quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Obra com Cristo e pênis leva a ameaça de morte


James Martins

Um artista plástico foi ameaçado de morte graças a uma obra em que mistura a imagem de Cristo com símbolos kitsch da cultura pop, incluindo um crucifixo com um pênis móvel. Mideo Cruz , 37, causou alvoroço entre os católicos conservadores nas Filipinas, que consideram a obra um sacrilégio. Ele tem recebido ameaças de morte via e-mail e foi tachado de “demônio” na internet desde que a instalação (um comentário sobre o culto de ícones) passou a ser mostrada em uma exposição em Manila, iniciada em 17 de junho.

"Que a sua alma queime no inferno, seu Diabo", escreveu um usuário do Facebook. Cruz, que já expôs em Nova York, Paris e Tóquio, se defende: "Não se pode forçar as pessoas. Mas apenas espero que quando olhamos para algo, o processo não pare na superfície", disse. Intitulada "Poleteismo" ("Politeísmo") a obra comenta a adoração de imagens e como a idolatria se modifica ao longo da história. Pôsteres de Cristo e da Virgem Maria, crucifixos e raridades religiosas relembram os 300 anos do domínio espanhol, que introduziu o catolicismo nas Filipinas, enquanto imagens de Mickey Mouse, da Estátua da Liberdade e de Barack Obama apontam a influência dos EUA no país.

"Isto trata de objetos que cultuamos, como nós criamos esses deuses e ídolos, e como nós somos criados por nossos deuses e ídolos", disse Cruz. Pedidos de boicote ou encerramento da exposição enchem o Centro Cultural das Filipinas, e uma universidade católica que apóia os artistas integrantes da mostra pediu para ter seu nome retirado. Mas a diretora do setor de artes visuais do Centro, Karen Ocampo-Flores, disse que a instituição está apenas cumprindo sua função de cultivar a expressão artística e lamentou que a instalação seja vista somente em partes, e não em seu conjunto. "Eu chamaria isso de histeria moralista, eu chamaria de miopia religiosa. Sim, você pode ter sua fé, e isso pode ser respeitado. Mas você também tem de estar apto a tolerar e compreender os pontos de vista dos outros", disse. Com informações da Reuters.

Bahianoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário