terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Câmara aprova Projeto que garante a construção de mais casas do Minha Casa, Minha Vida
Ter, 28 de Dezembro de 2010 11:01
A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou na manhã desta terça-feira, 28, uma Sessão Extraordinária para votar a isenção de Impostos para as construtoras que construirão as casas populares do Projeto "Minha Casa, Minha Vida".
Após a abertura da Sessão e leituras do expediente e da ordem do dia os edis presentes apreciaram o projeto e decidiram aprovar por unanimidade em primeira e segunda votação e redação final o projeto que irá favorecer um grande número de famílias ilheenses.
O vereador Alzimário Belmonte (Professor Gurita), um dos representantes da oposição ao Executivo Municipal, lembrou em seu discurso que a população mais simples é a maior beneficiada com a aprovação do projeto. "Apesar de representarmos a oposição, nunca iremos deixar de estar do lado do povo ilheense. Com a isenção dos impostos, mais casas serão construídas e mais famílias terão um lugar para morar”, enfatizou o edil.
Já o presidente do Legislativo, vereador Jailson Nascimento ressaltou que apesar de já ter entrado em recesso, a Câmara não poderia deixar de votar um projeto de grande importância para os ilheenses. “Todos nós vereadores da oposição estamos felizes com esta aprovação, mesmo em recesso todos compareceram e aprovaram o projeto”, finalizou.
Pane da Oi mantém lotéricas paradas
A pane no sistema da operadora Oi ainda causa sérios transtornos para os moradores dos municípios do sul da Bahia. Muitos estabelecimentos não conseguem realizar transações com o cartão de crédito e de débito.
Nas agências bancárias funciona apenas parte dos serviços. Estão comprometidos os pagamentos de conta nos caixas e consulta de saldos, por exemplo. Em Itabuna, apenas três lotéricas operam via satélite ou com serviços da Embratel.
Mesmo funcionando nesta segunda, não ofereciam serviços como consulta de saldo e resultado de jogos. Para fazer uma aposta nas loterias da Caixa ou pagamento de boletos bancários foi preciso muita paciência.
Quem buscou o serviço teve que esperar até três horas nas filas. Nem os idosos, os deficientes e as gestantes escaparam do sacrifício. Em alguns momentos, houve bate boca porque aparecia um amigo de quem estava na fila, com contas para pagar...
A dona-de-casa Celma Oliveira de Souza foi uma das pessoas que esperavam na fila para não pagar multa do cartão de crédito e prestação do apartamento. Ao sair, desabafou: “nunca fiquei tão aliviada por conseguir pagar uma conta”.
http://www2.uol.com.br/aregiao
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Praça da Urbis continua às escuras
Por: Jorge Reis (Tinga)
A praça localizada entre os caminhos 41 e 42 do bairro da Urbis continua ás escuras, perigosa, com risco de assaltos. Há mais de dois anos os moradores vêm reivindicando do prefeito Newton Lima a substituição das lâmpadas queimadas do único poste de iluminação da praça, e, até o presente momento nada foi feito.
Indignados com a situação, os moradores estão organizando um protesto para o dia 31 quando a praça será iluminada por centenas de velas garantindo um Réveillon iluminado, já que o Natal foi às escuras.
domingo, 26 de dezembro de 2010
Alencar insiste em estar na posse de Dilma, diz médico
25/12/2010 às 12:39
Alencar insiste em estar na posse de Dilma, diz médico
Agência Estado
O médico Roberto Kalil Filho revelou nesta tarde que o vice-presidente da República, José Alencar, cobra insistentemente da equipe do Hospital Sírio-Libanês uma forma de ele ir a Brasília e participar da cerimônia de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, marcada para o dia 1.º de janeiro. Segundo Kalil, está descartada a possibilidade de o deslocamento até a capital federal ser feito por meio de um avião-UTI, mas, dependendo da evolução do quadro clínico, Alencar poderia comparecer à posse acompanhado de uma equipe médica. "Ele fala nisso a todo minuto", disse Kalil.
De acordo com o médico, o vice-presidente já está há 24 horas sem hemorragia digestiva, o que não significa, porém, que o sangramento não possa voltar. "Hoje ele não teria essa condição (de ir à posse)", afirmou.
A ida de Alencar a Brasília depende de seu quadro continuar estável durante a semana e da avaliação diária da equipe médica. A decisão só será tomada na sexta-feira, dia 31, véspera do dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará o cargo a Dilma. "Nós esperamos que ele esteja em condição de ir."
Outro médico da equipe que atende Alencar, Raul Cutait, disse que o vice-presidente passou por nova sessão de hemodiálise na manhã de hoje. E confirmou que Alencar insiste em estar ao lado de Lula e Dilma no dia 1.º de janeiro. "É o desejo dele. Deus queira."
Na Bahia 1.185 farmácias estão na clandestinidade
25/12/2010 às 20:26
Tássia Correia l A TARDE
Raul Spinassé/Agência A TARDE
Consumidor corre risco de comprar medicamentos mal armazenados ou produtos fora do prazo de validade
Pelo menos 22% das farmácias em funcionamento na Bahia são clandestinas. Diante deste dado, profissionais de saúde alertam: com a mercantilização cada vez mais intensa do setor, consumidores precisam redobrar os cuidados e a atenção, mesmo nos estabelecimentos regulares.
O levantamento do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) apontou que são 4.184 estabelecimentos devidamente registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra 1.185 funcionando na clandestinidade.
A regularização envolve registro no conselho, autorização da vigilância sanitária para funcionamento, além de contratação de um farmacêutico responsável pelo estabelecimento. O descumprimento das exigências leva à média de 12 processos éticos julgados no CRF-BA por mês.
A maioria dos processos diz respeito à ausência de profissionais farmacêuticos nas lojas, que devem estar presentes durante todo o horário comercial. “Muitos não têm interesse em ter um farmacêutico o tempo todo porque uma das funções é justamente evitar que o comércio se sobreponha à saúde”, explica o presidente do CRF-BA, Altamiro José dos Santos.
Risco - A empresária Zenaide Souza, 47 anos, conta que já precisou de orientações de um farmacêutico e não encontrou o profissional. “Procurei pelo farmacêutico e ele não estava. Na dúvida, acabei tomando o medicamento mesmo assim”, relatou.
A falta do registro legal expõe consumidores a riscos que vão desde medicamentos mal armazenados a vendas de produtos fora do prazo de validade. “No interior do Estado e em farmácias menores a situação é mais grave. Já encontramos medicamentos que deviam estar refrigerados recebendo o calor do sol por todo o dia e sendo vendidos. Nosso procedimento é denunciar aos ministérios públicos e às vigilâncias sanitárias dos municípios, mas a fiscalização não dá conta”, admite o presidente do CRF-BA.
Clientes que verificarem irregularidades também podem registrar a denúncia nos órgãos competentes. Segundo avaliação de Santos, o número de farmácias na irregularidade é resultado de fragilidades na legislação e da mercantilização do setor de medicamentos. “Nada é exigido para abrir uma farmácia. Não estamos falando de um estabelecimento comercial, mas sim de saúde”, disse.
Em abril deste ano, uma farmácia de manipulação em Salvador foi denunciada e interditada por pagar porcentagens das vendas a médicos que a indicavam.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Secretario de Ação Social participar de reunião no Hernani Sá (Urbis)
Atendendo convite do presidente da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, esteve presente na reunião ordinária realizado no ultimo dia 20 do corrente mês, o Sr. Emerson Santos, Secretario de Ação Social do município de Ilhéus. Na oportunidade o novo secretario foi apresentado a diretoria da associação e falou sobre o seu plano de trabalho frente a secretaria.
Segundo o secretario, o prefeito Newton Lima deu carta branca para ele fazer o que for necessário para colocar a assistencial social do município a serviço da população carente de Ilhéus.
sábado, 18 de dezembro de 2010
FUNCIONÁRIOS DA COELBA ENTRAM EM GREVE NA 3ª
17/dez/2010 . 17:31 | Autor: Seu Pimenta
Após assembléia realizada nesta sexta (17), os funcionários da Coelba decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira, 21. De acordo com o sindicato dos eletricitários, o Sinergia, a Coelba resiste a negociar pontos considerados prioritários na campanha, o Plano de Saúde, a criação de Plano de Cargos, Carreira e Salários e a estabilidade pré-aposentadoria de dois anos.
Segundo o sindicato, a greve afetará os serviços de ligação, reparo, manutenção e atendimento nas agências da companhia de eletricidade. Além da Bahia, os eletricitários de Pernambuco e Ceará também decidiram cruzar os braços por tempo indeterminado. As companhias de eletricidade nos três estados pertencem ao grupo Neoenergia.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Mobilização Social pela Educação
Os Mobilizadores Social pela Educação, Roberto Corsário e Vandilson Gomes participaram nos dias 12 e 13 de dezembro representando a cidade de Ilhéus no Encontro Nacional da Mobilização Social pela Educação que aconteceu em São Bernardo do Campo - SP, além de Ilhéus também para representar a Bahia estavam presentes os municípios de Feira de Santana, Nova Viçosa e Lauro de Freitas.
A Mobilização Social é e visa a um esforço para construir uma integração entre o poder público, alunos, professores, a família, o bairro, a cidade, agentes culturais, entidades religiosas, segmento empresarial e demais atores da sociedade civil, com a finalidade de convencimento da sociedade de que educar é uma tarefa de todos, e não apenas encargo do Estado.
Saiba mais sobre o Plano de Mobilização Social do MEC:
•O fundamento do Plano de Mobilização é de que a educação tem de ser vista como um direito e um dever das famílias, tendo em vista que:
a) todas as famílias e responsáveis pelas crianças, adolescentes e jovens têm o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos e cada um de seus alunos. Podem e devem cobrar providências, medidas e ações para que isso ocorra.
b) todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudos.
c) todas as famílias e responsáveis têm o dever de se aproximar da escola.
Objetivos
Nesse sentido, o Plano de Mobilização é uma orientação aos mobilizadores para ação junto às famílias e responsáveis por crianças, adolescentes e jovens estudantes em escola pública, com o objetivo de aproximá-los da escola, de modo a:
• despertar a consciência das pessoas sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade e o papel de cada um como protagonista dessa agenda com amigos, vizinhos, parentes, associação de moradores, entre outros.
• desenvolver ações que contribuam para a expansão do Plano e de suas atividades, por meio de campanhas de conscientização, trabalho voluntário que aproxime escola e comunidade.
Papel a cumprir na mobilização
As escolas - diretores, professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais - têm um importante papel a cumprir na mobilização. Cabe, portanto, aos gestores municipais e estaduais de educação - secretários, superintendentes e suas equipes, orientar as escolas de suas redes a buscar parceria com as famílias, criando em todas as unidades um ambiente propício e acolhedor, para encorajar as famílias a participarem mais da vida escolar dos estudantes. Por exemplo:
• marcando reuniões de pais em horários favoráveis à sua participação;
• transformando as reuniões em momentos de troca de experiências sobre o desenvolvimento dos alunos;
• incentivando os pais e responsáveis a acompanharem em casa a vida das crianças e jovens, garantindo a disciplina para o estudo diário, a fazerem o dever de casa, a criarem o hábito da leitura, a não faltarem às aulas e serem pontual.
• divulgando os resultados da escola, em especial o IDEB, as metas a serem alcançadas e informando as medidas que estão sendo adotadas para atingi-las:
• divulgando os PAR - Plano de Ações Articuladas dos município e do estado e o Plano de Desenvolvimento Estratégico da escola.
• incentivando a formação dos Conselhos Escolares e fortalecendo sua atuação.
Estratégia de Ação
O Plano de Mobilização traz uma Estratégia de Ação elaborada em conjunto com alguns parceiros que apresenta três pontos fundamentais: Diretrizes, Atividades e Sugestões de Implementação. A partir dela, cada voluntário (instituições ou pessoas) pode montar seu próprio Plano de Ação, contendo outros itens como agentes mobilizadores, público a ser mobilizado, oportunidades de onde e quando trabalhar determinada atividade, recursos necessários, metas e prazos. Além disso, o Plano sugere convidar outros setores da sociedade a se engajarem na mobilização social, o que a Secretaria de Educação pode aproveitar e tornar-se protagonista na criação de Comitês Locais de Mobilização.
Mais informações sobre o plano de Mobilização Social podem obtidas no Portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/encontro/includes/mobilizacao.html)
Tiro que matou criança na BA partiu de arma de PM
Yahoo! Noticias
Qui, 16 Dez
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia apresentou hoje, em Salvador, o laudo da Polícia Técnica relativo à morte do estudante Joel da Conceição Castro, de 10 anos, atingido por dois tiros durante uma operação de combate ao tráfico de drogas da Polícia Militar no bairro do Nordeste de Amaralina, no último dia 21. De acordo com a perícia, os disparos que atingiram o menino foram feitos pelo soldado Eraldo Menezes de Souza, que há 14 anos integra a corporação. Souza e outros oito policiais que participaram da operação estão afastados.
Segundo o secretário César Nunes, a perícia não confirmou a hipótese defendida pelos policiais de que houve troca de tiros durante a ação. "A perícia não encontrou nenhum estojo (cartucho) que não fosse os das armas da corporação; então não há indício, até o momento, de que tenha havido tiroteio", afirma. "As provas estão sendo encaminhadas para a Polícia Militar para que sejam juntadas ao procedimento administrativo que investiga o caso.
"Outra preocupação da investigação, segundo Nunes, é determinar a origem da arma que estava sendo usada por Souza na operação - uma pistola ponto 40. "A arma tinha a numeração raspada e precisamos verificar sua procedência e o motivo de estar sendo usada."
Joel era filho do capoeirista Joel Castro, conhecido como mestre Ninha, e integrava o grupo Gingado Baiano. No início do ano, o estudante havia estrelado, junto com o pai, uma propaganda do governo da Bahia, para promover o turismo no Estado.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
AÇÕES DO GRUPO PRÓ URBIS
Escrito por Paulo do Carmo – Diretor Associação de Moradores da URBIS
A Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, realizou no dia 08 de dezembro do corrente ano, um MUTIRÃO no sentido de tapar um enorme buraco existente ao lado do hospital VIDAMEDI, que fica localizado no Condomínio Gabriela – Rod. Ilhéus/Olivença, que dá acessos a Avenida Nossa Senhora Aparecida/Barreiras e ao populoso Bairro Hernani Sá, onde já foram encaminhados diversos requerimentos da Associação de moradores junto ao poder público municipal, e, outras indicações a exemplo de nº 590/2010 do Vereador Reynaldo Oliveira “Zé Neguinho” e até a presente data não obtivemos respostas.
O referido buraco vem ha vários meses causando danos para os motoristas que trafegam na localidade, quebrando peças, empenando jantes e furando pneus, além de colocar em riscos as vidas das pessoas que utilizam os passeios para suas caminhadas, idas e vindas dos seus respectivos trabalhos, quando na maioria das vezes são surpreendidas com veículos em suas direções, pelo fato dos motoristas e motoqueiros se livrarem do perigoso buraco.
Por estes motivos, a Diretoria de Serviços Públicos da Associação de Moradores, em parceria com o empresário do hospital VIDAMEDI, Casa de Materiais para Construção DR Macedo e voluntários, tomaram a iniciativa de realizar o mutirão no intuito de proporcionar melhorias para todos que dependem ou utilizam diariamente a referida artéria. Motivos que levou a interdição da via por 48 horas para a execução dos serviços.
Melhorias na Zona Sul são alvo de indicação do vereador Zé Neguinho
Ter, 14 de Dezembro de 2010 12:45
A Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, realizou no início do mês de dezembro, um mutirão no sentido de tapar um enorme buraco existente no lado do hospital VidaMedi, que fica localizado no Condomínio Gabriela – Rod. Ilhéus/Olivença, que dá acessos a Avenida Nossa Senhora Aparecida/Barreiras e ao populoso Bairro Hernani Sá, onde já foram encaminhados diversos requerimentos da Associação de moradores junto ao poder público municipal, e, outras indicações a exemplo de nº 590/2010 do Vereador Reynaldo Oliveira “Zé Neguinho”, que solicitava a realização dos devidos serviços no local.
O referido buraco vem ha vários meses causando danos para os motoristas que trafegam na localidade, quebrando peças, empenando jantes e furando pneus, além de colocar em riscos as vidas das pessoas. Por estes motivos, a Diretoria de Serviços Públicos da Associação de Moradores, tomou a iniciativa de realizar o mutirão no intuito de proporcionar melhorias para todos que dependem ou utilizam diariamente a referida artéria. Motivos que levou a interdição da via por 48 horas para a execução dos serviços.
Indicação do vereador Zé Neguinho solicita manutenção de campo no Hernani Sá
20/out/2010 . 15:10
O vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) apresentou na Câmara de Vereadores de Ilhéus a indicação nº 433/2010 solicitando ao Prefeito Newton Lima que seja feita a colocação de areia, manutenção da rede elétrica e troca de lâmpadas dos refletores dos campos que ficam localizados entre os caminhos 7 e 8, 39 e 40 no Bairro Hernani Sá.
A indicação feita por Zé Neguinho se baseia no fato dos campos estarem em uma situação crítica, impossibilitando assim que os moradores pratiquem futebol no local. “O campo de futebol é às vezes a única diversão daqueles que residem no Hernani Sá, com as devidas manutenções os moradores poderão voltar a jogar nos campos”, concluiu Zé Neguinho.
Fonte: www.camaradeilheus.com.br
Eleita a nova mesa diretora da Câmara de Ilhéus
Qua, 15 de Dezembro de 2010 16:47
A Câmara de Vereadores de Ilhéus elegeu na tarde desta quarta-feira, 15, a nova Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. A Mesa será constituída pelos vereadores Edivaldo Nascimento, o popular Dinho Gás (Presidente); Reynaldo Oliveira, o Zé Neguinho (Vice-Presidente); Valmir Freitas (1º Secretário) e Tarcísio Paixão (2º Secretário).
O processo de votação teve início logo depois das 16h quando o presidente do Legislativo, vereador Jailson Nascimento abriu a Sessão e posteriormente fez a indagação de quais edis gostariam de concorrer a presidência da Câmara. Somente Dinho Gás e Paulo Carqueija se candidataram ao cargo.
Logo após os vereadores receberam suas cédulas e puderam votar em seus respectivos candidatos. O placar final da votação foi de 7 votos a 5 para o vereador Dinho Gás. O vereador Alisson Mendonça chegou após a proclamação de Dinho Gás como novo presidente, mas fez questão de afirmar que seu voto seria do edil Paulo Carqueija.
O mesmo processo de votação seguiu para a eleição dos demais membros da Mesa Diretora. Zé Neguinho, Valmir Freitas e Tarcísio Paixão foram eleitos para vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário respectivamente com unanimidade de votos.
Ao fim da votação, o vereador Jailson Nascimento parabenizou a nova Mesa Diretora da Câmara e pediu que todos os presentes no Plenário da Casa ficassem de pé para a execução do Hino Nacional. “A votação foi democrática e sem problemas, Dinho, Zé Neguinho, Valmir e Tarcísio estão de parabéns e a partir de 2011 vão ter a missão de estar a frente do Legislativo ilheense e realizar um belíssimo trabalho”, finalizou.
Fonte: www.camaradeilheus.com.br
Fórum na Bahia discute preparativos para mundial de 2014
Meio ambiente e experiências anteriores foram temas principais
Publicada por Tarso Duarte às 19:58, 15/12/2010
O II Fórum Copa Bahia 2014, realizado nesta quarta-feira (15) em um hotel no bairro Stella Maris, discutiu os preparativos que vêm sendo feitos para a realização da Copa do Mundo de 2014, no qual a Bahia será uma das subsedes. O evento contou com profissionais sulafricanos, que compartilharam experiências adquiridas na competição realizada na África do Sul.
Contando com a presença do Secretário da Copa, Ney Campelo,o evento teve ainda como objetivos a apresentação de projetos das cidades baianas que se candidataram para ser Centros de Treinamentos Oficiais das seleções participantes. Outro assunto discutido no fórum foi o impacto ambiental que as obras para o mundial poderão ter no estado.
Câmara aprova salário de R$ 26,7 mil para deputados e senadores
Proposta também reajusta salários do Executivo
Publicada por Guilherme Vasconcelos às 15:32, 15/12/2010
Renan Ramalho, do R7
Em votação relâmpago realizada nesta quarta-feira (15), os deputados federais aprovaram um aumento de 62% dos próprios salários. Com a proposta, o valor sobe dos atuais R$ 16.512,09 para R$ 26.723,13, mas, para valer, o projeto de decreto legislativo ainda precisa ser votado no Senado.
Além do salário dos deputados, a proposta prevê aumentar também o valor pago aos senadores, presidente e vice-presidente da República, e dos ministros do governo federal a partir de fevereiro de 2011. A proposta iguala ao que é pago a um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que ganha o teto do funcionalismo público.
Para o presidente, o aumento seria de 134%, já que hoje ele ganha R$ 11.420,21 por mês. Já para o vice e os ministros, o reajuste seria de 148,6%; atualmente, cada um deles recebe R$ 10.748,43.
Os deputados e senadores ainda levam vantagem, já que recebem 15 salários durante o ano. Além disso, contam com verbas de gabinete, passagens aéreas, moradia, plano de saúde e gastos administrativos pagos pelo Congresso.
O reajuste também abre o caminho para o efeito-cascata: deputados estaduais e vereadores também poderão aumentar sua remuneração, já que seus salários são limitados conforme o dos federais.
Votação
A votação ocorreu menos de 30 minutos após os parlamentares aprovarem um requerimento de urgência para que a proposta passasse na frente de outras na fila. Os votos ocorreram de forma simbólica. Assim, o presidente em exercício da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE), apenas pergunta, no plenário, se todos concordam. Quem não faz nenhum gesto, aprova.
O projeto surgiu de surpresa ainda na manhã de hoje. Foi apresentado por cinco membros da Mesa Diretora, que comanda a pauta da Casa.
Os parlamentares reclamam que o último reajuste foi dado em 2007, enquanto os ministros do Supremo tiveram aumentos nos últimos dois anos. No texto, a justificativa é sucinta. “Devem ser iguais os subsídios pagos a ministros do Supremo Tribunal Federal e a membros do Congresso Nacional, bem como pagos ao Presidente e Vice-Presidente da República e Ministros de Estados.”
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Alemão castra namorado da filha, de 57 anos, diz polícia
13/12/2010 - 08h11 | do UOL Notícias
Um homem na Alemanha confessou ter castrado o namorado de 57 anos de sua filha quando soube do relacionamento dos dois.
Helmut Seifert, de 47 anos, disse ter ficado enfurecido quando soube que sua filha, de 17 anos, estava tendo um caso com Phillip Genscher.
Segundo autoridades, Seifert chegou a ir a uma delegacia na cidade de Bielefeld, onde vive, para denunciar o relacionamento, mas os policias disseram que só poderiam intervir se a filha de Seifert tivesse sido forçada ou paga para fazer sexo com Genscher.
A polícia alemã diz que, com a ajuda de dois colegas de trabalho, Seifert foi à casa da vítima. Enquanto os cúmplices o seguravam, Seifert cortou seus testículos.
Sangrando fortemente, a vítima teria conseguido chamar a polícia e foi salva.
Seifert confessou o crime e será julgado no próximo ano.
Pesquisa aponta que crack está presente na maioria das cidades brasileiras
13/12/2010 - 20h59 | da Folha.com
DE SÃO PAULO
A Confederação Nacional de Municípios divulgou pesquisa nesta segunda-feira que aponta que o crack está presente em 98% das cidades pesquisada, mas que em apenas 15% delas existem centros de atenção psicossocial para o tratamento dos usuários.
O levantamento, feito em novembro, abrangeu 71% dos municípios brasileiros. De acordo com a CNM, foi aplicado um questionário preferencialmente aos secretários de Saúde, para saber quais as ações estavam realizando para enfrentar o consumo de crack e outras drogas. Todas as cidades do país foram contatadas, mas 3.950 responderam.
Os 2% de municípios onde o crack ainda não está presente são de populações bem pequenas, como a gaúcha Dilermando de Aguiar (7.000 habitantes) e a catarinense Bom Jesus do Oeste (3.000).
Das cidades que participaram do levantamento, apenas 8,5% têm um programa municipal de combate ao crack, segundo a pesquisa.
Nesse universo de municípios, a maioria promove ações para "mobilizar e orientar" a população. Mas só a metade (166 cidades) diz oferecer tratamento.
DEPOIMENTOS
Durante a aplicação dos questionários, a CNM registrou depoimentos de secretários que afirmaram que o problema com as drogas estava fora de controle em seus municípios.
Em alguns casos, os gestores afirmaram que precisavam comprar seringas para distribuir aos usuários de drogas e evitar o contágio do HIV. Outros apontavam a ocorrência de crimes relacionados ao crack, como furtos e roubos.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Lula pede mais recursos para saúde; Sarney fala em recriar CPMF
Por: Redação da Rede Brasil Atual
Publicado em 13/12/2010, 13:50
Lula discursa ao receber homenagem do Hospital Sarah Kubitschek: ódio e maldade acabaram com a CPMF (Brasília, DF, 13/12/2010)
São Paulo – Dois anos depois da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defenderam mais recursos para a Saúde. Nesta segunda-feira (13), Lula atribuiu ao "ódio, rancor e maldade" a extinção do imposto.
“Ao deixar a Presidência da República, digo que não há hipótese de melhorar a saúde no Brasil se não arrumar uma forma de arrecadar recursos”, afirmou em discurso durante homenagem recebida no Hospital Sarah, em Brasília. O presidente acrescentou que o ministro da Saúde do governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, terá a tarefa de organizar deputados e senadores para garantir esses recursos.
"Independentemente de quem venha a ser o ministro da Saúde, ele sabe que tem uma tarefa imensa de organizar os deputados e senadores para que a gente possa, sei lá de que forma, arrumar recursos para cuidar da saúde com muito mais carinho do que cuidamos", disse o presidente no discurso.
Especificamente sobre a CPMF, Lula disse: "Perdemos mais de R$ 150 bilhões. Só existe uma explicação para tirar a CPMF do Orçamento: ódio, rancor e maldade". A contribuição vigorou de 1994 a 2008.
No início deste mês, José Eduardo Cardozo, indicado como ministro da Justiça do futuro governo de Dilma Rousseff e um dos coordenadores da equipe de transição, afirmou que a presidente eleita, considera "imprescindível dedicar-se à questão da gestão da saúde, sem prejuízo de, no futuro, discutir fontes de financiamento, que não precisa passar necessariamente por elevação nem criação de tributos".
Sarney concorda
A criação de um novo imposto nos mesmos moldes da contribuição extinta em na madrugada de 12 para 13 de dezembro de 2007 foi defendida por Sarney, que votou pela manutenção do tributo na ocasião.
"É um imposto muito pequeno e um imposto bom porque não tira mais dos pobres, mas tira dos que mais têm. São recursos que deixam de entrar para a saúde pública, onde o Brasil mais necessita e o povo mais necessita", observou, durante o mesmo evento.
Com informações da Agência Senado e Agência Brasil
Publicado em 13/12/2010, 13:50
Lula discursa ao receber homenagem do Hospital Sarah Kubitschek: ódio e maldade acabaram com a CPMF (Brasília, DF, 13/12/2010)
São Paulo – Dois anos depois da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defenderam mais recursos para a Saúde. Nesta segunda-feira (13), Lula atribuiu ao "ódio, rancor e maldade" a extinção do imposto.
“Ao deixar a Presidência da República, digo que não há hipótese de melhorar a saúde no Brasil se não arrumar uma forma de arrecadar recursos”, afirmou em discurso durante homenagem recebida no Hospital Sarah, em Brasília. O presidente acrescentou que o ministro da Saúde do governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, terá a tarefa de organizar deputados e senadores para garantir esses recursos.
"Independentemente de quem venha a ser o ministro da Saúde, ele sabe que tem uma tarefa imensa de organizar os deputados e senadores para que a gente possa, sei lá de que forma, arrumar recursos para cuidar da saúde com muito mais carinho do que cuidamos", disse o presidente no discurso.
Especificamente sobre a CPMF, Lula disse: "Perdemos mais de R$ 150 bilhões. Só existe uma explicação para tirar a CPMF do Orçamento: ódio, rancor e maldade". A contribuição vigorou de 1994 a 2008.
No início deste mês, José Eduardo Cardozo, indicado como ministro da Justiça do futuro governo de Dilma Rousseff e um dos coordenadores da equipe de transição, afirmou que a presidente eleita, considera "imprescindível dedicar-se à questão da gestão da saúde, sem prejuízo de, no futuro, discutir fontes de financiamento, que não precisa passar necessariamente por elevação nem criação de tributos".
Sarney concorda
A criação de um novo imposto nos mesmos moldes da contribuição extinta em na madrugada de 12 para 13 de dezembro de 2007 foi defendida por Sarney, que votou pela manutenção do tributo na ocasião.
"É um imposto muito pequeno e um imposto bom porque não tira mais dos pobres, mas tira dos que mais têm. São recursos que deixam de entrar para a saúde pública, onde o Brasil mais necessita e o povo mais necessita", observou, durante o mesmo evento.
Com informações da Agência Senado e Agência Brasil
Para líder do PT, oferta de serviços do SUS a convênios é 'privatização' da saúde de São Paulo
Oposição no estado critica destinação de 25% dos serviços do SUS a planos de saúde por "significar um apartheid na saúde"
Por: Suzana Vier, Rede Brasil Atual
Publicado em 06/12/2010, 18:15
São Paulo – O líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, Antonio Mentor, considera "um ataque frontal" ao Sistema Único de Saúde (SUS) a proposta de atender convênios médicos e pacientes particulares em hospitais públicos. O projeto de lei complementar (PLC) apresentado pelo governador Alberto Goldman (PSDB) prevê destinar 25% da capacidade das unidades públicas de saúde especializadas e de alta complexidade para esse tipo de atendimento.
Mentor qualifica a medida como uma "privatização da estrutura de saúde pública de São Paulo" promovida pela "política do PSDB". "Esse PLC rompe o princípio básico do SUS, porque não há como ter dois tipos de procedimentos, um para 25% e outro para 75% dos pacientes. Isso ataca frontalmente o SUS", indica o líder da bancada petista.
O PLC 45/2010 foi encaminhado por Goldman à Assembleia na semana passada, em regime de urgência. Se aprovado, o projeto vai facultar o atendimento a usuários do sistema privado e conveniado em unidades de saúde administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSs). A condição para isso seria que a unidade seja a única detentora de mais de 50% da oferta de serviços de saúde na região e que preste serviços de saúde especializados e de alta complexidade. Dessa forma, o Instituto do Câncer, o Dante Pazzanese e o Hospital dos Transplantes poderiam cobrar por 25% de seus serviços.
No ano passado, a mesma proposta foi vetada pelo então governador José Serra (PSDB), após a repercussão negativa do projeto entre entidades médicas e a ameaça de intervenção do Ministério Público caso o plano fosse aprovado.
De acordo com a mensagem do governador aos deputados, a medida vai permitir a cobrança de serviços especializados de saúde de planos privados. "Essa parcela (40% da população do estado) se utiliza rotineiramente do atendimento das unidades estaduais especializadas (...). Não é adequado que as unidades não possam realizar a cobrança do plano que os pacientes têm", justificou o governador.
Para Mentor a destinação de um quarto dos serviços de saúde para planos e convênios pode ser o início de um processo de privatização da rede pública estadual. "Começa com 25%, daqui a pouco é 50%, depois 75% de atendimento àqueles que têm plano de saúde", analisa. Além disso, ele cita que já existem legislações, uma federal e uma estadual, que garantem a cobrança dos serviços públicos prestados aos planos de saúde.
A incoerência da proposta do governo do estado, segundo o parlamentar, também passa pela dificuldade de controlar a "calibragem" do sistema. "Depois de 75% só pode atender quem tem plano de saúde? E se tiver 60% com plano de saúde na fila? E se houver 100 pessoas do SUS na fila de atendimento?" acrescenta.
Para o deputado, a matemática "não fecha" do ponto de vista social e da saúde. "Significa um apartheid, uma forma preconceituosa de lidar com a saúde pública", define Mentor.
Obstrução
Três deputados do PT apresentaram emendas ao PLC de Goldman, propondo manter o atendimento das unidades estaduais especializadas e de alta complexidade exclusivas aos usuários do SUS e do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). As emendas são de Adriano Diogo, Beth Sahão e do próprio Mentor.
Mas os parlamentares ainda prometem mais ações para impedir a aprovação do projeto. "Durante a tramitação do processo vamos fazer o debate necessário, obstruir a tramitação até o limite de nossas forças e vamos votar contra e denunciar isso para a sociedade", vaticina o líder petista. Na terça-feira (7), a bancada petista realiza audiência pública para discutir com a população as consequências da implantação do PLC 45.
Por: Suzana Vier, Rede Brasil Atual
Publicado em 06/12/2010, 18:15
São Paulo – O líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, Antonio Mentor, considera "um ataque frontal" ao Sistema Único de Saúde (SUS) a proposta de atender convênios médicos e pacientes particulares em hospitais públicos. O projeto de lei complementar (PLC) apresentado pelo governador Alberto Goldman (PSDB) prevê destinar 25% da capacidade das unidades públicas de saúde especializadas e de alta complexidade para esse tipo de atendimento.
Mentor qualifica a medida como uma "privatização da estrutura de saúde pública de São Paulo" promovida pela "política do PSDB". "Esse PLC rompe o princípio básico do SUS, porque não há como ter dois tipos de procedimentos, um para 25% e outro para 75% dos pacientes. Isso ataca frontalmente o SUS", indica o líder da bancada petista.
O PLC 45/2010 foi encaminhado por Goldman à Assembleia na semana passada, em regime de urgência. Se aprovado, o projeto vai facultar o atendimento a usuários do sistema privado e conveniado em unidades de saúde administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSs). A condição para isso seria que a unidade seja a única detentora de mais de 50% da oferta de serviços de saúde na região e que preste serviços de saúde especializados e de alta complexidade. Dessa forma, o Instituto do Câncer, o Dante Pazzanese e o Hospital dos Transplantes poderiam cobrar por 25% de seus serviços.
No ano passado, a mesma proposta foi vetada pelo então governador José Serra (PSDB), após a repercussão negativa do projeto entre entidades médicas e a ameaça de intervenção do Ministério Público caso o plano fosse aprovado.
De acordo com a mensagem do governador aos deputados, a medida vai permitir a cobrança de serviços especializados de saúde de planos privados. "Essa parcela (40% da população do estado) se utiliza rotineiramente do atendimento das unidades estaduais especializadas (...). Não é adequado que as unidades não possam realizar a cobrança do plano que os pacientes têm", justificou o governador.
Para Mentor a destinação de um quarto dos serviços de saúde para planos e convênios pode ser o início de um processo de privatização da rede pública estadual. "Começa com 25%, daqui a pouco é 50%, depois 75% de atendimento àqueles que têm plano de saúde", analisa. Além disso, ele cita que já existem legislações, uma federal e uma estadual, que garantem a cobrança dos serviços públicos prestados aos planos de saúde.
A incoerência da proposta do governo do estado, segundo o parlamentar, também passa pela dificuldade de controlar a "calibragem" do sistema. "Depois de 75% só pode atender quem tem plano de saúde? E se tiver 60% com plano de saúde na fila? E se houver 100 pessoas do SUS na fila de atendimento?" acrescenta.
Para o deputado, a matemática "não fecha" do ponto de vista social e da saúde. "Significa um apartheid, uma forma preconceituosa de lidar com a saúde pública", define Mentor.
Obstrução
Três deputados do PT apresentaram emendas ao PLC de Goldman, propondo manter o atendimento das unidades estaduais especializadas e de alta complexidade exclusivas aos usuários do SUS e do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). As emendas são de Adriano Diogo, Beth Sahão e do próprio Mentor.
Mas os parlamentares ainda prometem mais ações para impedir a aprovação do projeto. "Durante a tramitação do processo vamos fazer o debate necessário, obstruir a tramitação até o limite de nossas forças e vamos votar contra e denunciar isso para a sociedade", vaticina o líder petista. Na terça-feira (7), a bancada petista realiza audiência pública para discutir com a população as consequências da implantação do PLC 45.
Taxa de conclusão do ensino médio dobra em 11 anos, mas educação básica preocupa
Por: Guilherme Amorim, Rede Brasil Atual
Publicado em 03/12/2010, 12:03
São Paulo - Duas vezes mais jovens de 19 anos completaram o ensino médio em 2009 do que 1999. O índice de conclusão subiu de 25,4% para 50,2%, um crescimento de 97,6%. Os números são de relatório divulgado nesta quarta-feira (1) o Movimento Todos Pela Educação e foram compilados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do ano passado.
Os dados expõem a relação entre a taxa de conclusão e a classe social dos estudantes. Somente 17,2% dos jovens de 19 anos de famílias com renda de até um quarto de salário mínimo concluíram o ensino médio em 2009. Nas famílias com renda a superior a cinco salários mínimos, a taxa foi de 93,6%.
Entre as regiões, o Sul registrou a maior taxa de conclusão em 2009 - 60,5% - enquanto 36,6% dos jovens de 19 anos da Região Norte terminaram o ensino médio.
Desigualdade
O relatório informa ainda que alunos com menores rendas estão atrasados em relação aos demais já nos primeiros anos da educação básica. Nas famílias de menor renda apenas 43,9% dos alunos haviam concluído o teceiro ano no ensino fundamental na idade correta - a porcentagem é de 80,4% nas famílias com renda superior a 5 salários mínimos.
Em 2009, 37,3% dos jovens de 16 anos que fazem parte de famílias com renda de até um quarto do salário mínimo conseguiram concluir o ensino fundamental. Essa taxa sobre para 96,8% no caso das famílias de maior renda.
No ensino médio, entre os mais pobres, somente 17,2% concluíram os três anos. Entre os mais ricos, esse número é de 93,6%.
O Movimento Todos Pela Educaçao existe desde 2006 em São Paulo e é financiado pela iniciativa privada. Em seu site é possível conferir o na íntegra relatório (em PDF) feito em cima dos dados do Pnad.
Publicado em 03/12/2010, 12:03
São Paulo - Duas vezes mais jovens de 19 anos completaram o ensino médio em 2009 do que 1999. O índice de conclusão subiu de 25,4% para 50,2%, um crescimento de 97,6%. Os números são de relatório divulgado nesta quarta-feira (1) o Movimento Todos Pela Educação e foram compilados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do ano passado.
Os dados expõem a relação entre a taxa de conclusão e a classe social dos estudantes. Somente 17,2% dos jovens de 19 anos de famílias com renda de até um quarto de salário mínimo concluíram o ensino médio em 2009. Nas famílias com renda a superior a cinco salários mínimos, a taxa foi de 93,6%.
Entre as regiões, o Sul registrou a maior taxa de conclusão em 2009 - 60,5% - enquanto 36,6% dos jovens de 19 anos da Região Norte terminaram o ensino médio.
Desigualdade
O relatório informa ainda que alunos com menores rendas estão atrasados em relação aos demais já nos primeiros anos da educação básica. Nas famílias de menor renda apenas 43,9% dos alunos haviam concluído o teceiro ano no ensino fundamental na idade correta - a porcentagem é de 80,4% nas famílias com renda superior a 5 salários mínimos.
Em 2009, 37,3% dos jovens de 16 anos que fazem parte de famílias com renda de até um quarto do salário mínimo conseguiram concluir o ensino fundamental. Essa taxa sobre para 96,8% no caso das famílias de maior renda.
No ensino médio, entre os mais pobres, somente 17,2% concluíram os três anos. Entre os mais ricos, esse número é de 93,6%.
O Movimento Todos Pela Educaçao existe desde 2006 em São Paulo e é financiado pela iniciativa privada. Em seu site é possível conferir o na íntegra relatório (em PDF) feito em cima dos dados do Pnad.
domingo, 12 de dezembro de 2010
A César o que é de César: Kátia Abreu recebe prêmio
no sítio do Greenpeace 08 de dezembro / 2010
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) recebeu esta manhã em seu hotel em Cancún o prêmio Motosserra de Ouro, por sua defesa ferrenha de mudanças no Código Florestal, em prol de mais desmatamentos no Brasil.
A ativista tentou presentear Kátia Abreu com uma réplica dourada do instrumento usado para desmatar florestas no lobby do hotel em que está hospedada em Cancún, onde participa da 16ª Conferência de Clima da ONU (COP16). A senadora desprezou o agrado, visivelmente irritada, e deixou para a ativista apenas os comentários irônicos de seus assessores. A condecoração serviu para lembrar aos ruralistas defensores do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que prevê alterações na lei, que essa proposta representa uma grave ameaça ao ambiente.
O projeto ruralista anistia desmatadores e reduz o tamanho da área que o proprietário de terra e o Estado estão obrigados a conservar para o bem público. Fazendas, dependendo do tamanho, ou serão dispensadas de ter árvores ou poderão ter menos do que devem atualmente. O projeto também diminui as faixas de floresta em beiras de lagos e rios e em encostas, que além de servir como corredores de biodiversidade evitam enchentes, deslizamentos e protegem a qualidade da água.
Caso a turma da motosserra consiga mudar a lei nos termos em que pretendem, tornarão inviável para o Brasil honrar as metas de queda de desmatamento assumidas em Copenhague, na COP15, que preveem a redução até 2020 de 36% a 39% de nossas emissões de gases-estufa. A proposta prejudica também as negociações sobre Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), que institui o pagamento para a conservação de floresta para quem vive nela. “Se o Brasil legalizar mais desmatamentos, o custo da conservação aumentará muito e pode tornar a aplicação do REDD no Brasil inviável”, explica André Muggiati, representante da Campanha Amazônia do Greenpeace na COP16.
A bancada da motosserra continua lutando nos bastidores para que um novo e enfraquecido código seja votado a qualquer preço, ainda este ano. Querem que algo tão importante para o Brasil seja decidido já, por uma Câmara em fim de mandato, e sem a devida discussão com a sociedade. “As alterações no Código Florestal representam um retrocesso em uma das legislações florestais mais avançadas do mundo”, diz Muggiati.
Este protesto teve o apoio do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).
Feliz Natal?
Em um apelo ao espírito natalino, um grupo de ONGs, entre elas o Greenpeace, levou Papai Noel até Cancún para ajudar a impedir que a bancada do agronegócio empurre suas propostas de mudança no Código Florestal goela abaixo dos brasileiros.
O bom velhinho ficou nesta manhã na porta do Cancun Messe, um dos prédios onde acontece a COP16, entregando mudas de árvores aos que passam, acompanhado de ativistas com dois cartazes, em português e inglês, onde se lia “Mudar o Código Florestal = Um Natal sem árvores”. Se as alterações no código forem aprovadas no Congresso, o Brasil pode se preparar para, no futuro, celebrar Natais com bem menos áreas de florestas.
O Papai Noel em Cancún teve como parceiros o Observatório do Clima, o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), além do Greenpeace.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Itabuna mais rica, Ilhéus mais pobre
O IBGE divulgou nesta sexta os dados sobre o Produto Interno Bruto dos mais de 5.500 municípios brasileiros. O levantamento mostra qual era a riqueza dos municípios em 2008.
O PIB per capita itabunense cresceu em relação a 2007. Ele passou de R$ 1.789.782.514 para R$ 1.945.413.897. Em Ilhéus, o PIB registrou retração, passando de R$ 1.704.985.264 para R$ 1.632.810.483.
O PIB per capita de Ilhéus caiu para R$ 7.431,66. O PIB per capita de Itabuna é de R$ 9.165,89. O PIB per capita é a soma das riquezas dividida pelo número de moradores.
Jornal A Região
Lula dá início à Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Passos afirma que a Fiol é a maior obra de infraestrutura viária que a Bahia já viu
(foto Mary Melgaço)
TIAGO DÉCIMO - Agencia Estado
ILHÉUS, BA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que seu governo "ensinou ao País que é possível trabalhar com dois objetivos ao mesmo tempo". Lula participou da cerimônia de assinatura das ordens de serviço dos quatro lotes do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no Centro de Convenções de Ilhéus, litoral sul da Bahia. "O Brasil não sabia crescer sem inflação, não sabia exportar e fortalecer o mercado interno, parecia que uma coisa era inimiga da outra", disse. "O Brasil ora decidia que queria fazer ferrovia, ora decidia que queria fazer rodovia. Nunca se pensou que era mais interessante a gente ter a ferrovia, a rodovia e a hidrovia, um sistema de transporte intermodal, como o que estamos fazendo."
O primeiro trecho da ferrovia tem 537 quilômetros e vai ligar Ilhéus a Caetité (BA), beneficiando diretamente a indústria de extração de minério de ferro instalada no município. O investimento previsto é de R$ 2,4 bilhões e a obra deve empregar 10 mil pessoas e ser concluída em dezembro de 2012.
O segundo trecho, que vai ligar Caetité a Barreiras (BA) e permitir o escoamento da produção da fronteira agrícola do extremo oeste baiano, tem conclusão prevista para um ano depois. Após essa fase, o terceiro trecho irá ligar Barreiras a Figueirópolis (TO), onde ocorrerá a integração com a Ferrovia Norte-Sul.
O escoamento da produção será feito pelo Porto Sul, que será construído em Ilhéus. "Ainda falta o porto, que está sendo discutido, mas penso que, se tudo der certo, lá pelo mês de março a companheira Dilma (Rousseff) estará aqui para fazer o mesmo gesto que estou fazendo hoje, anunciando o começo da construção do porto", disse Lula.
Despedida
O presidente repetiu o tom de despedida do governo em seu discurso. Disse ter "a sensação do dever cumprido" e não acreditar "que alguém seja capaz de governar o País sem conhecê-lo". "É muito difícil governar sentado em uma cadeira em Brasília, no ar-condicionado", afirmou. "Ou você conhece a realidade, a cara desse povo, ou só vai fazer o que sempre foi feito, governar para apenas 30 milhões de pessoas."
Além disso, Lula defendeu as políticas assistencialistas que fortaleceu ao longo dos dois mandatos. "Não basta crescer, a gente precisa também ter política de distribuição de renda", disse. "Na crise econômica, quem sustentou a economia do País foram as classes C e D, que consumiram mais que as classes A e B. Dê a um pobre R$ 10 e ele vira um consumidor. Dê a um outro cidadão R$ 1 milhão que ele vira especulador."
Para Lula, o País encontrou a "equação perfeita" entre a "macroeconomia que não foge da responsabilidade e a microeconomia que faz com que as coisas cheguem às casas das pessoas". "Dizem que o Lula só fala de pobre. Mas os ricos não precisam do Estado, quem precisa do Estado é a parte mais pobre."
O presidente também afirmou ter feito do Brasil "um País de economia capitalista". "Não era antes porque era um País que não tinha consumidores, não tinha crédito, nem financiamento. Um país capitalista que não tem capital é o que?", questionou. "Hoje, só o Banco do Brasil tem mais crédito que todo o País tinha em 2003."
Suspeita de pedofilia no futebol vai parar na Justiça
Por Yahoo! Noticias
11 de Dezembro de 2010 17:08
O Ministério Público do Rio Grande do Sul acusou o ex-coordenador de categorias de base do Grêmio José Alzir Flor da Silva, de 58 anos, de praticar abusos contra menores de idade. O caso está na Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre para julgamento. O clube demitiu o servidor, que ainda não concedeu entrevistas para apresentar sua versão, mas constituiu advogado para sustentar que é inocente.
A investigação começou no ano passado, por denúncia da mãe de um dos jovens, e concluiu que o ex-coordenador usava da proximidade e da condição de superior para cometer abusos nos dormitórios que os adolescentes usavam quando iam jogar no interior do Estado e até mesmo no alojamento do estádio Olímpico. As vítimas teriam sido pelo menos três garotos, com idades entre 11 e 13 anos.
Além de encaminhar denúncia à Justiça, o Ministério Público fez um acordo com o Grêmio e o Internacional para evitar que casos semelhantes se repitam. Os dois clubes se comprometeram a levantar antecedentes dos profissionais que contratarem para trabalhar com suas categorias de base e também a submetê-los a avaliação psicológica.
Além disso, Grêmio e Internacional devem informar o Ministério Público se houver qualquer suspeita de pedofilia, para investigação. "A gente sabe que pessoas com tendências pedofílicas vão para esse tipo de área, como clubes e escolas", advertiu Denise Villela, promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre.
Futebol da Urbis
A Associação Desportiva QVV, realiza no próximo domingo o seu ultimo baba do ano. O baba acontecerá na quadra de futebol de areia localizada entre os caminhos 40/41 do bairro Hernani Sá. A associação conta com um quadro de 30 associados e os babas acontece todos os domingos a partir das 08:00hs. O presidente Erinaldo dos Santos (Neném) convida todos associados a fazerem parte desse grandioso evento.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Câmara vota LOA e debate situação dos cemitérios
Câmara vota Lei Orçamentária nesta sexta-feira
A primeira votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) será votada na Sessão Extraordinária que será realizada amanhã (10) na Câmara de Vereadores de Ilhéus. O orçamento municipal para o exercício de 2011 está estipulado em R$ 289.344.611,28 (Duzentos e oitenta e nove milhões, trezentos e quarenta e quatro mil, seiscentos e onze reais e vinte e oito centavos) divididos entre secretarias e legislativo, por exemplo.
Durante todo o mês de novembro a Câmara realizou Audiências Públicas para discutir juntamente com a população onde e como deveria ser aplicado o orçamento referente ao próximo ano. Os bairros de Salobrinho, Teotônio Vilela, Banco Central, Barra e Nossa Senhora da Vitória discutiram questões como transporte, trânsito, infra-estrutura, planejamento, educação e saúde.
“Vamos votar a LOA com as emendas propostas por cada vereador dessa casa, por isso as audiências foram de suma importância durante o final do mês de novembro”, disse o Presidente do Legislativo, vereador Jailson Nascimento. A Sessão Extraordinária terá início a partir das 9hs e será realizada no Plenário legislativo.
Situação dos cemitérios de Ilhéus é debatida na Câmara
Na sessão desta quarta-feira (8), Marcos Antônio Clemente, o popular Carioca, gerente dos Cemitérios de Ilhéus, ocupou o Plenário da Câmara para relatar a situação dos Cemitérios da cidade. O requerimento para que ele fizesse uso da palavra partiu do vereador Edivaldo Nascimento (Dinho Gás).
Carioca afirmou que os Cemitérios da cidade estão em estado de calamidade, já que há muitos anos os mesmo não têm recebido a devida atenção da administração municipal. “Os Cemitérios do Pontal e do Basílio estão sem covas, uma das saídas é tentar construir gavetas e ossários nos dois, para que assim a situação seja amenizada”, disse.
Outra questão levantada foi a falta de funcionários especializados para poder realizar o trabalho. “O município de Ilhéus não conta com coveiros, todos os funcionários que trabalham nos cemitérios foram contratados para outras funções”. Segundo Carioca, a saída é realizar um concurso destinado único e exclusivamente a contratação de coveiros.
A violência também foi outro ponto debatido e lembrado pelo vereador Marcos Flávio. “Os cemitérios de Ilhéus ficam sem nenhuma segurança durante a noite, pessoas com más intenções vão até lá usar drogas e fazer sexo. Por ser um órgão público, o Executivo tem que disponibilizar guardas municipais para garantirem a segurança dos cemitérios”, disse.
Os vereadores presentes na Sessão assumiram o compromisso de viabilizar as devidas melhorias para os cemitérios da cidade. O edil Alzimário Belmonte (Professor Gurita) disse que muitos só se lembram do cemitério quando alguém querido morre, mas que é preciso dialogar com o Executivo em busca de esforços para tratar de tal questão. “O que depender do Legislativo, as devidas providências serão tomadas para que os cemitérios entrem em pleno funcionamento mais rápido possível”, finalizou.
Associação de moradores da Urbis interdita rua
A associação de moradores do bairro Hernani Sá (Urbis) resolveu radicalizar com a prefeitura de Ilhéus. Interditou a rua que da acesso ao bairro em função de um buraco que fica ao lado da Clinica Vidamedi, causando transtornos aos moradores. Varias reivindicações foram feitas solicitando o tapamento do buraco, mas, até agora nenhuma providência foi adotada pela prefeitura.
Jorge Reis (Tinga)
Foto: Blog do Gusmao
Jorge Reis (Tinga)
Foto: Blog do Gusmao
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Rede de Ilhéus tem novos PCs
Por Jornal A Região
Quarta-feira, Dezembro 08, 2010
O Núcleo de Tecnologia Municipal de Ilhéus recebeu na última semana uma nova remessa de computadores que vai dar suporte no trabalho de formação dos profissionais da Secretaria da Educação.
Durante todo o ano, vários cursos foram ministrados, beneficiando principalmente os profissionais que atuam na administração, nos Espaços Digitais de Aprendizagem (EDA).
Em Ilhéus, as 45 unidades escolares já receberam do Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), computadores completos, além de outros equipamentos, como retroprojetores.
O núcleo recebeu um conjunto formado por gabinete e quatro estações (teclado, mouse, monitor e hub). Os equipamentos já estão instalados na sede do núcleo, que recebeu neste ano mais 18 computadores completos.
Também conhecidos como espaços multimídia, os EDAs já funcionam em 23 das 45 escolas em Ilhéus. No restante, o Núcleo realiza a instalação dos equipamentos à medida que as escolas vão adotando a infraestrutura necessária.
Este ano já foram oferecidos os cursos de informática básica, Movie Maker e sistema Linux, que equipa as máquinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).
A principal função é introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública. Cada escola recebe de 18 a 34 máquinas, dependendo do porte.
As escolas localizadas na zona rural também integram o projeto e receberam sala de informática com cinco computadores completos. Novas capacitações promovidas pelo núcleo estão previstas para o início do ano letivo de 2011.
O ESTARRECEDOR DEPOIMENTO DO SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ILHÉUS SR. AUGUSTO MACEDO.
Publicado por: CorreiaNeles | 7 dezembro 2010
Hoje (07), compareceu a Câmara de Vereadores de Ilhéus, o Secretário de ASSISTÊNCIA SOCIAL, para esclarecer diversas denúncias vinculadas a ele na imprensa local, de que havia um desvio de dinheiro público no valor de R$300.000,00 e, se isso não bastasse, acusação de assédio sexual de sua secretária.
O comparecimento do Secretário AUGUSTO MACÊDO foi em função de um requerimento feito pelo vereador GURITA que solicitou a presença do Secretário para fazer os devidos esclarecimentos.
O que ninguém esperava ver era um homem tranqüilo, altamente técnico, incisivo, duro e objetivo, que não deixou de responder nenhuma pergunta, deixando a todos PERPLEXOS PELOS RELATOS SOBRE A GRAVIDADE da situação da Prefeitura, e quando disse que ILHÉUS ESTÁ NA IMINÊNCIA DE PERDER A GESTÃO PLENA DA SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL.
Sem meias palavras afirmou que o Prefeito NEWTON LIMA comporta-se como um REI e que Ilhéus tem DOIS PRIMEIRO MINISTROS, em uma clara alusão aos Senhores: JORGE BAHIA E ALCIDES KRUSCHEWSKY, Secretário da Fazenda e Secretário de Governo respectivamente.
Deixou bem claro que o Prefeito Newton Lima é um tremendo IRRESPONSÁVEL, pois o estado já o notificou por várias vezes para que faça, imediatamente, a descentralização financeira da pasta, e caso isso não seja feito, o município vai ficar sem recursos dos governos estadual e federal à partir de janeiro.
Disse também que o dinheiro não é gerido pela Secretaria de Assistência Social e sim pela Secretaria da Fazenda, portanto se houve algum desvio não foi na sua secretaria.
Disse em alto e bom som que, as despesas com a sua Secretaria, são “FRAGMENTADAS”, facilitando a corrupção e que por várias vezes falou com o Prefeito Newton Lima sobre essa situação, mas que NADA foi feito, permitindo que essa prática nociva continuasse.
Também fez acusações seríssimas contra o secretário da Fazenda JORGE BAHIA, quando disse que em uma negociação de aluguel temporário, o proprietário afirmava que o que tinha acertado com o Secretário não era aquele valor e sim outro bem maior.
Quanto ao propagado ASSÉDIO SEXUAL, afirmou se tratar de invenção e que, juntamente com a Deputada Ângela Souza, está providenciando um Processo Judicial contra esse DIFAMADOR, que só quis denegrir sua imagem, inventando calunias sem nenhuma prova.
Disse também que a senhora LETÍCIA LÁZARO nunca foi sua AMANTE, muito pelo contrário, era sua companheira e que acharam uma forma abominável de os atingir.
Dizendo ser vítima de um “linchamento público” por uma parte da imprensa de Ilhéus, Augusto Macedo disse que vai tomar as providências judiciais para restabelecer o que considera “a verdade”. “Alguns se utilizaram, inclusive, de métodos nazistas para me atingir”, afirmou.
Depois de todos os esclarecimentos feitos pelo Secretário de ASSISTÊNCIA SOCIAL, AUGUSTO MECÊDO, os vereadores fizeram uso da palavra para dizer que TODOS inclusive aqueles que dão apoioao prefeito Newton Lima, estão chocados com as acusações feitas pelo Secretário e que vão convocar outros Secretários envolvidos para serem ouvidos na próxima terça-feira.
Diante de tantos absurdos praticados pelo Prefeito Newton Lima e toda a sua turma, a sociedade espera que os ilustres Vereadores TOMEM UMA ATITUDE instalem, imediatamente, uma CEI contra esses ESPERTALHÕES que estão dilapidando o Patrimônio Público da nossa Cidade.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Lula visitará Ilhéus nesta sexta
No que será uma das últimas visitas oficiais do presidente Luiz Inácio da Silva, o líder nacional visitará a cidade de Ilhéus, no sul do Bahia, nesta sexta-feira (10).
Ele assinará ordens de serviços para o início das obras de quatro trechos da Ferrovia Leste-Oeste, que ligará a importante região produtora de grãos ao Porto Sul.
O primeiro lote da estrada de ferro, situado entre os municípios de Caetité e Ilhéus, já se encontra com sua licença de instalação. No entanto, a visita que deverá ser a última à região de Lula como presidente, não será apenas de festividades.
Um movimento intitulado Comitê de Entidades Sociais em Defesa dos Interesses de Ilhéus e Região prepara uma série de reinvidicações que serão entregues na visita oficial. Em uma delas, o grupo promete cobrar a execução das obras de duplicação da BR-415, que liga Vitória da Conquista à Costa do Cacau.
www.bahianoticias.com.br
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Jailson exonera 24 assessores parlamentares para quitar salário e 13º na Câmara
Pelo menos 24 assessores parlamentares da Câmara de Vereadores de Ilhéus acabam de ser exonerados pelo presidente Jailson Nascimento, sob a justificativa de que a Mesa Diretora não teria recursos suficientes para pagar os salários e o 13º salário do funcionalismo concursado que atua no Palácio Teodomiro Ferreira, sede do Legislativo Municipal.
Os demitidos fazem parte da cota de assessores especiais a que os parlamentares tinham direito e, com a decisão, os 12 vereadores (o presidente da Casa não faz parte desta lista) perderam, cada um, dois auxiliares.
O Jornal Bahia Online apurou que cada vereador recebe o equivalente a um outro salário parlamentar para a contratação de assessores diretos. No entanto, durante o mandato do ex-vereador e deputado federal Raymundo Veloso, a Câmara instituiu, por conta própria, a criação de mais três assessores acima do limite previsto pela Lei Orgânica e o Regimento Interno. No início do ano, alegando contenção de despesas, o atual presidente, Jailson Nascimento, conseguiu convencer os vereadores a abrir mão de um destes assessores. Agora, decidiu pela exoneração dos outros dois.
O Jornal Bahia Online tentou contato com o presidente da Câmara, Jailson Nascimento, mas este não atendeu a ligação e nem deu retorno. A intenção era saber mais detalhes sobre a medida.
Na lista dos assessores comissionados permanecem apenas os chamados "oficiais", aqueles que estão na cota prevista de gastos para cada um dos parlamentares. Além destes, atuam na Câmara de Vereadores, os servidores concursados. Todos os meses, a Prefeitura repassa para a Câmara algo em torno de meio milhão de reais e, segundo infvormações colhidas pelo JBO, quase todo o dinheiro é utilizado nas despesas do legislativo municipal. "Quase não se consegue guardar um centavo para fazer caixa e promover novos investimentos", afirma um servidor concursado.
O problema é que a demissão, agora, é apenas um paliativo já que estes assessores exonerados têm, por lei, direito aos direitos trabalhistas. Esta dívida, ao que parece, Jailson Nascimento pretende deixar para ser quitada por seu sucessor, que será conhecido nos próximos dias numa disputadíssima eleição que promete emoções até o seu último voto.
Ouvidos pela reportagem do JBO, alguns vereadores demostraram irritação com a medida presidencial e dizem que as exonerações podem causar dificuldades a Nascimento neste período que antecede a eleição da nova mesa. O grupo situacionista - que deve optar pela candidatura do vereador Paulo Carqueija (PT) - aposta na insatisfação da maioria para conquistar alguns votos que já considerava perdidos.
Com o apoio do presidente Jailson Nascimento e apresentando-se como candidato do grupo de oposição, está o atual vice-presidente Dinho Gás. Há também, pelo menos, um outro nome na disputa. Da ala "jabista" na Câmara, Walmir de Inema, afirma que vai levar sua candidatura até o fim.
Empate sem gols manda Vitória para Série B
Com o sofrido empate por 0 a 0, em Salvador, o Atlético/GO conseguiu se manter na elite do futebol nacional e rebaixou o Vitória para a Série B diante de um Barradão lotado. Choro baiano, festa goiana!
O Leão realizou boa campanha no começo do torneio, chegou a brigar pelos primeiros lugares, mas despencou na tabela na reta final e não reagiu mesmo com a vinda do técnico Antônio Lopes. O clube regressa à Segundona depois de três anos (obteve o acesso em 2007). Para piorar, o rival Bahia está de volta à elite.
Escolas públicas
*Elias Reis
02 de dezembro de 2010
“Não pode haver qualquer forma de cobrança e exigências absurdas,
pois são mecanismos ilegais.” ( Vereador ilheense, Rafael Benevides-PT )
Num país marcado pela desigualdade, em que o conceito de República (igualdade de todos perante o Estado e a lei...) se vê constantemente violado, falar em direitos do cidadão até parece algo inusitado.
É que a má administração do erário público nas áreas sociais traz uma gama de pessoas “sem-teto”, “sem-saúde”, “sem-escola” etc. Assim, conseguir uma casa, uma vaga numa escola de qualidade ou um atendimento em um hospital público freqüentemente transforma-se num favor prestado por políticos. Perdemos a noção de cidadania, ou seja, do direito a ter direitos e do Estado como forma de organização da sociedade.
Falo especificamente da nova modalidade de falta de respeito ao cidadão: a cobrança de “ajuda”, contribuições compulsórias, carteirinhas e outros mecanismos de cobrança dos alunos das escolas públicas. Imaginem que algumas escolas, em 2010, continuaram exigindo “se puder” folhas de ofício e papel carbono. Um absurdo. A Direc e a Secretaria de Educação, em Ilhéus, precisam ficar atentas já a partir das matriculas escolares do ano letivo de 2011.
O ensino público, diz a CF, deve ser universal e gratuito, ou seja, sem ônus de qualquer espécie ou sob qualquer pretexto. Aliás, segundo o advogado Joabs Ribeiro, “os tribunais de um modo geral vêm reconhecendo a educação, da creche ao ensino médio, passando pela pré-escola e pelo ensino fundamental, como um direito público subjetivo, que, deste modo, pode ser reivindicado inclusive através de ações judiciais”.
Não há dúvida. Faltado vagas ou mesmo escolas públicas cobrando qualquer tipo de taxa ou contribuições, o Ministério Público, os Conselhos Tutelares ou a Procuradoria da Assistência Judiciária devem ser procurados. Não pode em nenhuma hipótese haver cobrança de taxas de matrícula, de uniforme, contribuições para associações de pais e mestres. Essa conduta deve ser denunciada não apenas no Ministério Público, mas, também na imprensa local.
Exemplificando algumas situações: Caso a escola adote uma carteirinha de identificação, esta deve ser fornecida a todos os alunos, independente do pagamento de taxas. Do mesmo modo, se o uniforme for obrigatório, este deve ser garantido àqueles que não puderem por ele pagar. Ou mesmo quando a escola realiza alguma atividade e impõe pagamento de taxa, se utilizando o pretexto de colaboração. É ilegal.
Em resumo, a contribuição deve facultativa e não pode haver qualquer mecanismo de constrangimento ao aluno que não tenha pago ou contribuído a qualquer título, pois, além de garantir o ensino público gratuito, a CF proíbe discriminações.
Em outro momento estaremos analisando essencialmente as exigências e discrepâncias do Colégio Militar, aqui em Ilhéus. À luz da lei, estão à ano-luz de suas reais atribuições.
*Elias Reis é articulista e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.
eliasreis.ilheus@gmail.com
domingo, 5 de dezembro de 2010
Salvador sedia Marcha Nordestina Pela Paz e Não-Violência
Organizações do movimento social, estudantes e grupos culturais participam da Marcha Nordestina Pela Paz e Não-Violência, que acontece no dia 10 dezembro (sexta-feira), com saída às 15h, do Campo Grande em direção a Praça Municipal de Salvador. A Marcha traz à tona com grande ênfase, o clamor e a denuncia pelo fim de todos os tipos de violência, discriminação e violações dos Direitos humanos.
A Marcha Nordestina é uma iniciativa do Mundo Sem Guerras, organismo internacional que atua ha 15 anos no campo do pacifismo e da não-violência. Na Bahia foi implantada e coordenada pelo InconPaz –Instituto de Consciência, Formação pela Cultura da Paz e a Não-Violência Mundo sem Guerra.
Esse organismo foi o idealizador da 1ª Marcha Mundial Pela Paz e Não-Violência do planeta, que aconteceu do dia 2 de outubro de 2009 a 2 de janeiro de 2010, esse trajeto mundial que iniciou na Nova Zelândia e terminou na Cordilheira dos Andes teve duração de 90 dias, passou por mais de 90 países e 100 cidades nos cinco continentes, cobriu uma distância de 160.000 km por terra. Foi recebida por governantes de todas as esferas e líderes religiosos, e contou com adesões de personalidades do campo acadêmico, político, social, cultural e desportivo.
Com sua passagem no Brasil a Marcha Mundial Pela Paz e Não-Violência mobilizou vários estados, em Salvador aconteceu no dia 17 de dezembro de 2009, e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, do Governo do Estado da Bahia e dos movimentos sociais, onde foram realizadas inúmeras ações como forma de chamar atenção para o alto índice de violência e também para gerar uma nova consciência baseada na paz e não-violência.
PARTICIPE DA MAIOR MOBILIZAÇÃO PELA PAZ DA HISTORIA E LEVE SUA MENSAGEM DE PAZ!
“Para que se escute o clamor de milhões de pessoas que querem a paz, o fim das guerras e de todas as formas de violência”
CONTATOS:
Comitê – Salvador/Bahia
E-mail: marchanordestina.ssa.ba@gmail.com
(71)9936.5046/ 9282-3166 / Ademir Santos
(71) 9911-9165 / Jeã Moreno
Grupo da Melhor Idade da Urbis
Por iniciativa da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá (Urbis), foi realizado na ultima sexta-feira (3) o 1º Encontra da Melhor Idade, que teve como objetivo a criação e implantação do 1º grupo de idosos do bairro.
O encontro foi marcado pela apresentação do projeto “Sem Fronteiras na Melhor Idade”, apresentado pelo vice presidente da associação de moradores Adilson Conceição. Também contribuíram nesse 1º encontro, presidentes de vários grupos da melhor idade de ilhéus com depoimentos de incentivo a formação do grupo da Urbis.
Um dos principais objetivos do grupo é melhoria da qualidade de vida dos seus participantes, através da realização de atividades: físicas, culturais, educativas e lazer.
Os moradores interessados a participar ou colaborar com o projeto, devem procurar a direção da associação de moradores do bairro Hernani Sá, no horário comercial de segunda a sexta na sede localizada na praça principal da Urbis.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Buerarema assustada com liberação de presos
Agência A TARDE
Buerarema - Desde a última terça-feira, 30, a cadeia pública da cidade de Buerarema, a 450 km de Salvador, está interditada. Com a interdição, 19 presos foram liberados. A situação gerou um clima de insegurança na cidade e divide opiniões entre os moradores.
“O clima aqui é de insegurança total, eu trabalho com comércio há 26 anos, estou tendo que fechar uma hora antes, porque não tem movimento na rua e a gente tem medo de assalto. Foi uma surpresa essa decisão do juiz, agora a gente espera que o poder público resolva essa situação”, disse o comerciante José Crispim.
Já para Alfredo Falcão, presidente do Conselho de Segurança do município, a medida foi necessária. “O juiz entendeu que essa seria a única forma de buscar uma solução, já que o Estado está omisso. Gastamos, no ano passado, R$ 36 mil em aplicação de penas alternativas e reforma da delegacia municipal. Isso com recurso próprio e doações dos moradores. O problema não começou agora, vem de muito tempo”, explicou Alfredo Falcão.
“Até o momento da liberação dos presos, nós não tínhamos ordem para transferi-los, e nós não podemos transferir presos sem ordem judicial. Se for necessário prender, vamos encaminhar para os municípios vizinhos”, revelou Pedro Chauí, delegado de polícia.
De acordo com o juiz da comarca de Buerarema, Antônio Hygino, responsável pela liberação dos presos, a cadeia não oferece condição mínima de custódia. “Acontece que a Polícia Civil, que deveria custodiar esses presos, abandonou o serviço, que estava sendo feito pela guarda municipal, sem competência para isso. Fui pessoalmente a Salvador, conversei com a presidente do Tribunal de Justiça, o corregedor do Tribunal autorizou a transferência, mas a Secretaria da Segurança Pública não cuidou de fazer a transferência e eu não poderia ficar com esses presos, porque qualquer incidente que acontecesse eu seria o responsável”, explicou o juiz.
Luciano Oliveira, 32 anos, preso por assalto e porte ilegal de arma, liberado pela decisão judicial, confirma a precariedade das instalações. “Eu vivia no inferno. A gente tem que pagar pelos nossos erros, mas não dessa forma. Faltava remédio, alimentação, a gente dormia no chão, era desumano lá”, disse.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Dilma confirma Palocci na Casa Civil e Cardozo na Justiça
Sex, 03 Dez, 03h59
BRASÍLIA (Reuters) - A presidente eleita, Dilma Rousseff, oficializou nesta sexta-feira a indicação de mais três ministros que vão integrar seu governo a partir de 1o de janeiro. Todos pertencem ao PT.
Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda que caiu por escândalo em 2006, será o chefe da Casa Civil. Gilberto Carvalho, atual chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai comandar a Secretaria-Geral da Presidência, responsável pelo diálogo com as entidades da sociedade civil.
Na Justiça, foi confirmado o nome do deputado José Eduardo Cardozo, um dos coordenadores da equipe de transição de governo e secretário-geral do PT.
"A presidenta eleita orientou os futuros ministros a trabalhar de forma integrada com os demais setores do governo para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda e garantia da estabilidade econômica", afirma nota da assessoria de imprensa de Dilma.
Havia a expectativa do anúncio da permanência de Alexandre Padilha na pasta das Relações Institucionais, mas desde a véspera sua presença já não era tão certa, segundo petistas consultados pela Reuters.
Este ministério faz a ponte do governo com o Congresso e já foi ocupado por políticos de outros partidos, como PCdoB e PTB.
Nas últimas horas, a equipe de transição vem negociando cargos com o PMDB, principal parceiro político do futuro governo. Estavam cotados para serem anunciados o senador Edison Lobão (PMDB-MA), ligado ao presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), para retornar à pasta das Minas e Energia, e Wagner Rossi, também indicação do PMDB, para permanecer na pasta da Agricultura.
O PMDB, que tem o deputado Michel Temer como vice-presidente da República eleito, quer cinco ministérios enquanto a tendência de Dilma é oferecer quatro.
No dia 24 de novembro, Dilma formalizou os ministros da equipe econômica, composta por Guido Mantega (Fazenda), que permanece no cargo, Alexandre Tombini (Banco Central) e Miriam Belchior (Planejamento).
(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Bruno Peres)
Ferrovia Leste/Oeste já tem licença ambiental
O Ibama liberou licença ambiental para a construção do trecho da Ferrovia Leste/Oeste entre Ilhéu e Caetité. A obra será iniciada no dia 9 e a cerimônia deve contar com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A expectativa é de que a Ferrovia, que vai ligar o sul da Bahia ao estado de Tocantins, esteja concluída até o final de 2010. A obra vai gerar sete mil empregos diretos.
A Ferrovia Leste/Oeste terá 1.490 quilômetros. Na Bahia, ela começa em Ilhéus e vai até o município de São Desidério, na região oeste. A ferrovia vai passar por 32 municípios baianos, cruzando o estado de ponta a ponta.
Incluída entre as prioridades do PAC, a Ferrovia contará com investimento de R$ 6 bilhões. Ela vai formar um corredor de transporte para o Porto de Ponta da Tulha e abrirá nova alternativa de logística para portos no Norte atendidos pela Ferrovia Norte-Sul.
Jornal A Região
Buraco da camada de ozônio sobre a Antártida é o menor em 5 anos
Sydney (Austrália), 3 dez (EFE).- O buraco da camada de ozônio sobre a Antártida se reduziu ao seu menor tamanho nos últimos cinco anos, indicou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Água e Pesquisa Atmosférica da Nova Zelândia.
Os cientistas calcularam que o tamanho do buraco é de 22 milhões de quilômetros quadrados, dois milhões menos que em 2009, ao passo que em 2000, ano quando foi registrado o maior tamanho, era de 29 milhões.
O déficit da massa de ozônio também se reduziu, a 27 milhões de toneladas, sensível melhora se comparado com as 35 milhões de toneladas de 2009 e as 43 milhões de 2000.
"Podemos dizer que o buraco na camada de ozônio está melhorando de acordo com as observações deste ano", disse o cientista Stephen Wood, que apontou que as iniciativas internacionais como o Protocolo de Montreal, de 1987, estão dando resultados.
A camada de ozônio, que protege das radiações ultravioleta, diminuiu, segundo os cientistas, pelo efeito de produtos como o clorofluorcarbono (CFC), utilizados em refrigeradores e aerossóis, proibidos a partir do acordo de Montreal. EFE
MP publica edital para 100 vagas
Por Jornal A Região
O Ministério Público Estadual divulgou nesta quarta edital para o concurso público que vai contratar 100 servidores, dos quais 80 para o cargo de assistente-técnico administrativo, 10 para motorista e 10 para analista técnico.
Das 80 vagas para assistente-técnico administrativo, 30 serão para Salvador e 50 para as cidades do interior. Para o cargo de motorista, o concurso oferece 8 vagas para Salvador e 2 para o interior do estado.
As inscrições para o concurso poderão ser feitas a partir de segunda-feira, 6, até 14 de janeiro pelo site www.fesmip.org.br. A taxa de inscrição será de R$ 60 para os cargos de nível médio e de R$ 90 para os cargos de nível superior.
A jornada de trabalho é de 40 horas e a remuneração inicial de R$ 2.030 para os cargos de assistente-técnico administrativo e motorista, e de R$ 3.658 para o cargo de analista técnico.
As provas serão aplicadas no dia 6 de fevereiro, em Salvador. Mais informações no site www.mp.ba.gov.br.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Itabuna e Ilhéus disputam território
Quinta-feira, Dezembro 02, 2010
Mais uma polêmica deve envolver Ilhéus e Itabuna nos próximos meses. Os dois municípios brigam, nos bastidores, pelo limite territorial e um negócio que pode render mais de R$ 400 mil mensais em impostos.
Para a Prefeitura de Ilhéus, a loja da rede de Supermercados Makro, inaugurada recentemente às margens da rodovia Jorge Amado, na saída de Itabuna, está situada em seu território.
Já a Prefeitura de Itabuna acredita que o empreendimento está dentro de seus limites e aguarda confirmação pela SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais, do governo do estado.
Segundo a União das Prefeituras da Bahia, diversos conflitos surgiram recentemente com a decisão do IBGE de reorganizar os limites territoriais dos municípios baianos com uso do GPS.
Povoados e distritos que antes, com medição imprecisa, pertenciam a um município, passaram para outro. No caso de Itabuna e Ilhéus, a disputa é pelo trecho que vem recebendo investimentos privados nos últimos meses.
A reportagem do Jornal das Sete, da rádio Morena FM, tentou ouvir o coordenador do IBGE em Itabuna, Luiz Mafra, sobre o assunto, mas ele está de férias.
Fonte: Jornal A Região
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Sujeira toma conta do terminal urbano de Ilhéus
O terminal rodoviário urbano de Ilhéus vem sofrendo com o descaso da administração pública, o lixo está sendo jogado no chão por falta de lixeiras, alguns comerciantes do local estão improvisando caixa de papelão para amenizar a situação.
É triste ver a porta de entrada da nossa cidade nessa situação. Cerca de 20 mil pessoas circula diariamente pelo terminal, inclusive os visitantes, a impressão que fica é que os Ilheenses não são chegados à limpeza.
Assinar:
Postagens (Atom)