terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Núcleo paraolímpico começa a ser implantado em Ilhéus


Uma parceria entre Superintendência de Esportes, Secretaria de Turismo e Universidade Estadual de Santa Cruz pode proporcionar a Ilhéus o primeiro Núcleo Paraolímpico fora das grandes capitais brasileiras. O objetivo do projeto é desenvolver na cidade atividades que venham fomentar a força brasileira na Paraolimpíada que acontece m 2016, após a Olimpíada no Rio de Janeiro, além de trazer mais qualidade de vida e estímulo à adoção de um estilo de existência ativo para as pessoas com necessidades especiais do Sul da Bahia.

Os professores do Departamento de Ciências da Saúde da Uesc, Márcia Morel (Chefe do Núcleo Paraolímpico) e Joslei Viana (Presidente do Colegiado de Educação Física e da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada – Sobama), juntamente com o Superintendente de Esportes de Ilhéus e também professor na Uesc, Alberto Kruschewsky, firmaram convênio visando o início dos treinamentos no Ginásio de Esportes Herval Soledade. Os trabalhos acontecerão todas as terças e quintas, das 13h30min às 18 horas. Para tanto, a Uesc disponibilizou várias cadeiras de rodas próprias para a disputa do Basquete Paraolímpico.

De acordo com Alberto Kruschewsky, a primeira dificuldade foi vencida com o apoio da Empresa de Transportes São Miguel, que fará o translado das cadeiras todas às terças e quintas, uma vez que estas fazem parte do patrimônio da Universidade e devem estar disponíveis aos alunos do curso de Educação Física. Segundo o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, trata-se de uma primeira iniciativa visando 2016 em um município brasileiro. “Sendo assim, ela não deve ficar restrita aos atletas.

Serão disponibilizadas capacitações para árbitros e outros profissionais imprescindíveis à realização dos jogos”, informa Alberto Kruschewsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário