quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

União e estado atrasam repassam para o Samu


O atraso no repasse dos recursos federais e estaduais referentes ao custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem provocado uma crise generalizada nestes serviços em diversos municípios brasileiros. Os problemas acarretam dificuldades no cumprimento de obrigações que vão desde atraso de salários a deficiências nos equipamentos e estrutura física. Diante dessas dificuldades, o Samu de Ilhéus também sofre com o atraso no repasse desses recursos, atingindo principalmente o pagamento salarial dos servidores.

O município não recebe os repasses dessas verbas há três meses e a soma neste período equivale a cerca de R$ 400 mil. Com o intuito de equilibrar a situação, a Secretaria da Saúde tem envidado esforços para realizar o pagamento através de recursos próprios. O secretário Jorge Arouca informou que dentro das providências adotadas já quitou o 13º salário e o pagamento referente ao mês de dezembro será totalmente pago até sexta-feira (21).

O secretário municipal de Saúde entrou em contato com a Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde cobrando a regularização dos repasses. Jorge Arouca explicou que “a alegação da coordenação é que os atrasos nos repasses dos recursos se devem a problemas orçamentários, devido a prestação de contas do governo que se encerrou”. A previsão é de que só a partir de fevereiro o repasse seja realizado normalmente, inclusive o retroativo.

Fonte: Informativa da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário