19/ago/2011 . 13:26 | Autor: O Sarrafo
O encontro promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), junto com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), com prefeitos e servidores públicos de 84 cidades do litoral sul baiano, reunindo mais de 500 pessoas, na cidade de Ilhéus, nesta sexta-feira (19), elevou a capital do cacau à capital política do estado por um dia.
Durante toda a sexta-feira, acontece no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães o sétimo Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais onde estão em discursão os problemas enfrentados pelas prefeituras na prestação das contas.
Na abertura evento, o autor dos encontros, o presidente da UPB, prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, destacou que, “o dia-a-dia da administração municipal é muito diferente do que preveem as leis. Quando as necessidades apertam para o povo, temos que saná-las de imediato e muitas vezes a legislação engessada como está não nos permite. Então ficamos entre a cruz e a espada. Ou atendemos a necessidade do povo imediatamente, o que pode gerar algum problema de acordo com a lei em questão, ou esperar os prazos legais e fazer o povo esperar”.
Caetano também pontuou que, “é necessário que os prefeitos invistam não apenas no setor contábil da prefeitura, mas em todo o funcionalismo público, para que possamos fazer o melhor uso do erário municipal para o desenvolvimento das cidades que gerimos”.
Presidente do TCM, o conselheiro Ronaldo Santana afirmou que, a sede do TCM hoje é Ilhéus, pois trouxemos profissionais dos mais gabaritados para capacitarem os prefeitos e suas equipes. Não queremos que o TCM seja visto como algoz dos prefeitos, mas como um parceiro nesta orientação.
Para o anfitrião, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, “Ilhéus tem o prazer em receber o TCM e a UPB neste dia tão especial. Pois, não estamos aprendendo apenas como ter as contas aprovadas, mas a fazer um melhor uso dos recursos públicos, refletindo dessa forma no desenvolvimento de nossos municípios”.
Presidente da AMURC, o prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado, parabenizou o prefeito Luiz Caetano pelo novo momento da UPB. “Quero parabenizar o prefeito Caetano por ter aberto as portas da UPB para os municípios e por trazer até nós o TCM para nos orientar sobre as questões técnicas da prestação de contas”.
Prefeito de Planaltino, Joseval Braga, presidente da Mercovale, salientou que, “nunca a Bahia passou por um momento tão importante, onde os técnicos do TCM, e seus conselheiros, vieram até nós. Estamos vivendo uma nova fase na UPB e no TCM”.
O deputado federal Geraldo Simões, ex-prefeito deItabuna, lembrou das dificuldades dos municípios em contratarem e capacitarem boas equipes. “Precisamos adotar um novo modelo de parceria entre os municípios e o TCM, criando uma nova gestão orientadora. E a UPB está de parabéns por ter dado esse pontapé”
Nenhum comentário:
Postar um comentário