quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lucinha diz que mulheres são maiores vítimas da violência no campo


Lembrando os 16 anos do conflito em Eldorado dos Carajás, completos nesta terça-feira (17), a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, destacou a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres do campo, que segundo ela, deve ganhar mais força na agenda política governamental. Barbosa acredita que o episódio de Carajás é o reflexo extremo da forma como a população camponesa vem sofrendo na luta pela garantia de direitos.

“No caso das mulheres, que em geral sofrem com a cultura machista histórica, a violência se reproduz das mais variadas formas. É preciso reforçar e criar políticas específicas para a mulher camponesa, tão vulnerável, com direitos básicos negados”, lembra a secretária. “A violência no campo acontece quando não é permitido às mulheres e a suas famílias o direito à terra, assistência técnica adequada, enfim, condições que possibilitem a permanência no campo”, completou.

A secretária Lúcia Barbosa lembra, porém, que no conjunto de iniciativas do país para a melhoria da qualidade de vida deste segmento está a criação de unidades móveis de atendimento para mulheres em situação de emergência em áreas rurais e em florestas, anunciadas recentemente pela presidente Dilma. “Este é um dos passos importantes para que a Lei Maria da Penha também seja cumprida nos casos de violência praticada no ambiente rural”, destacou.

Foto: Paula Fróes
Assessoria de Comunicação – SPM/BA
71 3117-2819

Nenhum comentário:

Postar um comentário