domingo, 30 de setembro de 2012

Morro do Chapéu – Bahia : copiem sem moderação


Morro do Chapéu é uma cidade da Bahia, da região da Chapada Diamantina, conhecida pela delícia de sua temperatura média, pela beleza da “Ferro Doido” e pelo Centro de Pesquisas Ufológicas de “seu” Alonso.
Recentemente, outra façanha de “Morro” me encantou mais ainda: há cinco anos, um empresário da cidade, Luciano da Casa do Pão, resolveu dar uma pequena mostra de solidariedade para ajudar estudantes da rede pública no seu desempenho escolar.Começou doando um computador para o aluno que tivesse o melhor aproveitamento ao longo do ano. Isso já deixou a comunidade estudantil atenta e empenhada em ganhar o cobiçado prêmio.
No ano seguinte, outros empresários e profissionais liberais juntaram-se a Luciano e ampliaram o leque das premiações: notebooks, motos, uma agência bancária local ofereceu uma poupança de R$ 2.000,00 (dois mil reais), a dentista do lugar entrou com tratamento ortodentário por um ano. Além disso, aos melhores das séries finais do fundamental e médio, garantiram cestas básicas por um ano,
O movimento foi crescendo com a participação entusiasmada de mais pessoas da cidade. Hoje, premiam, principalmente, o desempenho escolar (notas boas) e a assiduidade.
Primeiro resultado: existem alunos, há dois anos, sem uma falta sequer e as “supermédias“ chegam a atingir a nota 9,75, levando em conta todas as matérias.
Segundo resultado: a elevação da média do IDEB dos alunos do município.
A entrega dos prêmios é feita em noite de gala, com a comunidade presente, em clima de verdadeiro “Oscar da Educação Morrense”.
Não à toa, num distrito de Morro do Chapéu chamado Fedegosos, conheci a escola pública Edigar Dourado Lima, que me fez parecer estar entrando em algum colégio suíço, dada a organização, limpeza e alto padrão de civilidade entre professores, servidores e alunos. O diretor, Professor Edinho, tem tratamento de pop-star pela sua comunidade.
Pergunto à Bahia e ao Brasil: será que só Morro do Chapéu consegue fazer isso? Que tal pegarmos esse extraordinário exemplo e espalharmos pelo restante do país?
Morro do Chapéu: copiem sem moderação!

Jorge Portugal – Educador e Poeta

sábado, 29 de setembro de 2012

Empresários declaram apoio a Carmelita na reta de chegada

 Empresários dos setores da indústria, turismo e comércio atacadista e varejista de Ilhéus se reuniram na noite desta quarta-feira (27) com a candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), para discutir sobre a política de investimentos para a cidade e quais os projetos de desenvolvimento que serão aplicados pela futura prefeita a partir de janeiro de 2013. Participaram também do encontro o deputado federal Josias Gomes, o superintendente do Sebrae na Bahia, Edval Passos, e a esposa do senador Walter Pinheiro, Ana Pinheiro, que destacaram a boa relação de Professora Carmelita com os governos estadual e federal, o apoio da bancada de deputados estaduais e federais e das ministras do governo Dilma Rousseff, fundamentais para garantir os investimentos, obras e melhorias para a cidade.

Durante o encontro com os empresários, Professora Carmelita falou da necessidade de se atrair mais empresas para a cidade, garantindo mais emprego, renda e desenvolvimento para o município, diminuindo assim os altos índices de desemprego, violência e de miserabilidade registrados em Ilhéus. A candidata a prefeita também destacou a necessidade de se criar toda uma infraestrutura para a cidade receber o completo intermodal, que será um marco importante no desenvolvimento da cidade, mas que poderá trazer graves conseqüências se Ilhéus não for planejada, organizada para receber esses investimentos e as pessoas que serão atraídas também para o município. “Vamos investir sim em infraestrutura, em saneamento básico, na saúde, na educação e na qualificação profissional. À medida que a gente cuida da nossa cidade, constrói praças, garante a qualificação do nosso povo, investimos em saúde e educação, estamos automaticamente preparando Ilhéus para os investimentos e para um futuro muito melhor”, complementou a candidata a prefeita.

O superintendente do Sebrae na Bahia, Edval Passos, fez questão de colocar que veio a Ilhéus para reafirmar o apoio, como militante petista e como homem público, à candidatura de Professora Carmelita, que tem indiscutivelmente uma relação direta com os governos estadual e federal, podendo assim garantir os necessários investimentos e o desenvolvimento da cidade. Ele também falou da importância do setor empresarial como gerador de riquezas para a cidade e como a política pode ajudar e interferir no desenvolvimento. Edval Passos destacou ainda a importância do diálogo como fator fundamental para o desenvolvimento e essa política que vem sendo adotada por Professora Carmelita de buscar sempre discutir com cada segmento os necessários investimentos, as prioridades e os caminhos que devem ser trilhados.

O deputado federal Josias Gomes disse não ter dúvidas de que Professora Carmelita vai ganhar as eleições e que será a próxima prefeita de Ilhéus, pela consistência nos seus projetos, pelo apoio que vem recebendo a cada dia do povo e pela demonstração de equilíbrio, preparo e competência para administrar a cidade. Tudo isso sem contar com o apoio que só Professora Carmelita tem do Governo Federal, da presidenta Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e das ministras que já declararam que a vitória de Professora Carmelita significa a vitória do povo de Ilhéus, com os investimentos, obras e melhorias que a cidade vai receber a partir do próximo ano. Esposa do senador Walter Pinheiro, Ana Pinheiro fez um chamamento aos empresários que movimentam a economia ilheense para que olhem para as necessidades da cidade e não percam essa oportunidade de eleger Professora Carmelita como prefeita de Ilhéus, uma mulher que terá um olhar mais humano e que buscará, junto com os governos estadual e federal, as condições necessárias para administrar a cidade.

Fonte: JBO

Pelegrino passa ACM Neto em Salvador

Reviravolta na campanha eleitoral de Salvador. Uma pesquisa do Ibope indica que o candidato do PT à Prefeitura da capital, Nelson Pelegrino, tem hoje mais intenções de voto que o concorrente do DEM, ACM Neto.

Segundo o levantamento, feito a pedido da Rede Bahia, Pelegrino subiu de 27%, há duas semanas, para 34%, enquanto o democrata caiu de 39% para 31%.

Há cerca de um mês, ACM Neto tinha 40% e Pelegrino, 16%. Mário Kertész (PMDB) está com 7% e Márcio Marinho (PRB), com 4%. Hamilton Assis (PSOL) continua com 2% e Rogério da Luz (PRTB) com 1%.

Os votos branco e nulo estão em 15% e os indecisos 6%. Foram feitas 805 entrevistas entre 22 e 27 de setembro e a margem de erro é de 3% para mais ou menos.

Fonte: Jornal A Região

Presos que cavaram túnel são transferidos

Cinco presos, que não tiveram os nomes divulgados, serão transferidos do presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, para o município de Serrinha. Eles serão punidos com Regime Diferenciado Disciplinar.

Os detentos são acusados de planejar fuga em massa, cavando um túnel de uma das celas do módulo 1. De acordo com investigações, a escavação era feita por três detentos que se revezavam e usavam cavadores artesanais.

Segundo o diretor do presídio, Kdarlaomer José dos Santos, enquanto os três detentos cavavam o túnel, os demais faziam barulho para que a ação não fosse percebida. Eles fingiam realizar cultos religiosos.

O diretor do presídio afirmou que os presos já haviam cavado mais de 100 metros em direção à rodoviária de Ilhéus. A escavação já estava próxima ao muro da unidade prisional. A terra retirada do túnel era colocada nas celas.

Foi apurado que todos os 90 presos do módulo 1 pretendiam fugir neste final de semana. O diretor disse que muitos chegaram a comprar a cota de fuga.

O presídio Ariston Cardoso tem capacidade para abrigar 180, mas estava com 230 detentos. Kdarlaomer José dos Santos negou a existência de facções criminosas no presídio de Ilhéus.

Fonte: Jornal A Região

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Professora choca alunos com exercício de posições sexuais

Ministério da Educação classificou a atividade como "grosseira"  


Na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, uma professora chocou os alunos da 4ª série do ensino fundamental, ao passar uma atividade escolar sobre posições sexuais. O exercício tinha questões sobre posições sexuais, como sexo grupal e anal, e homossexualismo.

Uma das mães foi até a secretaria municipal de educação e registrou boletim de ocorrência. Em entrevista ao site R7, a pedagoga da escola defendeu a ativadade passada pela professora. "São crianças que trazem consigo as questões ligadas à sexualidade. É um tema escolhido pela própria turma, que é tratado de acordo com instruções do MEC. É um trabalho sério" explicou.

Ainda segundo o R7, o Ministério da Educação classificou a abordagem da atividade como “grosseira, vulgar e inadequada”.

Publicada por Luis Victa Filho às 17:01, 27/09/2012

Homem mata noiva após descobrir que ela era homem

Executivo teria comprado a noiva pela internet 
  
Um executivo inglês assassinou sua noiva após descobrir que ela já foi homem. Chris Collier, de 40 anos,  agrediu Julia, de 35, e em seguida a sufocou até a morte no apartamento do casal, na cidade de Kusadasi, na Turquia. De acordo com informações do jornal britânico Daily Mail, o executivo foi julgado e condenado a 24 anos de prisão.

Policiais investigaram o relacionamento dos dois e afirmaram que o executivo comprou a noiva pela internet e que a mesma já teria passado por uma cirurgia de mudança de sexo.

Publicada por Luis Victa Filho às 17:46, 27/09/2012

Conselho de Defesa da Mulher divulga carta em repúdio à situação de violência

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) divulgou, nesta quinta-feira (27), um documento em repúdio aos atos de violência contra a mulher na Bahia. Intitulado “Carta aberta do CDDM à sociedade baiana - Por uma sociedade sem violência e com equidade de gênero”, o texto relaciona alguns casos ocorridos no estado, a exemplo do assassinado de duas jovens lésbicas em Camaçari, o episódio envolvendo a banda New Hit, além da agressão praticada pelo vice-prefeito à sua companheira, na cidade de Wagner, região da Chapada Diamantina.

Formado por um coletivo de organizações da sociedade civil e do poder público, com um total de 37 membros, o CDDM tem, entre suas tarefas, debater e propor políticas de igualdade de gênero na Bahia, entre elas, iniciativas de enfrentamento a todas as formas de violência e opressão. Na carta, o Conselho pede celeridade na apuração dos casos e a devida responsabilização dos agressores, com aplicação da Lei Maria da Penha, considerada como uma das mais importantes conquistas na defesa das mulheres nos últimos anos.

*Em anexo, segue a íntegra da Carta Aberta


Salvador, 27 de setembro de 2012

Carta aberta do CDDM à sociedade baiana Por uma sociedade sem violência e com equidade de gênero
Diante dos acontecimentos ocorridos nos últimos meses, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), vem a público trazer um alerta importante. A prática da violência contra a mulher tem ganhado proporções assustadoras, necessitando, um olhar especial da sociedade e ações conjuntas, das mais diversas esferas, na tentativa de frear tal fenômeno.

Alguns casos, amplamente divulgados pelos meios de comunicação, de forma até exaustiva, descortinam a realidade cruel de como se enxerga, por séculos, a imagem da mulher. Mulher vista como objeto, um verdadeiro sujeito sem direitos. Episódios extremos chegam aos noticiários, como as situações de violência sexual recentemente ocorridas, crimes tipificados, inclusive, como hediondos no Código Penal Brasileiro.

Com repercussão nacional, o caso das jovens violentadas por integrantes da banda de pagode New Hit, no município de Ruy Babosa, é um dos que mais chocaram a população e até mesmo aqueles e aquelas que, há muito, lidam com o enfrentamento à violência contra a mulher. O crime, já comprovado pelos laudos periciais emitidos, ganhou a atenção de organizações de defesa dos direitos infanto-juvenis, de secretarias estaduais a exemplo da Segurança Pública (SSP), Políticas para as Mulheres (SPM), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e dos órgãos de polícia, onde se deve registrar o empenho do delegado Marcelo Cavalcanti, que acompanhou o caso e já pediu o indiciamento dos envolvidos.

A partir de tal fato, uma reflexão oportuna foi inevitável, sobre a necessidade de implementação da Lei Antibaixaria nos municípios baianos. Não seria esta a solução para tais problemas, mas uma forma de evitar que dinheiro público financie a propagação de mensagens que ferem a integridade moral das mulheres e até incitam práticas desta natureza. O CDDM salienta a grande contribuição da Lei no processo de conscientização sobre o valor das mulheres e a importância de empoderamento deste público. Não é possível tolerar grupos musicais que reduzem as mulheres ao erotismo e dominam a programação da maioria das emissoras de rádio do estado.

Em Camaçari, outro fato faz refletir sobre esta realidade. Duas garotas, assumidamente lésbicas, foram assassinadas quando caminhavam de mãos dadas nas ruas da cidade, sem o mínimo direito de defesa. O CDDM alerta para a preocupante onda de violência contra as mulheres lésbicas, também vulneráveis e invisibilizadas na realidade machista e intolerante com a qual ainda convivemos. É urgente intensificar os esforços pela criminalização de tais práticas, que nada contribuem para a construção de uma sociedade livre e respeitosa com o direto à livre orientação sexual das pessoas.

Não menos assustador foi o ocorrido em Porto Seguro, extremo sul baiano, onde um professor é acusado de estuprar a filha de três anos e de agredir com socos e pontapés a sua mulher, que denunciou os crimes. O acusado está detido na delegacia territorial, sendo este mais um caso que merece rigor nas investigações. O CDDM estará atento com as apurações e pede celeridade nos procedimentos. Na Chapada Diamantina, no município de Wagner, o vice-prefeito foi preso após espancar a esposa, que também o acusa de tentativa de homicídio. Merece destaque também a atuação da delegada Clécia Vasconcelos que, com agilidade e imparcialidade, conduziu o caso, indiferente à posição do acusado na esfera do poder público. Que se faça valer a Lei Maria da Penha, uma das maiores conquistas das mulheres nos últimos tempos.

Embora os episódios citados tenham atraído a atenção pela forte exposição na mídia, eles, infelizmente, são uma pequena parte de um todo revelado nos números alarmantes que a violência contra a mulher gera para as nossas estatísticas. Ainda somos o 3º lugar no número de ligações para o serviço 180 e o 6º estado mais violento no Brasil para as mulheres, segundo o Mapa da Violência divulgado recentemente pelo Ministério da Justiça. É pertinente lembrar os principais avanços nos últimos anos para o segmento de mulheres. A criação de organismos governamentais, a própria instituição da Lei Maria da Penha, mencionada anteriormente, instituição da rede de atenção às vítimas de violência, conselhos municipais, entre outras conquistas.

Mas a luta para a transformação da realidade da violência é constante. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), instância formada por diversas organizações da sociedade civil e do poder público, reafirma o seu papel e assegura que as mulheres da Bahia têm um forte aliado na proteção de sua integridade física, moral, além da promoção da equidade de gênero no estado. Queremos uma sociedade justa, com direitos iguais e que respeite as mulheres!

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher – CDDM

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Carmelita apresenta ao trade propostas para o desenvolvimento do turismo

Cuidar e preparar a cidade para os ilheenses e os turistas, garantir a construção e manutenção de praças, preservar o patrimônio histórico e cultural, além de assegurar a eficiência nos serviços de limpeza, iluminação e segurança. Essas foram algumas das propostas apresentadas pela candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), aos empresários do setor turístico durante o encontro realizado na noite desta terça-feira (25), promovido pela Associação de Turismo de Ilhéus e pela Costa do Cacau Convention Bureau. Participaram ainda do encontro o candidato a vice-prefeito Mário Alexandre (PSD) e a deputada estadual Ângela Sousa. Para os representantes das entidades e empresários o locais, Professora Carmelita demonstrou segurança, preparo e equilíbrio para governar a cidade, além da boa relação com os governos estadual e federal, fundamentais para criar parcerias necessárias para o desenvolvimento do turismo.

Além de realçar as belezas naturais da cidade, manter e resgatar as festas tradicionais e investir no turismo de eventos e negócios, Professora Carmelita também destacou a necessidade de incentivar o turismo rural. De acordo com ela, Ilhéus foi contemplada com as belezas naturais, com uma vegetação invejável, rios e praias, principalmente na zona rural, com destaque para localidades como Ponta da Tulha, Lagoa Encantada, Castelo Novo, Aritaguá, Sambaituba e Rio do Engenho, que possuem, além do patrimônio natural, também uma riqueza histórica. Mas para que os ilheenses e turistas possam conhecer e desfrutar dessas belezas é preciso investir na infraestrutura, com construção de praças, jardins, atracadouros, limpeza e iluminação e, principalmente, a melhoria dos acessos. “E esse é um compromisso que estou assumindo com o povo da minha terra”, garantiu.

Professora Carmelita também assinou uma carta de compromisso com o setor turístico, garantindo, dentre outros pontos, o apoio e o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, a elaboração do Plano Municipal do Turismo e a garantia de uma agenda de promoção do destino Ilhéus, participando das principais feiras e eventos de interesse do município. Também faz parte do compromisso assumido pela futura prefeita de Ilhéus manter, juntamente com o trade, um calendário de festas e eventos da cidade, com divulgação prévia para comercialização e promoção do destino Ilhéus no mercado regional e nacional, desenvolver e produzir de material promocional do destino para ser utilizado na divulgação e ações promocionais e desenvolver e manter um Sistema de Informação Turística com o objetivo de atualização permanente do inventário da oferta turística, da pesquisa de demanda turística, do banco de imagens turísticas e de vídeos e apresentações para promoção e captação de investidores.

Ainda como parte do compromisso assumido por Professora Carmelita para o desenvolvimento do setor turístico está a inclusão do componente curricular Educação para o Turismo nas escolas da rede municipal, a articulação política, a nível estadual e federal, para construção do Aeroporto Internacional de Ilhéus, reforma do Centro de Convenções, construção do Pavilhão de Feiras e Terminal de Passageiros do Porto de Ilhéus, além da reestruturação do Parque de Exposições e Parque Urbano Esperança e a formatação do Mercado Municipal para melhor atender a comunidade local e os turistas. “Mas o ponto principal da nossa administração será a participação popular, do povo e da sociedade civil organizada. Digo sempre que não vamos governar sozinhos, mas com todos aqueles que querem o bem dessa cidade e sonham por uma Ilhéus muito melhor. E esse é um compromisso que estou assumindo com o povo da minha cidade”, complementou Professora Carmelita.

Finte: JBO

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Roque do Sesp (20444) recebe apoio do povo

A cada dia que passa, cresce o apoio a candidatura de Roque do Sesp ( 20444), a candidatura de Roque já caiu nas graças do povo ilheense e ecoa como uma esperança para população. O povo quer mudança já na câmara municipal de vereadores de Ilhéus.








Século 21 no Brasil foi “inclusiva” do ponto de vista social

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2011) confirmam que a primeira década do século 21 no Brasil foi “inclusiva” do ponto de vista social, com robusta diminuição da desigualdade e redução da pobreza, na avaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O período guarda os melhores resultados desde quando o país produz estatísticas sobre distribuição de renda. “O Brasil está hoje no menor nível de desigualdade da história documentada”, disse o economista Marcelo Neri, recém-empossado presidente do Ipea. Segundo ele, o índice de Gini (indicador que mede a desigualdade) foi 0,527 em 2011 - o menor desde 1960 (0,535) - quanto mais próximo de zero menor é a desigualdade.

Segundo Neri, a redução tem a ver com o crescimento da renda per capita nos diferentes estratos sociais. Entre 2001 e 2011, o crescimento real da renda dos 10% mais pobres foi 91,2%. Enquanto os 10% mais ricos, o crescimento foi 16,6%. Na opinião de Neri, a melhoria da renda na base da pirâmide relativiza o tímido desempenho das contas nacionais (medido pelo Produto Interno Bruto – PIB).

Desde 2003, a Pnad aponta que a economia brasileira cresceu 40,7% (acumulado), enquanto a taxa do PIB foi 27,7% (acumulado). O primeiro dado mede a situação dos domicílios, o segundo indicador faz o somatório da riqueza produzida no país. “O que é mais importante?”, pergunta Neri ao avaliar que apesar dos “colegas macroeconomistas não estarem muito satisfeitos, mas quando a gente olha para o bolso das pessoas nota-se um crescimento chinês na base”, comparou.

A frase de Neri repete o raciocínio da presidenta Dilma Rousseff, que após a divulgação de projeção do Banco Central (em julho) de baixo crescimento do PIB este ano, disse que não é com esse indicador que se deve medir uma nação. “Porque uma grande nação, ela deve ser medida por aquilo que faz para suas crianças e para seus adolescentes. Não é o Produto Interno Bruto, é a capacidade do país, do governo e da sociedade de proteger o que é o seu presente e o seu futuro, que são suas crianças e adolescentes, ” disse a presidenta na ocasião.

Na opinião de Neri, os programas sociais estão bem focados e beneficiando os mais “pobres dos pobres”. Nas contas do Ipea, as transferências do Programa Bolsa Família são responsáveis por 13% da redução da desigualdade. De acordo com ele, o efeito é que a renda cresce mais entre os menos escolarizados, os pretos e pardos, as crianças de até 4 anos, a população do Nordeste e os residentes em áreas rurais – historicamente os setores mais pobres da sociedade brasileira.

Apesar dos bons resultados, a análise do Ipea sobre a Pnad (2011) mostra que a renda está crescendo nos setores econômicos que contratam mão de obra de forma precária e agregam pouco valor à economia, como a agricultura (86%) e as atividades domésticas (62,4%). Outro dado preocupante é que cerca de 35% da diminuição da desigualdade se devem aos repasses feitos pelo governo (além do Bolsa Família, aposentadorias, pensões e benefícios de prestação continuada). Essas transferências estão sujeitas à política fiscal (que pode ser restritiva para que as contas públicas tenham superávit).

Para Marcelo Neri, as transferências são necessárias. “Não dá para o Brasil crescer deixando 70% do país para trás”. Ele pondera que, apesar da dependência das políticas sociais, 58% da queda da desigualdade são causadas pela renda do trabalho, em especial do emprego formal (que dobrou desde 2004) - o que permite sustentabilidade para a queda da desigualdade. “O trunfo é o trabalho. Tem colchão e o mercado está aquecido”, disse, ao lembrar que as pessoas formalmente empregadas têm direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego e aviso prévio.

Edição: Carolina Pimentel

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

II Corrida da Primavera

O Bairro Hernani Sá em Ilhéus recebeu neste domingo (23/09) a II Corrida da Primavera.
Uma realização da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá.


 












domingo, 23 de setembro de 2012

Para Newton, se fosse iniciativa privada, a prefeitura já teria pedido falência

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, diz que a Prefeitura de Ilhéus atravessa dificuldades financeiras ao ponto de comparar como uma insolvência, caso fosse na iniciativa privada. Mesmo assim, ele faz um balanço de sua administração e credita as mazelas às administrações anteriores, por falta de legislação adequada, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Faltando pouco mais de três meses para entregar o cargo, Newton Lima assegura que os servidores receberão seus salários, mesmo com os constantes sequestros e bloqueios de recursos por conta dos precatórios. A máquina administrativa e as obras também não sofrerão descontinuidade até o dia 31 de dezembro deste ano. Ele afirma que o próximo prefeito receberá um município organizado, ao contrário do caos que encontrou. Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista:
P – A prefeitura de Ilhéus atravessa um quadro conturbado em relação às finanças, inclusive com dificuldade em pagar a folha dos servidores. Como solucionar esse problema?
Newton Lima – Esses últimos meses de minha gestão considero como os mais importantes, haja vista que iremos entregar a Administração do Município ao próximo prefeito bem diferente do encontrei. Todos sabem que fui empossado num dos períodos mais conturbados da política ilheense e mesmo assim conseguimos ultrapassar todas as dificuldades, quitando salários, pagando fornecedores, e não diferente no final, pois além da responsabilidade que temos como cidadão, nossa gestão vai cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal em sua íntegra.
Para equilibrar esse quadro de dificuldades que surgiram com os constantes bloqueios e sequestros feitos pelo Tribunal de Justiça da Bahia e pelo Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região para pagar precatórios, determinei que toda a receita obtida com a arrecadação dos tributos próprios municipais seja transferida para a conta salários e destinada ao pagamento dos salários dos servidores. A situação do Município de Ilhéus é uma das mais graves, mas estamos enfrentando-a de forma mais inteligente possível, atuando junto aos tribunais, com a finalidade de liberar os recursos, ao mesmo tempo em que continuaremos organizando as finanças do Município.
P – É final de governo e os servidores têm receio de não receberem seus salários. Eles realmente correm esse risco?
N. L. – Como venho ressaltando constantemente, não. Vamos honrar todos os compromissos assumidos, principalmente com os servidores, que não tem culpa alguma das dificuldades atravessadas pelo Município, por conta desses precatórios. A determinação nossa de utilizar todos os recursos decorrentes dos tributos para o pagamento dos salários é uma demonstração de que temos compromisso com Ilhéus, com a população, com os servidores públicos municipais e nossas atitudes sempre serão responsáveis, o que nem sempre aconteceu nos finais de outros governos.
P – Essas dificuldades crescentes da prefeitura foram causadas por quais motivos?
N. L. – Todos têm conhecimento em Ilhéus da quase insolvência, se assim podemos chamar, do Município, em função da quantidade de precatórios trabalhistas e da falta de pagamento de fornecedores, que têm origem na irresponsabilidade de gestores anteriores, que agiram com descaso, desídia, desprezo e negligência com o dinheiro dos contribuintes. Somente nas minhas duas gestões foram pagos, através de sequestros e bloqueios R$ 60 milhões entre precatórios e refinanciamento de dívidas com o INSS e FGTS.
Não foi por acaso que Ilhéus foi noticiado na grande imprensa como o maior devedor de créditos trabalhistas da Bahia e o décimo quinto do Brasil. E essa conta vem crescendo assustadoramente, pois se já honramos pagamentos de R$ 60 milhões, existem ainda outros R$ 52 milhões a serem pagos pelos futuros gestores, além das outras dívidas que ainda serão transformadas em precatórios. Essa é uma bola de neve que não terá fim, pois esta semana recebemos aqui outra ação judicial da construtora Plena, no valor de R$ 5 milhões, que asfaltou, há muitos anos, o eixo principal da Urbis, o Ceplus e um trecho da rodovia que liga a zona sul a Coutos, que vai aumentando o montante da dívida. Vejam o absurdo! O prefeito da época contratou, mas não pagou as contas. A mesma insensatez acontece entre o pessoal que ocupava à época cargo de confiança, e até um ex-secretário de gestão anterior recebeu mais de R$ 2 milhões em precatório.
P – O que foi feito para incrementar as finanças da Prefeitura durante suas gestões?
N. L. – Nossa gestão realizou uma completa modernização da máquina pública, no sentido de otimizar as ações, gastando menos recursos no custeio e baixando os custos dos investimentos. Também ampliamos a arrecadação de tributos próprios, ampliando a base contributiva ao invés de onerar ainda mais os contribuintes. Instituímos o Programa de Recuperação Fiscal, conhecido como Refis, implantamos a nota fiscal eletrônica, o IIS bancário e IPTU on-line, facilitando a vida do contribuinte.
Foram essas medidas que nos permitiram humanizar o atendimento do cidadão na unidade de atendimento da Supervisão de Tributos e elaborar e aprovar na Câmara municipal a Lei de Incentivos Fiscais, concedendo isenção ou redução no pagamento dos impostos e taxas municipais. Essa lei dá incentivos econômicos às empresas que promoverem a instalação, reativação, ampliação ou modernização de empreendimentos industriais nas áreas de nanotecnologia, robótica, informática, comunicação, telecomunicação, naval, mecânica e mecatrônica.
P – Pelo que observamos, existem dificuldades na área pública, mas Ilhéus continua recebendo investimentos privados. Esse não um contrassenso para se alcançar o desenvolvimento?
N. L. – Não, de forma alguma. Foram essas e outras medidas que permitiram a instalação de diversas empresas em Ilhéus. Saímos da condição de economia estagnada, quando perdermos várias empresas, para a plena geração de emprego e renda. Fomos buscar o Atacadão Carrefour, a Makro, o GBarbosa, e hoje temos em atividade outras empresas de renome nacional a exemplo das Lojas Americanas, Casas Bahia, redes de lanchonetes como o Bob’s, Subway, dentre outras, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, o IFBA.
Também aprovamos a Lei Geral Municipal da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual, que regulamenta de forma supletiva e no âmbito municipal, o tratamento diferenciado e favorecido aos micros empresários e trabalhadores do setor informal. Posso garantir que fizemos nossa parte com bastante criatividade e determinação, embora não tenhamos tido condições de fazer parar a avalanche de precatórios que tirou dos ilheenses mais investimentos na saúde, educação e infraestrutura.
P – Apesar das dificuldades que o senhor fala, Ilhéus tem recebido recursos para a construção de obras que atendam às necessidades básicas da população...
N. L. – Fizemos um esforço incrível para conseguir verbas federais e estaduais. Se mais não trouxemos é porque não temos condições de apresentar a certidão negativa do Cadastro Único de Convênio (Cauc), que é uma espécie de SPC dos municípios, pois a Prefeitura de Ilhéus está inadimplente devido às contas anteriores. Mesmo assim conseguimos fazer um trabalho de recuperação de recursos junto ao Governo Federal e resgatamos R$ 17 milhões do Programa Habitar Brasil BID (HBB), e construímos mais de 130 casas para famílias carentes na entrada do Bairro Teotônio Vilela. Esse dinheiro já tinha voltado para o Tesouro Federal e conseguimos fazer com que retornasse a Ilhéus.
Também estamos construindo 272 casas no bairro Teotônio Vilela, um conjunto habitacional planejado e com toda a infraestrutura, que abrigará, com dignidade, as famílias que atualmente residem na favela do Mosquito, no mangue em frente à estação rodoviária. É bom lembrar que pela primeira vez uma administração em Ilhéus se preocupa em tirar as famílias carentes do mangue, cuja invasão foi criada com o apoio de gestores passados.
Outra grande vitória nossa foi o sucesso nas gestões junto à Caixa Econômica Federal para a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus. São 1.276 residências que estão sendo construídas na antiga fazenda Porto Novo, próxima ao bairro do Banco da Vitória e que vão atender a um número significativo de famílias ilheenses.
P – Quais as obras que o senhor considera mais importantes nas suas gestões?
N. L. – Todas as obras são importantes, pois têm o seu significado e beneficiam a população. Além das que já citei anteriormente, posso nominar aqui diversas realizações a exemplo da implantação de obras emergenciais de contenção nos altos e morros de Ilhéus. Esses R$ 10 milhões que conseguimos junto ao Ministério da Integração Nacional foram decisivos para levar a tranquilidade e o bem-estar à população que residem nesses locais. Após a execução dessas obras apesar das fortes chuvas que caíram em Ilhéus, não houve um só caso de destruição de casa ou de morte, como ocorria no passado.
Posso ainda citar a construção e ampliação da Orla Sul, com toda a infraestrutura, e que será definitiva para consolidar a Zona Sul de Ilhéus como um dos locais apropriados para receber investimentos; o Alto do Pacheco, a praça Ruy Barbosa, o saneamento da Cidade Nova, que sofria com constantes alagamentos; obras importantes em Inema, no Salobrinho, distrito de Santo Antônio, dentre outras.
P – Daqui até o dia 31 de dezembro, quando encerra o seu mandato, qual será o comportamento do seu governo?
N. L. – O comportamento de nossa administração será a mesma de qualquer gestor responsável com sua cidade, com a população. Vamos continuar trabalhando até o último dia, pois fomos eleitos para um período de quatro anos, que se encerra no dia 31 de dezembro próximo. Vamos dar continuidade a construção da Escola Pequeno Príncipe, na Conquista; à Praça do PAC, no bairro Nossa Senhora da Vitória; dentre outras, como se deve fazer normalmente.

Fonte: JBO

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

De acordo com assessoria, guardas e motoboys reafirmam o apoio a Carmelita

Garantir melhores condições de trabalho para a guarda municipal, valorizar a categoria e regulamentar a atividade dos motoboys em Ilhéus. Esses foram alguns compromissos assumidos pela candidata da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT) durante encontro realizado no Hotel Barravento, onde os guardas municipais e motoboys reafirmaram o apoio à candidata petista, que será a primeira prefeita de Ilhéus. Na reunião os representantes das duas categorias mais uma vez afirmaram que tiveram o cuidado de ouvir os três candidatos e Professora Carmelita foi a que apresentou as propostas mais consistentes e concretas para a segurança pública, valorizando os trabalhadores, reconhecendo as conquistas dos servidores municipais, assegurando o devido respeito aos motoboys e garantindo a atenção que o cidadão ilheense precisa e merece. O encontrou contou ainda com a participação de representantes da Polícia Civil e Salva-Vidas.

Representando a guarda municipal, o servidor Daniel Sena falou da importância de eleger Professora Carmelita como prefeita de Ilhéus pelos compromissos assumidos por ela e pelos projetos apresentados para o desenvolvimento da cidade. Ele citou que os outros dois candidatos não tinham propostas para a segurança pública e muito menos para a valorização e a garantia dos direitos dos servidores municipais. “Por isso é que a guarda municipal decidiu apoiar Professora Carmelita, que será a primeira prefeita de Ilhéus”, complementou. Os representantes da Associação dos Motoboys também fizeram questão de afirmar que estão com Professora Carmelita, pelo carinho, respeito e preocupação com a categoria e por já ter assumido o compromisso de regulamentar a profissão.

A candidata a prefeita de Ilhéus apresentou uma série de propostas para a segurança que constam no seu programa de governo e que será desenvolvido já a partir de janeiro de 2013. Na lista de investimentos consta a criação de postos de segurança nos distritos, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a qualificação da Guarda Civil Municipal para o atendimento ao cidadão e a mediação de conflitos, além de criar fortalecer o Conselho Municipal de Segurança, com a participação dos mais diversos segmentos organizados da cidade.

Professora Carmelita adiantou que vai criar o sistema de vídeo-monitoramento das vias principais da cidade, para garantir muito mais segurança para os ilheenses e turistas. Também vai implantar a gestão plena no trânsito, vai regularizar a atividade dos motoboys e mototaxista, garantindo mais segurança, organização e dar mais auto-estima e respeito a esses profissionais e vai cadastrar os flanelinhas para que o cidadão possa ter segurança ao estacionar seus veículos e para que esses profissionais que atuam nas ruas sejam tratados com mais respeito e dignidade. Outro ponto importante defendido pela candidata a prefeita de Ilhéus será a criação de um mapa da violência na cidade para melhor direcionar as atividades de combate ao crime e a implementação das políticas sociais. Além de todas essas propostas, Professora Carmelita se comprometeu ainda em acrescentar no seu plano de governo as sugestões e reivindicações dos trabalhadores da área de segurança.

Fonte: JBO

Jabes apresenta gravação falsa de Lula pedindo voto e oposição fala em desespero

Carros de som da campanha do candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, circularam pela cidade durante esta quarta-feira (19), veiculando uma fala do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, afirmando que, além de apoiar o candidato da Coligação Por Amor a Ilhéus ainda estaria na cidade para a sua posse. Nenhum problema, caso a fala não fosse uma fraude. Na verdade, a veiculação trazia um imitador da voz do ex-presidente, tentando levar a população a acreditar que Lula estaria apoiando Jabes. "Desespero total", definiu a coordenação da candidata Carmelita Ângela, da Coligação Ilhéus Mais Forte. "Eles sabem que estão próximos da derrota e o desespero está levando o nosso adversário a cometer até crimes de falsidade ideológica", completou.

Alguns carros que circulavam pela cidade, principalmente na periferia, foram gravados pela equipe de comunicação da candidata Carmelita, que é o nome do PT. Logo depois, foram retirados de circulação pela equipe de Jabes. Coincidentemente, a fraude aparece na mesma semana em que o Lula verdadeiro gravou depoimento de apoio à candidatura da professora. Segundo a coordenação de marketing da campanha de Carmelita, além de ingressar na justiça contra a fraude, "que tem como objetivo tentar iludir a população", o fato está sendo comunicado oficialmente ao Instituto Lula, que deverá também ingressar na justiça contra Jabes.

Imagens com as provas do crime já estão postadas no Youtube e podem ser conferidas no link http://youtu.be/X4j0-Q6_Syg

Fonte: JBO

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

2ª CORRIDA RÚSTICA DA PRIMAVERA DO BAIRRO HERNANI SÁ (URBIS)



 23/SET/2012


Realização: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO HERNANI SÁ

Local Inscrição:  SEDE DA ASSOCIAÇÃO 

Período de Inscrição: 20AGO2012 a 19SET2012

Horário da Largada: 09h00min

Percurso:                    Eixo Principal
 Extensão:                   4.800 m

Tel p/contato:
          8104-2592/8868-7753/8828-9756




Extensão:                   4.800 m

Tel p/contato:
          8104-2592/8868-7753/8828-9756