segunda-feira, 6 de junho de 2011

Wesley Matos e Carolina Galvão vencem a primeira etapa do Brasileiro de Triathlon


O cearense Wesley Matos e a paulista Carolina Galvão foram os grandes vencedores da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, realizada em Ilhéus no último sábado (4). Com ambos concorrendo na categoria elite, Wesley concluiu o percurso com o tempo de 2.05:12, enquanto que Carolina fechou a prova com 2.19:41.

Prestigiado pela população, que lotou as arquibancadas montadas na Praia do Cristo, o evento foi considerado um grande sucesso pelos atletas, dirigentes esportivos e governo municipal. Como resultado desse grande sucesso, o município de Ilhéus sediará no dia 7 de abril de 2012 a segunda etapa do campeonato brasileiro, que será válida para a Copa Continental e para o Campeonato Mundial Universitário.

Ainda na categoria elite, o também cearense radicado em São Paulo, Iuri Vinuto, chegou em segundo lugar, com 2.06:57. Em terceiro, veio Paulo Roberto Júnior, do Distrito Federal, com 2.08:08; em quarto, Fred Lima, o único baiano na Elite, com 2.08:44; e, em quinto lugar, Evilásio Nascimento, do Ceará, com 2.09:42. No feminino, em segundo lugar, chegou Fernanda Garcia, de São Paulo, com 2.22:13; em terceiro, Thaty Porto, do Distrito Federal, com 2.24:22; em quarto lugar, Suely Baronto, do Rio de Janeiro, com 2.24:42; e, em quinto lugar, Carol Furriela, de São Paulo, com 2.25:05.

Três ilheenses participaram da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, todos eles na categoria amador. Elton dos Santos Paixão foi oitavo na categoria 25 a 29 anos; João Paulo Garcia da Hora ficou em quinto lugar, na 30 a 34 anos; enquanto que Ernando Barros foi o grande campeão na categoria 55 a 59 anos. Ao todo, a etapa contou com a participação de 135 triatletas de várias partes do país.
“Só não contamos com um número mais expressivo porque muitos competidores participaram do “IronMan Brasil 2011”, disputado em Florianópolis no último dia 29 de maio. Como é uma prova que ultrapassa 9 horas de duração, muitos não conseguiram se recuperar fisicamente a tempo de disputar a prova de Ilhéus”, explica o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky.

Prova – Utilizando a Praia do Cristo, a avenida Soares Lopes e a avenida Dois de Julho, a prova foi iniciada às 13 horas, com o percurso compreendendo 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. Além de estar presente nas arquibancadas da Praia do Sul, a população também esteve presente em diversos pontos do percurso olímpico, incentivando, aplaudindo e reverenciando os triatletas.

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico foi resultado de uma ampla parceria envolvendo a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Federação Baiana (Febatri), Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, e Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo e Superintendência Municipal de Esportes. Além de troféus e medalhas, a coordenação do evento ofereceu o prêmio de R$ 8 mil aos cinco primeiros colocados (masculino e feminino).

Diante do sucesso do evento, durante a realização da prova, o prefeito Newton Lima foi consultado para que Ilhéus possa sediar outras etapas do Campeonato Brasileiro de Triathlon, além de outras provas, inclusive de cunho internacional. Neste sentido, as conversações foram retomadas nesta segunda-feira (6), entre os representantes da Federação e Confederação de Triathlon e a Prefeitura de Ilhéus. Para essas negociações o prefeito indicou o superintendente Municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, e o secretário do Turismo, Paulo Moreira.

“Estamos todos de parabéns pela realização deste grande evento em Ilhéus, que, sem dúvida alguma, a partir de agora, se fortalecerá cada vez mais”, comemora o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira. Por sua vez, o superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, enfatiza a vocação do município para o esporte, em especial para o triathlon. “Deu e continuará dando certo porque, entre vários outros aspectos, a cidade como um todo tem paixão por esta modalidade esportiva”, afirma.

Informações da ascom da prefeitura de Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário