segunda-feira, 14 de março de 2011
Igreja Católica inicia, com a Quaresma, a Campanha da Fraternidade 2011
INFORME JORNAL DO RADIALISTA
12 DE MARÇO DE 2011.
A Igreja Católica abriu na ultima quarta-feira, em todo o país, a Campanha da Fraternidade 2011, que desta vez tem como tema "A Vida no Planeta". As celebrações da Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma em Ilhéus marcaram o início da campanha em todas as paróquias e comunidades.
O principal em todos esses marcos da Igreja Católica é que as pessoas se preparem para o período da Páscoa. Muita REFLEXÃO, ABSTINÊNCIA E CARIDADE.
Sobre a Campanha da Fraternidade, que aborda a questão ambiental a fim de fazer uma reflexão sobre as mudanças climáticas e conscientizar sobre a importância de práticas que amenizem este impacto.
O tema da campanha não está direcionado apenas aos cristãos, mas, sim, a todos os seres humanos, visando que estes ajudem a preservar a vida no planeta. Além do tema, a ação tem como lema "A criação geme como em dores de parto".
É fundamental que as pessoas pensem no tema da ação, visando assim o respeito a obra do criador. "Se Deus colocou o ser o humano para dirigir a natureza, ele não pode destruí-la", acrescenta.
A Quaresma deve ser um tempo diferente para todos. "Não são dias redondinhos como os demais dias do ano. As pessoas precisam se conscientizar da importância desses quarentas dias de reflexão cristã, se abster de grandes festas, comidas e dedicar mais a leitura da Sagrada Escritura e orações", pontuou Dom Mauro montagnoli, bispo diocesano de Ilhéus, na Rádio Santa Cruz, neste sábado, 12.
Para o Padre Aldemiro Sena, pároco da Igreja São Francisco de Assis, a tradição de se colocar cinzas sobre a cabeça das pessoas no início da Quaresma, este é gesto bíblico de conversão. "Antes acontecia exatamente assim. Como forma de mostrar arrependimento, cinzas eram colocadas na cabeça para demonstrar o desejo da conversão, ou seja, de vida nova perante Deus", afirma Aldemiro.
CONVITE
Iniciamos a CF 2011 e TEMOS À frente a um grande desafio: a formação da consciência ambiental.
Não podemos perder a motivação da CF de estabelecer estratégias para formar nossas comunidades e a sociedade para a consciência ambiental.
Sendo assim, estou convidando com insistência (quase que uma convocação) para refletirmos juntos sobre essa questão:
ENCONTRO NO SALÃO DA CATEDRAL,
DIA 17 DE MARÇO, QUINTA-FEIRA
ÀS 19,30 h
DOM MAURO MONTAGNOLI, BISPO DIOCESANO DE ILHÉUS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário