quarta-feira, 16 de junho de 2010

Conder e Condema debatem aterro e formatam coleta seletiva em alguns bairros de Ilhéus


À pedido da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) realizou no final da tarde de ontem, 01, uma reunião extraordinária, no salão nobre do Palácio Paranaguá, com a finalidade de discutir o projeto de revitalização do aterro sanitário do Itariri, em Ilhéus, que vem passando nos últimos meses por processo de recuperação e reorganização, numa parceria envolvendo o Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

No início da reunião, a coordenadora do projeto, Fátima Espinheira, fez a apresentação do que vem sendo desenvolvido no Itariri, detalhando as etapas já vencidas e o que ainda falta realizar, expondo também as dificuldades encontradas para agora concluir os trabalhos, a exemplo da retirada de todas as famílias que manipulam o lixo. Foi também apresentado e detalhado o projeto da Coleta Seletiva, que terá início pelos bairros Hernani Sá, Jardim Atlântico, Cidade Nova e Vila Juerana.

Para a implantação da Coleta Seletiva, a Conder solicitou que os conselheiros do Condema procurem apoio da sociedade civil, uma vez que se trata de uma experiência nova na cidade, o que representa, paralelamente, em uma mudança de hábitos, como o horário de colocar o lixo na calçada e, inclusive, a separação dos dejetos.

Com o objetivo de acelerar o processo de revitalização do aterro do Itariri e a implantação da Coleta Seletiva, a Conder anunciou que irá disponibilizar um engenheiro, em tempo integral, e uma funcionária, para que ocorra um acompanhamento diário e constante das ações empreendidas. Por sua vez, a secretaria estadual da Fazenda, através de sua representante, Nájara Gomes, colocou a disposição o Programa de Gestão Pública, que possui fórmulas para contribuir com o processo.

A reunião, coordenada pelo presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, contou com a presença de conselheiros, estudantes, representantes da sociedade civil organizada, e do Ministério Público Estadual, que se fez representar pelo promotor da área ambiental, Dr. Paulo Eduardo Sampaio.

Fonte: Folha da Praia

Nenhum comentário:

Postar um comentário