que o governo Jacques Wagner procura dialogar, de forma sincera, com o Movimento Sem Terras, e qualquer outro que represente setores populares. O que implica, conforme o caso em pauta, a fornecer as mínimas condições para que os trabalhadores mantenham-se fisicamente íntegros, assim como os prédios e equipamentos públicos.

É preciso recomendar, aos insatisfeitos, que procurem reciclar idéias e conceitos sobre como deve se comportar o poder público frente à sociedade civil: não há mais espaço para reações radicais e ideológicas contra os movimentos sociais.

Tags: Jacques Wagner, Josias Gomes, MST

DEFESA CIVIL DE ILHÉUS PEDE SOCORRO!!!

De acordo o DECRETO Nº 7.257, DE 4 DE AGOSTO DE 2010 e a LEI Nº 12.340, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010, as mais novas legislações Federais sobre Defesa Civil, a definição de Defesa Civil é:

A defesa civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social.


A Estrutura de Defesa Civil de Ilhéus foi instituída nos moldes do Sistema Nacional de Defesa Civil apenas a partir da Lei nº. 3.519, de 02 de fevereiro de 2011, PASMEM, 02 de fevereiro de 2011. Mesmo com tantos casos de quedas de barrancos, 02 crianças mortas, por queda de barranco em conseqüência de ocupação desordenada de encosta na 8ª Travessa da Av. Esperança em 2009. Somente em 2011 é que o Executivo Municipal aprovou através de Lei a organização da Defesa Civil do Município de Ilhéus como preconiza a Legislação Nacional.

PASMEM que somente depois das chuvas ocorridas nos dias 21 e 22 de março, em que vários barrancos caíram, casas foram danificadas, 112 mm de chuva, é que o Executivo Municipal de Ilhéus nomeou como Coordenador da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), o competentíssimo Engenheiro Plínio da Hora, que tem que se virar para desempenhar suas funções na Secretaria de Trânsito e como Coordenador de Defesa Civil.

PASMEM em saber que ele não tem uma sala, auxiliar, nem computador, nenhuma estrutura ou condições para desempenhar essa missão. A Defesa Civil se resume a um engenheiro, que por mais que seja competente e entenda do assunto, não pode fazer nada além de visitar os locais onde por causa das chuvas dos últimos dias, tem se tornado área de risco para moradores nos morros de Ilhéus.

PASMEM em saber que apesar das chuvas intensas que tem caído, desde ontem feriado, como amanhã sábado e no domingo, cidadão algum terá a Assistência da Defesa Civil de Ilhéus, em o Prefeito, nem o Vice, nem os seus parentes e amigos (será que lembraram disso), pois como não há nenhuma estrutura, o telefone de contato que é da Secretaria de Serviços Urbanos, não funciona nos feriados e finais de semana, somente em dias úteis. 32342500/3234 5083. O funcional de Plínio é 8854 6947.

Durante o expediente administrativo, quem tiver conhecimento desses números, que não foi informado para a população, vai ser atendido por uma funcionária muito simpática que vai anotar os dados e informar para os nossos queridos Carlinhos Freitas ou Dema, que ligarão para o Plínio, que tentará conseguir um veículo para verificar a situação.

Durante uma entrevista em uma rádio Carlinhos Freitas, em dia útil, falando sobre o assunto, desafiou o entrevistador que ligasse para o número indicado por ele como sendo da Defesa Civil, quando o entrevistador ligou, chamou e nada! Se for final de semana...

Pela definição legal as ações de Defesa Civil compreendem 4 fases: Preventiva, de socorro, Assistencial e recuperativa.

Pela Lei, a competência sobre Defesa Civil recai sobre a União, Estados e Municípios.

A União coordena o Sistema Nacional, o Estado tem seu órgão que é a CORDEC, cada Município deve criar os seus, que são o COMDEC e o NUDEC.
Aos municípios cabem as quatro ações: Preventiva, de socorro, Assistencial e recuperativa.

Salvador tem a CODESAL com toda estrutura para funcionar, toda a População sabe o número do telefone de emergência 24h, que é 199. Qual é o de Ilhéus?
Ao Corpo de Bombeiros cabem as ações preventivas e de socorro (salvamento ou resgate), ao Estado da Bahia através da CORDEC, que tem sua estrutura própria, as ações preventivas assistências e recuperativas, nos casos que os desastres assumam proporções catastróficas como enchentes secas incêndios florestais que ultrapassem a capacidade das estruturas dos municípios. E de socorro em parceria com o Corpo de Bombeiros.

A Prefeitura de Ilhéus tem gastado dinheiro fazendo propaganda de que está realizando obras de contenção, que é ação preventiva, porém, em decorrência de não ter se agido preventivamente para impedir a ocupação desordenada de encostas. Salientando que a verba é Federal. Onde está verba para Defesa Civil no Orçamento?
Gasta-se dinheiro com propaganda. Quanto se gastou em ação preventiva através de material educativo para a população na área de Defesa Civil? ou para informar ao povo o telefone do serviço?

É preciso uma gestão de recursos, um planejamento estratégico público, uma política pública de governo, e não uma política de governo, que se resume a enfrentar e tentar resolver crises, o povo tem que cobrar do poder executivo e legislativo isso.
Há necessidade de um Planejamento Estratégico de longo prazo, deixando de lado esses planos de governo que não priorizam nada e só visam mostrar serviço para a reeleição ou a eleição do candidato do Prefeito.

Tenho dito

Bombeiro Militar

“VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR" "A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR“

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O ATENDIMENTO DO HOSPITAL REGIONAL DE ILHÉUS ESTÁ UMA VERGONHA!


Postado no BLOG DO CorreiaNeles!

Ontem, (25), por volta das 11 horas, fui procurado pela Senhora VERA ABREU, revoltada pelo fato de ter ido ao HOSPITAL GERAL LUIZ VIANA FILHO, ter ficado esperando pelo MÉDICO ORTOPEDISTA DE PLANTÃO e, depois de três horas, ser informada que o referido médico não iria comparecer.
A Senhora VERA ABREU, também relatou que o HOSPITAL estava um CAOS, pois inúmeras pessoas com vários tipos de fraturas, inclusive expostas, aguardavam atendimento no chão do hospital.

Diante de tal denúncia, resolvi comparecer ao Hospital para constatar sua veracidade.
Chegando lá, era evidente o caos do lugar.
Tinha gente por todos os cantos, muitas reclamações, pacientes com muitas dores, precisando de cuidados médicos urgentes, que não chegavam.

Infelizmente, esta é a situação do HOSPITAL GERAL, LUIZ VIANA FILHO, o hospital mais bem equipado da Cidade( apesar das deficiências inerentes à área de Saúde). Esbarramos nos profissionais MÉDICOS que não têm compromisso, faltando a plantões, demonstrando desconhecer O SIGNIFICADO DA PALAVRA ÉTICA.
Realmente a cidade de Ilhéus está vivendo seus piores dias.

Secretário de Infraestrura participa de reunião com moradores do Hernani Sá


Atendendo convite da Diretoria da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, o secretário de infraestrutura da prefeitura de Ilhéus, Marconi Queiroz, reuniu com os moradores do bairro na noite da última terça-feira (26) e ouviu diversas reivindicações dos moradores. Após abertura da reunião pelo Presidente da Associação Odailson (Pequeno), o espaço foi aberto para os moradores que externaram as principais necessidades do bairro, solicitando a intervenção da Prefeitura para resolver os problemas.

Após ouvir atentamente todas as solicitações, o secretário utilizou da palavra, enfatizando as obras que estão sendo realizada no bairro, segundo o secretário, a chuva tem prejudicado o andamento dos serviços, mas garantiu a comunidade que todas as obras iniciadas serão concluídas.

Marconi assumiu compromisso com os moradores de acelerar a realização das obras consideradas prioritária: ladeira do Mambape, drenagem do caminho 50 e iluminação do loteamento São Caetano.

Outra reclamação dos moradores presentes, diz respeito ao problema de alagamento que vem acorrendo nos caminhos 41 e 42 do bairro. Para o morador Jorge Reis, “a falta de rede pluvial no Alto do Mambape vem acarretando sérios problemas para moradores da Urbis”.

Em relação às obras de pavimentação dos prolongamentos dos caminhos: 46, 47,48 e 49, o secretário falou que existe projeto, porém não tem previsão para iniciar as abras.

Para o diretor da associação Roque do Sesp, “a reunião foi importante na medida em que os moradores do bairro se mostraram organizado para reivindicar, e, sobretudo, pela presença do secretario que foi sensível aos problemas do bairro”.

Jorge Reis (Tinga)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sindicato dos Jornalistas protocola representação na Mesa do Senado e pede punição para Requião

26/04/2011 - 13h47
Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e a direção do Comitê de Imprensa do Senado entregaram hoje (26) à Mesa Diretora da Casa uma representação contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR). O objetivo é provocar os senadores para que encaminhem o documento para apreciação do Conselho de Ética a fim de punir o parlamentar.

Ontem (25), Requião tomou o gravador das mãos do repórter da Rádio Bandeirantes, Victor Boyadjian, por julgar ofensiva a pergunta se abriria mão do pagamento da aposentadoria por ser ex-governador do Paraná.

Roberto Requião, que era entrevistado no plenário, só devolveu o gravador à noite. Para o sindicato, isso configura "chacota pública ao profissional". Agora, a entidade requer a confirmação dos fatos a partir da apresentação das imagens feitas pelas câmaras de segurança do plenário, bem como a intimação de Requião para que apresente sua versão dos fatos "sob pena de confissão à revelia".

Caso a Mesa Diretora acate a representação, o assunto será levado ao Conselho de Ética do Senado para analisar se caberá, nessas circunstâncias, uma punição a Requião, que é presidente da Comissão de Educação. Pelo regimento interno, as medidas disciplinares vão desde a advertência até a cassação do mandato.

Edição: Talita Cavalcante

Metade dos brasileiros com mais de 55 anos tem hipertensão

26/04/2011 - 12h52
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dados do Ministério da Saúde mostram que metade dos brasileiros com mais de 55 anos de idade tem hipertensão. De acordo com o ministério, quanto mais a população vai envelhecendo, maior o risco de ter a pressão alta, fator que contribui significativamente para o surgimento de doenças cardíacas.

Na faixa acima de 65 anos de idade, 60,2% dos brasileiros têm a doença. A prevalência da hipertensão entre os jovens é bem menor. Na faixa de 18 a 24 anos de idade, somente 8% foram diagnosticados com a doença.

Nos últimos cinco anos, tem aumentado o número de brasileiros com hipertensão. Em 2006, 21,6% da população tinha a doença. Em 2010, essa taxa subiu para 23,3% - um recuo de 1,1 ponto percentual na comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento registrado nos últimos anos, o ministro Alexandre Padilha avalia que a tendência é de estabilização dos indicadores.

Os dados divulgados hoje (26) fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônicos (Vigitel) de 2010, feita anualmente em todas as capitais brasileiras por servidores do ministério e da Universidade de São Paulo (USP).

Turistas afogados em Ilhéus e Itacaré foram sepultados

Foram enterrados em Jequié e Brumado os corpos de dois jovens que morreram afogados em praias do sul da Bahia durante o feriadão. Os acidentes ocorreram em Ilhéus e Itacaré, que registraram quatro afogamentos entre quinta e sábado.

Em Jequié foi sepultado o corpo de Joilson dos Santos Júnior, “Joisinho”, de 19 anos. Na quinta-feira, ele estava participando de um retiro evangélico da Igreja Nova Esperança, em Mamoã, Ilhéus, quando uma onda o arrastou. O corpo foi encontrado na manhã de sábado.

Em Brumado foi enterrado o corpo de Moisés Meira, de 20 anos. Ele foi arrastado por uma onda na sexta-feira quando tomava banho na praia da Engenhoca, em Itacaré. O jovem estava acompanhado de familiares quando o acidente aconteceu.

O corpo de Moisés só foi encontrado no domingo. Durante o feriadão ocorreram outros dois afogamentos em Ilhéus e Itacaré, cidades que receberam milhares de turistas da Bahia e outros estados.

Jornal A Região

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mobilidade urbana de Salvador em discussão VLT ou BRT


Passagem mais barata com o VLT do que com o corredor de ônibus
A guerra de preços e de nervos entre os grupos empresariais que defendem a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e do Bus Rapid Transit (BRT) teve lances interessantes após as declarações do diretor-presidente T’Trans, Massimo Giovina-Bianchi, segundo o qual o preço da passagem do VLT pode ser "até 10 vezes mais barata do que a de do BRT.

Segundo Bianchi, a tarifa do VLT nas cidades americanas, como Dallas e Denver, custa entre US$ 0.48 e US$ 1.88, respectivamente. Enquanto a passagem do BRT, nas mesmas cidades, é de US$ 4.15 e US$ 2,6, respectivamente.

Os dados foram apresentados durante entrevista coletiva concedida hoje pelos representantes da T'Trans, logo após reunião com o governador em exercício, Chico Daltro (PP), e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP).

A diferença nas passagens está relacionada ao tempo de troca da frota, sustenta o diretor da T'Tran. Isso porque, o tempo útil do ônibus do BRT é, em média, de sete anos, enquanto o VLT dura até 30 anos. "O custo da compra desses ônibus e da manutenção estará embutido nas passagens e é o cidadão que paga", assegura.

O estudo comparativo entre o VLT, BRT e Diesel Multiple Unit (DMU), que seria o VLT movido a diesel, foi outro lance interessante na guerra de nervos que vem sendo travada nos bastidores entre "veeletistas e beerretistas".

Ele deu todas as garantias de que o VLT é o sistema mais adequado para Cuiabá e afirmou que o corredor de ônibus está ultrapassado.

Além disso, garante Massimo Bianchi, o VLT seria até 30% mais rápido do que o BRT, pois o sistema de trilhos tem vantagem no tempo de parada dos ônibus. Outro aspecto levado em consideração é a capacidade de passageiros em cada um dos veículos. O ônibus tem comporta apenas 163 passageiros, enquanto o trem consegue chegar a 500 pessoas.

O VLT também é de fácil acesso e tem sistema automatizado, com a opção de aumento na capacidade de passageiros, pois possui sistema de acoplamento, podendo acrescentar até dois bondes.

O empresário apresentou as vantagens do sistema de trilhos atestando a seguridade do modal, principalmente, na redução de acidentes, devido à segurança na condução do veículo que possui um sistema que permite uma integração maior com o trânsito.

Outro ponto positivo é a durabilidade dos ‘bondes’ do VLT que duram até 30 anos, enquanto os ônibus do BRT exigem a troca a cada sete anos, encarecendo ainda mais o sistema. Para Massimo, o sistema de corredor de ônibus possui a vantagem de servir como um alimentador do sistema estrutural de capacidade mediana.

Por outro lado, os empresários que defendem a implantação do BRT garantem que a passagem não deve passar de R$ 1,00. No entanto, a informação foi quesitonada pelo deputado José Riva (PP), que alegou que estariam omitindo dados como a troca da frota, que deverá estar incluso.

Além disso, outro fato que deve ser levado em consideração é de que a obra do BRT, avaliada em quase R$ 500 milhões, deverá ser executada pelo Estado e repassada para uma empresa administrar. Enquanto, a construção do VLT deverá ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Fonte: www.vltemsalvador.blogspot.com

Audiências públicas para reforma política têm data marcada em dez capitais

Reunião agendada para terça-feira em comissão especial da Câmara dos Deputados definirá as datas para debates em outros estados

Por: Virginia Toledo, Rede Brasil Atual
Publicado em 25/04/2011, 18:20

São Paulo - Dez capitais já têm agendadas audiências públicas para discutir os rumos da reforma política no Brasil. Nesta terça-feira (26), integrantes da Comissão de Reforma Política da Câmara dos Deputados se reúnem com representantes das assembleias legislativas estaduais e das câmaras de vereadores de todo o país para definir os procedimentos para as conferências regionais nos outros estados.

Os debates começam nesta sexta-feira (29) em Goiânia e seguem para Belém, na segunda-feira (2), Porto Alegre no dia 6, e Aracaju no dia 9.

Segundo o presidente da Comissão da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PMDB/SE), os trabalhos estão adiantados. No entanto, ele não está otimista quanto à aprovação da reforma em tempo hábil para valer já nas eleições de 2012.

Alguns temas da reforma política são polêmicos e não deverá haver consenso na hora da votação. A previsão é do representante da União Nacional dos Legisladores Brasileiros nas comissões da reforma da Câmara e do Senado, deputado estadual Sérgio Leite (PT/PE).

Segundo Leite, o voto em lista fechada elaborada pelos partidos políticos, por exemplo, gera divergências porque, com este mecanismo, o voto vai para a legenda e não para o candidato.

Definições

Os deputados que integram a comissão têm até o mês de agosto para finalizar os trabalhos e definir partes consensuais sobre o assunto. O Senado Federal, que também montou comissão para discutir o tema, já finalizou o relatório que, após votação em plenário, seguirá para a Câmara.

Os senadores aprovaram, mesmo sob muita oposição, a adoção da lista fechada para o sistema eleitoral brasileiro. Assim, os eleitores vão passar a votar nos partidos políticos, e não mais nos candidatos.

FIM DA GREVE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS

Enilda Mendonça, presidenta da APPI-APLB
Sindicato com o acordo assinado

Depois de muitas assembléias e mobilizações da categoria dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ilhéus, o Prefeito Newton Lima, assinou o acordo de Campanha Salarial 2011. Com a assinatura do executivo, A APPI-APLB Sindicato juntamente com a categoria decidiram hoje, 25/04/2011, após assembléia, acabar com a paralisação.

Amanhã, 26/04/2011 (terça-feira), as unidades escolares estarão funcionando normalmente e os estudantes da rede municipal voltarão para as salas de aulas.

No ensejo, a APPI-APLB Sindicato, representante legal dos Trabalhadores em Educação, parabeniza a toda categoria, pela união, força e persistência.

Trabalhadores unidos, a vitória é certa!!!

Postado no: appiaplbsindicatoilheus.blogspot.com

domingo, 24 de abril de 2011

Balanço indica que 47% dos contribuintes ainda não enviaram declaração do IR

23/04/2011 - 11h20
Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Receita Federal recebeu até as 9h de hoje (23) 12,740 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. O número representa 53,08% do total esperado – 24 milhões.

O plantão de dúvidas da Receita não funciona neste feriadão de Páscoa e o serviço voltará a funcionar apenas na segunda-feira (25). Mas muitas dúvidas dos contribuintes podem ser respondidas por meio do Questionário de Obrigatoriedade criado pelo órgão.

Um tutorial também está disponível no site com orientações sobre todas as etapas, desde o download do programa gerador até a restituição do imposto ou eventuais pendências e regularizações.

Este é o último fim de semana antes do fim do prazo de entrega das declarações. O documento devem ser enviado ao Fisco até as 23h59min59s do dia 29 de abril, horário de Brasília. A multa mínima para quem não entregar o documento no prazo é R$ 165,74 e a máxima chega a 20% do imposto devido. A Receita Federal garante que, como vem fazendo há mais de 15 anos, não prorrogará o prazo para o envio da declaração
O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano já pode verificar se está na malha fina. A Receita Federal abriu a consulta ao processamento da declaração pela internet.

Edição: Juliana Andrade

Obras da Copa gera polêmica em Salvador


BRT ou VLT é um debate desfocado, dizem especialistas
15/04/2011

O debate sobre as soluções para a melhoria da mobilidade urbana em Salvador está desfocado. Deveríamos estar preocupados em definir qual o modelo de mobilidade para uma cidade sustentável. A questão é mais complexa do que o debate entre BRT ou VLT. O mais importante não é a tecnologia, mas o sistema de transportes que queremos, como estabelecer uma rede integrada, plural, que utilize diversos modais . A questão não é o projeto, mas o que está por trás dos projetos.

Esta tese foi defendida ontem (dia 14) pelo professor Juan Moreno Delgado (UNEB/UFBA), estudioso de transportes públicos e mobilidade urbana, durante mesa-redonda promovida pelo Observatório da Copa Salvador 2014 (http://www.observatoriosalvador2014.com.br/) e realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA. O evento contou também com a participação do arquiteto e professor Armando Branco.

Os especialistas afirmam que, ao contrário do que diz a propaganda otimista de políticos e governantes, estamos perdendo o bonde da Copa 2014 quanto à implantação de estruturas urbanas definitivas na cidade de Salvador. A Copa deixa de ser a “janela de oportunidades” alardeada por uma razão básica: a falência do planejamento urbano de natureza pública faz com que a cidade não tenha projetos consistentes para aproveitar o volume de recursos disponíveis para os investimentos. O planejamento adquiriu caráter privado e está centrado apenas na questão da ampliação do aeroporto, do porto, da rede hoteleira e de um corredor de tráfego entre o aeroporto e a Arena Fonte Nova.

Tanto Juan Delgado quanto Armando Branco explicaram que o modelo de sistema de transportes está umbilicalmente ligada às questões de uso e ocupação do solo. As vias de transporte são decisivas no estímulo e ordenação (ou desorganização) da ocupação do solo urbano. Do modo como está sendo projetado o uso dos investimentos para a Copa, com o foco exclusivo no corredor Aeroporto-Arena Fonte Nova, a tendência é aumentar os problemas com a mobilidade urbana da cidade. “Estamos jogando gasolina no incêndio” resumiu Delgado.

Eles defenderam a implantação de uma rede integrada, plural, que aproveite o potencial dos diversos modais de transporte público – ônibus, trem, metrô, veículos leves sobre trilhos, bicicletas – e o desestímulo ao uso do automóvel. Armando Branco lembrou que Salvador tem atualmente 430 mil automóveis em circulação e que a cada dia 100 novos veículos são adicionados ao tráfego urbano.

sábado, 23 de abril de 2011

Partida de futebol na Urbis termina em protesto


Foi realizado na ultima sexta-feira (22), uma partida de futebol de areia envolvendo as equipes da Associação Desportiva Quem Viu Viu e Associação Desportiva Baba do Feijão. O jogo aconteceu na quadra de futebol de areia dos caminhos 40 e 41 do bairro da Urbis. A equipe do Baba do Feijão venceu por 7 a 3.

Segundo os organizadores do jogo, a equipe do Baba do Feijão, utilizou dois atletas que não faz parte do quadro de sócios indo de encontro o combinado para realização do jogo. O caso vai ser julgado por uma comissão independente.

Inauguração da UPA de Bom Jesus da Lapa


O estado da Bahia recebeu mais uma Unidade de Pronto atendimento (UPA 24h) na última sexta-feira (01/04). A UPA de Bom Jesus da Lapa, que tem capacidade de atendimento de até 150 pacientes por dia.

O Ministério da Saúde investiu R$ 1,4 milhão para implantação e repassará R$ 1,2 milhão anual para o custeio da Unidade que faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências e integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Unidade da Lapa é a primeira de uma série de 30 Unidades de Pronto Atendimento em construção na Bahia onde está previsto um investimento pelo Governo Federal de R$ 52,8 milhões e um valor de custeio de R$52,2 milhões em custeio depois de habilitadas.

Postado por soalagoas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Empresas de Saneamento Básico Estaduais pedem isenção do PIS/Cofins ao Ministro das Cidades


A diretoria da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) entregou, nesta quinta-feira, 14/04, ao ministro das Cidades, Mário Negromonte, uma Nota Técnica de Desoneração, de onde consta o pedido de isenção do pagamento do PIS/Cofins. Participaram da entrega do documento, os vice-presidentes Antonio Braga (região Norte), Ricardo Simões (Centro-Oeste), Walter Gasi (Nordeste 1), além de Hélio Moreira e José Martinho Reis, representantes das companhias de saneamento do Rio de Janeiro (Cedae) e do Paraná (Sanepar), respectivamente.

O documento apresentado pelo diretor presidente da Aesbe, Abelardo de Oliveira Filho, explica que as companhias não têm a intenção de apenas economizar o recurso destinado ao pagamento de PIS/Cofins, mas de reinvesti-lo em obras e ações de educação socioambiental e sanitária em comunidades carentes.

O ministro Mario Negromonte disse que pretende formar um grupo de trabalho entre membros da Aesbe e, também, do Ministério das Cidades. A função desse grupo será a elaboração de um documento, possivelmente um projeto de lei, que além de desonerar as companhias preveja uma forma adequada de reinvestimento desse recurso. Após concluído, o documento será apresentado aos ministérios da Fazenda e do Planejamento e, ainda, à própria presidente Dilma Rousseff.

“O pleito da Aesbe é legítimo e os argumentos utilizados sensibilizam o governo federal”, comentou Negromonte, logo após o documento da Aesbe ter sido defendido pelo presidente Abelardo. O ministro também afirmou que pretende envolver o Ministério da Saúde e a Funasa nesse processo, já que o resultado do reinvestimento será visivelmente sentido na área da saúde pública. A intenção da Aesbe é a de que a meta do governo federal de universalizar o saneamento em 20 anos seja, de fato, batida.

O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, disse que o resultado da reunião foi satisfatório, tendo em vista a solicitação do ministro de se formar um grupo que elabore o documento. “Se o governo Federal aceitar a proposta da Aesbe, deverá abrir mão de cerca de R$ 2 bilhões/ano, arrecadados com esses impostos”, informou o Secretário. Esse valor – R$ 2 bi – corresponde ao que foi desembolsado pelas companhias em 2010.

“Por outro lado - lembrou o presidente da Aesbe – essa desoneração irá corrigir uma injustiça cometida contra o saneamento básico brasileiro em 2004, ano em que vários setores como a Telefonia e até da Indústria Gráfica obtiveram isenção. Saneamento Básico é saúde!”, enfatizou Abelardo.

Para o presidente da Aesbe, o pleito apresentado deve, sim, surtir efeitos positivos para o setor de saneamento básico, uma vez que o reinvestimento irá fortalecer a principal diretriz do governo Dilma Rousseff: a erradicação da miséria extrema no Brasil. “Eu não tenho dúvidas de que esse reinvestimento irá melhorar o índice de desenvolvimento urbano do País, pois água tratada evita doenças, aumenta a capacidade de aprendizagem e contribui com a valorização do indivíduo. E é isso que nossa presidente quer”, reforçou Abelardo.

Além de ser empregado em mais obras e ações de educação socioambiental e sanitária que deverão contemplar as comunidades mais carentes, o dinheiro que deixará de sair dos cofres das concessionárias poderá ser utilizado como recurso de contrapartida, na tomada de empréstimos importantes nos organismos financeiros nacionais e internacionais.

Assessoria de Comunicação da Embasa

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Lula - Crise PSDB

Obras da Ferrovia Leste/Oeste


Deputados criticam ação do MPF

A ação do Ministério Público Federal, pedindo que as obras da Ferrovia Leste/Oeste sejam paralisadas até que saia a licença ambiental do Porto Sul, gerou revolta e críticas em toda a região por onde o projeto vai passar.

O deputado federal Luiz Argôlo (PP), membro da Comissão de Acompanhamento do Complexo Intermodal Porto Sul, afirma que não existe mais qualquer dúvida sobre o terminal portuário da Bamin e o porto público em Ilhéus.

"A mudança da área do porto para Aritaguá é a garantia de que o Ibama vai conceder a licença ao projeto. A mudança se deu em função de questões ambientais e há estudos do Ibama que apontam o menor impacto na região de Aritaguá”.

A presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos (PMDB), diz que o pedido é inoportuno e a Valec Engenharia, responsável pela obra, teve 30 dias de prazo para responder a uma recomendação da Justiça e ele ainda não acabou.

Para a deputada, o MPF deveria esperar pelo menos o final deste prazo. Ela lembrou que as obras estão em andamento, gerando "emprego, renda e desenvolvimento em toda a região. Só razões muito sólidas poderiam suspender o emprego de milhares de pessoas".

O deputado Augusto Castro (PSDB) diz que se as obras forem paralisadas, quem perde é a Bahia. "O MPF precisa ter uma visão ampla sobre o projeto. A Bahia não pode mais adiar um empreendimento como o Complexo Intermodal. Parar as obras vai gerar prejuízos".

Castro quer que os procuradores do MPF compareçam á Comissão para explicar seu pedido, e que Governo do Estado e Ibama agilizem a elaboração do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da área de Aritaguá.

Postado em: Jornal A Região

Moradores do Mambape obrigados a conviver com buraco e lixo

Moradores do bairro do Mambape em Ilhéus estão sem coleta de lixo desde a semana passada. Um buraco na ladeira de acesso ao bairro está impedido à coleta do lixo porque o caminhão não consegue chegar às casas.

Os moradores estão pedindo urgência da prefeitura na recuperação da ladeira, pois os moradores estão sendo obrigados a conviver com o lixo jogado nas ruas.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Mambape, a prefeitura foi informado do problema, mas até o presente momento a situação continua a mesma.

Jorge Reis (Tinga)


Lixo jogado ao lado da Escola



Ladeira de acesso ao Mambape.

terça-feira, 19 de abril de 2011

MPF pede suspensão da construção das obras da Fiol

'Objetivo é evitar que o dinheiro público seja desperdiçado', diz procurador
Publicada por Ruan Melo às 16:20, 19/04/2011

Uma ação civil foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus, no sul baiano, à qual propõe a suspensão "imediata" da construção do sub trecho Barreiras – Ilhéus da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Segundo a MPF, a solicitação visa evitar o emprego indevido de recursos públicos federais, já que os terminais portuários ainda não têm viabilidade ambiental certificada. “O objetivo da ação é apenas evitar que o dinheiro público seja desperdiçado pela construção de uma ferrovia que não tem ponto final definido”, criticaram os procuradores da República Eduardo El Hage e Flávia Arruti, autores do processo.

Para ser revogada, a ação deve esperar que os procedimentos de licenciamento ambiental do Porto Sul e do Terminal de Uso Privativo (TUP), da Bahia Mineração (Bamin), sejam concluídos.

A ferrovia, que está orçada em 4,5 bilhões, servirá para transportar grãos e minérios por um trajeto que começa em Figueirópolis (TO), atravessa os estados de Goiás e Bahia e termina em Ilhéus.

Postado por: portal sociedade

Governador recebe MST para discutir reivindicações do movimento

Desenvolvimento da agricultura familiar foi um dos pontos tratados
Publicada por Ruan Melo às 15:16, 19/04/2011

Após uma semana de negociações com representantes do Governo do Estado, as lideranças do Movimento Sem Terra (MST) foram recebidas pelo governador Jaques Wagner, nesta terça-feira (19). A reunião aconteceu por volta das 11h, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O desenvolvimento da agricultura familiar no estado e o Plano de Inclusão Produtiva empreendido pela Secretaria de Agricultura (Seagri) foram alguns dos assuntos tratados. Segundo o secretário da pasta, Eduardo Salles, estes temas são de relevância permanente para as políticas públicas estaduais, pois a Bahia possui o maior número de famílias - 665 mil - que vivem da agricultura familiar no Brasil, das quais 60 mil integram o MST.

“A prioridade do governo é que a gente consiga fazer os assentamentos, e os agricultores familiares tenham produtividade semelhante à dos agricultores empresariais. Para isso, precisamos viabilizar projetos em conjunto que garantam infraestrutura básica e beneficiem a agricultura familiar como um todo”, afirmou o secretário.

De acordo com ele, estes projetos são amplos e envolvem as demais secretariais para a efetividade e agilidade nas ações. “Foi isso que discutimos e apresentamos hoje, e o MST tem aceitado bem a proposta do governo de não mais fazer ações pontuais, mas projetos de iniciativa conjunta”.

As negociações contínuas permitiram avanços no diálogo entre o MST e o Governo do Estado para o cumprimento das demandas do movimento, conforme pontuou o líder do MST na Bahia, Márcio Matos. “São diversas ações do ponto de vista da infraestrutura dos assentamentos, como assistência técnica e apoio à produção, e da educação no campo que foram acordadas hoje. Outra sinalização importante é o apoio do governador, que vai nos apoiar junto ao governo federal para discutirmos os problemas das famílias acampadas na Bahia”.

Melhor forma de negociação
Depois da reunião, o governador falou diretamente com os integrantes do MST, concentrados em frente ao prédio da Governadoria. Para Wagner, receber as lideranças do movimento é um processo natural dentro do sistema democrático. “Eu entendo que democracia é um jogo de dois lados da mesma moeda: é pressão e negociação. Acho legítimo que as pessoas venham demandar melhores condições para trabalhar e sobreviver. São vários os movimentos e a melhor forma de negociar é esta, receber a pauta de reivindicações, negociar e dizer o que é possível fazer, pois não vou ficar prometendo o que eu não posso fazer. Afinal, é preciso criar uma relação de confiança”, disse.

O governador ressaltou ainda a importância da organização social em movimentos de interesses comuns para facilitar as negociações e atender as prioridades possíveis. “Antes os que se organizam em movimento para tentar sair da miséria, pela via do trabalho, do que aqueles que se organizam em quadrilha de traficantes e saem da miséria infelicitando a população com a venda de drogas. Não tenho dúvida de que, muitas vezes, é a desilusão com o caminho do bem, que leva ao caminho do mal. Então prefiro recepcionar quem ainda está procurando o caminho do bem e do trabalho para sobreviver, do que mandar a polícia correr atrás de marginal”.

Fonte: Agecom

Secretário não comparece a reunião com moradores da Urbis

O secretario de Infraestrutura da prefeitura de Ilhéus, Marconi Queiroz, não compareceu a reunião agendada com a Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá (Urbis). A reunião estava marcada para hoje (19) às 19h30min na sede da associação e tinha como pauta as obras que estão sendo executadas no bairro e a pavimentação dos prolongamentos dos caminhos 46 ao 49. Após muita existência por telefone, o presidente da associação de moradores Odailson (Pequeno), conseguiu falar com o secretário.
A justificativa de não comparecimento do secretário gerou protestos por parte dos moradores que estavam presente na sede da associação. Segundo Marconi, houve um mal entendi no agendamento da reunião. Marconi solicitou à associação de moradores que agenda-se nova reunião.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Buraco interdita caminho na Urbis

Um buraco no inicio do caminho 35 vem causando transtornos aos moradores do bairro Hernani Sá (Urbis). Segundo os moradores, técnicos da embasa já estiveram no local e não constataro nenhuma problema com a rede de esgoto, ficando a cargo da prefeitura a realização dos serviços de reparo do calçamento. A fato já é de conhecimento da Associação de Moradores da Urbis.



Jorge Reis (Tinga)

sábado, 16 de abril de 2011

Salários dos professores e servidores da educação de Ilhéus são reajustados após acordo.


Foto: Clodoaldo Ribeiro

Como resultado da campanha salarial 2011, os servidores da Educação de Ilhéus, com exceção dos integrantes da carreira do magistério, tiveram seus salários reajustados em 6,47%. Este mesmo percentual também vale para o ticket alimentação, segundo explicou a secretária de Educação do município, Lidiney Campos, já estará inserido na folha deste mês e vale tanto para os servidores como para os professores. A reposição foi definida durante reunião realizada na tarde da última quinta-feira (14) que contou também com a participação dos secretários Alcides Kruschewsky (Governo) e Antônio Bezerra (Administração) e a presidente da Associação de Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB), Enilda Mendonça, e demais representantes da entidade.

O acordo celebrado esta semana entre o Município e os profissionais de educação, representados pela APPI/APLB, também contempla os professores com um reajuste de 15,85%, equivalente ao piso nacional, restando apenas a conclusão do Plano de Cargos e Salários (PCS) dos servidores, que de acordo com o secretário Antônio Bezerra, será concluído até o dia 25 deste mês, e enviado à apreciação na Câmara de Vereadores. Bezerra explicou, ainda, que por se tratar de uma reposição salarial com aplicação do piso nacional, o percentual tem efeito retroativo a janeiro deste ano, devendo ser pago nas próximas folhas.

Para Lidiney Campos, com a implantação desse plano específico para os servidores da educação, a exemplo de merendeiras, auxiliar de serviços gerais, porteiros, entre outros profissionais, terão acesso a cursos de nível técnico visando a qualificação profissional, “o que vai permitir condições mais favoráveis de trabalho, melhores serviços à comunidade escolar e ingresso mais efetivo a uma política de melhorias salariais, que antes só levava em consideração o tempo de serviço desse servidor”.

O PCS vai contemplar um total de 458 servidores, já que os professores da rede municipal já contam com um plano de cargos e salários específico, criado em 2008.

Outra grande conquista da categoria foi a implementação, desde o ano passado, da chamada ‘Mudança Automática de Referência’ em cumprimento ao parágrafo 11 do artigo 15 da Lei 3.346, de 27 de agosto de 2008. Por meio desse mecanismo, se o profissional de educação (professor, orientador e supervisor) não for promovido em três anos logo após efetivo exercício e a conquista dos pontos estabelecidos, a passagem de uma referência para outra imediatamente superior se dará de forma automática.

Postado por: osarrafo

Dilma dribla mídia e começa a devolver a Vale ao Brasil

Abril 5th, 2011 Autor: Jussara Seixas

A imprensa conservadora está sem ter o que dizer. Em três meses apenas, Dilma Rousseff fez o que Lula passou anos querendo fazer. Retomar – não a propriedade, que Fernando Henrique entregou na bacia das almas – mas o papel da Vale como indutora do desenvolvimento brasileiro. E, para isso, era preciso acabar com o reinado de Roger Agnelli, o homem que queria vender cada vez mais rápido maiores quantidades de minério, não pensava em investir no seu beneficiamento e transformação em aço e, ainda por cima, não tinha uma política de compras interna, como demonstrou na compra de 12 navios gigantes – cada um deles maior que o morro Pão de Açúcar – na China, sem um parafuso feito aqui.

O esquadrão midiático de Agnelli foi solenemente driblado. Primeiro, quis fritar o Ministro Guido Mantega por ter conversado com Lázaro Brandão, presidente do Bradesco e acionista de verdade da Valepar, controladora da Vale. Mesmo com sua bufunfa de R$ 1,3 milhão por mês, Agnelli não tem ações para escolher sequer o chefe do setor de zeladores do prédio da Vale. Depois, quis apresentar a mudança como um “aparelhamento da Vale” e os únicos sinais concretos de promiscuidade política da Vale vieram do próprio Agnelli, que armou uma operação com o DEM para atacar o Governo, e o fato de se ter lá dentro uma todo-poderosa senhora que entrou pela janela tucana na empresa e, como braço de ferro de Agnelli, “enquadra” na vontade de funcionários a diretores da empresa. Perdido Agnelli, tentaram enfiar na Vale o nome de sua preferência. Quietinha, a mineira Dilma deixou que dessem por escolhido o substituto. Na hora H, emplacou uma solução técnica, vinda de dentro da própria empresa ,o ex-funcionário da Vale e membro de sua diretoria, Murilo Ferreira, um excutivo com quem a Presidenta já teve muito contato quando Ministra das Minas e Energia. Claro que se trata de um profissional de mercado, experiente e capaz. Mas dirigir uma empresa como a Vale requer mais que simples competência técnica. Exige visão estratégica da empresa e do país. E capacidade política de perseguir estes objetivos. Os jornalistas de mercado adoram falar nas virtudes da sinergia, isto é, na capacidade de duas instituições multiplicarem seus resultados agindo em sintonia.

E curioso que não falassem nunca em quanto a empresa e o país perdiam com a ação de Agnelli em desalinho com as macropolíticas econômicas brasileiras. A direita midiática levou um competente drible e caiu sentada no chão.

Fonte: www.tijolaço.com

Feirão Ponta de Estoque na Urbis


A CDL de Ilhéus está realizando no bairro Hernani Sá (Urbis) o feirão de ponta de estoque com produtos sendo vendidos a preços baixos. O feirão vai até as 17 horas deste sábado (16) na sede da Associação de Moradores da Urbis.

De acordo com Nadja Argollo, presidente da CDL de Ilhéus, todo recurso arrecadado será doado à Santa Casa de Misericórdia que enfrenta sérias dificuldades financeiras.

Valmir Assunção enaltece ações do MST


O deputado federal Valmir Assunção (PT) disse, em sessão na Assembléia, que os 25 anos de fundação do MST significam um “amadurecimento e firmeza na organização dos movimentos sociais que lutam pela reforma agrária na Bahia e no Brasil”. A sessão especial pelo Dia Internacional da Luta no Campo ocorreu na manhã de hoje (15) e foi promovido pela Assembléia para lembrar os trabalhadores rurais mortos pela Polícia Militar, em Eldorado de Carajás (Pará), em 1996, por solicitação do deputado estadual Marcelino Galo (PT). Ao se referir ao Abril Vermelho, Valmir Assunção disse que “temos que continuar caminhando, pois a reforma agrária não nos será dada de graça, e somente com a pressão é que alcançaremos os nossos objetivos”.

Adriano Costa

Coordenação da Operadora Social da PIS Mangabeira - União por Moradia Popular
Projeto de Desenvolvimento Integrado em Áreas Urbanas Carentes na Bahia – Dias Melhores 7344 BR - BIRD.

Poligonal de Integração Social da Mangabeira
Telefone do Escritório: 75 3489-1581

Contato: 75 8103-4942 / 75 9122-0252

*MST já ocupa 40 fazendas na Bahia*


Já são 40 as fazendas ocupadas pelo MST no chamado Abril Vermelho, que é a
jornada de luta do movimento em favor da reforma agrária. Em Salvador, no
Centro Administrativo da Bahia, cerca de três militantes continuam acampados
à espera de uma definição da pauta de reivindicações, que contém 15 itens.



Segundo explicou o coordenador do movimento no estado, Marcio Matos, a Bahia
é o estado brasileiro com o maior número de famílias de trabalhadores rurais
sem terras acampadas: 25 mil. Ontem em Brasília, em uma reunião de deputados
federais do PT com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da
Presidência, ficou acertado que até o próximo dia 2 de maio, o Governo
Federal dará uma resposta às reivindicações, a nível nacional, um dos
movimentos que lutam pela reforma agrária.

Para Valmir Assunção, deputado federal (PT-BA) e um dos fundadores do MST,
que esteve com o ministro Gilberto Carvalho, “a reforma agrária é
determinante para 4,5 milhões de famílias brasileiras. Não é possível deixar
de enxergar a necessidade da reforma agrária neste país, principalmente nas
metas de combate à pobreza”, disse.


*Adilson Fonseca*

*Jornalista DRT 969-BA*

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PSD de Gilberto Kassab promove ato de fundação

Por: Priscilla Mazenotti
Publicado em 13/04/2011, 15:50

Brasília – O Partido Social Democrático (PSD) promoveu nesta quarta-feira (13) um ato de fundação, primeiro passo exigido pela lei para a criação do partido. Agora, é preciso coletar 500 mil assinaturas de filiados em todo o país para que o registro da legenda seja oficializado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na cerimônia, um dos fundadores do partido, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, garantiu que o PSD não será alinhado à base do governo, nem à oposição.

“Estamos à disposição para ajudar a presidenta Dilma, queremos que seu governo dê certo. Mas isso não significa alinhamento com o governo, ser base de apoio”, disse.

Kassab, no entanto, negou que, com isso, o partido tenha nascido com crise de identidade porque será formado por filiados que vieram da base governista e também da oposição. “O PSD nasce independente. O importante não é de onde eles vieram, mas que agora tenham identidade e unidade. Todos serão respeitados”, afirmou.

Já no ato de fundação do partido, 28 deputados assinaram o documento de filiação à nova legenda. “Até amanhã, deveremos passar de 30. Temos ainda cinco vice-governadores, dois senadores e outros tantos deputados estaduais e prefeitos”, contou Kassab.

A expectativa é que, no máximo, em 90 dias as assinaturas estejam coletadas e, com isso, o partido possa ser registrado no TSE. “Temos de preparar o partido antes de outubro, para os que quiserem concorrer nas eleições de 2012”, disse o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, um dos principais fundadores da agremiação.

O evento foi realizado em auditório da Câmara dos Deputados e contou com o apoio de parlamentares da base governista, como o próprio presidente da Casa, Marco Maia (PT-SP). “Vamos tratar o PSD com muita atenção e carinho”, disse Maia.

Fonte:Agência Brasil

Banco Mundial alerta que alta nos alimentos pode levar milhões à pobreza extrema

14/04/2011 - 16h39
Da BBC Brasil

Brasília - Dados apresentados nesta quinta-feira (14) pelo Banco Mundial apontam que novos aumentos nos preços globais dos alimentos podem colocar milhões de pessoas em situação de pobreza extrema.

De acordo com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, os preços dos alimentos já estão 36% mais altos que há um ano e um novo aumento de 10% colocaria mais 10 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema (renda menor que US$ 1,25 por dia). Quando a projeção é de alta de 30% nos preços dos alimentos, o número de pessoas afetadas passaria a 34 milhões.

Desde junho do ano passado, 44 milhões de pessoas ingressaram na categoria de pobreza extrema, levando o número de indivíduos que se encontram nessa situação em todo o planeta para 1,2 bilhão.

"Mais pessoas podem se tornar pobres por causa dos preços altos e voláteis dos alimentos", alertou Zoellick, em Washington, onde ocorre a partir desta sexta-feira (15) a reunião de primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo Zoellick, os preços altos e voláteis dos alimentos são hoje "a maior ameaça aos pobres ao redor do mundo".

Segundo o órgão, as crises recentes em países árabes e muçulmanos do Norte da África e do Oriente Médio contribuíram para a alta nos preços internacionais dos combustíveis e acabaram tendo impacto também no aumento dos preços globais dos alimentos e na estabilidade das nações mais afetadas.

"Os preços dos alimentos não foram a causa das crises no Oriente Médio e no Norte da África, mas são um fator agravante", disse Zoellick, ao afirmar que a inflação dos preços dos alimentos chega a dois dígitos em países como o Egito e a Síria, palcos de revoltas populares recentes.

Entre os produtos que contribuíram para a alta dos preços estão milho (aumento de 74% em um ano), trigo (69%), soja (36%) e açúcar (21%). Os preços do arroz, porém, permaneceram estáveis, segundo um relatório do Banco Mundial.

Outros fatores que influenciaram a alta recente dos alimentos são problemas climáticos em países exportadores, restrições a exportações em alguns mercados e baixos estoques globais.

O Banco Mundial cita ainda entre os fatores que influenciaram a alta dos preços o aumento do uso de grãos para a produção de biocombustíveis.
Entre as medidas sugeridas para combater o problema está priorizar o uso de grãos para a alimentação, em detrimento de biocombustíveis, quando os preços dos alimentos excederem certos limites.

Segundo os estudos do banco, os países mais pobres são mais afetados pela inflação dos alimentos do que as nações de maior renda.

Outras medidas que poderiam reduzir esse impacto, diz o Banco Mundial, são direcionar mais programas nutricionais e de assistência social para os mais pobres, remover restrições à exportação de grãos e melhorar a capacidade dos países de lidar com a volatilidade, por meio de instrumentos de mercado financeiro, melhores ferramentas de previsão do tempo e mais investimentos em agricultura.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Colo Colo focado no Campeonato Baiano Sub 20


Postado por Site FBF em 12/04

Apesar do rebaixamento no Campeonato Baiano Profissional, o Colo Colo já está classificado para as semifinais do Campeonato Baiano Sub-20.

Na primeira fase da competição, o Colo Colo conseguiu um feito inédito, o clube terminou a fase anterior com 29 pontos, à frente do Bahia com 24 pontos e do Vitória, 26 pontos.

Esta é a primeira vez que um clube do interior termina uma fase inicial de campeonato com mais pontos que a dupla BAVI.

Na segunda fase o rendimento não foi tão bom, o time jogou várias vezes desfalcado por conta de muitos jogadores estarem atuando na equipe profissional, mas mesmo assim, a garotada não vacilou e garantiu a classificação.

Agora o foco do clube é o Campeonato Sub-20, o Tigre de Ilhéus conta com dois goleadores, Cleiton, com 08 gols e Bil com 06 gols. A diretoria confia que esse grupo poderá chegar às finais do campeonato e ainda garantir vaga na Copa São Paulo 2012.

Eva Chiavon fala sobre novidades do Porto Sul

12/04/2011 19:12

Com a evolução e o aprofundamento dos estudos ambientais, o Governo da Bahia decidiu alterar o local onde será implantado o Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul. Em decreto que será publicado nesta terça-feira (12) no Diário Oficial, o Estado declara de utilidade pública uma área de 48.333.024,72 m2 (4.830 hectares), na margem esquerda da BA-001 (sentido Ilhéus – Itacaré), na localidade de Aritaguá, em Ilhéus.

Mantendo uma diretriz do Governo de promover o desenvolvimento com sustentabilidade e atendendo a uma orientação do IBAMA, a administração estadual optou por redirecionar os estudos para a nova área.

Dentre os motivos determinantes para a mudança da localidade destinada ao projeto estão a ausência de corais e recifes no trecho de mar em frente à nova área escolhida e de fragmentos em processo de regeneração de Mata Atlântica, bem como menor complexidade de fauna.

“Depois do aprofundamento dos estudos, foi possível ter elementos mais apurados para uma reavaliação da área, e mesmo encarecendo o projeto, fizemos a opção por conta de uma melhor solução ambiental”, afirmou a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon.

Ainda de acordo com ela, o Governo da Bahia tem uma postura de compromisso com as instituições e com a autonomia das instâncias que regulam a concessão de licenças ambientais. “O Governo da Bahia tem tido preocupação com as questões ambientais e essa solução é resultado de grandes debates das áreas técnicas”, disse Chiavon.

Informação do politicahoje

Aluno é flagrado com arma calibre 32 em escola de Eunápolis

Adolescente foi liberado e encaminhado para a casa dos avós

Publicada por Adelia Felix às 13:18, 13/04/2011

Nesta terça-feira (12), um estudante de 17 anos foi flagrado portando arma de fogo na Escola Municipal Anésia Guimarães, no bairro de Pequi, em Eunápolis, a 668 km da capital baiana, na região sul do estado. A arma era calibre 32 e estava sem munição, segundo a polícia local.

De acordo com o delegado Marivaldo Felipe, os professores comunicaram a situação à polícia depois que colegas de classe fizeram a denúncia. Ainda segundo a autoridade, foi aberto um Termo de Ocorrência Circunstanciado por porte ilegal. O adolescente foi liberado e encaminhado para a casa dos avós, com quem mora.

Fonte:Portal Sociedade on line

Comissão do Porto Sul ouvirá secretários estaduais

Em 13.04.2011

A Comissão Especial do Complexo Intermodal e Ferrovia de Integração Oeste leste/Porto Sul definiu na reunião desta quarta-feira, 13, uma agenda para o mês de maio. A reunião com a participação do secretário de Planejamento do Estado, Zezéu Ribeiro, foi confirmada para o dia 04 de maio. Por solicitação do deputado Augusto Castro (PSDB), o convite está sendo estendido também à secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, que ainda não confirmou presença.

O objetivo da reunião com os secretários é que os mesmos apresentem o projeto do Complexo Intermodal, que envolve o porto privado da Bamin, o porto público e o aeroporto internacional de Ilhéus. Os membros da comissão querem, também, conhecer os detalhes da nova área destinada ao Porto Sul – Aritaguá, nas margens da BA-001, que liga Ilhéus a Itacaré. Para a reunião do dia 4 serão convidados todos os parlamentares, a pedido de Augusto Castro.

Também foi confirmado pelo vice-presidente da comissão, deputado Euclides Fernandes (PDT), que presidiu a sessão de hoje, a visita dos membros da Comissão Porto Sul a Caetité, dia 13/05, e Guanambi, 27/05. Nesses dois municípios a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública, está realizando obras para implantação da Ferrovia de Integração Oeste Leste. O deslocamento de comissões parlamentares é previsto no Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

Ascom/Deputado Augusto Castro

Vanda Amorim - DRT/PE 1339
Assessora de Comunicação
(71) 9972-2724
(71) 3115-4004
e-mail alternativo: vandaamorim@gmail.com

Movimento salve a BR251

Associação Esportiva e Comunidade Santo Antônio
“uma comunidade unida jamais será vencida”

Rodovia Pontal Buerarema Km 08 Santo Antônio


CONVITE

Venha participar da primeira carralgada do movimento salve a BR251, que tem como objetivo chamar a atenção do governo federal com o descaso em que se encontra a rodovia Pontal Buerarema.

O acompanhamento do movimento poderá ser feito de carro, cavalo, carroça, jegue, moto ou qualquer outro meio disponível de transporte.

A camisa será vendida a R$10.00
O dinheiro será para comprar água lanche.

Contato: 73-81076080

NOTA PÚBLICA DOS MOVIMENTOS SOCIAS SOBRE O AUMENTO DA PASSAGEM

Como é de conhecimento público, várias entidades dos Movimentos Sociais, Sindicatos, entidades estudantis, associações, etc, vem debatendo há muito tempo a questão do transporte coletivo na nossa cidade e os aumentos abusivos das tarifas.

Consideramos vitórias do Movimento, a instalação do Conselho Municipal de Transporte, com representação da Sociedade Civil e a retomada de direitos estudantis que haviam sido retirados por decreto municipal.

O Conselho de Transporte desde janeiro analisou as planilhas enviadas pelas empresas de ônibus e sugeriu um reajuste de 5,8% (o mesmo índice de aumento do salário mínimo), o que resultaria numa tarifa de R$ 2,10. Em seguida, realizou audiência pública, na qual foi notada a ausência de setores do poder público (Câmara de vereadores e a Prefeitura) que são os responsáveis pela gestão e normatização do transporte público.

Os Movimentos, quando surpreendidos pelo decreto do prefeito Newton Lima estabelecendo a tarifa em R$2,20, foram às ruas no dia 29 de março, 3º dia de vigência da nova tarifa.
Vale ressaltar que o decreto que reajustou a passagem é repleto de ilegalidades, pois viola a Lei Orgânica pela ausência de parecer fundamentado e por falta de anuência da Câmara de Vereadores.

Em reunião com os Movimentos, o prefeito Newton Lima se comprometeu a estabelecer um Seminário com a participação da Câmara de Vereadores e da Sociedade Civil para rediscutir o Transporte Coletivo em Ilhéus, mas preferiu manter a tarifa em R$ 2,20.
Fruto da pressão social, o Executivo Municipal, em matéria divulgada no jornal Diário de Ilhéus no dia 11 de abril, aponta para o atendimento de várias das reivindicações do Movimento, como a implementação do Sistema de Transbordo (que permitiria a mudança de ônibus sem a cobrança de uma nova passagem), a auditoria nas planilhas enviadas pelas empresas e o estudo da revisão do sistema de concessão do Transporte Coletivo de nossa cidade (que impõe a obrigatoriedade de reajustes anuais das tarifas).

Os Movimentos estão atentos. Já estamos providenciando as medidas judiciais cabíveis e não descartamos a realização de novas manifestações de rua para garantir que o povo de Ilhéus tenha um Transporte Coletivo de qualidade, pagando tarifas a preços justos.

COESO – DCE-UESC – CTB – FAMI – UJS – UEB – UBES – CADE – SINDICATO DOS BANCÁRIOS – SINDICACAU – APPI – CACIS-UESC

Informação do blogdogusmao

DECISÃO DO CONSELHO ROMPE CONTRATO COM A FESF

Exclusivo: ex-secretária de saúde, Marleide Figueiredo, é acusada de “enganar” conselheiros e Ministério Público.

O Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus decidiu, por 11 votos a 3, cancelar o contrato com a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF). A decisão aconteceu durante reunião ocorrida ontem (terça,12), no auditório do antigo SESP.

A FESF foi criada pela secretário de saúde do estado, Jorge Solla, para facilitar a formação de equipes do programa de saúde da família (PSF). Os municípios reclamam das dificuldades para atrair profissionais da área, devido aos altos salários normalmente pagos, principalmente aos médicos.

A Fundação contrata pela CLT, livrando as prefeituras dos encargos trabalhistas e da constante fiscalização do ministério público, que não admite o ingresso de servidores sem o crivo dos concursos.

Ilhéus aderiu à FESF em 2009. Entre abril de 2009 a dezembro de 2010 foram repassados à instituição, cerca de um milhão e cinquenta e dois mil reais. O dinheiro veio do Ministério da Saúde para essa finalidade.

Infelizmente, até agora, os postos de saúde não passaram por modificações que pudessem melhorar a qualidade do atendimento prestado à população.

Em Ilhéus, A FESF contratou apenas 9 profissionais (4 médicos, 3 enfermeiros e 2 dentistas) para quatro unidades do PSF (Salobrinho, Iguape, Conquista e Sambaituba).

Conselheiros suspeitam que os salários dos 9 profissionais estejam sendo pagos pela secretaria de saúde, apesar do repasse feito pelo município (mais de 1 milhão).

Durante a reunião, onde foi aprovado o fim do vínculo com a FESF, a ex-secretária de saúde, Marleide Figueiredo, foi acusada de ter firmado o contrato com a fundação sem o conhecimento do Conselho Municipal de Saúde.

Marco Lessa, vice-presidente do CMSI, acusou Marleide de ter enganado o Ministério Público Estadual, ao garantir à promotoria que os conselheiros aprovaram o contrato.
Além do cancelamento, os conselheiros pediram a devolução dos recursos, e desautorizaram o pagamento de uma nova parcela, no valor de um milhão e trezentos mil reais. O caso também será denunciado ao Ministério Público Estadual.

Não conseguimos contato com Marleide Figueiredo. O espaço está aberto para que ela possa se defender.

Informação do sarrafo

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Passeio ao Rio do Engenho

A Associação Desportiva QVV da Urbis, realizou no domingo (10), um passeio de barco ao Rio do Engenho. Durante o percurso de 40 min. a turma pode apreciar a linda paisagem ao longo do rio Santana. Já na Villa do Rio do Engenho, foi realizada uma partida de futebol e servido um delicioso churrasco.







Fraude em gabarito suspende concurso público em Ilhéus

Ana Cristina Oliveira l Sucursal Itabuna / Jornal A TARDE

Ilhéus - Quase vinte mil candidatos ficaram sem fazer neste domingo, 10, a prova do concurso público nº 01/2011, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, para preencher 548 vagas da administração pública. O exame foi suspenso depois que a Polícia Federal prendeu no sábado, 9, Vinícius Oliveira Campos, enquanto vendia o gabarito das provas a José Carlos Santana dos Santos, candidato a uma vaga de agente de trânsito.

Segundo a PF, José Carlos teria pago R$ 2 mil adiantados e pagaria outros R$ 1 mil após a prova. Desde fevereiro, a PF vinha investigando denúncias sobre venda de gabarito em Ilhéus. A dupla foi flagrada no Colégio Municipal de Ilhéus (IME), um locais de prova, na hora em que coordenadores e fiscais recebiam treinamento.

Os policiais federais encontraram celulares utilizados no esquema, lista de "clientes" que compraram os gabaritos e extratos bancários com depósitos das negociações fraudulentas.

Desinformação - Candidatos que são de outras cidades encontraram, neste domingo, os locais de prova com portões fechados e não havia ninguém para dar informação. Um deles, morador em Feira de Santana e que preferiu não ser identificado, disse que, por volta das 23 horas, quando deixou a cidade em direção a Ilhéus, não havia no site da empresa nenhuma informação sobre o cancelamento.

Em nota oficial, assinada pelo secretário de Administração, Antônio Firmino Bezerra Oliveira, a Prefeitura de Ilhéus, considerando o risco de divulgação de outros gabaritos, que venham comprometer a lisura do concurso, remarcou a nova data para o próximo dia 8 de maio. A nota diz ainda que os candidatos terão mais esclarecimentos no site (clique aqui para acessar) e/ou na secretaria municipal de Administração, no 3º andar do Prédio Anexo de Secretarias, na Rua Santos Dumont, s/n, centro.

Também em nota, a empresa S&R Concursos e Pesquisa informa que foi vítima de furto do gabarito das provas. Diante do incidente, a empresa, em concordância com a Prefeitura, decidiu adiar a data de aplicação das provas.

sábado, 9 de abril de 2011

Vitória derrota Serrano fora de casa e garante vantagem nas finais do Baianão


Lucas Cunha, do A Tarde On Line
Nilton Gonzaga / AG. A Tarde

Leão marcou três gols em 20 minutos e depois administrou o resultado em Vitória da Conquista

Os três gols feitos até os vinte minutos do primeiro tempo foram suficientes para garantir ao Vitória os três pontos, no triunfo obtido contra o Serrano fora de casa por 3 a 2, na tarde deste sábado, 9, pela 5ª rodada da 2ª fase do Baianão.

O resultado garante ao time do técnico Antônio Lopes não apenas a liderança antecipada do seu grupo, com 15 pontos (5 vitórias em cinco jogos), mas também dá ao Leão a vantagem de decidir a semifinal e a final (caso se classifique) no Barradão.

A vitória em Conquista também deu a Lopes o nono triunfo seguido, repetindo o recorde conquistado em 1997, quando o time era treinado por Arturzinho.

Já o Serrano permanece na segunda posição do grupo e estaciona nos seis pontos, perdendo a chance de se distanciar de Camaçari e Feirense, que se enfrentam neste domingo, ambos com três pontos.

O jogo – O Vitória começou a partida de maneira arrasadora, marcando três gols em apenas vinte minutos. O placar foi aberto aos três minutos, com um belo gol de Elkeson, após arriscar de fora da área e furar a rede do goleiro André Nunes.

O segundo gol saiu quatro minutos depois. Nikão recebeu passe na entrada da área, ajeitou para o lado e chutou forte para marcar.

Aos vinte minutos, o terceiro gol. Após bobeira da defesa do Serrano na saída de bola, Nikão deu passe para Geovanni, que de cara para o goleiro, tocou com categoria no canto.

O técnico Esquerdinha resolver então substituir Neguitão por Moreira, para melhorar a marcação no meio campo. A modificação deu certo e o time de Conquista conseguiu equilibrar o jogo, até mesmo chegando algumas vezes ao ataque.

Em uma dessas oportunidades, o Serrano conseguiu marcar o seu primeiro gol no jogo, aos 23 minutos. Após cobrança de escanteio, Renilton se antecipou aos defensores do Vitória, desviando de cabeça e marcando o primeiro gol do Serrano no jogo.

Segundo tempo – Na etapa final, o Vitória apenas administrou o resultado garantido no primeiro tempo. Já o Serrano tentou chegar ao empate, só conseguindo descontar aos 43 minutos, com Carlos Júnior, de cabeça, após cruzamento na área rubro-negra.

Próximos jogos – Na última rodada da 2ª fase do Baianão, Vitória e Serrano jogam no sábado, 16 , às 17h. O rubro-negro da capital enfrenta o Camaçari no Barradão. Já a equipe de Vitória da Conquista vai até Feira de Santana enfrentar o Feirense no Jóia da Princesa.

INVESTIGANDO OS CONCURSOS PÚBLICO.

Do: www.osarrafo.com.br

Depois que estourou o escândalo do Concurso da Prefeitura de Ilhéus, resolvi fazer uma pequena investigação na internet, sobre o lado obscuro desses mesmos concursos.
Rapaz, é uma coisa nojenta.

Não posso nem devo colocar uma vírgula sobre o que achei e nem emitir juízo de valor.
Mas pensem em qualquer tipo de trambique, está lá no Google, só fui até a página 6, nem consultei os sites do Ministério Publico.

A coisa vai desde a licitação das empresas, várias delas pertencentes a um só grupo, só trocam a ‘papelada’ na hora da licitação.

Fraudes de dentro das prefeituras em direção as empresas, manipulação de resultados, fornecimento antecipado de provas, tudo que se possa imaginar.
Nem sei mais o que dizer, aos pobres coitados que se inscrevem e acreditam nesses certames.

Missa em homenagem a Alencar reúne Lula, amigos e familiares do ex-vice-presidente

Por O Globo | Agência O Globo

SÃO PAULO. Onze dias depois do falecimento do ex-vice-presidente da República, familiares e amigos de José Alencar participaram hoje, no início da tarde, de missa em sua homenagem na Catedral da Sé, no centro de São Paulo, com celebração do arcebispo dom Odilo Scherer. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu à missa, embora acabasse de chegar de viagem aos Estados Unidos e México, para onde foi num jatinho emprestado pela Coteminas, a empresa dos filhos de Alencar. Lula foi acompanhado da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Compareceram também aproximadamente 800 pessoas, entre amigos e parentes. A missa durou 1h30.

Lula e a esposa permaneceram o tempo todo ao lado de dona Marisa Gomes da Silva, viúva de Alencar. Além dos filhos do ex-presidente, como Josué Gomes da Silva, que herdou o império da Coteminas deixado pelo pai, estavam também os netos do ex-vice-presidente.

Na saída da igreja, Lula deu um rápido pronunciamento sobre o amigo.
- É sempre muito triste lembrar que perdemos um companheiro como José Alencar, mas faz parte da vida - disse Lula, visivelmente cansado.

Após a celebração da missa de sétimo dia, o secretário municipal de Direitos Humanos, José Gregori, falou em nome do prefeito Gilberto Kassab (PSD), que lembrou da homenagem feita a Alencar ainda em vida no último dia 25 de janeiro, em São Paulo, quando o evento reuniu a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Kassab, quando ainda estava no DEM.
O filho de Alencar, Josué, também falou em nome da família e agradeceu a todos pelas manifestações de apoio de carinho recebidos por todo o Brasil. E lembrou do carinho que o pai tinha por Dilma e Lula.

Estiveram presentes ainda os ex-ministros Márcio Thomaz Bastos, Luiz Fernando Furlan, a senadora Marta Suplicy (PT-SP), os ex-governadores Fleury Filho (PTB) e Paulo Maluf (PP), rabino Henry Sobel, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, além dos médicos que cuidaram de Alencar nos últimos dias, como o cirurgião Raul Cutait, do Hospital Sírio-Libanês.

O Mambape pede socorro!


De: laura
Assunto: O Mambape pede socorro!

A cada chuva a situação das vias de acesso pelos caminhos 46, 47, 48 e 49 ao Mambape ficam cada vez pior. A subida pelo caminho 48 fica praticamente impossível depois de uma bela obra iniciada pela prefeitura nas vésperas da última eleição. Cada vez mais a ledeira “derrete” durante as chuvas e os buracos só aumentam sem falar no risco de escorregar por cima das pedras. Todos sentm-se prejudicados, tanto os moradores do Mambape como os moradores do caminho 48, uma vez que a lama desce e se acumula nas portas tornando um ligar propício para o crescimento de mato e detalhe, a prefeutura não limpa nada!!!! Onde está o valor pago do IPTU? Que diga de passagem não é barato? Quando vão cumprir a promessa de eleição de pavimentar esses acessos? Na véspera das próximas? segue a foto para não dizer que estou exagerando!

Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1

Chuva provoca alagamento na Urbis


Por: Jorge Reis

A chuva que atinge Ilhéus causa um ponto de alagamento no Caminho 41, na Urbis. Os moradores reclamam que basta chover 10 minutos para o caminho ficar igual uma lagoa.

De acordo com os moradores, o problema do alagamento é por falta de limpeza da rede pluvial.

“Varias reivindicações já foram feitas a prefeitura e até agora nada!" disse um morador indignado.

Governo vai continuar tomando medidas contra inflação e queda do dólar, diz Mantega

08/04/2011 - 13h45
Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (8) que o governo continuará tomando medidas para conter a alta da inflação e a queda do dólar. Na quarta-feira (6), ele anunciou aumento de impostos sobre empréstimos tomados no exterior para conter a desvalorização do real e, ontem (7), da tributação do crédito a pessoas físicas para segurar o aumento de preços. Segundo Mantega, novas ações podem ser anunciadas.

“O governo sempre está atento para tomar medidas necessárias para manter a economia no seu equilíbrio, seja no ponto de vista da inflação, seja no ponto de vista do câmbio”, afirmou Mantega, após participar de um seminário sobre o futuro da economia nacional, em São Paulo.

O ministro preferiu não adiantar quais serão as possíveis novas ações do governo. Afirmou, contudo, que elas vão depender do resultado das medidas já tomadas, que não têm efeito imediato. “Tomamos medidas que têm efeito no médio prazo”, afirmou o ministro, citando o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito pessoal.

Em sua palestra no seminário, Mantega admitiu que a inflação e o câmbio são desafios do país. Ele ressaltou, no entanto, que a inflação no Brasil tem motivos sazonais, como o aumento dos alimentos, e também é causada por fatores externos, como a crise no Oriente Médio. “Tirando esses fatores sazonais ou essa inflação nos mercados internacionais, o Brasil está bem”, complementou.

Já quanto à queda do dólar, Mantega disse que isso é um dos “problemas bons” causados pelo crescimento do país. Ele afirmou que a solidez da economia atrai investidores, que aplicam no Brasil e derrubam o valor do dólar ante o real.

Mantega disse que os investimentos externos são bem-vindos, principalmente os de longo prazo. O que o governo quer, segundo ele, é conter a entrada de capitais especulativos. “É melhor o excesso de capitais do que a escassez”, afirmou. “O que não permitiremos é que se criem bolhas. Nem na bolsa, nem no setor financeiro, nem no setor imobiliário.”

Edição: Juliana Andrade