Durante a apresentação, o diretor da São Miguel, João Duarte, informou ao prefeito Newton Lima que os novos veículos são maiores e possuem capacidade para transportar cerca de 20% a mais de passageiros do que os veículos comuns. “Além disso, é fundamental ressaltar que esses ônibus são marcados pela mais absoluta acessibidade. Eles são equipados com estação elevatória, voltada para a entrada e saída de cadeirantes, todo o interior ratifica a preocupação com os portadores de necessidades especiais, como balaústres adaptados para deficientes visuais”, comenta o diretor da empresa.
De acordo com o estudo realizado pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, as linhas de transporte urbano que ligam a zona sul à Uesc, sediada no bairro do Salobrinho, zona oeste da cidade, possuem características distintas, tendo em vista o período de aulas da maioria dos cursos oferecidos. “O pico de movimento acontece no período da manhã e por volta das 18 horas, quando um maior contingente de estudantes se dirige para a universidade”, lembra o gerente da São Miguel, Josemir Sobrinho, acrescentando que “os novos veículos, que fazem parte do projeto de modernização defendido pelo prefeito Newton Lima, conseguirão atender a demanda”.
Além do prefeito Newton Lima e do diretor da São Miguel, João Duarte, também prestigiaram a apresentação dos novos ônibus o vice-prefeito Mário Alexandre e os secretários municipais de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, de Ações Regionais, Angelito Dias, de Educação, professora Lidiney Campos, e de Infraestrutura, Paulo Goulart, entre outros.
Modernização – Na manhã desta sexta-feira (15), o diretor da São Miguel, João Duarte, e o gerente da Via Metro, Vilcemar Galvão, concessionárias do transporte coletivo municipal, também apresentaram ao prefeito Newton Lima um conjunto de ações com a proposta de aperfeiçoar ainda mais o transporte público de massa em Ilhéus.
Além da instalação de câmaras de vídeo nos ônibus e da adoção de um sistema de monitoramento de veículos por satélite (GPS), o projeto também inclui a modernização do Sistema Inteligente de Transporte (SIT). “O principal objetivo desse novo ‘modus operandi’ é pulverizar os postos de venda de vale transporte. Ou seja, se hoje temos apenas uns cinco ou seis postos de atendimento, passaremos a ter em Ilhéus dezenas de pontos de venda”, diz o técnico Luiz Gruber, da empresa paranaense Multipass.
Informações da Prefeitura de Ilhéus
Nenhum comentário:
Postar um comentário