quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Programa "Crack, é Possível Vencer" será implantado em Ilhéus

por Secom
16/12/2014 10:38
Secretário de Ação Social
A Prefeitura de Ilhéus através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) aguarda o sinal verde do governo Federal, para implantar o Programa “Crack, é Possível Vencer”. No início deste mês de dezembro, o titular da pasta, Jamil Ocké, entregou, no Ministério da Justiça, projeto que oferece aos grupos de risco apoio para reduzir os índices de consumo de drogas no município. O programa conta com a parceria com dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e da Educação, além da Secretaria de Direitos Humanos.
 Na oportunidade, Jamil Ocké, informou que o programa envolve três frentes de atuação que são prevenção, cuidado e autoridade, ainda integrando outros grupos sociais que trabalham de forma simultânea no combate, reabilitação e reintegração social. Após capacitar profissionais das redes de saúde, educação, assistência social, justiça, operadores do direito, lideranças religiosas e comunitárias, além de PMs e a Guarda Municipal, o “Crack, é Possível Vencer” irá funcionar através de consultório de rua, na disseminação contínua de informações e orientações sobre crack e outras drogas.
 Já o coordenador municipal do programa de Políticas Sobre Drogas, psicólogo Felipe Carvalho, ressaltou que o projeto prevê que o governo federal doe veículos para fazer videomonitoramento dotados de equipamentos modernos capazes de captar imagens colhidas em pontos críticos, onde ocorrem o consumo e venda de drogas. “Após capacitar equipes específicas, como a PM e a Guarda Municipal, este pessoal fará uso de pistola teaser, em abordagem, somente em casos extremos”, lembrou.
De acordo com Felipe Carvalho, por conta do crescente consumo de drogas no país, os governos federal, estadual e municipal e a sociedade têm buscado alternativas e estratégias para descentralizar ações e estabelecer parcerias com a comunidade científica e organizações sociais, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, visando responder a este desafio, que é combater o uso de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário