No
universo geral dos entrevistados, 68,9% manifestaram-se favoráveis às
modificações, 21,7% foram contrários e 9,4% não souberam responder. A
pesquisa consultou 700 moradores dos bairros que compõem a zona sul da
cidade, sob a supervisão do técnico Marcelo Fialho. Entre os usuários de
automóveis particulares, 46,9% opinaram contra as mudanças no trânsito,
41,7% a favor e 11,4% não souberam responder.
Na
opinião do secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, o
resultado da consulta indica que as mudanças adotadas para a
reorganização do trânsito na zona sul estão se consolidando de forma
favorável. Segundo disse, o tempo médio do percurso entre a Rua 13 de
Maio, no Pontal, até a Praça Cairu, no centro, no horário de rush, que era de 35 a 40 minutos caiu para 17 a 25 minutos.
Ele
explica que em termos de mobilidade urbana, “o que importa mais é o
transporte de massa, ou seja, o volume de pessoas transportadas em menor
tempo possível. Portanto, a criação da faixa exclusiva para ônibus e
vans (inclusive o transporte escolar), na Avenida Lomanto Júnior é muito
importante, o que, aliás, é uma tendência consolidada nas grandes
cidades”, acrescenta.
Coletivo
– Isaac Albagli cita dados do Sistema Inteligente de Transportes (SIT),
segundo os quais, antes da implantação das mudanças, 22 mil pessoas
eram transportadas por dia na zona sul. Na última semana, o número de
usuários do transporte coletivo naquela zona subiu para 25 mil por dia.
Isso significa que cada ônibus está fazendo quase três viagens a mais
por dia na sua linha. O tempo de viagem do ônibus, entre a Rua 13 de
Maio e o centro da cidade, tinha média de 45 minutos e hoje consegue
fazer o mesmo percurso em 18 minutos, em média.
Por
outro lado, o secretário admite que ainda há problemas, como o
detectado no semáforo da Sapetinga, por onde muitos motoristas estão
cortando caminho no sentido Pontal-Centro. “Mas isso já se revelou um
equívoco, pois aumentou a fila para aquele cruzamento. Acho que
naturalmente os motoristas vão perceber que por lá não é a solução”,
alerta o secretário.
Isaac
disse que a secretaria estuda outras melhorias para o transporte
urbano. Uma delas é a solicitação feita às concessionárias de transporte
coletivo para a implantação de uma linha no trecho zona sul-centro-zona
sul, inicialmente na hora de pico no trânsito, com veículos de ambiente
climatizado, mesmo que a tarifa seja diferenciada.
Outras
alterações também são analisadas visando melhorar ainda mais o fluxo de
veículos para a zona sul, considerando pontos estratégicos, como no
semáforo da Ceplac, além da implantação de passarelas na Praça Cairú
para uso dos pedestres.
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