sábado, 28 de agosto de 2010

Fiscalização Eletrônica de Velocidade


As cidades brasileiras, em geral, são caracterizadas por uma malha de vias arteriais e secundárias, sendo necessária a redução da velocidade dos veículos para este tipo de estrutura viária.

Dessa forma, a fiscalização eletrônica auxilia os Órgãos Executivos de Trânsito no cumprimento das normas de segurança de trânsito definidas pela lei, através da aplicação de tecnologia moderna de informática e eletrônica.

Os equipamentos de fiscalização eletrônica medem a velocidade de todos os veículos, de forma democrática, registrando apenas aqueles que trafegam acima do limite de velocidade regulamentado. A imagem registrada do veículo serve como base à Autoridade de Trânsito para a emissão do Auto de Infração e Notificação (AIN).

O Código de Trânsito Brasileiro - Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 - determina no seu art. 280, § 2º: “A infração de trânsito deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível previamente regulamentado pelo CONTRAN”.

Critérios de implantação

Cada ponto de instalação dos equipamentos é definido pelo Órgão Executivo de Trânsito, considerando-se as características locais de:
- volume de tráfego de veículos e pedestres;
- velocidade média dos veículos;
- número de acidentes;
- condições especiais de perigo: trânsito intenso de pedestres, ladeiras acentuadas, curvas fechadas, pontes etc.

A partir desses dados, a Autoridade de Trânsito determina o modelo adequado de equipamento a ser implantado e a velocidade a ser regulamentada no trecho, conforme objetivo específico a ser atingido.

A necessidade de controle de velocidade é essencial quando são consideradas as deficiências de engenharia de tráfego nas vias urbanas e rurais do Brasil, como curvas fechadas demais, às vezes agravadas por sobre-elevação inadequada da pista. Além disso, o desenvolvimento tecnológico torna os veículos motorizados cada vez mais velozes e potentes e, muitas vezes, o marketing automobilístico contribui para a formação de uma cultura de valorização às altas velocidades.

Quanto maior a velocidade, mais tempo e mais distância são necessários para um condutor parar seu veículo ou reduzir significativamente sua velocidade. Assim, quanto mais rápido o veículo, maior o risco de acidentes em situações críticas.

Fonte: http://www.perkons.com/educacao

Prefeitura de Ilhéus ativa Fiscalização Eletrônica de Velocidade


PMI ativa "pardais" para controlar velocidade dos carros nas avenidas da cidade e são defendidos pelo secretário de Trânsito, Marcelo Barreto.

Os aparelhos de fiscalização eletrônica vão funcionar a partir do dia 1º de setembro. Eles foram instalados em quatro pontos considerados estratégicos pelo órgão: na avenida Itabuna (entrada do bairro Malhado); avenida Canavieiras; na avenida principal do bairro Jardim Savóia; e na avenida Lomanto Júnior, no Pontal.

Além dos equipamentos, os locais já receberam sinalização. O secretário Marcelo Barreto faz um alerta. “Fiquem atentos à regulamentação do trânsito para garantirmos um trânsito mais seguro e evitarmos transtornos com multas”.

Para lembrar os motoristas, o Setor de Educação para o Trânsito colocou faixas com avisos antes dos equipamentos e iniciou campanha nos semáforos, distribuindo folders informativos sobre os “pardais” e as regras do trânsito.

As informações também podem ser obtidas no site www.setrans.ilheus.gov.ba.br ou pelos telefones (73) 2101-6492 ou 2101-6494. Outra medida que visa monitorar e garantir a segurança é o Projeto de Vídeo Monitoramento Urbano, em análise em Brasília. O projeto contempla a criação de uma Central Única e de câmeras nos principais pontos da cidade, tendo como objetivo principal garantir a segurança dos cidadãos e dar suporte ao trabalho da Polícia Militar.

Fonte: Jornal A Região

Dengue ameaça a população de Ilhéus


Cidade notifica 2 mortes e 1,2 mil casos de dengue neste ano, segundo os dados da Diretoria de Informação em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde. Ilhéus está entre os cinco municípios baianos com maior número de notificações entre 1º de janeiro e quinta-feira, 19.

No período, foram 1.217 casos da doença e duas mortes. O número de casos de dengue em Ilhéus é menor neste ano, porém em 2009 foi registrada apenas uma morte.

O município é o quinto em notificações no estado, atrás de Salvador (6.125), Feira de Santana (3.001), Irecê, (2.698) e Canarana (2.150). Além dele, na região apresentam número alto de casos Jequié (1.181), Ipiaú (1.013), Itabuna (884) e Iguaí (761).

Por outro lado, no sul da Bahia a notificação de casos de dengue caiu mais de 90% em municípios como Coaraci, Barro Preto, Arataca, Camacan e Canavieiras. Esses municípios, juntos, somavam 56 notificações até a última quinta-feira.

No ano passado, entre 1º de janeiro e 20 de agosto, somente Coaraci registrava cerca de 800 casos de dengue. No geral, a Bahia apresenta uma queda significativa. Neste ano são 55 mil notificações contra 103.788 casos da doença em 2009.

Preocupante

O resultado poderia ter sido melhor se municípios como Uruçuca, Gongogi, Itagibá, Medeiros Neto, Brumado, Cafarnaum e Canarana não registrassem, juntos, cerca de 5 mil notificações, quase 3 mil a mais que durante todo o ano passado, que teve 2.099.

Em 2009, Medeiros Neto teve 185 notificações e neste ano já são 261. Em Uruçuca, foram 350 casos até o dia 19 deste mês, contra 200 em todo o ano de 2009. Em Brumado, a quantidade de doentes quase dobrou de um ano para outro, de 285 para 561.

Mas o município que mais preocupa é Cafarnaum, que teve 105 casos de dengue em 2009 e em pouco mais de oito meses já tem 1.134 notificações. Canarana é outra localidade onde o número de doentes aumentou muito, saindo de 833 para 2.150 casos da doença.

O número de casos de dengue hemorrágica registrou uma queda drástica na Bahia em relação ao ano passado. São 144 contra os 1.128 em 2009. Na região há notificações de dengue hemorrágica em Ilhéus (30), Jequié (16), Itabuna (4), Uruçuca (2), Ipiaú (1) e Iguaí.

Além de Ilhéus, neste ano foram registradas mortes em Brumado (1), Jacobina (1), Jequié (1), Lauro de Freitas (1), Mucuri (1) Salvador (5), São Domingos (1), Simões Filho (1) e Teixeira de Freitas (3).

Fonte: Jornal A Região

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PRAÇA ÂNGELA SOUZA

A área desabitada que fica localizado entre os caminhos 34 e 35 do bairro Hernani Sá, foi denominado Praça Ângela Souza, conforme lei municipal 2.892/00 (informação / Corsário) sancionada pelo prefeito da época Jabes Ribeiro. Hoje, após 10 anos, nada foi feito para transformar de fato aquela área em realmente uma praça. A “praça” parece mais um depósito de entulho e lixo. Seria oportuno para Deputada Ângela Souza, nesse momento de campanha eleitoral, assumir um compromisso com os moradores do bairro de lutar pela real construção de uma praça naquela área.

Jorge Reis (Tinga)
Grupo Pró Urbis






terça-feira, 24 de agosto de 2010

DEGAS DENUNCIA O BAR DO MINEIRO


Já lá se vão alguns minutos desta já segunda-feira, dia 23 de Agosto de 2010. Já sei que hoje vou dormir depois das 2 da manhã. Talvez 3.

Como aconteceu ontem. E anteontem.

Não, não tomem minha boemia tão a sério. Gostaria de ter dormido mais cedo anteontem. Não consegui. Ontem também não. E tampouco conseguirei hoje. Amanhã tenho que trabalhar, e o azar de não ter descansado no final de semana será meu.

E de meus vizinhos.

Normalmente sou uma pessoa paciente. Mas a paciência tem limites. A minha acabou. Agora eu estou denunciando oficialmente o Bar do Mineiro, que fica no Hernani Sá. Vou denunciar isso ao máximo de pessoas possível.

Ele se apropria invariavelmente de uma praça pública todas as sextas, sábados e domingos. E, mui comodamente, estabelece ali seu negócio: um bar.

Então põe música ao vivo. Muito alta. Cada vez mais alta. Até a madrugada. Sempre. Sextas, Sábados e Domingos. Não há descanso no fim de semana.

Houve, junto à Justiça, a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que o obrigava a limitar-se a menos de 70 decibéis a partir das 10 da noite e menos de 60 decibéis a partir da meia-noite.

Mas isso foi respeitado apenas na primeira noite.

De lá para cá a coisa só vai piorando. O som cada vez mais alto, o espaço público cada vez mais tomado, o sossego das pessoas cada vez mais violentado.

Impunemente.

Como a Justiça falhou em se fazer respeitada, já que o TAC é solenemente desprezado pelo senhor dono do bar, resta apenas denunciar no maior número de canais possível.

Bem como lamentar o desrespeito às pessoas e à própria Justiça.

Postado por Álvaro Vinícius de Souza Coêlho "Degas"



9 comentários:

Anônimo disse...

A pessoa que esta pretendendo denunciar o bar com esse video nao tem prova nenhuma pois percebe-se que o som na gravaçao de longe esta baixo e so fica alto quando chega bem proximo da caixa de som.Esses aparelhos celulares tem uma qualidade maravilhosa com o audio chega ate mesmo ficar mais alto do que o normal.Acho que uma conversa pessoalmente com o dono do bar seria mais viavel….e aqui pra nos,vc esta fazendo uma otima progaganda pra o melhor bar da zona sul! rs
23 de agosto de 2010 11:21

Álvaro Vinícius de Souza Coêlho "Degas" disse...

"A pessoa que está tentando denunciar o bar".
Não.
A pessoa sou eu.
E não estou "tentando". Estou efetivamente denunciando o bar.
Propaganda? Pode ser, realmente. Só que eu estou só começando a fazer barulho. Como disse, a minha paciência acabou.
23 de agosto de 2010 11:35

Anônimo disse...

Pelo visto só vc reclama!
A ultima reclamação foi de um suposoto vizinho que morava no Mambape...
Converssa com o dono do bar e veja se ele pode te ajudar.
Nem precisa responder, foi a primeira e ultima vez que entrei em
seu blog.
João de Deus
23 de agosto de 2010 15:24

Tâmara disse...

As pessoas não entendem que seu direito acaba quando começa o direito do outro!
E se ali é o "melhor bar da zona sul", fico imaginando os que não são tão "bons" assim!
23 de agosto de 2010 20:56

Anônimo disse...

SRS: DEVERIAM GRAVAR UM POUCO MAIS, POIS A MUSICA ESTA OTIMA. QUEM É ESTE QUE ESTA CANTANDO?
MINEIRO, MELHORE O AMBIENTE QUE TAMBÉM IREI FREGUENTAR COM MEUS AMIGOS, SAIREMOS DA ZONA NORTE, PARA O SEU BAR!! O LOCAL É BOM!
23 de agosto de 2010 21:24

Anônimo disse...

é por isso que essa merd dessa cidade não vai pra frente,ninguem respeita porr nenhuma,e se acha campeão,as respostas que foram dadas são ridiculas,quero ver sua mãe seu corn ,doente na cama e uma cambada de corn dançando ate as quatro da manhã,quero que voces tenham essa experiencia,depois eu dou uma maderada na sua mãe,ao som do bar,cambada de otari,respeitem a porr do silencio,respeito ,tenta melhorar um poquinho sua cultura que não é o que voce tem nessa cabeça de merd,
24 de agosto de 2010 06:54

Anônimo disse...

estou com voce,continue denunciando que eu tambem vou denunciar a todos os orgão competentes ,fora de ilhéus,dentro de ilhéus,na casa da porr,em tudo que puder denunciar farei tambem,para acabar com essa palhaçada que esses vagabundos fazem na madrugada em ilhéus,e vamos fechar essa porr dessa bar,que no minino não tem alvará,pago eu duvido,impostos,e todas as obrigações,que tambem duvido que estejam pagas,se for levantar ali é a reunião dos corns de ilhéus,enquanto to comendo a mulher dele,rsrsr,não desista,vamos fud com esse vagabundo,me aguarde.
24 de agosto de 2010 07:00

Reginaldo disse...

Este tal de anônimo deve ser daquelas pessoas que na segunda feira não tem o que fazer, não é pai de família, não tem obrigações, enfim, não contribui em nada para uma vida tranquila com o próximo!
Neste caso só precisa o ser humano ter respeito pelo ooutro, mais nada!
24 de agosto de 2010 14:21

Anônimo disse...

Me chamo Roberto, e moro no caminho 49 aproximada mente 500 metros do referido BAR, eu ratifico a reclamação do Sr acima, pois o agente que se encontra tão loge percebe que o som esta muito alto e pior é que não obedeçe a horario, 00:00 e continua alto. É uma vergonha que meia duzia de cachaceiros tenham voz ativa para manter aquele local funcionando.
24 de agosto de 2010 15:15

domingo, 22 de agosto de 2010

Copa QVV 7 anos

A grande final da copa de futebol de areia da Associação Desportiva Quem Viu Viu acontecerá no próximo domingo as 09:00h entre as equipes Azul e Vermelha. A Copa QVV 7 anos é uma homenagem aos 7º aniversario de fundação da associação.

X

Boletim Informativo da Escola Judiciária Eleitoral do TSE n. 10, 16 ago. 2010


Deputados Federais, Estaduais e Distritais

O que é Câmara dos Deputados?

A Câmara dos Deputados é um dos órgãos legislativos que integram o Poder Legislativo Federal brasileiro designado pela Constituição Federal de Congresso Nacional. Este é formado por duas Casas Legislativas: Senado Federal (ver Bieje 9) e Câmara dos Deputados (CF, art. 44).

Qual a competência da Câmara dos Deputados?

A competência principal é a elaboração de leis, exercida pela Câmara dos Deputados juntamente com o Senado Federal (CF, art. 48 c/c arts. 22 e 24). Algumas competências paralelas são: a fiscalização dos atos do Poder Executivo (art. 49, X, CF); a autorização para instauração de processos contra o Presidente, o Vice-Presidente da República e os ministros de Estado, por crimes comuns e de responsabilidade (CF, art. 86); e a eleição de 2 dos 6 membros do Conselho da República (CF, 89, VII, parte final).

O que são as Assembléias Legislativas e a Câmara Legislativa?

São os órgãos representativos do Poder Legislativo, no âmbito estadual (CF, arts. 25 e 27) e no âmbito distrital (CF, art. 32), respectivamente.

Quais são as competências das Assembléias Legislativas e da Câmara Legislativa?

Legislar, no âmbito de seus territórios (CF, art. 24), sobre os assuntos de interesse local. As prescrições de suas competências específicas devem estar previstas nas Constituições dos Estados-membros, no caso das Assembléias Legislativas (CF, art. 25), e na Lei Orgânica do Distrito Federal, para o caso da Câmara Legislativa (CF, art. 32).

Quem são os Deputados?

São representantes do povo no exercício do Poder Legislativo de cada uma das unidades da Federação, quais sejam a União (CF, art. 44), os Estados Federados (CF, art. 27) e o Distrito Federal (CF, art. 32, § 3º).

Quantos representantes de cada Estado compõem a Câmara dos Deputados, as Assembléias Legislativas e a Câmara Legislativa?

Na Câmara dos Deputados, o quantitativo total é de 513 deputados (LC 78/93, art. 1º). A representação de cada Estado e do Distrito Federal dentre esses 513 deputados será definida segundo a proporção da população de cada uma dessas unidades da Federação, sendo que a unidade mais populosa terá 70 deputados (LC 78/93, art. 3º) e as menos populosas, 8 (LC nº 78/93, art. 2º).

No caso das Assembléias Legislativas, existem duas hipóteses para o cálculo do quantitativo de Deputados Estaduais (CF, art. 27): 1ª) quando a representação do Estado na Câmara dos Deputados for de até 12 Deputados Federais, o número de Deputados Estaduais será o triplo do número de Deputados Federais, no máximo 36, portanto; 2ª) já se o número de Deputados Federais for superior a 12, o número de Deputados Estaduais será calculado de outra maneira, sempre correspondendo a 36 somados ao número de Deputados Federais que excederem 12.

Para exemplificar a primeira situação, mencionamos o caso do Estado menos populoso, no qual o número de Deputados Federais será 8 e o de Deputados Estaduais, 24 (3 vezes 8); na segunda situação, está, por exemplo, o Estado mais populoso, no qual o número de Deputados Federais será 70 e o de Deputados Estaduais será 94, resultado da soma de 36 (12x3 – limite da operação de multiplicação por 3) e 58 (número de Deputados Federais que excedem a 12, ou seja, 70 – 12). No caso da Câmara Legislativa, o quantitativo de Deputados Distritais será definido igualmente à maneira prescrita para as Assembléias Legislativas (CF, art. 32, § 3º).

Em cada ano eleitoral, o TSE publicará Instrução (LC 78/93, art. 1º, parágrafo único) regulamentando, a partir de dados demográficos fornecidos pelo IBGE relativos ao ano anterior às eleições, os números dos deputados de cada unidade da Federação na Câmara dos Deputados, nas Assembléias Legislativas e na Câmara Legislativa (Res.TSE 23.220, para as eleições 2010).

Como os Deputados são eleitos?

Os deputados federais, estaduais e distritais serão eleitos pelo sistema proporcional (CF,arts. 45, caput; 27, § 1º e 32, § 3º). A idéia é a de eleger candidatos de partidos na proporção dos votos dados a esses partidos, priorizando a possibilidade do alcance da representação das minorias. Por exemplo: se um partido obteve 10% dos votos totais válidos sufragados numa eleição, ele elegerá candidatos em número algo próximo de 10% do número de vagas disputadas na casa legislativa. A definição dos eleitos, entretanto, só se verifica após a realização de cálculos eleitorais previamente definidos, no caso brasileiro, os quocientes eleitoral e partidário e eventuais distribuições de sobras (CE, art. 106 e ss.).

Qual a duração do mandato de Deputado?

O mandato dos deputados tem a duração de quatro anos (CF, arts. 44, parágrafo único; 27, § 1º e 32, § 3º).

O que é diplomação?

Diplomação é o ato administrativo que marca o final do processo eleitoral e que confere ao diplomado o direito de tomar posse no cargo para o qual foi eleito. Os deputados e suplentes receberão diplomas assinados pelo presidente do TRE do Estado respectivo (Código Eleitoral, art. 215 c/c 30, VII). A não prestação de contas de campanha eleitoral do candidato eleito impede a sua diplomação enquanto perdurar a inadimplência (Lei 9.504/97, art. 29, § 2º).

Quando os Deputados Federais tomam posse?

No dia 1º de fevereiro do ano posterior às eleições (CF, art. 57, § 4º). Quanto aos deputados estaduais e distritais, sua posse deverá estar prescrita nas Constituições dos Estados-membros e na Lei Orgânica do Distrito Federal, respectivamente, e/ou nos regimentos internos das correspondentes Casas Legislativas (CF, arts. 25; 27, § 3º; 32, caput e § 3º).

Em que situação os suplentes de Deputados tomam posse?

A posse dos suplentes só ocorrerá por ocasião de eventual convocação, pela qual exercerão, efetivamente, o mandato. A convocação acontece em qualquer situação de vaga, resultado de verificação de uma das ocorrências de perda de mandato do titular, previstas no art. 55, ou, ainda, de seus afastamentos autorizados pelos incisos do art. 56, ambos da Constituição Federal (CF, art. 56, § 1º c/c Regimento Interno da Câmara dos Deputados, art. 241).

Para outras informações e notícias sobre a Câmara dos Deputados e Deputados Federais, acesse www.camara.gov.br.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sete alimentos que blindam a saúde dos homens


Males como câncer e hipertensão, podem ser prevenidos com a alimentação certa
Por Especialistas

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem em média sete anos menos que as mulheres. Entre as doenças que mais acometem os homens está a obesidade, que acarreta outros problemas de saúde mais graves, como o infarto, a diabetes e a hipertensão, podendo levar à morte.

Alguns alimentos devem ser incluídos no cardápio do homem a fim de prevenir doenças, além de melhorar a desempenho físico e mental, retardar o envelhecimento, auxiliar na perda de peso, entre outros. São eles:

LINHAÇA (semente, óleo ou cápsulas): Fonte de ômega 3, ácido graxo essencial que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão. Se utilizada na forma de semente, contém grande quantidade de fibras, a que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo.
"Segundo dados do IBGE, os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres"
LICOPENO: É a substância antioxidante responsável pela coloração avermelhada do tomate, melancia e pimentão. O licopeno combate os radicais livres, prevenindo contra câncer da próstata, pulmão e estômago e contra o envelhecimento das células, além de estimular o sistema imunológico.

CÁPSULAS DE ÓLEO DE ALHO: O alho é fonte de aliina e alicina, substâncias que aumentam a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão arterial.

SUCO DE UVA INTEGRAL/VINHO TINTO ORGÂNICO/SUCO DE CRANBERRY: Fontes de polifenóis, flavonóides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos. Controlam a pressão arterial e o colesterol e previnem contra câncer.
SOJA PRETA: A soja preta possui em sua casca uma substância antioxidante denominada antocianina, relacionada com seu efeito antiobesidade. A antocianina neutraliza a ação dos radicais livres, prevenindo contra o câncer e envelhecimento precoce. Possui ação benéfica no controle das taxas de colesterol, na prevenção de doenças cardíacas.

FARINHA DE BANANA VERDE: Contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Dificulta a absorção das gorduras e glicose, controlando colesterol e diabetes.

LECITINA DE SOJA: Evita a formação de ateromas (placas de gordura) nas artérias, prevenindo contra infartos, derrames.

Lembre-se sempre que bons hábitos alimentares associados à prática regular de atividade física são uma estratégia fundamental para a redução do risco de doenças crônicas, se forem adotados ao longo dos anos.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Celso Amorim confirma que Brasil ofereceu asilo à iraniana


Por: Redação da Rede Brasil Atual
Publicado em 13/08/2010, 15:51
Última atualização às 15:51

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, diz que o governo dará atenção aos casos de condenação. (Foto: Renato Araújo/ Agência Brasil)
São Paulo - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, confirmou nesta sexta-feira (13) que o governo brasileiro ofereceu asilo à iraniana Sakineh Ashtiani, de 43 anos, condenada à morte por apedrejamento sob acusação de adultério. A oferta havia sido negada pelo embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh.
Segundo Amorim, não é necessário assinar um papel para que o pedido seja formalizado, porque algo que o embaixador brasileiro diz em outro país já é uma posição oficial do governo. "O Presidente fez um apelo baseado em razões humanitárias, na sensibilidade brasileira e isso foi transmitido por nosso embaixador em Teerã”, afirmou o ministro.
Imagens da iraniana Sakineh Ashtiani, de 43 anos, confessando o adultério e o assassinato do marido chegaram a ser exibidas. Entidades de defesa dos direitos humanos acreditam que ela tenha sido submetida a sessões de tortura.
A situação da iraniana virou motivo de mobilização internacional, envolvendo a garantia dos direitos humanos, especialmente das mulheres. As críticas destinadas ao governo iraniano resultaram em uma carta aberta assinada por personalidades, como Yoko Ono e a atriz Catherine Zeta Jones, que tentam evitar que a condenação de Ashtani seja consumada.

Emirados Árabes

Amorim falou ainda nesta sexta sobre a condução de um caso nos Emirados Árabes Unidos, onde uma brasileira de 14 anos foi condenada a seis meses de prisão acusada de manter relações sexuais com um homem de 28 anos. A situação é acompanhada com cuidado especial, por se tratar de uma menor de idade, com direito a cuidados e assistência especial assegurados na legislação brasileira e em convenções internacionais.
“Estamos em contato estreito com a família, com os advogados e também em contato, que julgamos adequado, com as autoridades dos Emirados. As coisas que têm de ser feitas estão sendo feitas, mas da maneira adequada”, declarou Amorim.
A adolescente será deportada após cumprir a pena de seis meses. “Mais uma vez, um caso em que é preciso levar as coisas com cautela, com discrição. Nós estamos fazendo tudo que é possível fazer”, finalizou.

Dilma abre 8 pontos sobre Serra, mostra Datafolha


Por: Anselmo Massad, Rede Brasil Atual
Publicado em 13/08/2010, 21:10
Última atualização às 21:24

São Paulo - Dilma Rousseff (PT), candidata governista à Presidência da República, aparece à frente de José Serra (PSDB) na pesquisa do instituto Datafolha pela primeira vez, a petista tem 41% das intenções de voto contra 33% do tucano. No levantamento anterior, havia empate técnico, com um ponto de vantagem para o ex-governador de São Paulo. Marina recebe 10% de apoio.
Enquanto Dilma avançou cinco pontos, Serra recuou quatro. O resultado converge com os dados colhidos pelo Vox Populi e pelo Sensus em seus últimos levantamentos. Enquanto o primeiro também apontou oito pontos de diferença, enquanto o segundo mostrou Dilma 10 pontos à frente.
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix (PRTB) não atingiram 1% na amostragem. Declararam votar em branco ou nulo 5%. Os indecisos são 9%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais. Foram entrevistados 10.856 pessoas de 9 a 12 de agosto. O levantamento está registrado no TSE sob o número 22734/2010.

Lula antecipa para agosto primeira parcela do 13º dos aposentados


13/08/2010 09:46 | Livia Montenegro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (12) decreto, que permite a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício estará disponível para ser sacado pelos segurados entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro.
Segundo Lula, essas e outras ações fazem parte de uma “revolução” feita pelo seu governo na Previdência Social. O presidente esteve no prédio-sede da Previdência em Brasília hoje e falou sobre o fim das filas e a redução no tempo entre o agendamento e o atendimento nas agências da Previdência em todo o país.
“Nós acabamos com as filas. Hoje não tem mais ninguém ganhando dinheiro guardando lugar, enquanto as outras pessoas não chegavam. Isso aconteceu porque o parque tecnológico foi renovado, os servidores foram capacitados e foi reduzido o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento”, afirmou o presidente, em discurso.
Lula lembrou do tempo em que os sindicatos eram responsáveis por ajudar o trabalhador a se aposentar e de quanto tempo levava entre o pedido de aposentadoria e a concessão do benefício. Segundo ele, com a adoção do número 135, para onde as pessoas ligam para agendar serviços com a Previdência Social, essa realidade mudou e se tornou mais “digna” para o trabalhador.
“Eu conheci minha mulher ainda no tempo em que a gente dava atestado de vida no sindicato. As pessoas iam lá e a gente dava um comprovante de que elas estavam vivas para receberem o benefício. O cidadão chegava lá e a gente fazia o cálculo de quanto ele tinha para receber, levava os documentos na previdência em um envelopinho fechado e aquilo levava três anos para sair”, contou o presidente.
Lula elogiou ainda a atuação dos servidores do INSS e disse que eles agora sabem que estão sendo monitorados e cumprem metas. Lula foi à sede da Previdência para conhecer a sala de monitoramento, onde um painel dá as condições de todas as agências em todo o país. Por meio desse sistema, que já funciona desde 2009, é possível saber quantas pessoas esperam para serem atendidas em uma agência, quantas já tiveram o atendimento concluído e quanto tempo em média foi gasto com cada pessoa.
O objetivo é acompanhar o cumprimento de metas assinadas pelos gestores da Previdência e procurar padronizar o atendimento em todo o país, de modo que as agências funcionem com a mesma eficiência.

Fonte: Agência Brasil

Projeto de lei restringe a compra de terras por estrangeiros no Brasil


O governo Lula anunciou nesta quarta-feira (4/8) o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional para impedir o avanço do capital estrangeiro sobre as terras do País. De acordo com a proposta, que será enviada ao Legislativo até o fim do ano, as aquisições de áreas por investidores do exterior terão que passar por um processo de aprovação prévia no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Na nova redação, os cartórios terão que informar a compra dessas terras por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras antes de emitir qualquer tipo de registro oficial. O governo quer reagir a um “novo padrão de especulação fundiária”, garantindo a produção de alimentos por brasileiros e protegendo a água e a biodiversidade da Amazônia.
A iniciativa foi elogiada por parlamentares da bancada petista na Câmara. Para o deputado Nilson Mourão (PT-AC), que acompanha a questão, especialmente na região fronteiriça, o Brasil não deve permitir que grandes quantidades terras nacionais tornem-se verdadeiras ilhas de domínio estrangeiro. “O Brasil precisa limitar esse processo para garantir a sua soberania e seus recursos estratégicos. Nos últimos anos, muitos países adotaram a estratégia de comprar terras no Brasil para produzir a cultura do seu interesse e remeter essa produção para seu país de origem”, explicou.
Mourão é autor de um projeto de lei que restringe a compra de terras por estrangeiros na Amazônia. A proposta já foi aprovada na Câmara e está em fase final de apreciação no Senado. O projeto que virá no Executivo deverá ser apensado à proposta do parlamentar, dado o avanço na sua tramitação.
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) também ressaltou a importância da iniciativa do governo. A proposta, segundo o parlamentar, vai assegurar a soberania nacional sobre o território brasileiro. “É mais uma grande iniciativa do governo Lula. Precisamos ter controle sobre território nacional. À medida que grandes quantidades de terras ficam na mão de estrangeiros, o governo perde autonomia”, explicou.
Os critérios foram decididos em uma reunião conjunta entre a Casa Civil e os ministérios da Defesa, do Planejamento e do Desenvolvimento Agrário, além da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Os representantes dos vários ministérios decidiram, ainda, estabelecer como critérios a limitação das aquisições de terras em áreas de fronteira e a fixação de um percentual máximo (25%) para investimentos estrangeiros em cada município do país. Também haverá restrições, nesse caso, para a compra de terras por estrangeiros da mesma nacionalidade – esse limite deve ficar em 40%.
A Casa Civil ficou responsável pela redação final do texto que será submetido ao Congresso, e a AGU já tem pronto um novo parecer sobre o assunto. A publicação do documento da AGU, prevista para os próximos dias, depende da avaliação dos termos por Lula, que decidirá se as regras valerão para aquisições efetivadas antes do novo parecer da AGU.
O governo revogará entendimento anterior sobre a equivalência dos conceitos de empresa nacional de capital estrangeiro e de companhia controlada por acionistas não-residentes no país ou com sede no exterior. Até agora, as compras de terras têm sido feitas com base em um parecer de 1995 que dispensou autorização para a aquisição de imóveis rurais em território nacional. Até então, o Artigo nº 171 da Constituição Federal, depois revogado, fazia distinção entre os dois conceitos.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dia dos Pais na Urbis

A comemoração do dia dos Pais do Bairro Hernani Sá, começou no sábado (7) na praça de alimentação com um show de MPB com o cantor Tito Moreno e sorteios de diversos blindes. No domingo após missa, foi servido um delicioso café da manhã acompanhado de alguns serviços de saúde como: aferição da pressão arterial, teste de gricemia, massoterapia e orientação alimentar. O evento foi promovido pela Associação de Moradores do Bairro e contou com a colaboração da comunidade e dos comerciantes.










Bom dia Ilhéus, bom dia Bahia!


09 de agosto de 2010.
Elias Reis (eliasreis.ilheus@gmail.com)

Nas últimas eleições, a Justiça Eleitoral impediu os abusos do uso do rádio e da televisão a favor deste ou daquele candidato. Esses serviços são concessões públicas, entregues pelo Estado a empresas privadas, em nome da sociedade. Portanto, não podem emitir opinião, pois se o fizerem estarão tomando partido e tornando-se voz de parte dessa sociedade e não de toda ela, como mandam as regras democráticas. Mas, infelizmente, a lei voltou a ser desrespeitada e as autoridades se fazem de surdas e mudas.
É diferente dos jornais ou revistas, veículos de comunicação criados por particulares e oferecidos ao público sem a intermediação do Estado. São iniciativas privadas que concorrem no mercado sem limitações físicas, como é o caso do rádio e da tevê, operadas através de ondas eletromagnéticas finitas e, por isso, reguladas pelo poder público. Meios impressos podem se assim desejarem, deixar claras suas posições políticas, não escondendo do leitor as preferências eleitorais. É o que vem fazendo “O Jornal Correio da Bahia”, a favor de Paulo Souto, e a “Revista Veja”, apoiando José Serra. O leitor sabe e percebe isso, vai à banca e só compra se quiser. Diferente do rádio e da tevê, aos quais todos os cidadãos têm direito de acesso por tratar-se de um serviço público e que entra nos domicílios apenas com um girar de botão ou controle remoto, sem a manifesta vontade de aquisição.
Em muitos países da Europa, profissionais do rádio e da tevê não opinam em nenhum momento em períodos eleitorais. Lá a fiscalização eleitoral é eficaz. E, quando falam de eleições não omitem nome de nenhum candidato, independente do partido político ou mesmo de plataformas e promessas. Eles questionam, mas não emitem opiniões. Nos programas de rádio da Inglaterra, por exemplo, são comuns entrevistas duras, apertando candidatos, muitas vezes com perguntas embaraçosas. Todavia, seria inconcebível a existência de editoriais como algumas emissoras brasileiras põem no ar, defendendo interesses de grupos políticos aliados. E, muito menos opiniões pessoais de um jornalista de televisão, como Boris Casoy, sobre qualquer candidato. Que direito tem ele de usar uma concessão pública para dizer que determinados candidatos não vão a lugar nenhum? Que direito tem apresentadores de rádios e tevês de chamarem alguns candidatos de “fracos” e “candidatecos”? É uma afronta ao direito de cada cidadão se candidatar!
Numa democracia que preze a igualdade de direitos, há neste caso uma desigualdade gritante. Boris Casoy neste caso tem mais direito que eu e todos os demais cidadãos desprovidos do acesso diário a uma concessão pública para dizer o que é certo ou errado. Tanto na radiodifusão ou no sistema televisivo neste país, é comum qualquer um que se utilize de um microfone ou uma câmara emitir opiniões pessoais, se achando aptos para julgar e até mesmo formar um juízo de valor. É errado!
Quem deve dar opinião no rádio e na tevê são os entrevistados, de preferência em debates com partidários de diferentes pontos de vista e mediados por um profissional, o mais imparcial possível. No período eleitoral, jornalistas e radialistas não têm que achar nada, muito menos noticiar fatos somente dos candidatos do seu interesse, desprezando os preteridos. Tem que noticiar e citar todos os postulantes! É lei.
O que Boris Casoy e tantos outros jornalistas e radialistas continuam fazendo em período eleitoral, é uma ameaça ao equilíbrio do jogo democrático.
Precisamos conhecer a lei eleitoral. Precisamos nos policiar!

Obs. Editorial do Programa História Eletrônica, FM Conquista-Ilhéus, do dia 07/08/2010.

domingo, 8 de agosto de 2010

Deputados baianos aprovam fim da tarifa-assinatura na telefonia


Depois de quase seis anos de tramitação, a Assembléia Legislativa da Bahia aprovou por unanimidade na tarde desta terça-feira (3/8), em segundo turno o fim da tarifa-assinatura das telefonias fixa e móvel no estado. De autoria do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), o Projeto de Lei foi apresentado pela primeira vez em 2004, ainda no primeiro mandato do parlamentar e reapresentado no início da atual legislatura.O projeto agora segue para a sanção do governador Jaques Wagner.

Álvaro: a vitória é de toda sociedade

“A aprovação do fim da assinatura-telefônica é uma vitória para toda a sociedade. Eu sou apenas um porta voz desta luta, que vai continuar para garantir que a Lei entre em vigor e seja cumprida pelas empresas de telefonia”, ressaltou o deputado estadual Álvaro Gomes. Segundo o parlamentar, a economia estimada para o consumidor com o fim da cobrança será de R$ 1bilhão de reais por ano.

O deputado refutou ainda os argumentos dos defensores da tarifa de que o Estado vai perder arrecadação com o ICMS. “Isto não é verdade, pois o dinheiro que o consumidor vai economizar com a tarifa-assinatura, ele vai gastar com outras coisas, inclusive com a própria telefonia. Desta forma não há como o Estado perder arrecadação”, declarou. Para Gomes, não adianta também dizer que o projeto é inconstitucional, pois o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu que esta é uma relação de consumo, portanto, uma legislação de competência estadual.

Para entrar em vigor, a texto será encaminhado agora para o governador Jaques Wagner, que pode sancionar, vetar ou reencaminhar a Lei para a promulgação pela própria Assembleia Legislativa. O deputado comunista, no entanto, já manifestou confiança no que chamou de "sensibilidade do governador" para sancionar a lei, e disse que o projeto favorece a universalização da telefonia.

De Salvador,
Eliane Costa
Fonte: PCdoB

sábado, 7 de agosto de 2010

Reflexão dia dos Pais




QUE TIPO DE PAI VOCÊ É?

Exator = Faz cobranças minuciosas de tudo
Xerox = o filho tem que ser sua cópia perfeita
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira

Autocrata = em casa, quem decide, sou eu
Frustrador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa
Caxias = se a lei existe, é para ser cumprida

Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama
Irresponsável = resolva isto com sua mãe
Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo

Desligado = ignora tudo o que diz respeito ao filho
Inseguro = quem sabe, pode dar tudo errado
Provedor = tranqüiliza-se dando coisas ao filho

Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser
Proprietário = o filho é meu e faço dele e com ele o que quero.
Promotor = sempre encontra algo para acusar o filho

Educador = ajuda a desabrochar o adulto que está na criança
Formador = leva a sério a formação integral do filho
Democrata = dialoga para chegara um consenso

Disponível =reserva um tempo precioso para o filho
Observador = acompanha atento as etapas do desenvolvimento do filho
Previdente = prepara o filho para aprender com os fracassos porvir

Agradecido = reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados
Libertador = alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista Responsável = paga o preço de nunca ser omisso

Religioso = revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.
Paciente = ensina que a maturidade não acontece sem tropeços
Esperançoso = acena para a luz, que está sempre no fim do túnel

Corajoso = enfrenta os combates pelo sentido da vida
Prudente = orienta afazer os passos, de acordo comas pernas
Realista = prepara o filho para viver muito além dos limites da família

Fonte: Pe. Bolivar Hauck, MS

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

AMBHS completa 24 anos de fundação

A Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, completou no ultimo sábado (31) 24 anos da sua fundação. A data foi marcada por uma pequena confraternização idealizada pelos atuais diretores e contou com a participação de moradores, amigos e personalidades da política local.












terça-feira, 3 de agosto de 2010

Copa QVV 7 anos

Teve inicio no ultimo domingo (1), a Copa QVV 7 anos de futebol de areia. A copa é realizada pela Associação Desportiva Quem Viu que está completando 7 anos de fundação. Os jogos são realizados aos domingos a partir das 08hs na quadra de futebol de areia localizada entre os caminhos 40 e 41 do bairro Hernani Sá. A final da competição está prevista para o dia 29 de agosto.A equipe Azul está liderando a competição com 6 pontos.