sábado, 14 de junho de 2014

PM prende 16 e apreende 11 menores em protesto contra Copa

Cerca de 27 black blocs foram presos no Corredor da Vitória nesta sexta-feira, 13, quando tentavam seguir em protesto contra a Copa do Mundo para a Fun Fest, no Farol da Barra. Um confronto entre o grupo de 60 pessoas e a Polícia Militar fez com que parte dos black blocs se dispersassem.
O grupo chegou ao Campo Grande por volta de 15h30, onde estava ocorrendo uma concentração desde às 14h, de ativistas ligados a partidos políticos, centrais sindicais e movimentos sociais, mas resolveram seguir em direção ao festejo no bairro da Barra.
Uma manifestação pacífica com cerca de 30 pessoas teve continuidade no entorno da praça do Campo Grande, enquanto os black blocs seguiam pelo Corredor da Vitória. Ao chegar na altura da concessionária Honda, no próprio bairro, policiais militares da Operação Gêmeos bloqueavam os acessos à ladeira da Barra e da Graça, impedindo a passagem do grupo.
Segundo um black bloc, que preferiu não se identificar, um rojão de bomba de efeito moral teria iniciado o confronto. Em resposta aos militares, o grupo começou a jogar pedras contra os policiais. Ninguém ficou ferido durante o confronto, mas o vidro da concessionária Honda foi totalmente destruído.
De acordo com o Major Washington Júnior, comandante da Operação Gêmeos, os manifestantes foram responsáveis pelo início da ação violenta, jogando pedras nos policiais. Em nota, a PM informa que foram conduzidos 11 menores para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) por prática de vandalismo. Ainda segundo a nota, ao chegar ao local, a companhia de Controle de Distúrbio Civil (CTDC) do Batalhão de Polícia de Choque dispersou os vândalos, sendo necessária a utilização de gás lacrimogêneo para contê-los.
Um delegado da 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris) foi deslocado para a DAI para ouvir os adultos, que também foram conduzidos ao local. Os black blocs contam com o apoio da Defensoria Pública. O coletivo da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB), que dá suporte aos manifestantes, também tentou entrar na delegacia, mas foi impedido.
Da Redação, com informações de Yuri Silva
Fonte: Portal A Tarde


Nenhum comentário:

Postar um comentário