quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Geopolítica do Oriente Médio

Rastro de destruição: resultado da guerra do Líbano em 2006.
O Oriente Médio pode ser considerado como a parte do planeta que mais apresenta focos de conflitos, com destaque para as divergências entre árabes e judeus. Fato que teve início a partir da instauração do Estado de Israel, em 1947.

Em 1988, Palestina e Israel iniciaram suas participações em acordos de paz. Em 1993, por exemplo, Yitzhak Rabin, primeiro ministro israelense naquele momento, e Yasser Arafat realizaram um acordo de paz.

Tal acordo tinha caráter interino, dando autogoverno aos palestinos sobre os territórios ocupados, fato que permitiu um cessar fogo. No entanto, isso não foi suficiente, pois os atentados se intensificaram na região, desencadeados pela insatisfação por parte dos grupos radicais palestinos e israelenses. O problema tornou-se ainda maior com a morte do primeiro ministro israelense Yitzhak Rabin, assassinado por um estudante judeu ortodoxo contrário à retirada israelense da Cisjordânia.

Yitzhak foi sucedido por Shimon Peres, que seguiu com o processo de paz iniciado. No ano de 1996, Yasser Arafat foi eleito presidente da Autoridade Palestina com um elevado número de votos (88,1%).

A formação de um Estado palestino não aconteceu de maneira completa, tendo em vista que o controle militar e das relações exteriores ainda era de responsabilidade dos israelenses. No final da década de 90, os conflitos se tornaram frequentes pela iniciativa dos grupos radicais palestinos e israelenses, isso prejudicou o processo de formação do Estado da Palestina.

Os conflitos estenderam-se até os primeiros anos da década de 2000, tendo um aumento significativo na incidência de casos de atentados e confrontos armados, principalmente de ataques suicidas por parte dos palestinos. Desse modo, Israel respondeu rapidamente às ofensivas com diversos ataques ao território palestino, ocasionando a morte de terroristas e civis.

Diante do quadro desolador, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou e propôs, através dos Estados Unidos, a criação de um Estado palestino. Mesmo com essas iniciativas, o quadro geopolítico atual ainda é bastante conturbado, marcado por um elevado número de conflitos armados e atentados. Parece que as divergências não têm fim, tendo em vista que os israelenses culpam palestinos por não punir os extremistas contidos no território de sua atuação. Já os palestinos culpam os israelenses por agravar ainda mais a situação ao responder de forma armada aos ataques terroristas de seus extremistas. Em suma, parece que esse conflito é interminável, diante de tamanha intolerância externalizada pelos dois lados.

Não é possível destacar conflitos no Oriente Médio sem mencionar a questão do Iraque. No ano de 1990, o Iraque invadiu o Kuwait com o pretexto de que esse país não estava cumprindo com as normas da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) quanto ao volume de produção de petróleo. Ofensiva interferida pelos Estados Unidos, com a aprovação da ONU. Desse modo, iniciou a guerra do Golfo, que durou de 17 de janeiro até 28 de fevereiro de 1991, finalizando com a derrota dos iraquianos, frustrando os planos do líder Saddam Hussein. Essa guerra deixou um saldo de centenas de milhares de mortes, sobretudo de soldados e cidadãos do Iraque. Apesar de ter sido derrotado, o líder ditador não foi destituído do cargo, por outro lado, os Estados Unidos instauraram um embargo econômico, fato que intensificou os problemas sociais no Iraque.

Há outro problema geopolítico envolvendo o Iraque, a aspiração do povo curdo em obter sua independência política e territorial. No ano de 1991, os curdos tentaram buscar sua independência em relação ao Iraque, mas foram agressivamente impedidos pelas forças iraquianas que promoveram um verdadeiro massacre, milhares de curdos foram mortos, além disso, aproximadamente 500 mil se refugiaram para as montanhas existentes na região. Isso terminou somente com a intervenção da ONU, que criou uma barreira de proteção em favor desse povo.

Em 2001, no dia 11 de setembro, os Estados Unidos sofreram ataques terroristas, desse modo, o então presidente norte-americano George W. Bush solicitou junto à ONU aprovação para invadir o Iraque, pedido que não obteve aprovação de grande parte dos integrantes da organização. Apesar disso, os Estados Unidos invadiram o Iraque, e, em março de 2003, iniciou uma guerra, provocando a morte de mais de 100 mil pessoas e a rendição daquele país. Além disso, os estadunidenses destituíram Saddam Hussein da presidência do Iraque. Apesar do fim do governo ditador de Saddam, os conflitos ainda ocorreram durante sete anos. Somente em agosto de 2010 o exército dos Estados Unidos se retirou do território iraquiano, entretanto, cerca de 50 mil soldados permanecerão para realizar terinamentos.

Existe ainda, no Oriente Médio, a luta pela posse das bacias hidrográficas e águas subterrâneas, que tem motivado o surgimento de focos de conflitos armados, um exemplo disso é a bacia do rio Jordão, disputada entre Israel, Líbano, Síria e Jordânia. Há também uma acirrada disputa pelas bacias dos rios Tigre e Eufrates por parte da Turquia, Síria e Iraque.
 
 
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Caminhada feminista toma as ruas de Salvador com campanha “Aja, Reaja, Comprometa-se”

Movimentos sociais e grupos feministas que caminharam pelas ruas de Salvador nesta quinta (29) foram envolvidos na campanha “Aja, Reaja, Comprometa-se”, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). A iniciativa, que conta com diversas peças, incluindo outdoors espalhados pelos principais pontos da cidade, visa incentivar a denúncia dos casos de violência contra a mulher. Uma parte do material foi disponibilizada na caminhada e distribuída no percurso, que saiu da Piedade em direção à Praça da Sé.  

Foram destacados diversos episódios de violência sexista ocorridos na Bahia, inclusive com depoimentos de familiares das vítimas. A intenção é unir entre sociedade civil e poder público, na tentativa de solucionar os casos e combater a sensação de impunidade. A titular da SPM, Lúcia Barbosa, participou da caminhada ao lado da presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Luiza Maia, outras autoridades e movimentos como Marcha das Vadias, União Brasileira de Mulheres (UBM), estudantes e sindicatos.


Fotos: Klediir Costa/SPM
Assessoria de Comunicação
Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM)
71 3117-2818
--
Twitter @SPMulheresBA

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Deputado Valmir, coordenador do Núcleo Agrário do PT, quer punição para ex-presidente da UDR, Marcos Prochet, acusado de matar Sem Terra no Paraná.

Neste dia 28/11, em Curitiba, um júri popular condenou dois acusados de participação no assassinato do trabalhador sem-terra Sebastião Camargo, em 1998, durante um despejo ilegal na cidade de Marilena, no Noroeste do Paraná. 

Osnir Sanches foi condenado a 13 anos de prisão por homicídio qualificado e constituição de empresa de segurança privada, utilizada para recrutar jagunços e executar despejos ilegais. O outro acusado, Teissin Tina, ex-proprietário da fazenda Boa Sorte, lugar do assassinato do trabalhador rural, recebeu condenação a seis anos de prisão por homicídio simples.

No entanto, para o coordenador do Núcleo Agrário do PT, deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a justiça ainda não está completa. “Os condenados poderão recorrer da decisão em liberdade ainda e o principal mandante, o ex-presidente da União Democrática Ruralista, Marcos Prochet, além de Augusto Barbosa da Costa, integrante da milícia organizada e financiada pela UDR ainda não foram julgados. Ambos apresentaram substituição de advogados às vésperas do júri e alegaram necessidade de mais tempo para se preparar para o julgamento, ou seja, uma nítida manobra para escapar da punição”, explicou.

Segundo o deputado petista, mesmo com o adiamento do julgamento de Prochet, as condenações já proferidas podem ser consideradas uma vitória dos trabalhadores brasileiros. Valmir ainda lembrou que, em janeiro de 2013, está marcado o julgamento de Adriano Chafik, réu confesso do massacre de Felisburgo, em Minas Gerais.

“A truculência do latifúndio, com a formação de milícias armadas sob a justificativa da defesa da propriedade privada a qualquer custo não cabe dentro da democracia brasileira, muito menos na nossa Constituição que diz que a propriedade tem que ter uma função social”, disse.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Entenda o que são os royalties de petróleo e o que muda com projeto

Os royalties de petróleo são os valores em dinheiro pagos pelas empresas produtoras aos governos para ter direito à exploração. A distribuição desses valores entre os estados e municípios brasileiros deve mudar a partir de janeiro do ano que vem, com a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, no último dia 6.

Pelo projeto aprovado, estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, perdem dinheiro. A parcela cai dos atuais 26% para 20% já a partir de 2013. Os munícios que produzem petróleo e hoje ficam com 26% dos royalties, passariam a receber 15% no ano que vem e 4%, em 2020.

Já a parcela de cidades não produtoras passaria de 1,75% para 21% a partir de janeiro. A parcela dos estados não produtores saltaria de 7% para 21%.
O projeto atinge também os contratos antigos. “O que está se criando agora é uma situação de instabilidade com mudança de regra, depois que as regras foram estabelecidas. Você não pode quebrar as regras da noite para o dia e achar que os estados têm condições de se adaptar da noite para o dia também”, diz o economista David Zylberstajn.
 
“Existe aí uma perspectiva muito ruim para estes estados e uma perspectiva, na minha opinião, também muito ruim para o Brasil, em função disso.”

O governo do Rio estima uma perda de mais de R$ 3,4 bilhões no próximo ano, e de R$ 77 bilhões até 2020. Investimentos para a Copa do Mundo e as Olimpíadas ficariam comprometidos.

Por esta razão, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, marcou um protesto contra a aprovação da nova lei de distribuição dos royalties do petróleo para esta segunda-feira (26).

A manifestação “Veta, Dilma. Contra a injustiça. Em defesa do Rio” tem concentração marcada para as 14h na Candelária, para contestar o projeto de lei de número 2565.

A proposta de redistribuir a receita dos royalties do petróleo é do deputado Onyx Lorenzoni, do Democratas do Rio Grande do Sul. “Todos os brasileiros, através dos seus impostos, pagaram pesquisa, lavra e retirada do petróleo do subsolo. O que a Câmara e o Senado estão fazendo é justiça, ou seja, todos os brasileiros contribuíram para ajudar na localização e na exploração, é justo que todos os estados compartilhem os royalties”, defende.

Senadores do Rio criticam o projeto. “Eu tenho muita confiança que a presidenta Dilma vai entrar por este caminho do equilíbrio e é por isso que essa passeata de hoje no Rio de Janeiro não é uma passeata contra ninguém, mas é uma passeata em defesa dos nossos direitos”, diz Lindberg Farias (PT-RJ).

“O Rio de Janeiro não participa do ICM da soja, que é produzida em Mato Grosso, nem da carne que é produzida no Rio Grande do Sul. Por que os outros estados entendem que eles têm que participar dos royalties do petróleo? Esse projeto vai levar o Rio para a falência”, critica Francisco Dornelles, senador pelo PP do Rio.

O projeto que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo foi aprovado na noite do dia 6 de novembro, por 296 votos a favor e 124 contra. Os deputados aprovaram o texto-base oriundo do Senado do projeto que redistribui entre União, estados e municípios os tributos (royalties e participação especial) provenientes da exploração do petróleo. O projeto depende agora de sanção da presidente Dilma Rousseff.

g1.globo.com/economia

Ex-presidente do PP é condenado a mais de nove anos de prisão por mensalão


Ex-deputado Pedro Corrêa, que deve cumprir pena em regime fechado


O ex-deputado e ex-presidente do PP Pedro Corrêa (PE) foi condenado nesta segunda-feira (26) a penas que, somadas, chegam a 9 anos e 5 meses pelos três crimes cometidos no mensalão, além de R$ 1,132 milhão em multas.

Pelo Código Penal, ele terá que cumprir inicialmente sua pena em regime fechado.

A pena imposta a ele pela condenação por formação de quadrilha foi de 2 anos e 3 meses. Pelo crime de corrupção passiva, pelo fato de ter recebido dinheiro do mensalão em troca de apoio parlamentar no início do governo Lula, ele foi punido com 2 anos e 6 meses, além de multa de R$ 456 mil. Por lavagem de dinheiro, ele recebeu 4 anos e 8 meses, mais multa de R$ 676 mil.




Segundo a Procuradoria, como presidente do PP na época, ele participou das negociações que levaram ao repasse de pelo menos R$ 3 milhões do valerioduto e ao uso da corretora Bônus Banval para distribuir o dinheiro.

O ministro Celso de Mello sugeriu que os ministros discutissem se houve uma "confissão espontânea ainda que parcial" de sua participação no esquema, o que poderia diminuir a pena.
O relator e presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, rejeitou a ideia. "Com exceção do Roberto Jefferson, nenhum réu confessou. Todos admitiram o recebimento de somas milionárias, mas deram ao recebimento de outra causa [caixa dois]", disse.

Os ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes também não reconheceram confissão nos depoimentos dos réus.
Celso de Mello disse que foi convencido pelos colegas de que não houve a confissão espontânea.
Corrêa admitiu ter recebido apenas R$ 700 mil para ajudar o ex-deputado Ronivon Santiago (AC) a pagar advogados.

domingo, 25 de novembro de 2012

Vitória está de volta à Série A



Depois de dois anos na série B, o Vitória está de volta a elite do futebol nacional. Sob o olhar de mais de 37.500 expectadores, recorde de público no Barradão no ano, o Leão apenas empatou com o time do Ceará por 1 a 1, na tarde deste sábado, 24, no Estádio Manoel Barradas, em Salvador (BA), mas o resultado garantiu o retorno do time rubro-negro à série A do Campeonato Brasileiro.
Com o empate, o Leão, que somou 21 vitórias, oito empates e nove derrotas em 38 jogos, fecha o campeonato na quarta posição com 71 pontos ganhos, mesma pontuação do São Caetano que, por ter uma vitória a menos que o time baiano, ficou em quinto lugar e não se classificou. Com 78 pontos, o Goiás, que derrotou o Joinville por 2 a 1, também nessa tarde, ficou com o título do campeonato. Criciúma (2º), com  73 pontos, e Atlético-PR (3º), com 71, fecharam o grupo dos quatro primeiros e disputarão a série A em 2013.
Apesar de levar alguns sustos durante a partida, o Leão foi superior diante do despretensioso Ceará, que, sem chances de classificação e nem risco de rebaixamento, chegou na última rodada apenas para cumprir tabela. O Leão abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo com o atacante William e o time Cearense conseguiu o empate aos 35 da segunda etapa com zagueiro Heleno. Mas o gol, apesar de ter aumentado a apreensão do torcedor rubro-negro nos minutos finais, não impediu a festa no Barradão.


Portal A Tarde

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mantega: câmbio em torno de R$ 2 "veio para ficar"

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou hoje (23) “razoável” o atual nível do câmbio, com a oscilação do dólar em torno de R$ 2 ou um pouco acima disso. Segundo Mantega, o dólar nesta faixa “veio para ficar”. Ele falou a um grupo de líderes empresariais na 32ª Reunião do Fórum Nacional da Indústria, na sede do escritório regional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

Mantega ressaltou que, mesmo com a demanda mais baixa no mercado mundial, por causa da crise econômica europeia, as exportações de manufaturados vêm melhorando, enquanto as importações diminuem. Ele observou que as exportações brasileiras também têm sido afetadas pelo fraco desempenho da economia de parceiros comerciais como a Argentina, que “deu uma travada”. De acordo com o ministro, em negociações bilaterais, o governo brasileiro está empenhado em ajudar a reverter esse comportamento do país vizinho.

Outra consequência da valorização do dólar é que a busca de empréstimos externos fica mais cara, levando o setor a explorar mais as operações de crédito no mercado interno, disse ele. Por enquanto, o “o crédito continua um pouco retraído”. Mas, com a inflação sob controle, isso “abre condições para maior crescimento da economia”.

Para este fim de ano, o ministro espera um bom desempenho do mercado interno, por que houve aumento da massa salarial, com os reajustes obtidos por várias categorias, e o poder de compra vai aumentar com a entrada dos recursos extras do décimo terceiro salário. Segundo Mantega, se for confirmado o crescimento previsto de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre, a economia deverá crescer pelo menos 1,7% no começo do ano. Ele estima crescimento em torno de 4% para 2013 e destaca que todos os setores empresariais brasileiros estão confiantes na possibilidade de uma evolução favorável dos negócios.

Sobre o cenário externo, Mantega disse que o mais provável é que permaneça no próximo ano quadro desfavorável de 2012, em razão, sobretudo, da queda de demanda na Europa. Quanto aos Estados Unidos, ainda existe expectativa de retomada do aquecimento econômico, acrescentou.

Para o ministro, o setor empresarial precisa mudar de estratégia empresarial para aumentar os ganhos. Ele recomendou “uma desintoxicação do juro alto”, alegando que os empresários estavam "viciados" em uma rentabilidade obtida por meios de juros elevados e, agora, com a nova política monetária, terão de migrar os investimentos para ativos mais voltados para a área produtiva.

A prioridade passou a ser o investimento, e o ideal é dobrar o volume proporcionalmente ao PIB, ressaltou. De 2007 a 2010, a média dos investimentos ficou em 10% ao ano. "Em 2013, trabalhamos para um investimento de 8%.” Mantega lembrou a necessidade de melhoria em infraestrutura para baratear o escoamento de mercadorias, e chamou a atenção para os investimentos feitos em rodovias e ferrovias e na concessão de aeroportos. Ele informou que, nos próximos dias, será lançado um programa dirigido ao sistema portuário.

Quanto ao custo da energia, o ministro defendeu a política de redução tarifária, que, segundo ele, dará ao país maior competitividade. Pelos cálculos apresentado pelo presidente da CNI, Robson Andrade, no caso da indústria, o setor pode ser beneficiado com uma diminuição em torno de 20% no custo de produção.

Edição: Nádia Franco

José Dirceu faz críticas ao Ministro Joaquim Barbosa

"Vou para a prisão, mas o direito à palavra ninguém me tira"

  Publicada por Redação Sociedade Online às 11:18, 23/11/2012
 
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado no processo do mensalão a 10 anos e 10 meses de prisão, fez duras críticas na noite passada, ao novo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.
O ex ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva mostrou inconformismo com o julgamento e disse que o “ódio imperou” na decisão de Joaqim Barbosa.

Na conversa com amigos e parlamentares do PT, na casa do advogado Hélio Madalena, no Lago Sul, Dirceu contou que já recebeu manifestações de apoio de autoridades de vários países, até mesmo dos Estados Unidos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bahia avança na construção do novo Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher


 Onze secretarias estaduais baianas estão reunidas, durante toda esta quarta-feira (21), em Salvador, discutindo a pauta da violência sexista. Elas integram a Câmara Técnica do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que ainda conta com as contribuições do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça. É a primeira vez que o grupo se encontra, após ser reconstituído por meio de ato publicado no Diário Oficial do Estado. A agenda faz parte das mobilizações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa, abriu o evento, ressaltando que a atuação da Câmara Técnica será fundamental para que a Bahia avance numa nova pactuação com o Governo Federal e ampliação de iniciativas na área, como o fortalecimento dos serviços de atenção às mulheres vítimas de violência, entre outras medidas. Representando a SPM nacional, Suzan Alves destacou os passos dados pelo Estado para executar as ações previstas no Pacto. Ao final do encontro, o conjunto das secretarias terá o planejamento do cronograma de trabalho para 2013.   




Fotos: Kleidir Costa/SPM

Contato:
Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM
Assessoria de Comunicação – 71 3117-2818
--
Twitter @SPMulheresBA

Universidades estaduais paralisam atividades acadêmicas nesta quinta

Um ato público em frente à AL-BA também será realizado  
Publicada por Leonardo Martins às 18:32, 21/11/2012
 
 Docentes das universidades estaduais da Bahia (Uesc, Uesb, Uneb e Uefs) vão paralisar as atividades acadêmicas nesta quinta-feira (22), durante todo o dia. A ação integra o calendário de mobilização da campanha salarial 2012, aprovado em assembleia geral de professores.

Segundo informações da assessoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), será realizado também nesta quinta (22), às 10h, um ato público em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, para reivindicar melhorias no orçamento e autonomia universitária.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Estudante baiana cancela leilão de virgindade na Internet

Vítima disse que a intenção era ajudar a mãe  
Publicada por Redação Sociedade Online às 17:38, 20/11/2012
 
Depois de tentar leiloar a virgindade pela internet, em um vídeo postado no youtube, a estudante do segundo ano do ensino médio, Rebeca Bernardo Ribeiro, de 18 anos, se tornou vítima de gozação no município de Sapeaçu. Com a repercussão negativa na cidade, a jovem se arrependeu da ideia e anulou o leilão.

"Perdi minha paz e estou arrependida. Não imaginei que a repercussão fosse negativa. Só queria ajudar minha mãe, que está doente numa cama. Ainda que me ofereçam um milhão não venderei para ninguém", decidiu a estudante. As informações são do jornal A Tarde.

Filho mata pai em Ilhéus

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime 
 Publicada por Luis Victa Filho às 17:16, 20/11/2012
 
Um homem de 62 anos foi assassinado a facadas pelo próprio filho, na cidade de Ilhéus, na manhã desta terça-feira (20). De acordo com informações da polícia, o crime aconteceu em frente à rodoviária da cidade, nas escadarias da casa onde morava.

O acusado é um menor de 17 anos e filho da vítima. De acordo com informações da polícia, houve luta corporal e o adolescente acabou acertando um golpe no pai. O acusado tentou fugir mas foi apreendido por uma viatura da polícia. Até o momento não há informações sobre o que motivou o assassinato cometido pelo menor.

sábado, 17 de novembro de 2012

Seca já afeta dez milhões de pessoas no Nordeste

A expectativa é que só volte a chover na maior parte da região em janeiro Publicada por 
Leonardo Martins às 13:23, 17/11/2012
 
A pior seca dos últimos 30 anos já atinge dez milhões de pessoas em 1.317 municípios brasileiros. Os estados mais atingidos pela estiagem são Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, mas há cidades em situação de emergência em todo o Nordeste, segundo o Ministério da Integração Nacional. E o panorama deve piorar.

A expectativa é que só volte a chover na maior parte da região em janeiro. Dos cinco estados mais afetados, apenas a Bahia registrou chuvas em novembro. Na semana passada, o governo federal anunciou o envio de R$ 1,8 bilhão para a construção e ampliação de barragens, adutoras e sistemas de abastecimento que devem aumentar a oferta de água no Nordeste e no norte de Minas Gerais nos próximos anos.

Maluf terá de devolver R$ 46 milhões aos cofres públicos

Empresas ligadas ao político possuem dinheiro obtidos por desvios  
Publicada por Leonardo Martins às 12:20, 17/11/2012
 
 A Justiça britânica condenou o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, a devolver US$ 22 milhões, o que equivalente a R$ 46 milhões, aos cofres públicos brasileiros. A Corte Real de Jersey, famoso paraíso fiscal, concluiu que empresas ligadas ao político possuíam dinheiro depositado na ilha, cuja origem seria de desvios da obra de construção da Avenida Água Espraiada, hoje chamada de Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da capital paulista.

Na época da construção, a cidade era administrada pelo sucessor de Maluf, seu afilhado político Celso Pitta. Com notas fiscais frias, foram pagos US$ 10,5 milhões a mais para a construtora Mendes Júnior, que liderava as obras da avenida. Em 2009, advogados da Prefeitura solicitaram oficialmente à Justiça da ilha britânica a repatriação de US$ 22 milhões, o que levou à abertura da ação.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Primeiro Bozo se casou com fã de 15 anos e virou pastor, diz jornal

Primeiro Bozo e Silvio (Foto: Reprodução)
Por trás das câmeras, a história de Wanderley Tribeck, intérprete do primeiro Bozo brasileiro, não era tão divertida quanto em frente às câmeras. Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", Wandeko, como ficou conhecido, falou sobre seu polêmico casamento com uma adolescente, sobre ter virado pastor e sobre como deixou o SBT.


O ator vestiu a roupa do Bozo de 1980 a 1985. Durante o programa, ele conheceu uma "amiguinha" - nome que ele dava aos fãs - e se casou com ela. "Eu tinha 29 anos e ela 14. Nos apaixonamos e casamos um ano depois. Nos separamos, mas voltamos. Estamos juntos há mais de 30 anos", revelou.
Aos 62 anos, ele se converteu à religião evangélica em 2000 e tornou-se pastor há cinco meses. A conversão aconteceu depois de sérios problemas com álcool e depressão, que surgiram depois que ele deixou a televisão.
"Saí em 1985 porque não concordava com os games que colocavam no programa. Criança tem de ser pura, não tem de jogar. Aí, inventaram que eu não gostava de criança, que eu falavra palavrão no programa. Mentira. Eu amo as crianças", confessou.
Wandecko, atualmente, como pastor (Foto: Reprodução)
Espera-se que o SBT coloque no ar uma nova versão do palhaço Bozo em janeiro de 2013.

Fonte: br.tv.yahoo.com

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia da Proclamação da República


Dom Pedro II e o Marechal Deodoro da Fonseca
Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república do Brasil.
Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888.

Como os negros não trabalhavam mais nas lavouras, os imigrantes começaram a ocupar seus lugares, plantando e colhendo, mas cobravam pelos trabalhos realizados, o que gerou insatisfação nos proprietários de terras.

As perdas também foram grandes para os coronéis, pois haviam gasto uma enorme quantidade de dinheiro, investindo nos escravos e o governo, após a abolição, não pagou nenhuma indenização aos mesmos.

A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na luta contra o regime monárquico no Brasil. Soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no Brasil.

Os movimentos republicanos também já aconteciam no país, a imprensa trazia politização à população civil, para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.

A Igreja também teve sua participação para que a república do Brasil fosse proclamada. Dois bispos foram nomeados para acatarem as ordens de D. Pedro II, tornando-se seus subordinados, mas não aceitaram tais imposições. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando a igreja a ir contra o governo.

Com as tensões aquecendo o mandato de D. Pedro II, o mesmo dirigiu-se com sua família para a cidade de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro.

Porém seu afastamento não foi nada favorável, fez com que fosse posto em prática um golpe militar, onde o Marechal Deodoro da Fonseca conspirava a derrubada de D. Pedro II.

Boatos de que os responsáveis pelo plano seriam presos fizeram com que a armada acontecesse, recebendo o apoio de mais de seiscentos soldados.

No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que a partir daquela data o país seria uma república.

Dom Pedro II recebeu a notícia de que seu governo havia sido derrubado e um decreto o expulsava do país, juntamente com sua família. Dias depois, voltaram a Portugal.

Para governar o Brasil República, os responsáveis pela conspiração montaram um governo provisório, mas o Marechal Deodoro da Fonseca permaneceu como presidente do país. Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e outros, foram escolhidos para formar os ministérios.
Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Banco Mundial confirma expansão da classe média na América Latina e no Caribe

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A redução da pobreza na América Latina e no Caribe, nos últimos dez anos, fez com que a classe média incorporasse 30% da população da região, equivalente a 49 milhões de pessoas, entre 2003 e 2009, segundo dados de relatório divulgado hoje (13) pelo Banco Mundial (Bird) sobre mobilidade econômica e ascensão da classe média na América Latina.

Os números do Bird revelam que a classe média na região somava 103 milhões de pessoas em 2003, e seis anos depois contava 152 milhões. Uma expansão, portanto, de 50% nesse estrato social. Em contrapartida, o percentual de pobres na região caiu de 44% para 30% da população, no mesmo período. Entre os países com melhor desempenho está o Brasil, conforme o Banco Mundial.

De acordo com o relatório do Bird, divulgado no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, 40% da ascensão social ocorreram no Brasil, onde a classe média representa hoje em torno de um terço da população. Dado diferente da estimativa do governo brasileiro, que aponta 53% dos 190,7 milhões na classe média.

O relatório ressalta, no entanto, que apesar de grande número de famílias ter emergido da pobreza nos últimos anos, uma proporção elevada (aproximadamente 38 % da população da região) ainda apresenta grau elevado de vulnerabilidade e enfrenta o risco de cair novamente na pobreza, caso ocorra uma piora no ambiente macroeconômico nacional ou internacional.

Para o Bird, a redução da pobreza e a expansão da classe média na região avançaram em ritmo muito lento, durante décadas, porque o baixo crescimento e a persistente desigualdade detiveram o progresso. Nos últimos dez anos, no entanto, a renda dos mais pobres teve significativa melhora, devido a mudanças nas políticas governamentais, que enfatizaram a criação de programas sociais e a estabilidade macroeconômica.

Edição: Davi Oliveira

Roubaram o carro, bateram e morreram

Dois bandidos morreram e um se feriu em um acidente na BR-101, em São José da Vitória. Segundo a polícia, no domingo pela tarde os homens sequestraram o dono de um carro, que ia para uma igreja evangélica em Itabela.


Eles obrigaram o operador de máquinas, que pediu para não ter o nome revelado, a dirigir o carro no sentido de Itabuna. No caminho, os bandidos colocaram a vítima no porta-malas e um deles assumiu a direção.


O sequestro começou por volta das 15 horas, mas eles liberaram a vítima três horas depois, no distrito de Anuri, em Arataca. Um pouco depois, um dos bandidos perdeu o controle do carro, que bateu em uma árvore.


O veículo então capotou e caiu em uma ribanceira. Os dois homens mortos foram identificados como Leandro Pereira Santos, de 19 anos, e Maxwell Lopes, de 22. O terceiro ocupante do veículo sobreviveu.

Ele seria menor e está internado no Hospital de Base de Itabuna. Nesta segunda-feira, o dono do veículo prestou depoimento na delegacia de Itabuna.

Fonte: Jornal A Região

Funcionário é preso por colocar câmeras em banheiro feminino

Polícia encontrou vídeos de pedofilia nos celulares do acusado 

 Publicada por Luis Victa Filho às 14:26, 13/11/2012
 
Um funcionário de um banco foi preso nesta segunda-feira (12), acusado de instalar aparelhos celulares com câmeras no banheiro feminino de uma agência. Os dois aparelhos celulares foram percebidos por uma funcionária que acionou a segurança da agência.

O acusado foi identificado como Paulo Rogério Silva de Jesus, de 33 anos. Ele foi preso em flagrante por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). De acordo com informações da polícia, Paulo Rogério já tem passagens pela polícia quando invadiu a residência de uma vizinha de cueca na tentativa de pegá-la.

A polícia encontrou nos celulares instalados, vídeos de homens tendo relações sexuais com crianças e autuaram Paulo Rogério em flagrante por pedofilia. A polícia também informou que o acusado é casado e reside em Pernambués.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Governo vai investir R$ 1,8 bi em municípios do Semiárido afetados pela seca

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo vai investir R$ 1,8 bilhão na construção e ampliação de barragens, adutoras, sistemas de abastecimento e em outras obras para aumentar a oferta de água no Nordeste e no norte de Minas Gerais, regiões sujeitas a estiagem frequente. O anúncio foi feito hoje (9) pela  presidenta Dilma Rousseff durante encontro com governadores na 16ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Salvador.
Os recursos irão financiar 77 projetos em municípios do Semiárido que tiveram decreto de situação de emergência por causa da seca reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. As obras serão indicadas pelos governos estaduais e terão prazo de um ano e meio para conclusão da primeira etapa.
A maior parte do dinheiro, cerca de R$ 1 bilhão, será repassada pelo Ministério da Integração Nacional para 33 obras. Do orçamento do Ministério das Cidades sairão R$ 656,2 milhões, a serem investidos em 22 projetos. Mais 22 empreendimentos serão financiados com R$ 108 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Os recursos de R$ 1,8 bilhão de investimentos que foram detalhados hoje fazem parte de um pacote de R$ 3 bilhões para obras de prevenção contra a estiagem, segundo o Ministério da Integração.
O estado que vai receber mais investimentos na primeira fase é a Bahia, com R$ 454,9 milhões de repasses para sete projetos. Em seguida está o Piauí, que vai receber R$ 307,5 milhões para quatro obras. Pernambuco aparece na sequencia e deve receber R$ 242 milhões para investimentos em 14 projetos.
Mais cedo, ao inaugurar a Adutora do Algodão, na região de Guanambi, também na Bahia, a presidenta disse que a meta do governo é garantir o abastecimento de água das regiões que sofrem com a seca. Dilma ressaltou que é impossível controlar a chuva e a seca, mas é possível assegurar instrumentos que melhorem a vida da população nos períodos de estiagem.
“Chegou a hora de resolver o problema da água de forma a garantir que as mulheres, os homens e as crianças possam tomar café e tomar um banho”, disse a presidenta, em cerimônia em Malhada, na Bahia, ao lado do governador do estado, Jaques Wagner, de ministros, parlamentares e prefeitos de municípios da região. “É uma coisa horrível não poder dar uma água limpa para um filho ou filha”, disse.
Edição: Davi Oliveira

Médico que receitou "cadialina" é afastado

Fundação José Silveira divulgou uma nota confirmando o afastamento  

Publicada por Luis Victa Filho às 15:21, 09/11/2012
 
A Fundação José Silveira, afastou o médico  José Soares Menezes, acusado de receitar cadeados para a paciente Adriana Silva, que desejava emagrecer. A informação é de uma nota divulgada nesta sexta-feira (09), pela fundação.

O caso chamou atenção após a paciente esteve na Record Bahia e fez uma denúncia e mostrou a receita médica. De acordo com informações da paciente, ela procurou o médico pois queixava-se de problemas de fígado e de peso. Após ouví-la José Soares escreveu na receita "cadialina", onde manda ela colocar cadeados na boca, geladeira, fogão, etc.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Derrota histórica da educação na Câmara dos Deputados

O dia 6 de novembro de 2012 será lembrado a partir de agora como um dia triste, em que a educação e o povo brasileiro foram derrotados na Câmara dos Deputados. Não foi aprovado o projeto do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que contava com o apoio do Governo Federal e previa a destinação de 100% das verbas da extração de petróleo (royalties) fossem destinadas para a Educação.

A maioria dos deputados aprovou o projeto do Senado, que previa uma simples redistribuição dos royalties entre os estados, e que inviabilizou a apreciação do projeto substitutivo do deputado petista.

Os dois únicos partidos cujas bancadas votaram 100% fechadas a favor da educação foram PT e PCdoB.

Do PSol, que tem 3 deputados, somente o Ivan Valente participou, e votou certo.

Aliados do Governo ajudaram a construir a derrota, como o PSB, que "liberou a bancada" e teve 12 dos seus deputados (de 26) votando contra a educação.

O PDT, que costuma se apresentar como "o partido da educação", orientou sua bancada para votar contra a educação e teve 14 deputados (de 21), votando desta forma.

Em uma votação apertada, de 220 a 211 (9 votos), esses posicionamentos fizeram muita diferença!

Além do PT e PCdoB, estavam favoráveis à proposta todos os movimentos sociais ligados à educação, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a União Nacional dos Estudantes (UNE), e diversos outros movimentos e militantes.

Este resultado mostra os limites da chamada “base aliada”, que vota contrária justamente quando o país e o povo mais precisam, como aconteceu na recente votação do Código Florestal.

Outra reflexão deve ser direcionada aos eleitores, que muitas vezes seguem o jargão tão difundido pela imprensa de que “é preciso votar em pessoas, não em partidos”.

Precisamos defender a importância de votar em partidos, em projetos políticos, sob o risco por exemplo de se acreditar que está votando em alguém “a favor da educação” ou genericamente “progressista”, mas que na verdade representa interesses alheios aos da grande maioria da população.

Esta foi uma derrota dura, mas que não pode nos desanimar. Precisamos fortalecer o trabalho de organização dos movimentos sociais, sindicatos e dos partidos verdadeiramente de esquerda, assim como aprofundar o diálogo com a população sobre a importância de aumentarmos o financiamento para a educação no Brasil.

Somente assim construiremos um país justo e desenvolvido!
Yuri Soares Franco
Professor e Historiador pela Universidade de Brasília – UnB
Militante do Partido dos Trabalhadores
 
* Veja a lista dos deputados, por partido, que votaram contra e a favor da educação: http://va.mu/Y8li
Fonte: Página 13

Prefeitura de Porto Seguro pode ter que recontratar

Medida pode beneficiar mais de 800 servidores demitidos




 Publicada por Redação Sociedade Online às 18:04, 08/11/2012
 
Professores, profissionais de saúde e outros servidores temporários desligados no dia 16 de outubro da prefeitura de Porto Seguro, a 707 km de Salvador podem ser reintegrados ao quadro municipal. A ação por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município Gilberto Ferreira Abade foi movida pelo Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Bruno Gontijo Araújo Teixeira, e pode beneficiar mais de 800 servidores demitidos “em total desrespeito aos preceitos legais”.

A recondução dos servidores a seus postos foi requerida em caráter liminar em face ao grave prejuízo que causaram aos setores de saúde e educação, com mais de 25% dos professores demitidos há quase um mês. “Mais de 8.000 alunos da educação infantil e fundamental foram prejudicados com as demissões. É fundamental a concessão da liminar para que cessem os prejuízos e os riscos causados à comunidade local”, destacou Bruno Gontijo.

A ação tomou por base um inquérito aberto a partir de notícia oferecida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Porto Seguro dando conta de que Gilberto Abade, no exercício de suas funções de prefeito, teria promovido de forma unilateral a rescisão de mais de 800 contratos de servidores temporários municipais em período vedado pela legislação eleitoral.

Concluída a investigação, o MP chegou à convicção de que o prefeito editou um decreto no dia 10 de outubro determinando as demissões, constatando ainda que todos os contratos rescindidos eram temporários, porém ainda estavam válidos, vez que foram firmados no mês de abril de 2012 para viger por um período de 24 meses, sendo os contratados escolhidos com base em processo seletivo simplificado.
Outro ponto destacado na ação, que pede a reversão das demissões, é o fato de terem sido os contratos firmados às vésperas da deflagração do processo eleitoral, em abril de 2012, e rescindidos três dias após após as votações, o que, conforme entende o promotor de Justiça, “demonstra que as demissões possuem caráter meramente eleitoreiro”, ressaltando ainda que as demissões tiveram influência política com reflexos diretos nas eleições. “Após ser escolhido em convenção partidária para se candidatar à reeleição, o requerido desistiu passando a apoiar o candidato a vice da sua coligação, usando a máquina pública para convocar funcionários públicos para prestigiarem a candidatura, o que resultou em desequilíbrio no pleito.
O candidato apoiado pelo gestor obteve 4.196 votos, mais do que a diferença entre os dois primeiros colocados na eleição. Ou seja, uma diferença que poderia mudar o quadro eleitoral e se deveu, em boa medida, ao uso da máquina pública através de ações como a que ora combatemos”, destacou Bruno Gontijo, pontuando ainda que o prefeito lançou, no mesmo ano, um edital para realizar concurso visando o preenchimento de mais de dois mil cargos, não tendo realizado o certame por conta da constatação de diversas irregularidades.

Fonte: Ministério Público da Bahia

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Câmara de Deputados aprova lei contra crimes pela internet

Os textos serguirão para a aprovação da presidente Dilma Publicada

 por Luis Victa Filho às 17:13, 07/11/2012
 
Foi aprovada nesta quarta-feira (07), pela Câmara dos Deputados, dois projetos que caracterizam crimes cometidos através de meios eletrônicos e internet. O primeiro Projeto de Lei nº 2.793/2011, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), é sobre situações como invasão de computadores,  roubo de senhas e conteúdos de e-mails, derrubada proposital de sites, entre outros. A pena para este tipo de crime  varia de três meses a dois anos de prisão.

O  segundo Projeto de Lei nº 84/1999, de autoria do deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), fala sobre o uso de dados de  cartões de crédito ou débito obtidos indevidamente ou sem autorização do titular. A penalidade é de um a cinco anos de reclusão com pagamento de multa.
Os textos serguirão para a aprovação da  presidente Dilma Rousseff.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Preso pai acusado de abusar da filha de três anos

Mulher acusa o ex-marido de ter praticado sexo oral na criança
 Publicada por Redação Sociedade Online às 16:04, 06/11/2012
Agentes da 18ª delegacia (Camaçari) prenderam o alinhador de pneus Flávio Luiz da Silva (26), apontado como sendo autor de abuso sexual contra a própria filha, de apenas três anos.

Flávio foi preso no trabalho, no centro de Camaçari, ao ser denunciado pela ex-mulher de ter praticado sexo oral na criança. Segunado a mãe do menor, o acusado teria levado a filha para a casa dele no feriado de finados e ficou com ela durante todo o dia, só devolvendo a menor a noite.

Ainda segundo a mãe, ao levar a criança para dar banho, percebeu que a genitália da garotinha estava irritada e soube através da filha, que o pai teria colocado a boca ali.

Desesperada, a mãe denunciou o caso na delegacia de Camaçari, tendo os agentes ido até o local onde Flávio trabalha e lá, deram voz de prisão ao acusado. Na delegacia, ele confessou e detalhou o abuso, dizendo que se sentiu atraído pela criança e após banhá-la a colocou no sofá e praticou sexo oral na filha.

Por determinação do delegado adjunto Aldacir Ferreira, o preso foi transferido para a cadeia pública de Salvador, onde ficará custodiado até decisão da justiça.

Por: João Kalil

sábado, 3 de novembro de 2012

Domingão da Criança no Hernani Sá

A Associação de Moradores do Hernani Sá realizou no ultimo domingo (28), um dia de festa com as crianças “IV DOMINGÃO DA CRIANÇA”. O evento foi marcado por brincadeiras, distribuição lanche e sorteio de prêmios. O evento contou com doações de moradores e parceiros da associação.








Crescimento de mulheres eleitas na Bahia é destaque em Brasília

A titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Vera Lúcia Barbosa, destacou nesta terça-feira (30), em Brasília, o crescimento do número de mulheres eleitas, este ano, para o comando de prefeituras baianas. Ela participa da reunião do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, juntamente com a ministra Eleonora Menicucci (SPM/PR) e gestoras de 21 estados brasileiros, na capital federal.

Durante o encontro, as representantes estaduais fazem um balanço da participação feminina na corrida sucessória e discutem a importância de fortalecer as próximas prefeitas, ampliando a discussão sobre a pauta das mulheres. Lúcia Barbosa informou o aumento na Bahia, em 36%, de mulheres eleitas para o Executivo, com relação às eleições de 2008. “Crescemos acima da média nacional e nosso desafio agora é dar qualidade aos mandatos, para que possam corresponder às expectativas dos movimentos feministas”, ressaltou.

“As mulheres saíram do processo eleitoral fortalecidas, mas ainda é pouco para o que queremos. Precisamos trabalhar para que o percentual de participação feminina em 30% seja mantido nas eleições. Paradigmas ainda estão solidificados no âmbito dos partidos e coligações”, disse a ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci.

Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Assessoria de Comunicação – 71 3117-2818
Fotos: Kleidir Costa/SPM BA
--
Twitter @SPMulheresBA

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Prefeito corta próprio salário como medida de emergência financeira

 O prefeito de Juazeiro, Issac Carvalho, decretou nesta quinta-feira (1º) Estado de Emergência Financeira devido às sucessivas quedas de receita, com redução de repasses federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

No decreto, Carvalho apontou que a redução tem gerado “instabilidade administrativa”, o que promove a necessidade de mudar o planejamento de cronograma administrativo-financeiro para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. A administração também determina a criação de uma comissão formada pelos secretários de Finanças, de Administração, pelo procurador-geral e pela Controladoria do Município para encaminhar, no prazo de 60 dias, “as providências necessárias ao ajuste das finanças e orçamento público”.

O Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, decretou hoje o corte de 30% do próprio salário. A medida vem no bojo de uma série de ajustes nas finanças devido à queda dos repasses federais, como o FPM-Fundo de Participação dos Municípios. Carvalho também determinou o corte de 30% no próprio salário de prefeito e nos rendimentos de todos os ocupantes de cargos comissionados.

Informações do Portal Sociedade

CBF divulga tabela da Copa do Nordeste 2013

Competição começa no dia 20 de janeiro.



A Copa do Nordeste 2013 começa no dia 20 de janeiro com oito jogos. Serão 16 times disputando a competição que vai até dia 17 de março. Cada estado da região teve direito a duas vagas, somente Pernambuco e Bahia, por estarem mais bem colocados no ranking das Federações, têm três clubes no campeonato.

As equipes que participarão da Copa do Nordeste são os campeões, vice-campeões e terceiros lugar dos campeonatos estaduais.

Na primeira fase, serão quatro grupos com quatro times. Para a etapa seguinte, classificam-se duas equipes de cada grupo. A terceira fase é mata-mata, com jogos de ida e volta. As finais da competição serão nos dias 10 e 17 de março.

Até dia 15 de novembro, a Diretoria de Competições divulgará o Regulamento Específico e o Plano Geral de Ação da Competição.

Na primeira rodada da Copa do Nordeste, todas as partidas serão no dia 20 de janeiro, às 17 horas. Veja os jogos:
Ceará x Bahia, no Castelão (Grupo A)
ABC x Itabaiana, na Frasqueirão (Grupo A)
Confiança x Fortaleza, no Lourival Baptista (Grupo B)
Sport x Sousa, no Ilha do Retiro (Grupo B)
Vitória x América, no Manoel Barradas (Grupo C)
Asa x Salgueiro, no Coaracy Fonseca (Grupo C)
CRB x Santa Cruz, no Rei Pelé (Grupo D)
Campinense x Feirense, no Ernani Sátyro (Grupo D)

Confira a tabela completa aqui.

Informações do Portal Sociedade