A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus repassa mensalmente para cerca de 7.680 idosos e pessoas com deficiência aproximadamente R$ 5.200.000,00 por meio do serviço de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em Novembro, foram repassados R$ 5.841.232,00. Este serviço oferece um apoio financeiro a idosos a partir de 65 anos e suas famílias e também a pessoas com deficiência que não podem se manter ou ser sustentados por suas famílias.
O secretário da pasta, Jamil Ocké, afirma que “o benefício é importante para as famílias dos beneficiários e proporciona também a circulação do mesmo no comércio de Ilhéus, dando ao idoso e à pessoa com deficiência melhoria nas condições e vida e aumentando seu poder de compra”. O BPC é um benefício que faz parte da Política de Assistência Social e integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O benefício hoje contempla 4120 idosos e 3948 pessoas com deficiência.
O BPC é um benefício individual, intransferível e não vitalício que possibilita ao idoso a partir de 65 anos e às pessoas com deficiência a garantia de uma transferência de renda mensal no valor de um salário mínimo, desde que comprovem a impossibilidade de garantir o sustento de si próprios e da família. A renda mensal per capita da família do beneficiário deve ser inferior a ¼ do salário mínimo. É importante ressaltar que o benefício não é aposentadoria nem pensão e não dá direito ao recebimento do 13º salário.
|
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
SDS repassa cinco milhões mensais para beneficiários em Ilhéus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário