segunda-feira, 30 de abril de 2012
PT de Ilhéus confirma pré-candidatura de Carmelita Ângelo
O PT de Ilhéus, reunido neste domingo, 29, acaba de votar favoravelmente no nome da vereadora e professora Carmelita Ângela como pré-candidata do partido para a Prefeitura do município. Presente ao evento, o secretário de Organização do PT da Bahia, Everaldo Anunciação,adiantou que “o clima entre os militantes do partido é de muito entusiasmo em torno de Carmelita, o que vai fazer com que nossa candidata entre nesta campanha mesmo para valer”.
Segundo o deputado federal Josias Gomes, o mais votado do PT em Ilhéus, para a Câmara dos Deputados, nas últimas eleições,”a demonstração de unidade e de capacidade de luta que o PT de Ilhéus está mostrando será de grande valia para a campanha, e, tenham todos certeza, de que o partido vai para a cabeça, em outubro próximo”.
Clandestinos de Gana foram deportados
Os ganenses Samuel Kobena e Kwetku Attah, que viajaram clandestinamente da Costa do Marfim para Ilhéus, foram deportados na quarta-feira, segundo a Polícia Federal. Eles estavam em liberdade vigiada desde o mês passado.
Os homens chegaram ao sul da Bahia escondidos em um carregamento de cacau no navio Celine C. Os africanos teriam sido espancados pelos tripulantes, porém as investigações da Polícia Federal não confirmaram as agressões.
Os dois africanos devem desembarcar em Gana na segunda-feira, 30, depois de passar pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Alemanha. Enquanto estiveram no Brasil, os ganenses ficaram hospedados em um hotel de Ilhéus.
Os dois homens iniciaram a viagem na Costa do Marfim entrando no navio escondido da tripulação. Eles só foram descobertos quando era feito o descarregamento da carga de cacau no Porto Internacional de Ilhéus.
Dilma confirma Brizola Neto no Ministério do Trabalho
Ao confirmar hoje (30) o nome de Brizola Neto (PDT-RJ) como novo ministro do Trabalho, a presidenta Dilma Rousseff disse, em nota, ter confiança de que ele “prestará grande contribuição ao país”. Segundo informações do Palácio do Planalto, a posse do novo ministro deverá ocorrer na quinta-feira (3), às 11h.
Segundo o texto, a presidenta agradece a colaboração do ex-ministro Carlos Lupi e do ministro interino Paulo Roberto Pinto “na consolidação das conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros nos últimos anos”.
A decisão foi tomada depois de uma reunião durante a manhã entre o presidente do PDT, Carlos Lupi, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Estavam na lista da legenda, além de Brizola Neto, o deputado Vieira da Cunha (RS) e o secretário-geral do partido, Manuel Dias. Esses dois eram a preferência do partido.
Publicada por Mariana Sotero às 16:27, 30/04/2012
Fonte: Agência Brasil
Empresário agredido na Micareta de Feira morre após nove dias em coma
Vítima levou um soco, caiu e teve traumatismo craniano
O empresário que foi agredido na Micareta de Feira de Santana por um folião, morreu no Hospital Emec. Emerson Bergosa, de 52 anos, eram um empresário e estava internado desde a madrugada do dia 21 de abril, quando tentou impedir uma pessoa de subir no trio Skandalo.
Emerson também era proprietário do trio e estava na coordenação do veículo no circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra. O bloco desfilava sem cordas e estava sendo puxado pela banda Conect, quando o empresário foi atingido por um soco, caiu e bateu a cabeça no chão.
Emerson teve traumatismo craniano e ficou em coma durante todo o período de internação. O agressor conseguiu fugir após o fato. Até o momento não há informações sobre o que motivou a agressão ao empresário.
Publicada por Luis Victa Filho às 18:22, 30/04/2012
Licitação do metrô 2 terá audiência pública dia 15 de maio
No dia 15 de maio vai haver audiência pública da licitação da linha 2 do metrô, na avenida Paralela. O anúncio foi feito pelo governador da Bahia, Jaques Wagner. O processo, previsto para o início deste ano, começa com atraso por causa da disputa para autorização do Convênio pela Câmara Municipal de Salvador.
Wagner anunciou também que a inauguração das obras do entorno da Fonte Nova será em fevereiro de 2013. O governador acredita que assim vai consolidando a participação do estado na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.
Publicada por Ricardo Alves às 10:56, 30/04/2012
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Secretaria de Mulheres lança campanha de valorização das trabalhadoras domésticas
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) lançou uma campanha de valorização das trabalhadoras domésticas, que nesta sexta-feira (27) comemoram o seu dia. Entre as iniciativas estão a distribuição de panfletos, cartazes e ações nas redes sociais, alertando sobre a necessidade de garantir direitos trabalhistas da categoria. Estima-se que na Bahia, mais de 400 mil profissionais atuam na área dos serviços domésticos. Destes, 93% são mulheres, majoritariamente negras.
Para a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Vera Lúcia Barbosa, a data representa muito mais que a luta das trabalhadoras pela visibilidade no mercado de trabalho. “É momento de alertar para o nível de vulnerabilidade deste público. As trabalhadoras domésticas são vítimas de diversos tipos de violência, que vão desde o desrespeito à jornada de trabalho, os baixos salários e precarização, até aos casos de violência física”, disse Lúcia Barbosa, acrescentando que uma série de discussões está sendo feitas com o sindicato da categoria, visando iniciativas que promovam a autonomia deste público.
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres - SPM
Assessoria de Comunicação – 71 3117-2819
Cotas raciais em universidades são consideradas constitucionais por unanimidade no Supremo
Brasília – Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram hoje (26), por unanimidade, que a reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais é constitucional. Durante dois dias de julgamento, os ministros analisaram a ação ajuizada pelo partido Democratas (DEM), em 2009, contra esse sistema na Universidade de Brasília (UnB).
O último ministro a se manifestar, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, disse que a política compensatória é justificada pela Constituição. Para ele, os erros de uma geração podem ser revistos pela geração seguinte.
“O preconceito é histórico. Quem não sofre preconceito de cor já leva uma enorme vantagem, significa desfrutar de uma situação favorecida negada a outros”, explicou Britto.
Nove ministros acompanharam o voto do relator, Ricardo Lewandowski. O ministro Antônio Dias Toffoli se declarou impedido de votar, porque quando era advogado-geral da União posicionou-se a favor da reserva de vagas. Por isso, dos 11 ministros do STF, somente dez participam do julgamento.
Para o ministro Celso de Mello, as ações afirmativas estão em conformidade com a Constituição e com as declarações internacionais às quais o Brasil aderiu. De acordo com a ministra Cármen Lúcia, as políticas compensatórias garantem a possibilidade de que todos se sintam iguais.
“As ações afirmativas não são as melhores opções. A melhor opção é ter uma sociedade na qual todo mundo seja livre par ser o que quiser. Isso é uma etapa, um processo, uma necessidade em uma sociedade onde isso não aconteceu naturalmente”, disse a ministra.
Gilmar Mendes fez ressalvas sobre o modelo adotado pela Universidade de Brasília (UnB). Para ele, é necessária a revisão desse modelo, pois ele pode tender à inconstitucionalidade posteriormente.
“Todos podemos imaginar as distorções eventualmente involuntárias e eventuais de caráter voluntário a partir desse tribunal [racial da UnB], que opera com quase nenhuma transparência”, argumentou Mendes.
Para o DEM, esse tipo de política de ação afirmativa viola diversos preceitos fundamentais garantidos na Constituição. O partido justificou que vão ocorrer "danos irreparáveis se a matrícula se basear em cotas raciais, a partir de critérios dissimulados, inconstitucionais e pretensiosos", pois fica caracterizada "ofensa aos estudantes preteridos".
A UnB foi a primeira universidade federal a instituir o sistema de cotas, em junho de 2004. Atos administrativos e normativos determinaram a reserva de 20% do total das vagas oferecidas pela instituição a candidatos negros (entre pretos e pardos).
A ação afirmativa faz parte do Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial da UnB e foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. No primeiro vestibular, o sistema de cotas foi responsável pela aprovação de 18,6% dos candidatos. A eles, foram destinados 20% do total de vagas de cada curso oferecido. A comissão que implementou as cotas para negros foi a mesma que firmou o convênio entre a UnB e a Fundação Nacional do Índio (Funai), de 12 de março de 2004.
Durante o julgamento, dois índios foram expulsos do plenário da Corte por atrapalhar a sessão durante o voto do ministro Luiz Fux. Os índios Araju Sepeti Guarani e Carlos Pankararu, que iniciaram a manifestação, foram imobilizados e retirados à força por um grupo de seguranças do Tribunal. Os índios criticaram o fato de só o sistema de cotas raciais estar em julgamento.
Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil
Edição: Carolina Sarres
Código Florestal: Gilberto Carvalho diz que Dilma analisará com “serenidade” possibilidade de veto
Brasília - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, ressaltou hoje (26) que o texto do Código Florestal, aprovado ontem (25) na Câmara dos Deputados, não foi o esperado pelo governo e lembrou que a presidenta tem direito ao veto e irá analisar a possibilidade com “serenidade”.
“É público e notório que nós esperávamos um resultado que desse sequência àquilo que foi acordado no Senado”, disse. “Como nos é dado também pela Constituição o direito ao veto, a presidenta vai analisar com muita serenidade, sem animosidade, sem adiantar nenhuma solução. Vamos analisar com calma”, completou após participar da abertura do debate Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20.
O ser perguntado se a aprovação do texto representou uma vitória da bancada ruralista, Gilberto Carvalho respondeu que se trata de uma “correlação de forças” no Congresso. “Agora nós vamos, com sangue-frio e tranquilidade, analisar”, destacou.
O ministro disse ainda que a decisão da presidenta Dilma levará em conta aspectos além da repercussão que o Código Florestal possa ter na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). “Muito mais importante que a Rio+20 é o nosso cuidado com a preservação e com o modelo de desenvolvimento sustentável que pregamos.”
O texto base do novo Código Florestal foi aprovado ontem (25) na Câmara dos Deputados com as mudanças propostas pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que agradaram aos ruralistas.
O governo e os ambientalistas defendiam o texto aprovado pelos senadores e enviado à Câmara para nova votação, com o argumento que, no Senado, a proposta havia sido acordada com o setor produtivo e com os ambientalistas, e que também contou com a aprovação de deputados.
Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Edição: Talita Cavalcante
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Ministro do TSE, amanhã na Faculdade de Ilhéus.
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, participará nesta sexta-feira (27), na Faculdade de Ilhéus, do Fórum de Debate Condutas Vedadas e Legislação Eleitoral, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O evento gratuito é aberto para todos os pré-candidatos à prefeitos e vereadores de 107 municípios do do extreme sul, litoral sul e recôncavo sul.
Após passar por Salvador, Vitória da Conquista e Irecê e ser prestigiado por aproximadamente três mil pessoas, o evento segue com o mesmo propósito das edições anteriores: esclarecer para pré-candidatos, assessores jurídicos e para toda a população interessada, questões ligadas a condutas vedadas e legislação eleitoral.
O ministro Henrique Neves debaterá com os participantes sobre pontos relevantes da Propaganda Eleitoral. Outros temas debatidos no evento serão: Lei da Ficha Limpa, Desincompatibilização, Arrecadação e prestação de contas de campanha; e Condutas Vedadas a Agentes Públicos em Campanha.
O Fórum também terá como palestrantes o ex-diretor do TRE de Goiás, Leonardo Hernandez, que falará, dentre outros assuntos, sobre arrecadação, gastos e prestação de contas de campanhas eleitorais, além da Coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, Elke Petersen, que realizará palestra sobre lei da ficha limpa.
Segundo a Coordenadora da EJE/BA, Elke Petersen, “o Fórum de Debates foi idealizado com finalidade educativa, para diminuir, através da informação adequada, a prática de ilícitos durante a disputa das eleições, que, por vezes, dá-se em virtude de equívoco ou falta de conhecimento da legislação eleitoral, importando, assim, no ajuizamento de ações e interposição de recursos perante a Justiça Eleitoral”.
Autor da caravana com o fórum de debates, o presidente da UPB, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, destaca que, “a presença do ministro reforça mais uma vez a importância desse debate. Todo pré-candidato deve participar para não vacilar e cometer equívocos que coloquem sua campanha e até sua eleição em cheque. É importante que nossas eleições terminem nas urnas, diminuindo a quantidade de eleições decididas nos tribunais”.
As inscrições poderão ser feitas no dia e local do evento.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Vice-procuradora-geral da República defende cotas raciais em universidades públicas
Brasília – A vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, defendeu hoje (25), na sessão de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), o direito das universidade federais reservarem vagas com base no sistema de cotas raciais. De acordo com ela, as universidades têm toda a liberdade para criar suas políticas de admissão, inclusive com a adoção de cotas raciais. “As universidades definem as suas missões e, com isso, elas planejam suas políticas de admissão segundo méritos que consideram relevantes”, disse.
O STF está julgando a constitucionalidade da reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais, na Universidade de Brasília (UnB). A ação foi ajuizada pelo Democratas (DEM) em 2009. Para a advogada do partido, Roberta Kaufmann, o Estado não pode separar direitos com base na cor de pele. “O Brasil é composto por mestiços. Então, quem vai definir a linha tênue entre os grupos no Brasil? Em pleno século 21, um tribunal racial na UnB, de composição secreta, com base em critérios místicos, define a tênue diferença entre um branco e um moreno”.
Segundo ela, a divergência do partido é em relação à forma como os negros podem ser integrados no país. A advogada acredita que a melhor maneira de resolver essa questão é por meio das cotas sociais. “Porque tem critérios objetivos, como ter estudado em escola pública, como renda mínima. Qualquer racismo é perverso. Não existe racismo bom, não existe racismo politicamente correto. Todo racismo precisa ser evitado”, declarou.
O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, defendeu o sistema de cotas nas universidade brasileiras. Segundo ele, a questão do racismo é cultural e, por isso, é difícil combatê-la. Segundo ele, os cotistas têm mantido um perfil acadêmico de excelência. “Os alunos cotistas conseguem acompanhar, tanto que a média final de aprovação deles é equivalente à média geral dos demais alunos”.
Além das partes, nove instituições se manifestaram no plenário da Corte sob a condição de amigos da Corte (amici curiae). Após as sustentações orais, o relator, ministro Ricardo Lewandowski, vai ler seu voto.
A UnB foi a primeira universidade federal a instituir o sistema de cotas, em junho de 2004. Atos administrativos e normativos determinaram a reserva de cotas de 20% do total das vagas oferecidas pela instituição a candidatos negros.
Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado
terça-feira, 24 de abril de 2012
Carmelita no Maria Jape
A vereadora Carmelita pré-candidata a prefeita de Ilhéus, visitou o distrito de Maria Jape no domingo (22) e foi recebida com carinho pelos moradores.
TRE e UPB discutem a lei eleitoral em Ilhéus
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e a União dos Municípios da Bahia (UPB) estão promovendo debates sobre as condutas vedadas aos candidatos e a legislação eleitoral em vários municípios.
Depois de passar por Salvador, Vitória da Conquista e Irecê, o grupo chega a Ilhéus no dia 27 onde, no auditório da Faculdade de Ilhéus, faz o debate com pré-candidatos de 107 municípios.
Entre os temas estão a Lei da Ficha Limpa e desincompatibilização; condutas vedadas a agentes públicos em campanha, propaganda eleitoral, arrecadação, gastos e prestação de contas de campanha.
O prefeito de Camaçari e presidente da UPB, Luiz Caetano, diz que o objetivo é buscar "moralização das eleições na Bahia. Não queremos ensinar ninguém a driblar as leis, mas a cumpri-las, evitando processos de cassação".
Jornal A Região Online
Ilhéus repovoa mangue com caranguejos
A Bahia Pesca fez no dia 21 o repovoamento de um milhão de megalopas (caranguejos em desenvolvimento) no manguezal da Avenida Beira Rio, bairro Sapetinga, em Ilhéus
O repovoamento faz parte do programa de fortalecimento e geração de renda para as famílias da área de implantação do Porto Sul, projeto do Governo do Estado que está em fase de licenciamento ambiental pelo Ibama.
A iniciativa faz parte do Puçá – Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá e as megalopas foram cultivadas no laboratório da Bahia Pesca, na Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro.
As cem fêmeas utilizadas para a reprodução foram capturadas no próprio manguezal e devolvidas ao habitat natural durante o evento.
Jornal A Região Online
Maria Maia, prefeita de Candeias, é cassada pelo TRE
Foram 4 votos a 1 para a cassação da gestora e seu vice
Depois de três anos com o processo em tramitação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) chegou a conclusão do julgamento de Maria Maia (PMDB), prefeita de Candeias, na manhã desta terça-feira (24).
O Ministério Público Federal (MPF), acusou a prefeita e seu vice Antonio Raimundo dos Santos (PT), conhecido como Loteba de abuso do poder econômico, gastos não contabilizados de campanha - caixa 2, além do recebimento de R$ 266 mil de uma doadora que morreu, nos Estados Unidos, quatro anos antes das últimas eleições.
Foram 4 votos a 1 para a cassação de Maria Maia. O único voto favorável à permanência da gestora foi do juiz Maurício Kertzman. Quem assume a prefeitura é Francisco Conceição, também peemedebista, presidente da Câmara.
Publicada por Mariana Sotero às 15:11, 24/04/2012
Jovem faz sexo com menor em Simões Filho e é acusado de abuso sexual
Menor disse à polícia que relação sexual foi consensual
Um jovem de 22 anos de nome, Alexandre Lima Bahia, vulgo Xanção, é acusado de ter abusado sexualmente de R.S.S, de 12 anos. O crime aconteceu duas vezes no mês de dezembro de 2011. O jovem foi chamado à delegacia e por depoimento disse que a relação com a menor foi totalmente consensual, a versão também foi confirmada pela garota.
Um laudo foi feito na vítima e confirmou que houve uma relação sexual sem sinais de violência. De acordo com informações do delegado Antônio Fernando, titular da 22ª Delegacia de Simões Filho, mesmo que o ato sexual tenha sido consentido pela menor, é considerado crime já que a vítima não responde por se já que não atingiu a maior idade (18 anos).
Após ser ouvido pela polícia, Alexandre foi liberado, mas será preso quando o inquérito ficar pronto.
Publicada por Luis Victa Filho às 17:36, 24/04/2012
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Morre ator enforcado acidentalmente em São Paulo
Por O Globo, com G1 | Agência O Globo – 12 horas atrás
RIO - O ator Tiago Klimeck, que sofreu enforcamento acidental há duas semanas, morreu na tarde deste domingo. Segundo o site G1, a informação foi confirmada pela Santa Casa de Itapeva, em São Paulo, onde ele estava internado em coma profundo.
Segundo a Guarda Municipal de Itararé, o acidente ocorreu por volta de 22h do dia 6 de abril. A corporação afirmou que as pessoas que estavam próximas demoraram um pouco para perceber que algo estava errado e que Thiago estava desacordado. Acharam que a cena estava realista e o rapaz trabalhava muito bem. A cena de enforcamento de Judas teria durado cerca de três minutos, de acordo com um dos atores da peça.
O professor Sandro Azevedo fotografava a peça para o site Virtual Guia e registrou a cena. Ele disse que a encenação era itinerante, e, quando os atores caminharam para outro lado da praça, as pessoas que ficaram perto de Thiago notaram que ele não se mexia. Pelo relato de Sandro, havia uma cadeirinha de rapel por baixo da roupa usada pelo ator, onde era amarrada a corda.
Quando se percebeu que o ator estava inconsciente, a Guarda Municipal foi chamada. Thiago foi socorrido pelos guardas e levado à Santa Casa da cidade, onde ficou na UTI. Na manhã de sábado, foi transferido para a Santa Casa de Itapeva.
- A informação que a eu tive é que ele (o ator) estava usando um colete de segurança, que estava apertado. Ele afrouxou o colete e na hora de pular, o colete subiu. O ator desmaiou - disse Luis Carlos Rosner, dono de uma barraca de lanches na praça onde foi feita a encenação.
sábado, 21 de abril de 2012
Carmelita visita o interior e ouve as comunidades e é muito bem recebida
Ilhéus ganha academia ao ar livre
Uma boa notícia para os moradores de Ilhéus que têm vontade de fazer exercícios físicos, mas não dispõem de dinheiro para academia. No dia 25 os moradores poderão ter acesso à primeira academia ao ar livre do município.
A academia faz parte do projeto Mova-se, que prevê a instalação de 17 módulos para atividades físicas. Os equipamentos vão funcionar na Avenida Lomanto Júnior, próximo à cabeceira da ponte do Pontal.
O coordenador e professor de educação física da Uesc, Marco Aurélio Ávila, explica que ações similares estão sendo implantadas em diversas cidades. O objetivo é combater o sedentarismo.
Marco Aurélio Ávila afirma que as academias ao ar livre vão estar à disposição de usuários gratuitamente, com aparelhos seguros, adequados a pessoas de diferentes idades e condições físicas.
A academia faz parte do projeto Mova-se, que prevê a instalação de 17 módulos para atividades físicas. Os equipamentos vão funcionar na Avenida Lomanto Júnior, próximo à cabeceira da ponte do Pontal.
O coordenador e professor de educação física da Uesc, Marco Aurélio Ávila, explica que ações similares estão sendo implantadas em diversas cidades. O objetivo é combater o sedentarismo.
Marco Aurélio Ávila afirma que as academias ao ar livre vão estar à disposição de usuários gratuitamente, com aparelhos seguros, adequados a pessoas de diferentes idades e condições físicas.
Caixa volta a anunciar redução de taxas de juros
Brasília - A Caixa Econômica Federal voltou a anunciar redução na taxa de juros de produtos para pessoa física e jurídica.
Segundo nota da instituição, divulgada hoje (20), a redução acompanha a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de cortar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto percentual, na última quarta-feira (18). As novas taxas passam a vigorar na próxima segunda-feira (23).
De acordo com a Caixa, a redução para pessoa física abrange as taxas mínimas e máximas para o empréstimo consignado para aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também caem as taxas mínimas para financiamento de veículos e Crédito Pessoal – CDC Salário.
Para pessoa jurídica, a redução das taxas abrange novos produtos voltados para as micro, pequenas e médias empresas. Segundo a Caixa, os destaque são as operações de capital de giro parcelado – crédito especial empresa com garantia do FGO – Fundo Garantidor de Operações. As empresas passarão a contar com taxas que variam de 1,29% ao mês (a.m.) a 2,05% a.m.
A operação de antecipação de recebíveis imobiliários - Construgiro - passa a ter uma taxa mínima de 0,97% ao mês e máxima de 1,46% ao mês, acrescidas da TR (Taxa Referencial). Essa linha é destinada às empresas de construção civil.
Na semana passada, a Caixa já havia anunciado redução de juros, assim como o Banco do Brasil (BB). Ontem (19), o BB também voltou a cortar as taxas de juros, após decisão do Copom.
A estratégia dos bancos públicos de reduzirem juros na semana passada e a pressão do governo levou as instituições privadas, como Bradesco e Itaú, a anunciarem cortes das taxas, no último dia 18.
20/04/2012 - 12h46
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo
Segundo nota da instituição, divulgada hoje (20), a redução acompanha a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de cortar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto percentual, na última quarta-feira (18). As novas taxas passam a vigorar na próxima segunda-feira (23).
De acordo com a Caixa, a redução para pessoa física abrange as taxas mínimas e máximas para o empréstimo consignado para aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também caem as taxas mínimas para financiamento de veículos e Crédito Pessoal – CDC Salário.
Para pessoa jurídica, a redução das taxas abrange novos produtos voltados para as micro, pequenas e médias empresas. Segundo a Caixa, os destaque são as operações de capital de giro parcelado – crédito especial empresa com garantia do FGO – Fundo Garantidor de Operações. As empresas passarão a contar com taxas que variam de 1,29% ao mês (a.m.) a 2,05% a.m.
A operação de antecipação de recebíveis imobiliários - Construgiro - passa a ter uma taxa mínima de 0,97% ao mês e máxima de 1,46% ao mês, acrescidas da TR (Taxa Referencial). Essa linha é destinada às empresas de construção civil.
Na semana passada, a Caixa já havia anunciado redução de juros, assim como o Banco do Brasil (BB). Ontem (19), o BB também voltou a cortar as taxas de juros, após decisão do Copom.
A estratégia dos bancos públicos de reduzirem juros na semana passada e a pressão do governo levou as instituições privadas, como Bradesco e Itaú, a anunciarem cortes das taxas, no último dia 18.
20/04/2012 - 12h46
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo
Prefeito vai devolver quase R$ 800 mil
O prefeito de Teixeira de Freitas, Apparecido Rodrigues Staut (PSDB) vai ter que devolver R$ 768 mil aos cofres públicos com recursos próprios. Também vai pagar uma multa de R$ 20 mil.
A decisão é do Tribunal de Contas dos Municípios, que condenou o gestor na quinta-feira (20) por contratar irregularmente serviços de drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário em 2008.
Segundo a 3ª Coordenadoria de Controle Externo do TCM, Staut gastou R$ 17,8 milhões e os documentos mostram superfaturamento, quando os valores são comparados aos custos adotados pelo DNIT. Cabe recurso.
A Região Online
A decisão é do Tribunal de Contas dos Municípios, que condenou o gestor na quinta-feira (20) por contratar irregularmente serviços de drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário em 2008.
Segundo a 3ª Coordenadoria de Controle Externo do TCM, Staut gastou R$ 17,8 milhões e os documentos mostram superfaturamento, quando os valores são comparados aos custos adotados pelo DNIT. Cabe recurso.
A Região Online
sexta-feira, 20 de abril de 2012
APLB-Sindicato realiza assembléia da categoria na AL.
A greve continua ainda mais forte.
Os profissionais em educação da rede estadual de ensino reuniram-se em assembléia, na manhã desta quinta-feira, dia 19.
Estiveram presentes na Assembléia Legislativa da Bahia, representantes dos professores, funcionários, estudantes e lideranças sindicais da capital e do interior do estado, que debateram os rumos do movimento grevista.
Depois da votação, que decidiu pela continuidade da greve, que entrou hoje no oitavo dia, os educadores fizeram reuniões zonais, no próprio Centro Administrativo. Para o interior do estado, ficou decidido que o próximo passo do movimento é a ocupação das Diretorias Regionais de Educação (Direcs), nos moldes da que está em andamento na Assembléia Legislativa; divulgação nas feiras, nas Câmaras de Vereadores, e criação de grupos de estudos para estudar e perceber o quanto é nocivo o projeto do governo.
Nesta sexta-feira haverá reunião das zonais no saguão da Assembléia Legislativa, às 9horas.
Reafirmando: o departamento jurídico da APLB-Sindicato já entrou com ação para derrubar a liminar do governo que solicitou a ilegalidade da greve e também para tornar nulo o corte de ponto. Foram apenas solicitações do governo – triste para um governo eleito democraticamente – mas que não tem valor jurídico. Na próxima semana o Tribunal de Justiça da Bahia vai analisar a questão.
Para o final de semana, grandes ações do movimento estão sendo preparadas.
Participe! Esta luta é de todos!
Os profissionais em educação da rede estadual de ensino reuniram-se em assembléia, na manhã desta quinta-feira, dia 19.
Estiveram presentes na Assembléia Legislativa da Bahia, representantes dos professores, funcionários, estudantes e lideranças sindicais da capital e do interior do estado, que debateram os rumos do movimento grevista.
Depois da votação, que decidiu pela continuidade da greve, que entrou hoje no oitavo dia, os educadores fizeram reuniões zonais, no próprio Centro Administrativo. Para o interior do estado, ficou decidido que o próximo passo do movimento é a ocupação das Diretorias Regionais de Educação (Direcs), nos moldes da que está em andamento na Assembléia Legislativa; divulgação nas feiras, nas Câmaras de Vereadores, e criação de grupos de estudos para estudar e perceber o quanto é nocivo o projeto do governo.
Nesta sexta-feira haverá reunião das zonais no saguão da Assembléia Legislativa, às 9horas.
Reafirmando: o departamento jurídico da APLB-Sindicato já entrou com ação para derrubar a liminar do governo que solicitou a ilegalidade da greve e também para tornar nulo o corte de ponto. Foram apenas solicitações do governo – triste para um governo eleito democraticamente – mas que não tem valor jurídico. Na próxima semana o Tribunal de Justiça da Bahia vai analisar a questão.
Para o final de semana, grandes ações do movimento estão sendo preparadas.
Participe! Esta luta é de todos!
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Mesa Diretora do Senado aprova fim do 14º e do 15º salários de senadores e deputados
Brasília - A Mesa Diretora do Senado aprovou hoje (18) o projeto de decreto legislativo que extingue o pagamento de 14º e 15º salários para senadores. A decisão, que já foi aprovada também na Comissão de Assuntos Econômicos, ainda passará por votação no plenário da Casa.
Segundo a presidenta em exercício do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), os benefícios eram pagos desde que o Senado foi criado, e se justificavam quando havia dificuldade e gastos maiores com o transporte e a instalação dos deputados e senadores e suas famílias no Rio de Janeiro. Agora, por unanimidade, os membros da Mesa entenderam que não faz mais sentido manter o pagamento. “Isso mostra um movimento de austeridade por parte do Senado”, disse.
Marta conversou sobre o assunto com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está licenciado do trabalho para cuidar da saúde. Segundo a senadora paulista, o presidente apoiou a decisão e concordou que o decreto seja colocado em votação no plenário o quanto antes. “Eu consultei o presidente Sarney, sobre o que ele achava de colocar em votação agora, e ele incentivou”, declarou.
De acordo com a proposta que seguirá para o plenário, os senadores e deputados passarão a receber o 14º e o 15º salários apenas no primeiro e no último ano do mandato, e não mais a cada ano.
Edição: Aécio Amado
Segundo a presidenta em exercício do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), os benefícios eram pagos desde que o Senado foi criado, e se justificavam quando havia dificuldade e gastos maiores com o transporte e a instalação dos deputados e senadores e suas famílias no Rio de Janeiro. Agora, por unanimidade, os membros da Mesa entenderam que não faz mais sentido manter o pagamento. “Isso mostra um movimento de austeridade por parte do Senado”, disse.
Marta conversou sobre o assunto com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está licenciado do trabalho para cuidar da saúde. Segundo a senadora paulista, o presidente apoiou a decisão e concordou que o decreto seja colocado em votação no plenário o quanto antes. “Eu consultei o presidente Sarney, sobre o que ele achava de colocar em votação agora, e ele incentivou”, declarou.
De acordo com a proposta que seguirá para o plenário, os senadores e deputados passarão a receber o 14º e o 15º salários apenas no primeiro e no último ano do mandato, e não mais a cada ano.
Edição: Aécio Amado
CPMI para investigar esquema montado por Cachoeira será instalada na próxima semana
Brasília – A comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) destinada a investigar as relações do empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com parlamentares e agentes públicos e privados deverá ser instalada terça (24) ou quarta-feira (25) próximas, quando termina o prazo para os partidos indicarem os membros do colegiado.
Amanhã (19) de manhã, será lido o requerimento de criação da CPMI, em sessão do Congresso Nacional convocada pela presidenta em exercício, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Hoje, a deputada reuniu-se com líderes partidários da Câmara e do Senado para acertar a convocação do Congresso para leitura do requerimento e o prazo (até terça-feira) para indicação dos integrantes da CPMI.
Rose de Freitas disse não ver dificuldade para conseguir quórum para a sessão do Congresso. Pelos menos 41 senadores e 257 deputados deverão marcar presença no Parlamento para a abertura da reunião. “Acredito que teremos uma presença grande de parlamentares na sessão, até porque essa é uma CPMI que conta com o apoio de praticamente todos os partidos. Espero que todos compareçam.”
De acordo com Rose de Freitas, no Senado, foram computadas e conferidas 67 assinaturas pela abertura da comissão. Na Câmara, até as 16 horas de hoje, o número total chegou a 362 assinaturas. Rose informou que alguns deputados ainda estão assinando o requerimento, o que elevará o número dos que apoiam a criação da CPMI na Câmara.
Após a leitura do requerimento de criação da CPMI, os deputados e senadores terão 24 horas para retirar sua assinatura do documento. “Será uma CPI de trabalho, que tem fatos concretos para serem analisados e investigados. Essa é uma CPI que nasceu com fatos concretos”, afirmou Rose de Freitas.
18/04/2012 - 17h42
Iolando Lourenço e Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil
Edição: Nádia Franco
Amanhã (19) de manhã, será lido o requerimento de criação da CPMI, em sessão do Congresso Nacional convocada pela presidenta em exercício, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Hoje, a deputada reuniu-se com líderes partidários da Câmara e do Senado para acertar a convocação do Congresso para leitura do requerimento e o prazo (até terça-feira) para indicação dos integrantes da CPMI.
Rose de Freitas disse não ver dificuldade para conseguir quórum para a sessão do Congresso. Pelos menos 41 senadores e 257 deputados deverão marcar presença no Parlamento para a abertura da reunião. “Acredito que teremos uma presença grande de parlamentares na sessão, até porque essa é uma CPMI que conta com o apoio de praticamente todos os partidos. Espero que todos compareçam.”
De acordo com Rose de Freitas, no Senado, foram computadas e conferidas 67 assinaturas pela abertura da comissão. Na Câmara, até as 16 horas de hoje, o número total chegou a 362 assinaturas. Rose informou que alguns deputados ainda estão assinando o requerimento, o que elevará o número dos que apoiam a criação da CPMI na Câmara.
Após a leitura do requerimento de criação da CPMI, os deputados e senadores terão 24 horas para retirar sua assinatura do documento. “Será uma CPI de trabalho, que tem fatos concretos para serem analisados e investigados. Essa é uma CPI que nasceu com fatos concretos”, afirmou Rose de Freitas.
18/04/2012 - 17h42
Iolando Lourenço e Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil
Edição: Nádia Franco
TJ suspende a lei do Pai Nosso
O Tribunal de Justiça da Bahia sustou liminarmente a eficácia da lei que obrigava os alunos da rede municipal de Ilhéus a orar o "Pai Nosso" antes das aulas. A lei 3.589/11 foi aprovada pela Câmara no ano passado.
Em sua decisão, o desembargador Clésio Rômulo Carrilho Rosa determinou que o município respeite as crenças. Ele atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual, que apresentou Ação Direta de Inconstitucionalidade.
A lei foi publicada no Diário Oficial Ilhéus em 12 de dezembro, após sanção do prefeito Newton Lima e aprovação pela Câmara em 22 de novembro. Todos os vereadores e o prefeito assinaram a lei.
A lei obrigava os estudantes a participar da liturgia, independente da sua crença.
Em sua decisão, o desembargador Clésio Rômulo Carrilho Rosa determinou que o município respeite as crenças. Ele atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual, que apresentou Ação Direta de Inconstitucionalidade.
A lei foi publicada no Diário Oficial Ilhéus em 12 de dezembro, após sanção do prefeito Newton Lima e aprovação pela Câmara em 22 de novembro. Todos os vereadores e o prefeito assinaram a lei.
A lei obrigava os estudantes a participar da liturgia, independente da sua crença.
Assis, irmão de Ronaldinho, é condenado por lavagem de dinheiro
Reuters – 12 horas atrás
17 Abr (Reuters) - O ex-jogador Roberto Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, foi condenado pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul a cinco anos de prisão em regime semi-aberto por evasão de divisas, informou um tribunal de Porto Alegre nesta terça-feira.
Denúncia do Ministério Público Federal (MPF) acusou Assis de ter sonegado informações ao Banco Central sobre operações de câmbio realizadas para transferências de dinheiro do exterior para o Brasil e de manter depósitos não declarados em conta na Suíça.
Assis, que assim como Ronaldinho foi revelado pelo Grêmio, defendeu o clube suíço Sion em duas passagens na década de 1990, além de ter jogado em equipes de Portugal, França e Japão.
"A decisão judicial considerou a denúncia parcialmente procedente e condenou o réu a cinco anos e cinco meses de reclusão em regime semi-aberto por evasão de divisas, além de determinar o pagamento de multa", informou a Justiça Federal do RS em comunicado.
O advogado do jogador, Sérgio Queiroz, disse a defesa vai recorrer da condenação. "No prazo da lei será interposto recurso visando a reforma da decisão junto ao tribunal", disse o advogado por telefone. Assis ficará em liberdade durante o recurso.
A sentença foi proferida pela 1a Vara Federal Criminal de Porto Alegre, especializada em crimes contra o sistema financeiro. Assis foi absolvido dos crimes de prestação de informação falsa e conversão de valores obtidos ilicitamente em ativos lícitos.
Após encerrar a carreira de jogador na França, em 2001, Assis passou a atuar como agente de Ronaldinho. Ele foi o principal negociador da transferência do meia-atacante do Milan para o Flamengo, recusando proposta do Grêmio, no início do ano passado.
(Por Pedro Fonseca)
17 Abr (Reuters) - O ex-jogador Roberto Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, foi condenado pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul a cinco anos de prisão em regime semi-aberto por evasão de divisas, informou um tribunal de Porto Alegre nesta terça-feira.
Denúncia do Ministério Público Federal (MPF) acusou Assis de ter sonegado informações ao Banco Central sobre operações de câmbio realizadas para transferências de dinheiro do exterior para o Brasil e de manter depósitos não declarados em conta na Suíça.
Assis, que assim como Ronaldinho foi revelado pelo Grêmio, defendeu o clube suíço Sion em duas passagens na década de 1990, além de ter jogado em equipes de Portugal, França e Japão.
"A decisão judicial considerou a denúncia parcialmente procedente e condenou o réu a cinco anos e cinco meses de reclusão em regime semi-aberto por evasão de divisas, além de determinar o pagamento de multa", informou a Justiça Federal do RS em comunicado.
O advogado do jogador, Sérgio Queiroz, disse a defesa vai recorrer da condenação. "No prazo da lei será interposto recurso visando a reforma da decisão junto ao tribunal", disse o advogado por telefone. Assis ficará em liberdade durante o recurso.
A sentença foi proferida pela 1a Vara Federal Criminal de Porto Alegre, especializada em crimes contra o sistema financeiro. Assis foi absolvido dos crimes de prestação de informação falsa e conversão de valores obtidos ilicitamente em ativos lícitos.
Após encerrar a carreira de jogador na França, em 2001, Assis passou a atuar como agente de Ronaldinho. Ele foi o principal negociador da transferência do meia-atacante do Milan para o Flamengo, recusando proposta do Grêmio, no início do ano passado.
(Por Pedro Fonseca)
Lucinha diz que mulheres são maiores vítimas da violência no campo
Lembrando os 16 anos do conflito em Eldorado dos Carajás, completos nesta terça-feira (17), a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, destacou a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres do campo, que segundo ela, deve ganhar mais força na agenda política governamental. Barbosa acredita que o episódio de Carajás é o reflexo extremo da forma como a população camponesa vem sofrendo na luta pela garantia de direitos.
“No caso das mulheres, que em geral sofrem com a cultura machista histórica, a violência se reproduz das mais variadas formas. É preciso reforçar e criar políticas específicas para a mulher camponesa, tão vulnerável, com direitos básicos negados”, lembra a secretária. “A violência no campo acontece quando não é permitido às mulheres e a suas famílias o direito à terra, assistência técnica adequada, enfim, condições que possibilitem a permanência no campo”, completou.
A secretária Lúcia Barbosa lembra, porém, que no conjunto de iniciativas do país para a melhoria da qualidade de vida deste segmento está a criação de unidades móveis de atendimento para mulheres em situação de emergência em áreas rurais e em florestas, anunciadas recentemente pela presidente Dilma. “Este é um dos passos importantes para que a Lei Maria da Penha também seja cumprida nos casos de violência praticada no ambiente rural”, destacou.
Foto: Paula Fróes
Assessoria de Comunicação – SPM/BA
71 3117-2819
segunda-feira, 16 de abril de 2012
A terceirização é a exploração de forma explícita, afirma juiz
Por: Virginia Toledo, Rede Brasil Atual
Campinas – As escalas de trabalho impostas principalmente por empresas prestadoras de serviços são exemplos das condições explícitas de exploração. Para o juiz do Trabalho e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Souto Maior, a terceirização é o aprofundamento de uma lógica da exploração.
"Os terceirizados chegam a trabalhar seis dias diretos. São 12 horas de trabalho por dia. E não são 12 horas todos os dias, das 7 às 19 horas. É um dia das 7 às 19, outro, das 19 às 7. Com uma folga a cada seis dias e não necessariamente aos domingos. E ainda tem a tal da FT, a folga trabalhada. Então o que sobra de vida pra esse sujeito?", lamentou Souto Maior durante um seminário sobre os impactos da terceirização no mundo do trabalho, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizado na semana passada.
O juiz alerta quanto à perigosa condição trabalhista caso os projetos de lei sobre a regularização da terceirização que estão no Congresso Nacional sejam aprovados.
Segundo o manifesto assinado por diversas entidades presentes no seminário, o Projeto de Lei (PL) 4.330, de 2004, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), e o substitutivo do deputado Roberto Santiago (PSD-SP), se aprovado, agravará a situação do trabalhador terceirizado, já que permite a terceirização em atividades essenciais da empresa e defende a responsabilidade subsidiária da contratante, ou seja, a empresa contratante só pode ser acionada na Justiça após esgotados todos os meios de execução contra a contratada.
"A regulamentação da terceirização é um grave perigo. Porque perde-se o sentido do que estamos fazendo efetivamente dentro dessa sociedade, que é tentar produzir raciocínios que são emancipatórios da condição humana dentro do modelo de sociedade capitalista", disse o juiz.
Souto Maior acredita que apenas com a construção de um raciocínio crítico na sociedade as consequências da terceirização podem ser afastadas: a segregação, o aparecimento de uma subclasse e o pensamento do empregado quando "passa a sonhar com a terceirização."
Enquanto o pensamento crítico não amadurecer, de acordo com o juiz, abrem-se portas para a jurisprudência jurídica estabelecer condições inaceitáveis, como a definição de formas legítimas para se fazer uma revista íntima ao fim de um dia de trabalho. "Aí colocam pressupostos no que corresponde ao respeito da dignidade humana. Como revista íntima feita somente por pessoa do mesmo sexo, revista apenas em local apropriado, revista sem contato manual. O sujeito que diz isso, será que ele pensa isso em relação a ele mesmo?", ironizou Souto Maior.
Campinas – As escalas de trabalho impostas principalmente por empresas prestadoras de serviços são exemplos das condições explícitas de exploração. Para o juiz do Trabalho e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Souto Maior, a terceirização é o aprofundamento de uma lógica da exploração.
"Os terceirizados chegam a trabalhar seis dias diretos. São 12 horas de trabalho por dia. E não são 12 horas todos os dias, das 7 às 19 horas. É um dia das 7 às 19, outro, das 19 às 7. Com uma folga a cada seis dias e não necessariamente aos domingos. E ainda tem a tal da FT, a folga trabalhada. Então o que sobra de vida pra esse sujeito?", lamentou Souto Maior durante um seminário sobre os impactos da terceirização no mundo do trabalho, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizado na semana passada.
O juiz alerta quanto à perigosa condição trabalhista caso os projetos de lei sobre a regularização da terceirização que estão no Congresso Nacional sejam aprovados.
Segundo o manifesto assinado por diversas entidades presentes no seminário, o Projeto de Lei (PL) 4.330, de 2004, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), e o substitutivo do deputado Roberto Santiago (PSD-SP), se aprovado, agravará a situação do trabalhador terceirizado, já que permite a terceirização em atividades essenciais da empresa e defende a responsabilidade subsidiária da contratante, ou seja, a empresa contratante só pode ser acionada na Justiça após esgotados todos os meios de execução contra a contratada.
"A regulamentação da terceirização é um grave perigo. Porque perde-se o sentido do que estamos fazendo efetivamente dentro dessa sociedade, que é tentar produzir raciocínios que são emancipatórios da condição humana dentro do modelo de sociedade capitalista", disse o juiz.
Souto Maior acredita que apenas com a construção de um raciocínio crítico na sociedade as consequências da terceirização podem ser afastadas: a segregação, o aparecimento de uma subclasse e o pensamento do empregado quando "passa a sonhar com a terceirização."
Enquanto o pensamento crítico não amadurecer, de acordo com o juiz, abrem-se portas para a jurisprudência jurídica estabelecer condições inaceitáveis, como a definição de formas legítimas para se fazer uma revista íntima ao fim de um dia de trabalho. "Aí colocam pressupostos no que corresponde ao respeito da dignidade humana. Como revista íntima feita somente por pessoa do mesmo sexo, revista apenas em local apropriado, revista sem contato manual. O sujeito que diz isso, será que ele pensa isso em relação a ele mesmo?", ironizou Souto Maior.
domingo, 15 de abril de 2012
Lula ganha prêmio na Espanha por luta contra a pobreza
DA FRANCE PRESSE
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido nesta segunda-feira para receber o 24ª Prêmio Internacional Catalunha por suas políticas "a serviço de um crescimento econômico justo" e sua luta contra a pobreza, segundo anunciou o presidente regional catalão, Artur Mas.
O júri da premiação reconheceu na gestão do ex-presidente brasileiro uma "política de crescimento econômico justo, que colocou o país à frente de globalização, criando uma classe média e favorecendo a partilha mais justa da riqueza e das oportunidades".
O prêmio é oferecido às pessoas que contribuem com a promoção dos valores culturais, científicos e humanos em todo o mundo. Segundo o júri, Lula também foi agraciado por "sua trajetória pessoal e sua luta contra a pobreza e a desigualdade".
"Lula construiu as bases para o crescimento econômico do Brasil e entendeu, graças ao seu passado sindicalista e de esquerda, que sem crescimento econômico não há divisão de riqueza", disse Mas sobre o ex-presidente brasileiro, que aceitou e agradeceu a premiação em uma carta.
Este prêmio "reforça a minha convicção da importância de lutar por uma sociedade mais justa e democrática, sem fome nem miséria", declarou Lula.
O presidente catalão assegurou que o ex-presidente brasileiro demonstrou a intenção de viajar à Catalunha para receber o prêmio em junho, caso a sua saúde permita, após superar um câncer na laringe.
O Prêmio Internacional Catalunha, que oferece 80 mil euros a seu vencedor e uma escultura de Antoni Tàpies, foi concedido no ano passado ao escritor japonês Haruki Murakami.
www1.folha.uol.com.br
sábado, 14 de abril de 2012
Coqueiros são cortados no Hernani Sá
Visando garantir à segurança das pessoas que caminham na calçada do eixo principal do bairro Hernani Sá, a associação de moradores solicitou da secretaria de desenvolvimento urbano de Ilhéus, o corte de todos os Coqueiros que estão colocando em risco a vida das pessoas que trafegam ou faz caminhadas diariamente naquele percurso. Recentemente uma moradora do bairro foi atingida por um coco que caiu sobre sua cabeça, deixando a mesma inconsciente até a chegada do SAMU. Está previsto pele associação de moradores do Hernani Sá a substituição de todos os coqueiros plantados ao longo da calçada do eixo principal do bairro, por arvores que não ofereçam risco aos moradores.
Edição: Jorge Tinga
Fotos: Odailson Aranha
Edição: Jorge Tinga
Fotos: Odailson Aranha
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Secretária Lúcia Barbosa comenta julgamento do aborto da anencefalia
A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, comentou a medida aprovada no Superior Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (12), que permite que às mulheres a interrupção da gestação nos casos de anencefalia (feto sem cérebro). A matéria foi votada com maioria favorável entre os ministros e com grande polêmica gerada em todo o país.
Para a secretária Lúcia Barbosa, apesar de ser um tema delicado, não poderia passar despercebido aos olhos do poder público. “Esta é apenas parte do conjunto de debates sobre o aborto, que deve ser visto como uma questão de saúde pública. Independente de ideologias e posições pessoais, precisamos pensar o assunto de forma mais aprofundada”, disse Barbosa, lembrando que o aborto é uma das principais causas da mortalidade materna no país. “É necessário de debater e qualificar as políticas voltadas à saúde integral da mulher”, completou.
Foto: Kleidir Costa/SPM
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres - SPM
Assessoria de Comunicação – 71 3117-2819
Medicamento para tratar AVC passa a fazer parte da lista da rede pública
13/04/2012 - 11h53
Christina Machado
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Alteplase, usado por alguns hospitais da rede particular no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, passa a fazer parte da lista de medicamentos disponibilizados pela rede pública de saúde. A portaria regulamentando o emprego do remédio foi publicada hoje (13) no Diário Oficial da União.
Os hospitais deverão solicitar o credenciamento do medicamento às secretarias de Saúde nos estados, que encaminharão a demanda para autorização do Ministério da Saúde.
Para o credenciamento, os hospitais deverão disponibilizar um conjunto de procedimentos destinados ao tratamento desses pacientes, desde o atendimento básico, com a aplicação do medicamentos, até a oferta de leitos e a infraestrutura para a reabilitação.
A medida é fruto de consulta pública aberta pelo Ministério da Saúde, no ano passado. O medicamento já era usado pelo sistema público para casos de infarto agudo do miocárdio. Em casos de AVC isquêmico, quando a obstrução de um vaso interrompe o fluxo sanguíneo para o cérebro, o Alteplase dissolve o coágulo e normaliza a passagem do sangue.
De acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), o AVC é a segunda maior causa de morte e a principal causa de incapacidade no mundo. Com base nas informações do DataSUS, de 2005 a 2009, foram registrados no Brasil cerca de 170 mil internações por AVC ao ano, com um percentual de óbitos de 17%.
Os AVCs são classificados como hemorrágico ou isquêmico, sendo esse último o mais frequente, representando em torno de 85% dos casos. Aterosclerose de pequenas e grandes artérias cerebrais é responsável pela maioria dos AVCs, seja hemorrágico ou isquêmico.
Edição: Talita Cavalcante
Christina Machado
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Alteplase, usado por alguns hospitais da rede particular no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, passa a fazer parte da lista de medicamentos disponibilizados pela rede pública de saúde. A portaria regulamentando o emprego do remédio foi publicada hoje (13) no Diário Oficial da União.
Os hospitais deverão solicitar o credenciamento do medicamento às secretarias de Saúde nos estados, que encaminharão a demanda para autorização do Ministério da Saúde.
Para o credenciamento, os hospitais deverão disponibilizar um conjunto de procedimentos destinados ao tratamento desses pacientes, desde o atendimento básico, com a aplicação do medicamentos, até a oferta de leitos e a infraestrutura para a reabilitação.
A medida é fruto de consulta pública aberta pelo Ministério da Saúde, no ano passado. O medicamento já era usado pelo sistema público para casos de infarto agudo do miocárdio. Em casos de AVC isquêmico, quando a obstrução de um vaso interrompe o fluxo sanguíneo para o cérebro, o Alteplase dissolve o coágulo e normaliza a passagem do sangue.
De acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), o AVC é a segunda maior causa de morte e a principal causa de incapacidade no mundo. Com base nas informações do DataSUS, de 2005 a 2009, foram registrados no Brasil cerca de 170 mil internações por AVC ao ano, com um percentual de óbitos de 17%.
Os AVCs são classificados como hemorrágico ou isquêmico, sendo esse último o mais frequente, representando em torno de 85% dos casos. Aterosclerose de pequenas e grandes artérias cerebrais é responsável pela maioria dos AVCs, seja hemorrágico ou isquêmico.
Edição: Talita Cavalcante
Salário mínimo pode chegar a R$ 667,75 no ano que vem
Conforme o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o valor corresponde a um reajuste de 7,3% em relação ao atual salário, de R$ 622. Para 2014, a equipe econômica projeta mínimo de R$ 729,20 e, para o ano seguinte, de R$ 803,93 – o que resultará em aumento de 29% acumulados até 2015. A LDO apresenta os parâmetros que servirão de base para a elaboração do Orçamento Geral da União do próximo ano. O projeto manteve as projeções oficiais para a inflação e o crescimento econômico
Mulher tranca homem em quarto e exige mais sexo
Um homem alemão de 43 anos imaginou que teria uma noite dos sonhos, mas acabou entrando em uma grande enrascada. Depois de conhecer uma mulher de 47 anos em um bar de Munique e ter feito sexo várias vezes, ele foi trancado em um quarto e foi exigido a fazer mais sexo. Exausto, o homem se refugiou no balcão do apartamento e chamou a polícia por telefone.
Adriano vai ficar seis meses sem colocar pé no chão
Jogador vai passar uma temporada em processo de recuperação
Após passar por cirurgia no tendão de aquiles, o jogador Adriano, passa bem. A intervenção, coordenada pelo médico do Flamengo e da seleção brasileira José Luiz Runco e o Dr. Carlos Alfredo Lobo Jasmin, teve duração de cerca de duas horas.
O jogador vai passar uma temporada em processo de recuperação. Durante seis meses, o “Imperador” fica impedido de colocar o pé no chão.
Adriano foi demitido pelo Corinthians no dia 23 de março, depois de faltar 67 sessões de fisioterapia.
Publicada por Gleidson Tavares às 18:00, 13/04/2012
Após passar por cirurgia no tendão de aquiles, o jogador Adriano, passa bem. A intervenção, coordenada pelo médico do Flamengo e da seleção brasileira José Luiz Runco e o Dr. Carlos Alfredo Lobo Jasmin, teve duração de cerca de duas horas.
O jogador vai passar uma temporada em processo de recuperação. Durante seis meses, o “Imperador” fica impedido de colocar o pé no chão.
Adriano foi demitido pelo Corinthians no dia 23 de março, depois de faltar 67 sessões de fisioterapia.
Publicada por Gleidson Tavares às 18:00, 13/04/2012
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Governo vai investir R$ 2,8 bilhões no Programa Minha Casa, Minha Vida
12/04/2012 - 12h27
Brasília - A nova fase do Programa Minha Casa, Minha Vida vai beneficiar 2.582 municípios de até 50 mil habitantes e contará com investimento de R$ 2,8 bilhões para a construção de 107.348 unidades. Do total de municípios selecionados, 1.663 serão contemplados pela primeira vez pelo programa habitacional.
De acordo com o Ministério das Cidades, para essa nova etapa foram recebidas 8.939 propostas destinadas à construção de 426.146 unidades em 4.042 municípios. Foi preciso, no entanto, fazer uma seleção considerando o nível de pobreza de cada um. Segundo o ministério, o programa, nessa modalidade tem o objetivo de atender às famílias com renda mensal de R$ 1,6 mil, residentes em áreas urbanas. Os empreendimentos são de pequeno porte e as propostas foram limitadas a 50 unidades habitacionais, sendo no máximo duas por município.
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, ressaltou, em discurso durante o lançamento do programa, a necessidade de parceria com os prefeitos para que o programa possa chegar às cidade menores. "Os mais de 2,5 mil municípios que serão beneficiados nessa nova etapa representam todo o espectro de nossas forças políticas".
Segundo Ribeiro, "foi preciso fazer muitos cálculos - cálculo sobre como fazer mais com menos, cálculo para ajudar os brasileiros que mais precisam, mas o único que não se fez foi o político. É uma prova prática do governo da presidenta Dilma Rousseff, que encara o desafio de governar um país complexo como o nosso sem discriminação. Pouco importou nesse processo se o município era governado por esse ou aquele partido", explicou.
Os estados também puderam cadastrar uma proposta para municípios de até 20 mil habitantes e duas para municípios entre 20 e 50 mil habitantes. Dados do governo mostram que na primeira fase do programa foram contratadas mais de 60 mil moradias em quase 2 mil municípios. A meta para essa nova etapa é contratar mais 220 mil moradias até 2014.
O governo vai conceder subsídio de R$ 25 mil por unidade construída.
Luciana Lima e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto
Governo e oposição começam a coletar assinaturas de deputados para abrir CPI do Cachoeira
12/04/2012 - 18h05
Brasília - O governo e a oposição começaram hoje (12) a coletar assinaturas de deputados para criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai apurar a participação de parlamentares, agentes públicos e privados no esquema montado pelo empresário de jogos ilícitos Carlos Augusto Ramos, o
Carlinhos Cachoeira, investigado pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.
Os deputados estimaram que até o final da próxima semana será possível instalar a CPMI. “Não haverá dificuldade para a coleta [das assinaturas] porque há um acordo entre os partidos. Se tudo correr bem, até o final da próxima semana, podemos instalar a CPMI. Vai depender das negociações, das indicações dos nomes e da agilidade dos partidos”, disse o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).
“Não temos a menor dúvida que terça-feira [17] até o meio da tarde, quando retornam os congressistas, teremos número suficiente para protocolar a comissão”, acrescentou o líder do PSDB, Bruno Araújo
(PE). Para a instalação são necessárias, pelo menos, 171 adesões de deputados e 27 de senadores.
Apesar do aparente clima amistoso entre governistas e oposicionistas para criação da CPMI, a disputa pelos cargos de comando está acirrada. As maiores bancadas na Câmara e no Senado PT e PMDB regimentalmente têm o direito de indicar o presidente e o relator dos trabalhos. Contudo, PSDB e DEM reivindicam a divisão do comando. Pela proporcionalidade, os peemedebistas do Senado devem indicar o presidente, enquanto os petistas da Câmara a relatoria.
“A não ser que o PMDB abra mão [para a oposição], porque o PT não vai abrir mão [de indicar]”, enfatizou o líder o PT, Jilmar Tatto (SP). “O PT não vai abrir mão dessa prerrogativa que o povo brasileiro deu quando elegeu 85 deputados. Sobre as funções de presidente e de relator, me parece o mais adequado que os dois partidos maiores ocupem essas funções”.
O líder do DEM na Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), disse que se não houver a divisão dos principais cargos da CPMI, a oposição contará com a participação da sociedade para forçar as investigações.
“Não há dúvidas que o governo tem maioria esmagadora e a oposição terá que ser muito diligente para evitar que a CPMI acabe em pizza. Porque, na prática, o governo vai aprovar os requerimentos que quiser”.
Ivan Richard e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O governo e a oposição começaram hoje (12) a coletar assinaturas de deputados para criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai apurar a participação de parlamentares, agentes públicos e privados no esquema montado pelo empresário de jogos ilícitos Carlos Augusto Ramos, o
Carlinhos Cachoeira, investigado pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.
Os deputados estimaram que até o final da próxima semana será possível instalar a CPMI. “Não haverá dificuldade para a coleta [das assinaturas] porque há um acordo entre os partidos. Se tudo correr bem, até o final da próxima semana, podemos instalar a CPMI. Vai depender das negociações, das indicações dos nomes e da agilidade dos partidos”, disse o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).
“Não temos a menor dúvida que terça-feira [17] até o meio da tarde, quando retornam os congressistas, teremos número suficiente para protocolar a comissão”, acrescentou o líder do PSDB, Bruno Araújo
(PE). Para a instalação são necessárias, pelo menos, 171 adesões de deputados e 27 de senadores.
Apesar do aparente clima amistoso entre governistas e oposicionistas para criação da CPMI, a disputa pelos cargos de comando está acirrada. As maiores bancadas na Câmara e no Senado PT e PMDB regimentalmente têm o direito de indicar o presidente e o relator dos trabalhos. Contudo, PSDB e DEM reivindicam a divisão do comando. Pela proporcionalidade, os peemedebistas do Senado devem indicar o presidente, enquanto os petistas da Câmara a relatoria.
“A não ser que o PMDB abra mão [para a oposição], porque o PT não vai abrir mão [de indicar]”, enfatizou o líder o PT, Jilmar Tatto (SP). “O PT não vai abrir mão dessa prerrogativa que o povo brasileiro deu quando elegeu 85 deputados. Sobre as funções de presidente e de relator, me parece o mais adequado que os dois partidos maiores ocupem essas funções”.
O líder do DEM na Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), disse que se não houver a divisão dos principais cargos da CPMI, a oposição contará com a participação da sociedade para forçar as investigações.
“Não há dúvidas que o governo tem maioria esmagadora e a oposição terá que ser muito diligente para evitar que a CPMI acabe em pizza. Porque, na prática, o governo vai aprovar os requerimentos que quiser”.
Ivan Richard e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Demóstenes garante que cumprirá todos os prazos para sua defesa
12/04/2012 - 11h16
Brasília - O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) disse hoje (12) que cumprirá todos os prazos regimentais previstos para sua defesa. Ele explicou que primeiramente apresentará defesa por escrito e depois comparecerá ao Conselho de Ética para debater o mérito das acusações. Demóstenes esteve esta manhã na reunião do conselho, marcada para sortear o relator do seu caso.
Demóstenes é acusado de participar de um esquema de exploração de jogos ilícitos comandado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL) indicou Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) para a presidência definitiva do conselho. Valadares foi designado para presidir a reunião do conselho de terça-feira (10) por ser o mais velho.
Demóstenes disse que algumas questões regimentais deixaram de ser observadas na reunião do dia 10. Demóstenes argumentou que o Regimento Interno prevê que ao presidente interino cabe apenas conduzir o pleito que elegerá o presidente definitivo e o vice-presidente. Demóstenes acrescentou ainda que a eleição do presidente acontecerá em até cinco dias úteis depois da indicação formal, feita hoje.
Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Edição: Talita Cavalcante
Brasília - O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) disse hoje (12) que cumprirá todos os prazos regimentais previstos para sua defesa. Ele explicou que primeiramente apresentará defesa por escrito e depois comparecerá ao Conselho de Ética para debater o mérito das acusações. Demóstenes esteve esta manhã na reunião do conselho, marcada para sortear o relator do seu caso.
Demóstenes é acusado de participar de um esquema de exploração de jogos ilícitos comandado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL) indicou Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) para a presidência definitiva do conselho. Valadares foi designado para presidir a reunião do conselho de terça-feira (10) por ser o mais velho.
Demóstenes disse que algumas questões regimentais deixaram de ser observadas na reunião do dia 10. Demóstenes argumentou que o Regimento Interno prevê que ao presidente interino cabe apenas conduzir o pleito que elegerá o presidente definitivo e o vice-presidente. Demóstenes acrescentou ainda que a eleição do presidente acontecerá em até cinco dias úteis depois da indicação formal, feita hoje.
Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Edição: Talita Cavalcante
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Ilhéus debate a capacitação dos profissionais de bares e restaurantes
O secretário municipal de Governo, Ednei Mendonça, se reuniu na última terça-feira (10), no Palácio Paranaguá, com o presidente-executivo da Abrasel-Ba (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Luiz Henrique do Amaral. O encontro também contou com as presenças do empresário Guido Paternostro e da diretora comercial da Cultive (Consultoria e Projetos), Jussara Lima. A proposta central foi debater um conjunto de ações voltadas para a qualificação dos profissionais locais de bares e restaurantes, bem como para a formalização dos empreendedores individuais.
“Em decorrência da importância do tema, fundamental para melhorarmos a prestação dos serviços oferecidos pelos diversos segmentos ligados ao setor, realidade que favorecerá o turismo e a própria geração de emprego e renda, queremos viabilizar uma ampla articulação institucional”, adianta o secretário. “Além das secretarias de Governo, Turismo e Planejamento, a ideia é contarmos com diversos outros parceiros, a exemplo do Sebrae, com a finalidade de desenvolvermos ações capazes de capacitar e qualificar trabalhadores e proprietários de bares e restaurantes”, completa Ednei Mendonça.
Durante o encontro, o presidente-executivo da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral, deu alguns detalhes do projeto conceitual que será elaborado para o município. “O primeiro passo é mapear a cidade. Ou seja, entender o universo de bares e restaurantes com o objetivo de compreender a sua demanda para, assim, criar parâmetros que permitam a avaliação correta das prováveis intervenções. Na sequência, teremos o plano de ações, que nada mais é do que o conjunto de respostas às demandas identificadas, a implantação das estratégias escolhidas, que vão desde o processo de capacitação até a construção de uma identidade gastronômica, e a avaliação dos resultados”, completou.
Festival - O encontro também serviu para que o presidente-executivo da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral, relatasse ao secretário Ednei Mendonça alguns dos principais pontos do Festival da Tilápia, que a exemplo de outras seis cidades, também está acontecendo em Ilhéus. O evento, que objetiva valorizar a tilápia, fortalecendo a cadeia produtiva e o próprio consumo do produto, foi iniciado no último dia 26 de março e será encerrado no próximo dia 16 de abril. Três restaurantes da cidade estão participando: Mar Aberto Music Bar, localizado no bairro Nova Brasília, 129, na zona sul da cidade; Mar e Amor, na rua Coronel Pessoa, nº 96; e Maróstica, na avenida Dois de Julho, 966, Centro de Ilhéus.Promovido pela Bahia Pesca, empresa ligada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o evento também reúne restaurantes em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista.
Bairros de Ilhéus receberão feiras de saúde
Neste mês de abril são comemoradas importantes datas relacionadas à saúde. No dia 7 foi celebrado em todo o mundo o Dia Mundial da Saúde, que marca também o aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS). No dia 12 é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, que preconiza a prática de atividades para uma vida saudável e o combate ao sedentarismo. Já o dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (26), visa alertar a população a respeito dos perigos causados pela doença.
Para celebrar essas datas, a Secretaria da Saúde de Ilhéus promove feiras de saúde nos principais bairros da cidade, com atividades que contemplam temáticas relacionadas às datas comemorativos do mês de abril. Receberão as feiras de saúde os bairros do Iguape, nesta quinta-feira (12), Barra e Ilhéus II, no dia 18; e Alto do Coqueiro, no dia 19. Já no dia 20 será a vez do bairro Nossa Senhora da Vitória; dia 25, o Basílio; dia 26, o Vilela; dia 27, o Nelson Costa; e para finalizar o bairro da Conquista, no dia 30.
A programação das feiras será igual para os bairros participantes com atividades abertas à comunidade. Logo no início da manhã será realizado um alongamento, seguido de uma caminhada que percorrerá as ruas dos bairros, com acompanhamento de educadores físicos. Seguindo a programação, haverá apresentações de dança com grupos locais e mais aulas de alongamento. Para finalizar, será oferecido um café da manhã.
Após as atividades iniciais, profissionais de saúde realizarão serviços de aferição de pressão e glicemia, com orientação e trabalho educativo. As feiras de saúde são uma realização do Departamento de atenção Básica do município, com o envolvimento de suas diversas coordenações e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), com apoio das unidades de saúde dos bairros contemplados.
No primeiro semestre de 2012, a Secretaria da Saúde seguirá um calendário de atividades comemorativas unificado. Todas as datas comemorativas do mês serão concentradas em um dia de atividades, através das feiras de saúde. No mês de março foram comemorados o Dia da Mulher, o Dia da Nutrição e Dia de Prevenção da Tuberculose e da Hanseníase. Todas as datas comemorativas elegidas para cada mês estão de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.
Para celebrar essas datas, a Secretaria da Saúde de Ilhéus promove feiras de saúde nos principais bairros da cidade, com atividades que contemplam temáticas relacionadas às datas comemorativos do mês de abril. Receberão as feiras de saúde os bairros do Iguape, nesta quinta-feira (12), Barra e Ilhéus II, no dia 18; e Alto do Coqueiro, no dia 19. Já no dia 20 será a vez do bairro Nossa Senhora da Vitória; dia 25, o Basílio; dia 26, o Vilela; dia 27, o Nelson Costa; e para finalizar o bairro da Conquista, no dia 30.
A programação das feiras será igual para os bairros participantes com atividades abertas à comunidade. Logo no início da manhã será realizado um alongamento, seguido de uma caminhada que percorrerá as ruas dos bairros, com acompanhamento de educadores físicos. Seguindo a programação, haverá apresentações de dança com grupos locais e mais aulas de alongamento. Para finalizar, será oferecido um café da manhã.
Após as atividades iniciais, profissionais de saúde realizarão serviços de aferição de pressão e glicemia, com orientação e trabalho educativo. As feiras de saúde são uma realização do Departamento de atenção Básica do município, com o envolvimento de suas diversas coordenações e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), com apoio das unidades de saúde dos bairros contemplados.
No primeiro semestre de 2012, a Secretaria da Saúde seguirá um calendário de atividades comemorativas unificado. Todas as datas comemorativas do mês serão concentradas em um dia de atividades, através das feiras de saúde. No mês de março foram comemorados o Dia da Mulher, o Dia da Nutrição e Dia de Prevenção da Tuberculose e da Hanseníase. Todas as datas comemorativas elegidas para cada mês estão de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.
“ Vamos até o fim na candidatura de Carmelita”
“ Vamos até o fim na candidatura de Carmelita”, declarou na manhã desta quarta-feira (11) , o secretário de governo de Ilhéus, Ednei Mendonça. Em entrevista ao comunicador Vila Nova, o petista graduado e marido da pré-candidata da legenda, defendeu com unhas e dentes o nome da professora. “Eu estou otimista e vamos provar ao governo do Estado a força da nossa pré-candidatura”, afirmou acrescentando que apesar de importantes nomes do Partido dos Trabalhadores apoiarem o nome do ex-prefeito Jabes, até as vésperas das eleições o jogo irá mudar. “ Vamos trazer essas pessoas para o nosso palanque”.
Questionado sobre o desgaste do governo anual diante a população, que pode passar de 80%, Ednei acredita na melhoria da atual administração. “Assumimos o ônus de governar em um período difícil”. Segundo ele, o governo Newton fez muita coisa que não foi divulgada para a sociedade.
Durante a entrevista, o secretario disse que há possibilidades de novas arrumações e de substituição de secretários e confirmou que conversa com o PV,PDT, PMN, PC do B além de outras lideranças políticas. Ednei Mendonça disse ainda que os precatórios atrapalham e muito o andar da candidatura. “Os quatros anos de administração está pagando alto pelos erros do passado”, disse contando que ao todo o município já pagou 57 milhões de reais.
Para encerrar o bate-papo, Ednei deu uma boa notícia aos professores municipais, e afirmou que o piso nacional da categoria será pago, já a partir deste mês.
Porto Sul terá novas audiências em maio
O Governo da Bahia e o Ibama chegaram a um entendimento para a realização de seis novas audiências públicas para discutir o projeto do Porto Sul. As novas audiências devem acontecer no final de maio, uma por dia.
Elas serão realizadas nos municípios de Uruçuca, Itacaré, Itajuípe, Coaraci, Barro Preto e Itabuna. O governo baiano avalia que os novos encontros reforçarão a proposta de transparência do projeto.
Em 29 de outubro, o IBAMA realizou uma audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus, para apresentação dos estudos de impacto ambiental do projeto Porto Sul.
O evento foi o maior já realizado no estado, com 3.788 pessoas assinando a lista de presença, 25 cidades representadas, 270 inscritos para questionamentos sobre o projeto e 13 horas de duração.
A construção do Porto Sul representa não apenas a oportunidade de dotar o interior do estado de uma grande estrutura de transportes, mas também a chance de viabilizar novas políticas públicas para a região.
"O Governo do Estado respeita a decisão da justiça e está comprometido a participar das novas audiências públicas com a mesma disposição democrática com que dialogou na audiência realizada em outubro do ano passado".
"Vamos esclarecer, novamente, todos os pontos. O Porto Sul é um projeto prioritário para a Bahia, por isso, não mediremos esforços para viabilizar e agilizar sua implantação", afirma o secretário da Casa Civil, Rui Costa.
Fonte: Jornal A Região Online
Elas serão realizadas nos municípios de Uruçuca, Itacaré, Itajuípe, Coaraci, Barro Preto e Itabuna. O governo baiano avalia que os novos encontros reforçarão a proposta de transparência do projeto.
Em 29 de outubro, o IBAMA realizou uma audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus, para apresentação dos estudos de impacto ambiental do projeto Porto Sul.
O evento foi o maior já realizado no estado, com 3.788 pessoas assinando a lista de presença, 25 cidades representadas, 270 inscritos para questionamentos sobre o projeto e 13 horas de duração.
A construção do Porto Sul representa não apenas a oportunidade de dotar o interior do estado de uma grande estrutura de transportes, mas também a chance de viabilizar novas políticas públicas para a região.
"O Governo do Estado respeita a decisão da justiça e está comprometido a participar das novas audiências públicas com a mesma disposição democrática com que dialogou na audiência realizada em outubro do ano passado".
"Vamos esclarecer, novamente, todos os pontos. O Porto Sul é um projeto prioritário para a Bahia, por isso, não mediremos esforços para viabilizar e agilizar sua implantação", afirma o secretário da Casa Civil, Rui Costa.
Fonte: Jornal A Região Online
Anencéfalos: votos favoráveis à interrupção da gravidez somam cinco
11/04/2012 - 17h37
Carolina Pimentel e Daniella Jinkings
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia votou a favor da interrupção da gravidez de feto anencéfalo e que o aborto não seja considerado crime nesses casos. Para a ministra, a mulher que não tem opção de interromper esse tipo de gravidez sofre com o medo e a vergonha.
"A mulher que não pode interromper essa gravidez tem medo do que pode acontecer, o medo físico, psíquico e de vir a ser punida penalmente", alegou a ministra.
Cármen Lúcia destacou que o julgamento de hoje não trata de estimular a prática do aborto no país, mas de interromper uma gestação em que o feto não têm condições de sobreviver fora do útero.
A sessão foi interrompida. Na retomada, irão votar os ministros Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso.
Os cinco que já proferiram seus votos - Marco Aurérlio Mello (relator), Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Cármen Lúcia - foram favoráveis à ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que pede a descriminalização do aborto em casos de feto com anencefalia (malformação do tubo neural).
Edição: Rivadavia Severo
Carolina Pimentel e Daniella Jinkings
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia votou a favor da interrupção da gravidez de feto anencéfalo e que o aborto não seja considerado crime nesses casos. Para a ministra, a mulher que não tem opção de interromper esse tipo de gravidez sofre com o medo e a vergonha.
"A mulher que não pode interromper essa gravidez tem medo do que pode acontecer, o medo físico, psíquico e de vir a ser punida penalmente", alegou a ministra.
Cármen Lúcia destacou que o julgamento de hoje não trata de estimular a prática do aborto no país, mas de interromper uma gestação em que o feto não têm condições de sobreviver fora do útero.
A sessão foi interrompida. Na retomada, irão votar os ministros Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso.
Os cinco que já proferiram seus votos - Marco Aurérlio Mello (relator), Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Cármen Lúcia - foram favoráveis à ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que pede a descriminalização do aborto em casos de feto com anencefalia (malformação do tubo neural).
Edição: Rivadavia Severo
terça-feira, 10 de abril de 2012
Classe média brasileira chegará a 60% da população em 2018, diz Dilma nos Estados Unidos
10/04/2012 - 7h20
Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff reiterou ontem (9), em Washington, nos Estados Unidos, que a crise econômica mundial impõe a todos a busca pela superação de paradigmas e de novas oportunidades. No caso brasileiro, o crescimento da classe média é o estímulo para o país manter os esforços para o crescimento econômico, disse a presidenta. Segundo ela, mais brasileiros serão incluídos neste nicho da sociedade, alcançando 60% da população em 2018.
“[A classe média] é a chave para a força e a capacidade de crescimento da economia em nosso país”, ratificou a presidenta, durante encontro com empresários norte-americanos e brasileiros, além de representantes de várias universidades. “A crise econômica internacional impõe a nós imensos desafios. Mas tem sido também a oportunidade para ultrapassar paradigmas.”
Dilma lembrou que o Brasil tem se esforçado, consolidando a superação de dificuldades econômicas em pilares sólidos. Ela ressaltou que atualmente o Brasil tem reservas líquidas acima de sua dívida externa. Também destacou que em 2002 a dívida líquida brasileira sobre o Produto Interno Bruto (PIB) era 64% e agora está em 36,5%.
A presidenta disse ainda que os esforços do governo são para dar mais tranparência aos gastos públicos e aplicar de maneira adequada os recursos federais. Segundo ela, essa disposição faz parte de uma opção feita pelos setores público e privado, assim como pela sociedade brasileira: “É importante que se destaque a iniciativa, que é do governo, dos empresários e do povo brasileiro”.
Para Dilma, há uma “opção clara” no Brasil por estimular o crescimento econômico com medidas de justiça social e mais democracia. “Buscamos um mercado de consumo de massa que é uma forma de justiça social”, disse, lembrando que as mudanças no Brasil refletem o que ocorre no mundo como um todo.
Ao defender a participação da classe média como força motriz na economia, Dilma lembrou que processo semelhante ocorre na Rússia, Índia, China e África do Sul, países que compõem o bloco do Brics. Ela reiterou que os cinco países têm grandes extensões territoriais e desafios comuns a perseguir, como a inserção das classes marginalizadas, pobres e que têm fome.
A visita de dois dias da presidenta Dilma aos Estados Unidos acaba hoje (10). Ontem, ela esteve em Washington e hoje passa o dia em Boston, quando irá às universidades de Harvard e Massachusetts. Em ambas, a presidenta deverá apresentar as parcerias para o programa Ciência sem Fronteiras.
Edição: Graça Adjuto
Carmelita propõe ação firme da cidade para garantir investimentos do Intermodal
A vereadora Carmelita Ângela, pré-candidata a prefeita pelo Partido dos Trabalhadores, defendeu, nesta terça-feira (10), a união de esforços de cada cidadão e cidadã de Ilhéus e das entidades representativas do município, com o objetivo de garantir e apoiar a execução da maior obra estrutural prevista para acontecer na Bahia nas próximas décadas: o Complexo Intermodal Porto Sul, que tem como principal base o município de Ilhéus. Ao participar de um encontro com os ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Miriam Belchior (Planejamento) e o governador Jaques Wagner, na segunda-feira, em Jequié, o presidente da Bamin, José Viveiros, deu a entender que 2014, a mais recente estimativa para a conclusão da obra do Porto Sul, será o prazo derradeiro para a empresa se instalar na região. “Vai complicar se até 2014 isso não acontecer. A partir daí já começa a atrapalhar o nosso projeto”, disse Viveiros.
“Não podemos tirar dos nossos jovens a oportunidade de um novo mercado de trabalho, a chance de um destino diferente. Nem a cidade deve se permitir a se calar diante de uma nova – e forte – vocação econômica”, disse Carmelita, acrescentando que a chegada de novos investimentos é uma oportunidade que se oferece ao futuro de Ilhéus e de toda a região. “O que precisamos e estamos debatendo à exaustão é a necessidade das compensações ambientais e a garantia de que teremos um projeto sustentável”, afirmou.
Pólos de Desenvolvimento - Para o governador Wagner, a Bahia está dando total apoio à construção da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul, que ele considera fundamentais para a criação de novos pólos de desenvolvimento no interior. De acordo com Jaques Wagner, a presença dos ministros mostra o empenho da presidenta Dilma em dotar a Bahia de uma ferrovia capaz de escoar a produção do Oeste e do Sudoeste da Bahia, dando competitividade e abrindo novos mercados nos Estados Unidos, Europa e Ásia. “A Ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul são obras que se complementam”, lembra Wagner.
Carmelita destaca a determinação dos governos estadual e federal em dar um novo ritmo às obras a partir de agora. “O maior gargalo vivenciado na implantação da Fiol estava justamente na desapropriação de áreas por onde a ferrovia vai passar. Mas novas garantias dadas darão um novo ritmo à obra”, afirmou Carmelita, destacando ainda que caberá à Ilhéus, a partir de agora, assumir a luta para que os empreendimentos aconteçam nos novos prazos previstos. “Serei uma defensora intransigente desta luta”, garantiu.
Matrículas do ProJovem Urbano serão encerradas nesta sexta-feira em Ilhéus
Serão encerradas nesta sexta-feira (13), em Ilhéus, as matrículas do ProJovem Urbano, programa do Governo Federal destinado a jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, mas que ainda não concluíram o ensino fundamental. Através do programa, que possui duração de 18 meses, os participantes terão a oportunidade de concluir o antigo curso ginasial (8ª série) e também de fazer uma qualificação profissional em Turismo e Hospitalidade, além de aulas de informática e auxílio financeiro de R$ 100,00.
As matrículas estão sendo realizadas na própria Secretaria Municipal da Educação (Seduc), situada na avenida Soares Lopes, número 840, sempre das 12 às 18 horas. Com 200 vagas e início das aulas previsto para o dia 7 de maio, o ProJovem Urbano será realizado no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, no período da noite. Como requisitos, além de serem alfabetizados, os interessados devem apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos: histórico escolar, CPF, Carteira de Identidade e comprovante de residência (todos em cópia e original).
Verdades e versões
Elias Reis, 10 de abril de 2012.
Os sentidos do homem fornecem informações deficientes, de modo que não é aconselhável confiar excessivamente naquilo que se ouve e que se vê. Não raro, ouvido e olho pregam pelas naqueles que os levam a sério.
De fato, certos povos falam se gesticulando muito. Um sujeito que não entenda adequadamente a língua poderá ser levado a uma conclusão inexata: verá uma briga onde existe apenas uma conversa sobre uma partida de futebol ou sobre um filme que está fazendo sucesso.
A percepção será igualmente falsa na hipótese de pessoas xingarem-se durante com um sorriso nos lábios e com gestos aparentemente afáveis, como só acontece nas festas de camada dita culta. Os que estiverem distantes tenderão a imaginar que, na verdade, aquelas pessoas se adoram. A ideia de agressão verbal parecerá absurda.
Já linguagem adotada por parte dos nossos políticos tem sido a mansidão acompanhada da barganha. Utilizam-se apenas de dois dedos para negociações, o polegar e o indicador. Para com o povo simplesmente o dedo médio.
De fato, pessoas que tem um lado público, real ou fabricado, conhecem bem o valor da aparência como substituta do real. A linguagem e/ou gestos serão sempre importantes.
Ora, as versões podem ser consumidas por todos, uma vez que servem para todos os gostos e ocasiões. Pouco importando que alguém mais xereta ouse verificar se aquela mensagem foi efetivamente transmitida por Alá ou se foi produzida por um assessor de imprensa mercenário. Sempre haverá possibilidade de liquidar o inimigo em nome da coesão e do interesse financeiro e material.
Portanto, o conhecimento, na maioria das vezes, já nasce de acordo com as ordens ditadas pelo poder formal. A face mais interessante desse fenômeno - a supremacia do aparente sobre o real - reside no comportamento de membros do poder formal.
Certos indivíduos parecem ser especialistas na arte de negar aquilo que, por si só, é evidente. Utilizam-se, por exemplo, de canais de informações para explicar o inexplicável.
É incompreensível a situação dos poderes. O Judiciário continua moroso; o Ministério Público andando a passos de Jabuti; O Executivo inoperante, sem credibilidade e um Legislativo fraquíssimo, subserviente ao poder das negociatas.
Cadê o natimorto CDL; o elefante branco das Associações comerciais; Cadê os sindicatos, associações; cadê as lideranças progressistas? Cadê a imprensa livre? Estão (quase) todos no bolso do poder!
É visível e notório e só os idiotas não percebem que para os políticos desta região, o que importa, verdadeiramente, é que os poderes sejam mágicos e tenham um espírito joanista. Também produzem cargos capazes de sustentar um animado circo em que mãos hábeis vão tricotando agasalhos - para si e para seus protegidos.
Será que tudo isso é uma versão ou são fatos?
Viva a paciência e a capacidade de sobrevivência deste povo pacato, tupiniquim e cordeirinho, que é surdo, mudo e cego.
*Elias Reis, Articulista, Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e
Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus.
SÃO JOÃO NOS BAIRROS DE ILHÉUS
O Bairro Hernani Sá foi contemplado
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou ontem (10) o termo de compromisso para a realização do projeto ‘São João nos Bairros’ no município. Iniciado no ano passado em Itabuna, a iniciativa será expandida a quatro bairros de Ilhéus e integrará a grade de programação produzida pela TV Santa Cruz.
O “São João nos bairros” é uma iniciativa da TV Santa Cruz que tem como objetivo resgatar as tradições juninas nos bairros, através da realização de diversos eventos e shows com artistas locais. Em Ilhéus, segundo a representante de marketing da emissora, Vane Barreto, o projeto será executado no período de 29 de abril e 17 de junho e contemplará os bairros Teotônio Vilela, Malhado, e Hernani Sá, além de Olivença, locais que concentram grande parte da população ilheense.
Além da representante de marketing, a assinatura do termo de compromisso contou com a presença do diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, e dos secretários de Governo e Assuntos Estratégicos, Ednei Mendonça, e de Turismo, Paulo Moreira, que aproveitou a oportunidade para confirmar que o São João de Ilhéus acontecerá entre os dias 23 e 27 de junho, no Parque de Exposições, na rodovia Ilhéus/Olivença.
Fonte: Bahia Online
segunda-feira, 9 de abril de 2012
CARMELITA VISITA O ALTO DO BASÍLIO
SINDICATO DOS RADIALISTAS DE ILHÉUS Ratificação reunião ordinária AVISO DE REUNIÃO
O Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus (STERT-I), Elias Reis, no uso de suas atribuições legais com fuclo no Regimento Interno (RI), avisa a todos os diretores titulares, suplentes e conselho fiscal, que acontece no próximo dia 12/04 (5ª feira), às 17h, (com tolerância máxima de 20 minutos), na Sala Radialista Edinho Nascimento (Comitê de Imprensa-CMI), a 1ª reunião ordinária mensal 2012, com a seguinte pauta:
a)Pendências projetos 2011. Projeto 5ª do Rádio, Seminário sobre ética, Curso inglês básico/pronúncia, Curso direito trabalhista e processo do trabalho, Código de Ética;
b)Ratificação de parceria Uesc/ABI/IBEC/Fenaj/ALI/FI;
c)Estudo de Projeto de lei instituindo Sindicato dos Radialistas de Ilhéus como Utilidade Pública Estadual, tendo como precedente a Lei Municipal 3.492;
d)Lei 9.612 e alterações;
e)Vista às emissoras;
f)Esporte e lazer;
g)Recadastramento e situação do pessoal com problema de DRT;
h)Programas e ações concretas para 2012;
i)Campanha QNDNT;
j)O que ocorrer.
Ascom/STERT-I.
STERT-I, 09/04/2012.
a)Pendências projetos 2011. Projeto 5ª do Rádio, Seminário sobre ética, Curso inglês básico/pronúncia, Curso direito trabalhista e processo do trabalho, Código de Ética;
b)Ratificação de parceria Uesc/ABI/IBEC/Fenaj/ALI/FI;
c)Estudo de Projeto de lei instituindo Sindicato dos Radialistas de Ilhéus como Utilidade Pública Estadual, tendo como precedente a Lei Municipal 3.492;
d)Lei 9.612 e alterações;
e)Vista às emissoras;
f)Esporte e lazer;
g)Recadastramento e situação do pessoal com problema de DRT;
h)Programas e ações concretas para 2012;
i)Campanha QNDNT;
j)O que ocorrer.
Ascom/STERT-I.
STERT-I, 09/04/2012.
Mercado reduz pela segunda semana seguida estimativa de inflação oficial em 2012
09/04/2012 - 8h58
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram pela segunda semana seguida a projeção para a inflação este ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez, caiu de 5,27% para 5,06%. Para 2013, a expectativa para esse índice permanece em 5,5%, há cinco semanas.
O IPCA é o índice escolhido pelo governo para acompanhar a meta de inflação, que tem como centro 4,5% e margem 2 pontos percentuais para mais ou para menos. As estimativas para o IPCA neste ano e em 2013 estão acima do centro da meta, mas abaixo do limite superior de 6,5%.
Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e as alterações na taxa básica de juros, a Selic, são um dos instrumentos para calibrar os preços e influenciar a atividade econômica. Atualmente, a Selic está em 9,75% ao ano, mas os analistas esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduza essa taxa para 9% ao ano, na reunião marcada para este mês, e assim permaneça até o final do ano. Em 2013, no entanto, para manter a inflação na meta, os analistas esperam que o Copom aumente a Selic, que, na avaliação deles, deve encerrar o ano em 10% ao ano.
A pesquisa do BC também traz a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 4,61% para 4,36%, neste ano, e de 4,83% para 4,89%, em 2013.
A expectativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) permanece em 4,88%, este ano, e em 4,9%, em 2013. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a projeção passou de 4,66% para 4,69%, em 2012, e de 4,93% para 4,94%, no próximo ano.
A estimativa dos analistas para os preços administrados foi mantida em 3,95%, neste ano, e em 4,5%, em 2013.
Edição: Juliana Andrade
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram pela segunda semana seguida a projeção para a inflação este ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez, caiu de 5,27% para 5,06%. Para 2013, a expectativa para esse índice permanece em 5,5%, há cinco semanas.
O IPCA é o índice escolhido pelo governo para acompanhar a meta de inflação, que tem como centro 4,5% e margem 2 pontos percentuais para mais ou para menos. As estimativas para o IPCA neste ano e em 2013 estão acima do centro da meta, mas abaixo do limite superior de 6,5%.
Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e as alterações na taxa básica de juros, a Selic, são um dos instrumentos para calibrar os preços e influenciar a atividade econômica. Atualmente, a Selic está em 9,75% ao ano, mas os analistas esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduza essa taxa para 9% ao ano, na reunião marcada para este mês, e assim permaneça até o final do ano. Em 2013, no entanto, para manter a inflação na meta, os analistas esperam que o Copom aumente a Selic, que, na avaliação deles, deve encerrar o ano em 10% ao ano.
A pesquisa do BC também traz a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 4,61% para 4,36%, neste ano, e de 4,83% para 4,89%, em 2013.
A expectativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) permanece em 4,88%, este ano, e em 4,9%, em 2013. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a projeção passou de 4,66% para 4,69%, em 2012, e de 4,93% para 4,94%, no próximo ano.
A estimativa dos analistas para os preços administrados foi mantida em 3,95%, neste ano, e em 4,5%, em 2013.
Edição: Juliana Andrade
Esquema de Roberto Carlos é comum
A "Operação Detalhes", que a Polícia Federal deflagrou para investigar o corregedor da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Roberto Carlos (PDT), deixou muitos deputados preocupados com o próprio futuro.
Apesar de Roberto Carlos ser acusado de manter oito funcionários fantasmas, formação de quadrilha, peculato, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, nenhum colega se animou a comentar, talvez porque a prática seja comum.
Segundo servidores da Alba, quase todos os deputados baianos mantém assessores que nunca apareceram para trabalhar. "Se todo mundo aparecer, vamos precisar de mais dois prédios desses," comenta.
A lista dos fantasmas, segundo o site Bahia Notícias, inclui cerca de 100 ex-prefeitos e um acordo para dividir a verba extra que os deputados recebem ao fazer parte de comissão, ser líder ou vice-líder de bancada.
Cada um recebe entre R$ 20 mil e R$ 29 mil e a curiosidade é que, dos 63 deputados, nada menos que 55 conseguiram a verba, através de uma extensa listagem de vice-líderes, principalmente.
Só na vice-liderança do governo existem oito deputados.
Os únicos que não estão na lista para receber o extra são Ângelo Coronel, Capitão Tadeu, Deraldo Damasceno, Joacy Dourado, Maria Del Carmen, Maria Luiza Barradas, Roberto Carlos e Rosemberg Pinto.
Informações do Jornal A Região On Line
Apesar de Roberto Carlos ser acusado de manter oito funcionários fantasmas, formação de quadrilha, peculato, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, nenhum colega se animou a comentar, talvez porque a prática seja comum.
Segundo servidores da Alba, quase todos os deputados baianos mantém assessores que nunca apareceram para trabalhar. "Se todo mundo aparecer, vamos precisar de mais dois prédios desses," comenta.
A lista dos fantasmas, segundo o site Bahia Notícias, inclui cerca de 100 ex-prefeitos e um acordo para dividir a verba extra que os deputados recebem ao fazer parte de comissão, ser líder ou vice-líder de bancada.
Cada um recebe entre R$ 20 mil e R$ 29 mil e a curiosidade é que, dos 63 deputados, nada menos que 55 conseguiram a verba, através de uma extensa listagem de vice-líderes, principalmente.
Só na vice-liderança do governo existem oito deputados.
Os únicos que não estão na lista para receber o extra são Ângelo Coronel, Capitão Tadeu, Deraldo Damasceno, Joacy Dourado, Maria Del Carmen, Maria Luiza Barradas, Roberto Carlos e Rosemberg Pinto.
Informações do Jornal A Região On Line
Salon do Chocolat inclui visita a Ilhéus
Após passar por locais como Nova Iorque, Paris, Tóquio e Xangai, o Salon du Chocolat aterrissa no Brasil, mais precisamente na capital baiana, em julho.
Esta é a primeira vez que o tradicional evento, que tem origem na França, será realizado em um país produtor de cacau e na América Latina. Os principais chocolatiers do mundo estarão na Bahia entre os dias 1 e 8 de julho.
Na programação, uma visita técnica a Ilhéus, na qual conhecerão como o cacau baiano é produzido, e o I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate.
Entre os dias 6 e 8 de julho, o público poderá conhecer toda a cadeia produtiva do chocolate, desde os produtores da amendôa até as principais chocolateiras mundiais – passando pelos melhores chocolatiers artesanais.
O Salon du Chocolat é uma realização da Event International, Amma Chocolate, Instituto Cabruca e Associação dos Produtores de Cacau (APC), com apoio do Governo da Bahia e da Ceplac.
Informações do Jornal A Região On Line
Esta é a primeira vez que o tradicional evento, que tem origem na França, será realizado em um país produtor de cacau e na América Latina. Os principais chocolatiers do mundo estarão na Bahia entre os dias 1 e 8 de julho.
Na programação, uma visita técnica a Ilhéus, na qual conhecerão como o cacau baiano é produzido, e o I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate.
Entre os dias 6 e 8 de julho, o público poderá conhecer toda a cadeia produtiva do chocolate, desde os produtores da amendôa até as principais chocolateiras mundiais – passando pelos melhores chocolatiers artesanais.
O Salon du Chocolat é uma realização da Event International, Amma Chocolate, Instituto Cabruca e Associação dos Produtores de Cacau (APC), com apoio do Governo da Bahia e da Ceplac.
Informações do Jornal A Região On Line
domingo, 8 de abril de 2012
Ator que interpretava Judas se enforca durante encenação; seu estado é grave
Rio de Janeiro, 7 abr (EFE).- Um ator se enforcou acidentalmente quando interpretava Judas em encenação da Paixão de Cristo e está internado em estado grave em um hospital no interior de São Paulo.
O episódio ocorreu na Sexta-Feira Santa (6) na cidade de Itararé, a 345 quilômetros ao oeste de São Paulo, onde o ator Thiago Klimeck, de 27 anos, fazia o papel de Judas, que segundo o Evangelho, se enforcou após entregar Jesus.
Klimeck, do grupo Traças de Teatro, aparentemente se enganou ao puxar os nós da corda que tinha ao redor do pescoço. Os demais atores em cena não perceberam que ele estava inconsciente e acharam que tudo fazia parte de sua atuação, conforme informações da Guarda Municipal.
Depois de alguns minutos, no entanto, os atores perceberam que ele estava inconsciente, e com a ajuda de socorristas o tiraram da corda e o levaram para um hospital.
Devido à gravidade do caso, na manhã deste sábado ele foi transferido para um hospital da cidade vizinha de Itapeva.
Peritos vão investigar se houve erro na colocação da cadeirinha e das cordas no cenário da peça.
EFE
sábado, 7 de abril de 2012
Queima do Judas na Urbis
LEVADA ECOLÓGICA DE SAMBAITUBA
OS COORDENADORES DOS BLOCOS CRNAVALESCO ARRASTÃO DO SUL E PEGADA LOKA, CONVIDAM SEUS FOLIÕES “UNIFORMIZADOS” E A COMUNIDADE PARA A 1ª LEVADA ECOLÓGICA DE SAMBAITUBA, DIA 08/04/2012(DOMINGO), A PARTIR DAS 11:00HS NA AVENIDA BEIRA RIO, QUE CONTARÁ COM AS SEGUINTES ATRAÇÕES: TITO MORENO, SÉRGIO LESSA, BANDA JEITO BOM E GRUPO DOM.
REALIZAÇÃO: PAULO CARMO, ADILSON CHAVES E MARA PRODUÇÕES.
sexta-feira, 6 de abril de 2012
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Policia Militar apreende 30 celulares em presídio de Itabuna
Agentes realizaram operação após tentativa de fulga dos dententos
No município de Itabuna, a Polícia Militar realizou uma operação de revista no Conjunto Penal de Itabuna e encontrou 30 aparelhos celulares com os detentos, além de maconha e armas feitas a mão com barras de ferro feitas das próprias celas.
A operação foi realizada na segunda-feira (02), mas só foi divulgada nesta quarta-feira (04). O motivo da ação da polícia foi por causa de uma tentativa de fulga. Os detentos estavam escavando uma tubulação do vaso sanitário de uma das celas, mas foram pegos em flagrante.
Publicada por Luis Victa Filho às 17:34, 04/04/2012
No município de Itabuna, a Polícia Militar realizou uma operação de revista no Conjunto Penal de Itabuna e encontrou 30 aparelhos celulares com os detentos, além de maconha e armas feitas a mão com barras de ferro feitas das próprias celas.
A operação foi realizada na segunda-feira (02), mas só foi divulgada nesta quarta-feira (04). O motivo da ação da polícia foi por causa de uma tentativa de fulga. Os detentos estavam escavando uma tubulação do vaso sanitário de uma das celas, mas foram pegos em flagrante.
Publicada por Luis Victa Filho às 17:34, 04/04/2012
26.000 alunos começarão a receber a merenda escolar em Ilhéus
Homologado resultado de licitação da merenda escolar em Ilhéus
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, homologou, esta semana, a o resultado da licitação para o fornecimento de merenda escolar nas escolas da Rede Municipal de ensino. O processo, iniciado em novembro do ano passado, sofreu algumas interrupções no sentido de atender à legislação que rege a aquisição de produtos e serviços pelos entes públicos, com a finalidade de assegurar oportunidade igual a todos os participantes, através dos princípios básicos da Legalidade, da Impessoalidade, da Moralidade, da Igualdade, da Publicidade, da Probidade Administrativa, da Vinculação ao Instrumento Convocatório, possibilitando o comparecimento do maior número possível de concorrentes.
Segundo explicou o gerente de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação, Amarílio Amorim de Santana, não houve atraso no cumprimento do cronograma, pois todos os procedimentos foram adotados para garantir a merenda escolar desde o primeiro dia do ano letivo deste ano, iniciado no dia 5 março. “Tivemos que realizar novas tomadas de preço junto aos fornecedores, já que devemos basear a licitação em números atualizados. Além disso, a lei de nº 11.947/2009 determina que, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) sejam aplicados na compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Além disso, é necessária a participação mínima de três cooperativas no certame, mas apenas uma se encontrava apta a participar do trâmite, por contar com infraestrutura de logística, o que nos obrigou a refazer o processo”, assegurou.
Para a titular da pasta da Educação no município, Lidiney Campos, com a regularização do fornecimento da merenda escolar, a partir da próxima semana os 26.600 alunos da rede municipal começarão a receber a alimentação adequada em seus respectivos turnos. “Além dos estudantes das escolas pertencentes ao município, colégios conveniados e creches também são contemplados com a merenda escolar. Alunos da pré-escola, ensino fundamental e dos programas aplicados nas escolas, a exemplo do ‘Educação para Jovens e Adultos’ (EJA) e ‘Mais Educação’ são o público-alvo da verba destinada à merenda escolar, oriunda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, esclarece a secretária.
O cardápio da alimentação escolar é elaborado com o auxílio de dois nutricionistas e um técnico em nutrição e conta com a participação do Conselho de Alimentação Escolar, seguindo orientação da Medida Provisória nº 2.178-36. A MP determina ainda que o cardápio deve fornecer, no mínimo, por refeição, 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos beneficiados.
Mais sobre o PNAE - O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
A partir de 2010, o valor repassado pela União a estados e municípios foi reajustado para R$ 0,30 por dia para cada aluno matriculado em turmas de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. As creches e as escolas indígenas e quilombolas passam a receber R$ 0,60. Ao todo, o Pnae beneficia 45,6 milhões de estudantes da educação básica. No caso de Ilhéus, o valor de complementação da assistência financeira enviada pelo Governo Federal é de R$ 0,20, por estudante matriculado da rede municipal, totalizando uma contrapartida mensal de R$ 106.640, 00.
Fonte: JBO
Assinar:
Postagens (Atom)