quarta-feira, 30 de junho de 2010

TV Câmara lança o catálogo Baixe e Use


A TV Câmara e a Comissão de Educação e Cultura lançaram, no dia 9 de Junho, o catálogo de vídeos Baixe e Use. Ele oferece material didático de boa qualidade para baixar gratuitamente. São mais de 150 documentários e reportagens especiais divididos por temas, disponíveis na página da TV Câmara. As produções abordam assuntos como cidadania, direitos humanos e história política brasileira, sempre relacionados com os conteúdos programáticos dos ensinos médio e fundamental.
O Baixe e Use foi criado para suprir as demandas da comunidade escolar e acadêmica, que solicita cópias dos programas da TV Câmara para uso em sala de aula.

Saiba mais em http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=BAIXE-E-USE&selecao=BAIXEUSE

terça-feira, 29 de junho de 2010

Praça da Imprensa

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO ILHÉUS-BAHIA
Sede: Rua Antonio Lavigne de Lemos, 39 - Centro - 1º andar (Academia de Letras de Ilhéus) Tel. 73 8832 9502.
Comitê de Imprensa (Sala Radialista Edinho Nascimento) Praça J.J. Seabra - Centro, Tel.2101-2622
CNPJ nº 16.473.407/0001-76 - Mat. PMI 0008322/001-8 - Registro judicial nº. 2553 - CRTD/Bahia
Filiado a FENARTE e a FORÇA SINDICAL


Convite

O sindicato dos Radialistas de Ilhéus tem a honra de convidá-lo para a inauguração da Praça da Imprensa, que acontece nesta 4ª feira, 30/06, às 18 horas, quando na oportunidade será lançando oficialmente o “Projeto Quinta do Rádio”, que se trata de um novo point de entretenimento, lazer e cultura para os profissionais e amigos da imprensa regional e a sociedade em geral.
• Iniciativa e articulação: Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.
• Projeto de Lei nº. 075/2009 - Autoria do Vereador PAULO CARQUEIJA.
• Lei nº 3.444, de 15 de outubro de 2009 - Sancionada pelo Prefeito Newton Lima.

Ascom/STERT
Dino Rocha

domingo, 27 de junho de 2010

Goleiro Bruno, do Flamengo, é suspeito de crime em MG


Sáb, 26 Jun, 09h30
A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito para apurar o desaparecimento de Eliza Samudio, de 25 anos, mãe de um menino de quatro meses que seria filho do goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes. Conforme investigações preliminares da Delegacia de Homicídios de Contagem, a estudante estaria desaparecida há cerca de três semanas. A delegada Alessandra Wilke não descarta a hipótese de assassinato. Segundo ela, o goleiro será intimado a prestar depoimento nesta semana.
No fim da noite de sexta-feira, a mulher de Bruno, Dayane Souza, foi presa em flagrante sob a acusação de subtração de incapaz. O filho de Eliza estaria sob seus cuidados. Dayane já foi liberada.
O suposto filho de Bruno só foi localizado na madrugada deste sábado em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. A delegada disse que "um conhecido (de Bruno) ficou encarregado de esconder essa criança". Segundo a delegada, "tanto Bruno quanto a sua mulher negavam saber do paradeiro do bebê" e "Eliza já havia prestado queixa contra Bruno por agressão".

Fonte: yahoo

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O Bêbado e os abacates

Em uma cidadezinha do interior havia um abacateiro carregado dentro do cemitério.
Dois amigos decidiram entrar lá à noite (quando não havia vigilância) e pegar todos os abacates.
Eles pularam o muro, subiram a árvore com as sacolas penduradas no ombro e começaram a distribuir o 'prêmio'.

Um pra mim,
um pra você.

Um pra mim,
um pra você.

Pô, você
deixou dois caírem do lado de fora do muro!

Não faz mal,
depois que a gente terminar aqui pegamos os outros dois.

Então tá bom,
mais um pra mim, um pra você.

Um bêbado, passando do lado de fora do cemitério, escutou esse negócio de 'um pra mim e um pra você' e saiu correndo para a delegacia.
Chegando lá, virou para o policial:

- Seu guarda, vem comigo! Deus e o diabo estão no cemitério dividindo
as almas dos mortos!
- Ah, cala a boca bêbado.

- Juro que é verdade, vem comigo.

Os dois foram até o cemitério, chegaram perto do muro e começaram a escutar...

- Um para mim, um para você...

O guarda assustado:

- É verdade! É o dia do apocalipse!
Eles estão dividindo as almas dos
mortos! O que será que vem depois?

- Um para mim, um para você. Pronto, acabamos aqui. E agora?

- Agora a gente vai lá fora e pega os dois que estão do outro lado do muro...

Cooooooooooooooorrre...

Responsabilidade Social Individual


A responsabilidade social é o compromisso que se tem em agir com ética e transparência, respeitando os atores sociais e assumindo um compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A responsabilidade social, porém, não é um ato que deve ser exigido apenas a empresas, governos e entidades do terceiro setor. Apesar de esses atores sociais terem uma grande participação no que acontece no mundo atualmente, são as pessoas que definem o rumo que as ações tomam no dia a dia.

Quando você decide não consumir mais sacolas plásticas, deixar o carro na garagem dois dias na semana, pesquisar melhor os candidatos das próximas eleições ou doar um pouco do seu tempo para atividades voluntárias, tanto você está exercendo a sua cidadania, como atuando de forma socialmente responsável. É a sua responsabilidade social individual, a que define quem você é e o mundo que você quer ter para si e para os outros.

Consumo consciente


O consumo consciente é o principal conceito de responsabilidade social do cidadão. Preferir produtos verdes, vendidos em embalagens recicláveis, reaproveitar vidros, plásticos e papéis, escolher eletrodomésticos com consumo eficiente de energia e rejeitar artigos de empresas que explorem a mão-de-obra infantil são algumas das ações do consumidor consciente.

Separe corretamente o lixo para reciclagem
A reciclagem é um processo que começa em casa, mas continua fora dela e depende de muitos agentes. O consumidor só participa do primeiro passo da reciclagem, que é a separação do lixo, mas se ele não der esse passo, dificultará todo o resto da tarefa. A forma mais simples de fazer essa separação é isolar o lixo seco do molhado.
O lixo seco consiste sobretudo em embalagens, papéis, revistas e jornais. O lixo úmido ou orgânico é basicamente composto pelos restos de alimentos e folhas.

Um detalhe muito importante é a contaminação dos materiais envolvidos. Um material reciclável (uma embalagem de plástico, por exemplo), em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes etc.) deixa de ser reciclável (não vale a pena pela dificuldade de remoção dos contaminantes). Portanto a correta separação dos materiais é vital para que a cadeia de reciclagem seja bem sucedida.

Faça o alimento durar mais
Verduras e legumes podem ser congelados pelo processo de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente esses vegetais em uma vasilha de água gelada. Não confunda o branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para ser guardado por mais tempo.

Faça economia com a geladeira
A geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo. Veja como gastar menos:
• Instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Verifique sempre se a vedação das portas está funcionando bem.
• Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar e provocam aumento no consumo de energia. Procure não abarrotar as prateleiras, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação do ar.
• Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, conseqüentemente, gastar mais energia.
• Não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo, pois isso faz com que o frio “escape” e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente.
• Regule o termostato para que esfrie menos no inverno.
• Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e o freezer e desligue-os da tomada.
• Ao comprar geladeiras e freezers, prefira os que têm o selo Procel, pois são os mais eficientes e consomem menos energia.

Economize no banheiro
As bacias sanitárias com caixa acoplada gastam, em média, 12 litros de água a cada vez que a descarga é acionada. Se você tem em sua casa descargas desse tipo e usa o banheiro cinco vezes por dia, gasta 60 litros de água diariamente.
Existe, porém, uma maneira simples de reduzir este gasto, colocando uma garrafa PET (aquelas de refrigerante) de 2 litros, cheia de água, dentro da caixa d´água da bacia. Com isso, você estará economizando 2 litros por descarga, ou 10 litros por dia.
Se esta prática for adotada em todos os banheiros da casa em que habita uma família de quatro pessoas, essa economia será de 40 litros por dia. Em um ano, essa água poupada é suficiente para matar a sede de 20 pessoas durante o ano inteiro.
E não se esqueça de nunca usar o vaso sanitário como lixeira, pois cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro joga fora sem necessidade água limpa e tratada.
Dica: Existem bacias sanitárias mais modernas, com apenas 6 litros de água. Para saber se a sua é desse tipo, basta tentar colocar a garrafa PET dentro. Se não couber, significa que você já está gastando uma quantidade bem menor de água por descarga.

Fonte: Instituto Akatu

Forró 2010






sexta-feira, 18 de junho de 2010

Abutres mercadores


14 de junho de 2010
*Elias Reis
eliasreis.ilheus@gmail.com

VEM ACONTECENDO COAÇÃO COM OS VELHINHOS PARA QUE TOME DINHEIRO EMPRESTADO. ESSA CONDULTA POR PARTE DAS FINANCEIRAS É CRIMINOSA, PELO QUE DISPÕE O ART. 107 DA LEI 10.741 E, PUNIDA COM RECLUSÃO DE DOIS A CINCO ANOS. CABE AO MINISTÉRIO PÚBLICO FISCALIZAR DE FORMA VIGILANTE O QUE VÊM ACONTECENDO, A FIM DE O ACESSO PRESSIONADO AO CRÉDITO NÃO SEJA SINÔNIMO DE ESTELIONATO.
Temos percebido, tanto em Ilhéus como em outras praças, a propaganda mais variada de oferecimento de empréstimos a aposentados e pensionistas. Uma verdadeira farra financeira. Televisão, internet, rádio, carros de som, panfletagem e até mesmo assédio nas portas das ‘agências’. Por vezes, tem-se a impressão de que contrair dívidas tornou-se a nova moda, como se essa espécie de compromisso fosse um prazer para quem assume. Afinal, exige-se pouca documentação, há sorteios de brindes para bons pagadores, apesar do alto preço dos juros. O nome do cliente pode está no Serasa, SPC, protestado e até mesmo no SPC. Nada disso é problema. O que interessa é que o cliente seja aposentado ou pensionista e, que forneça o número do seu benefício. Os velhinhos são induzidos pela lábia dos ‘vendedores’ das financeiras. Um atentado nas vias públicas com os segurados da previdência, incautos enredados por discursos envolventes que os prenderá a uma dívida sem fim, numa taxa de juros inconcebível. Abutres mercadores.
O número de idosos vem aumentando consideravelmente e, pesquisas revelam que são bons pagadores se comparados a outras faixas etárias. Na sua maioria os idosos dispõem de renda fixa, oriunda, geralmente, dos benefícios da Previdência Social. Deste modo, não estão sujeitos ao desemprego, o que leva multidões à inadimplência. O empréstimo contraído é deduzido automaticamente do benefício.
A sedução do crédito ‘fácil’ traz consigo a falta de informação, direito previsto no art.6º do Código do Consumidor, que é aplicável a esse tipo de negócio. Normalmente o dinheiro do empréstimo é liberado em 72 horas e, isto é uma tentação aos pobres dos velhinhos superindivindados, que normalmente estão sempre acompanhados por filhos ou netos, que na expectativa de colocar o dinheiro nas mãos, alimentam o abuso.
A indústria do empréstimo já é uma realidade em quase todas as cidades e, as propagandas e coações acontecem na frente das autoridades. Aproveitam da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir seus serviços. Muitos velhinhos não sabem quanto pagam de juros, em quantas prestações serão pagas e nem quando terminam. Verdadeira exploração.
E, finalmente, há ainda a questão do meio em que vive o idoso. Imaginemos uma família, como muitas que existem no Brasil, em que quase todos os moradores estão em situação de desemprego, a depender do idoso para sobreviver. Calculemos o alvoroço o que uma propaganda enganosa provoca. O idoso passa a ser cobiçado como a ‘galinha dos ovos de ouro’, uma vez que só ele, pelas condições de que já tratamos, tem acesso ao crédito.
É comum a presença de idosos diariamente nas agências do INSS, na busca de informações sobre os infinitos débitos que nunca acabam.

*Elias Reis é articulista e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quem tem direito ao PIS


Os trabalhadores que estão há mais de cinco anos vinculados ao PIS ou PASEP que no ano de 2008 receberam remuneração que na média alcançou uma valor igual ou inferior a dois salários mínimos mensais, tendo permanecido pelo menos trinta dias empregados têm direito a receber o abono salarial equivalente a um salário mínimo a título de PIS/PASEP.
Para isso é importante que o empregador tenha relacionado o trabalhador na RAIS, o que pode ser verificado pelo próprio trabalhador através de seu cartão do cidadão, documento emitido pela Caixa Econômica Federal que permite aos cidadãos brasileiros consultar e receber benefícios como o FGTS, seguro-desemprego, bolsa-família, etc.
Para receber o abono, os beneficiários devem se dirigir a Caixa Econômica Federal até o dia 30/06/2010.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Conder e Condema debatem aterro e formatam coleta seletiva em alguns bairros de Ilhéus


À pedido da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) realizou no final da tarde de ontem, 01, uma reunião extraordinária, no salão nobre do Palácio Paranaguá, com a finalidade de discutir o projeto de revitalização do aterro sanitário do Itariri, em Ilhéus, que vem passando nos últimos meses por processo de recuperação e reorganização, numa parceria envolvendo o Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

No início da reunião, a coordenadora do projeto, Fátima Espinheira, fez a apresentação do que vem sendo desenvolvido no Itariri, detalhando as etapas já vencidas e o que ainda falta realizar, expondo também as dificuldades encontradas para agora concluir os trabalhos, a exemplo da retirada de todas as famílias que manipulam o lixo. Foi também apresentado e detalhado o projeto da Coleta Seletiva, que terá início pelos bairros Hernani Sá, Jardim Atlântico, Cidade Nova e Vila Juerana.

Para a implantação da Coleta Seletiva, a Conder solicitou que os conselheiros do Condema procurem apoio da sociedade civil, uma vez que se trata de uma experiência nova na cidade, o que representa, paralelamente, em uma mudança de hábitos, como o horário de colocar o lixo na calçada e, inclusive, a separação dos dejetos.

Com o objetivo de acelerar o processo de revitalização do aterro do Itariri e a implantação da Coleta Seletiva, a Conder anunciou que irá disponibilizar um engenheiro, em tempo integral, e uma funcionária, para que ocorra um acompanhamento diário e constante das ações empreendidas. Por sua vez, a secretaria estadual da Fazenda, através de sua representante, Nájara Gomes, colocou a disposição o Programa de Gestão Pública, que possui fórmulas para contribuir com o processo.

A reunião, coordenada pelo presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, contou com a presença de conselheiros, estudantes, representantes da sociedade civil organizada, e do Ministério Público Estadual, que se fez representar pelo promotor da área ambiental, Dr. Paulo Eduardo Sampaio.

Fonte: Folha da Praia

terça-feira, 15 de junho de 2010

Semáforo da entrada da Urbis pode funcionar a qualquer momento


A Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, mostrou que pode fazer a diferença para melhora a segurança no transito. Após varias reivindicações e muito persistência da comunidade, a prefeitura de Ilhéus vai colocar em funcionamento o semáforo do cruzamento da entrada do bairro. Segundo o secretario de transporte e transito, faltam apenas alguns detalhes para que o semáforo entrar em funcionamento. Para a diretoria da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, o fluxo de carros naquela localidade e muito grande, a falta de um semáforo colocava a vida dos motoristas e pedestres em riscos, o funcionamento do semáforo vai reduzir os riscos de acontecer acidentes.

sábado, 12 de junho de 2010

CONDER vai requalificar aterro sanitário de Ilhéus


A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), em uma ação conjunta com as prefeituras de Ilhéus e Uruçuca, vai promover ações de requalificação do aterro sanitário que é compartilhado pelos dois municípios. As atividades incluem, também, a inserção social dos catadores, a implantação de um programa de coleta seletiva e o desenvolvimento de um modelo de gestão para os resíduos sólidos.A CONDER já iniciou o processo licitatório para execução da recuperação física do equipamento. Paralelamente, estão sendo realizadas atividades de apoio aos catadores, que vivem de forma precária na área do aterro e dele retiram o seu sustento, através de encaminhamento para avaliações de saúde das famílias e de ações de cidadania, para a retirada de carteiras de identidade e de trabalho.Um convênio com a Fundação Escola Politécnica vai proporcionar suporte técnico às obras de recuperação física do aterro, à elaboração de um modelo de gestão e do programa de coleta seletiva. Um cadastro socioeconômico já realizado identificou a existência de 130 catadores atuando no local. O projeto de inserção social prevê a criação de cooperativas de catadores e sua inserção no programa de coleta seletiva para que o processo de catação deixe de ser realizado no destino (aterro), passando a ser feito na origem (coleta seletiva).O aterro sanitário compartilhado pelos dois municípios está implantado em uma área localizada ao norte de Ilhéus, a uma distância de 20,5 km do centro da cidade, numa região conhecida como Itariri. O acesso ao local é feito através da rodovia BA-262 (Ilhéus-Uruçuca). A gestão inadequada levou à deterioração do equipamento e facilitou a ação de catadores, que se instalaram nas proximidades, em barracos improvisados, onde suas famílias passaram a viver de forma precária. Uma equipe multisetorial, integrada por técnicos da CONDER e da Prefeitura de Ilhéus, conduz os estudos de campo e a elaboração dos programas e projetos.Já foram realizadas reuniões técnicas e visitas ao aterro, com a participação de representantes da sociedade civil, da CONDER e da prefeitura.Para viabilizar a continuidade da operação adequada do aterro, o município, após discussão com a população, deverá contar com uma política de resíduos sólidos. Além disso, o plano estratégico para o sistema de resíduos do município prevê a participação continuada da população, com vistas à separação dos resíduos na origem.

Coleta seletiva do lixo


Dando continuidade a implantação da coleta seletiva do lixo do bairro Hernani Sá. Foi realizado mais uma reunião entre a diretoria da Associação de Moradores e os técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). A reunião teve como pauta, a apresentação da consultora do projeto de recuperação do aterro sanitário de Ilhéus, a Sra. Maria de Fátima. Foram discutidos assuntos referentes a implantação do projeto assim como dirimindo muitas duvidas em relação a coleta seletiva do lixo. Uma nova reunião será agendada para apresentação do cronograma de implantação do projeto piloto da coleta seletiva do lixo.

Quem Viu Viu























A Associação Desportiva Quem Viu Viu, realizou no ultimo domingo (06) na quadra de futebol de areia dos caminhos 40 e 41 do bairro Hernani Sá, um torneio de futebol Entre Amigos. O torneio foi um sucesso em organização e participação dos sócios e convidados. O evento foi finalizado com um delicioso churrasco.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Arraia GIGANTE pescada no Malhado


Pescadores da Praia do Malhado, pescaram uma arraia de mais de 400kg. O fato ocorreu hoje 10/10 por volta das 08 horas da manhã.