O Partido dos Trabalhadores mobiliza a sua militância e toda sociedade brasileira em torno de uma campanha nacional pela reforma do atual sistema político vigente no país. A legenda iniciou uma campanha para coletar mais de 1,5 milhão de assinaturas para apresentação de um projeto de iniciativa popular sobre o tema ao Congresso Nacional.
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, reforçou a importância da iniciativa . “Em várias manifestações a população em geral e o jovem tem se revelado descrente em relação à política e em relação aos partidos”, afirmou em vídeo.
“Isso se deve em grande medida ao fato do poder econômico determinar o resultado das eleições”, completou.
Segundo o presidente do PT, a proposta do partido é excluir primeiramente o financiamento privado das campanhas para combater efetivamente a manipulação do poder econômico no eleitorado brasileiro.
Em seguida, a renovação se estenderia pela apresentação de listas partidárias, para que os programas pudessem ser levados em conta e não apenas os candidatos e os indivíduos, além da promoção de uma maior participação das mulheres na política.
Falcão enfatizou que a sociedade brasileira não mais se sente representeada pelo atual sistema político, daí a necessidade imperiosa de uma reforma política no país. Ele lembrou também a iniciativa dos movimentos sociais em torno do tema.
“Há um plebiscito previsto para a semana da pátria, um plebiscito popular que consultaria a população a respeito da realização de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusivamente para a reforma política”, disse.
Por Fabrícia Neves, da Agência PT de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário