Em fase de acabamento, o Mercado Popular de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, está com 90% das obras concluídas. No momento, resta apenas parte dos serviços de urbanização da área externa do espaço comercial, no centro da cidade, que vai ser usado por vendedores de artigos populares.
Nesta quinta-feira (14), o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso, e o diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística, Airton Maia, vistoriaram as obras. O empreendimento, orçado em R$ 5,5 milhões, é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e a prefeitura municipal.
“Com a finalização das áreas externas, devemos entregar o mercado até a segunda quinzena de setembro”, prevê Cardoso. O mercado, que ocupa área de 2.031 metros quadrados, tem 302 boxes comerciais, além de áreas de circulação e serviço, sanitários, escadas e rampas de acesso. O projeto inclui ainda urbanização da área externa e pavimentação das ruas localizadas no entorno.
O novo espaço atende a uma antiga reivindicação de comerciantes populares da cidade, que há aproximadamente 25 anos ocupavam a área onde foi construído o Mercado Popular, no qual funcionava a chamada ‘Feira do Paraguai’. Além do comércio de eletro-eletrônicos, o equipamento receberá vendedores de roupas e acessórios da Praça da Bandeira, também no centro da cidade.
Segundo o presidente do Sindicato dos Chapeleiros, Ambulantes e Camelôs de Vitória da Conquista, Valdemir Pereira, a infraestrutura adequada vai gerar emprego e renda para um número estimado em 600 pessoas, com a formalização da atividade. “Como foi preciso se formalizar para trabalhar no mercado, cada um de nós permissionários poderá empregar, pelo menos, um trabalhador”.
Informações: Secom/Ba
Nenhum comentário:
Postar um comentário