sábado, 6 de junho de 2015

As crias direitas midiáticas

direita ódio elite pt dilma impeachment

André Falcão*
Não sou do PT. Digo-o, não porque ache relevante fazê-lo, até porque não passo de um escriba com meia dúzia de leitores; muito menos porque julgue o Partido dos Trabalhadores indigno de minha pessoa, ao contrário; mas simplesmente porque muitos assim pensam, quando não o afirmam!, decerto por minha opinião favorável aos governos Lula e Dilma e pela polarização PT-PSDB. E não sou, entre outras razões porque estou à sua esquerda. Mas votei pra presidente no seu candidato, já em 1989, e o fiz em todas as eleições que se seguiram, embora então preferisse Brizola, um dos maiores políticos deste país, perda irreparável, porque insubstituível.
Sim, preferiria que Lula tivesse sido mais ousado quando eleito para o primeiro mandato, em 2002. Ele poderia, por exemplo, ter corrigido a brutal injustiça cometida aos aposentados, traduzida no fator previdenciário, um dos diversos bens perversos herdados do governo tucano do Sr. Fernando Henrique Cardoso. E se o fizesse, tampouco deixaria de ser capitalista o seu governo, como o é. Aliás, só a ignorância absoluta em política e em história para supor que os governos do PT buscam implantar o socialismo, ou a “República Bolivariana” nos moldes da Venezuela, como ouço aqui e ali, ora contendo ora o riso, ora a tristeza, porque tão engraçado quanto triste; acho até que mais triste.
Inegáveis, porém, os avanços sociais e econômicos alcançados por seus governos, incluído o de sua candidata, Dilma Rousseff, eleita e, para a sorte do país, reeleita. Equívocos e timidez em seu primeiro mandato, amplificados neste, enxergo muitos; mas isto não muda absolutamente nada a consciência inabalável de que é o melhor que se tem para o Brasil continuar avançando. E por isto há de ser defendido.
Preocupa, porém, ver pessoas, não raro apenas por vestir vermelho, sujeitas à intolerância dos energúmenos que, exatamente por sê-los, não aceitam a livre manifestação de opinião e militância políticas. Refiro-me às crias acéfalas dos grandes grupos midiáticos, que têm como armas a intolerância e a ignorância, manifestadas aqui e ali por agressão moral, quando não física, invariavelmente covarde, como se vê, já com freqüência preocupante, no celeiro da direita imbecilizada deste país: São Paulo. Felizmente por lá, ainda. Fascistas crias da mídia grande e de seus “calunistas” servis, vendidos ao seu jornalismo-lixo.
Não sabiam eles, porém, mas já estão a perceber, que as crias podem voltar-se contra seus criadores. Exemplos já despontam.
*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Rosa Weber dá 48 horas para Eduardo Cunha se manifestar sobre ação de deputados

"Assino o prazo à autoridade impetrada para prestar, querendo, as informações que entender pertinentes antes do exame da liminar", escreveu magistrada, relatora do mandado de segurança, em despacho
por Redação RBA publicado 03/06/2015 18:32, última modificação 03/06/2015 18:38
Comments
CARLOS HUMBERTO/STF
Rosa Weber
Relatora do caso no STF, ministra dá prazo, mas Eduardo Cunha não é obrigado a se manifestar
São Paulo – Despacho de hoje (3) da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), dá prazo de 48 horas para o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se manifestar sobre o mandado de segurança (MS) impetrado por seis partidos contra o processo legislativo que redundou na aprovação do financiamento privado em eleições, na reforma política, no dia 27.
“As invocadas inconstitucionalidades estão inseridas no contexto da atividade parlamentar na Câmara dos Deputados nos dias 25, 26 e 27/5/2015. Considerada tal circunstância e, ainda, a relevância do tema em debate, assino o prazo de 48 horas à autoridade impetrada para prestar, querendo, as informações que entender pertinentes antes do exame da liminar”, escreveu a relatora do MS no despacho. Portanto, Eduardo Cunha não é obrigado a se manifestar.
Parlamentares de PT, PCdoB, Psol,  PSB, PPS e Pros ingressaram no sábado (30) com um mandado de segurança no Supremo, pedindo a anulação da votação da proposta que visa a incluir o financiamento empresarial de campanhas na Constituição.
Os deputados argumentam que "é inconstitucional a forma como a 'Emenda Aglutinativa 28' foi processada por violar o artigo 60, parágrafo 5º, da Constituição da República: 'a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa'", diz a petição.
Em outro argumento, eles dizem ainda que “a proposição analisada no dia 27 sob o título de 'Emenda Aglutinativa 28' não é verdadeira emenda aglutinativa, mas nova proposta de emenda constitucional”. Sendo assim, segundo os deputados, a emenda apresentada desrespeitou o art. 60, inciso I, da Constituição Federal.
Segundo o dispositivo, a Constituição só poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara ou do Senado. "Elaborada às pressas no conturbado dia 27 ( a emenda foi) apresentada sem que se observasse o número mínimo de proponentes" previsto na Constituição. Ela foi “subscrita apenas pelos líderes do PRB e bloco e do PTB. Para que se legitimasse o processamento de nova emenda constitucional seriam necessárias 171 assinaturas", diz a petição.

Operação Ilhéus em Ação já retirou 259 caçambas de entulho e lixo da zona sul‏

Foto Alfredo Filho secom ilheus 2
Operação Ilhéus em Ação já atuou em toda a zona sul e bairros como banco da Vitória e Basílio, com serviços diversificados.Foto: Alfredo Filho
A operação Ilhéus em Ação – Cidade de Todos, esforço concentrado de limpeza iniciado há cerca de 30, já retirou 259 caçambas (de 15 metros cúbicos cada) de entulho, lixo e areia das ruas da zona sul, cujo trabalho compreendeu a área desde a ponte Lomanto Júnior até o Km-2 da rodovia Ilhéus-Olivença, tendo removido 3885 metros cúbicos de material. Segundo o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), designado pelo prefeito Jabes Ribeiro para a coordenar a operação, esta semana a zona sul começa a receber a segunda etapa do trabalho, com o serviço de tapa buracos.
O serviço de limpeza beneficiou os bairros Nelson Costa, Hernani Sá, São Francisco, Ceplus, Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II. Segundo o vice-prefeito, nesse período, também foram realizados serviços em outras áreas da cidade, em casos específicos, como no Alto do Basílio, Avenida Soares Lopes, Princesa Isabel, Banco da Vitória e Praia do Cristo.
"Apesar disso, nosso foco nesse momento é concluir a primeira etapa na zona sul, para iniciarmos a segunda fase, com tapa buraco, recuperação asfáltica, reforma de praças e outros serviços". Nesses quase 30 dias, as localidades contaram com manutenção da iluminação pública, poda de árvores, colocação de tampas e desobstrução de bueiros, raspagem de asfalto e retirada de entulho.
O vice-prefeito destaca os principais pontos de descarte desse tipo de material: terreno próximo ao Colégio Caic; Rua Monteiro Lobato (paralelo ao muro do aeroporto), no Nelson Costa; próximo ao hotel Opaba e na Ceplus. Cacá ressalta que "a retirada quase total do entulho das proximidades do Caic significa muito para esse trabalho". Por isso, a partir da próxima semana, em parceria com empresas da cidade, serão colocadas quatro caixas coletoras na região, para que os carroceiros depositem nelas o material, e evite os locais voltem a ser pontos viciados de entulho.
Carlos Machado chama a atenção para a permanente colaboração do cidadão ilheense. "Ao ver o trabalho da Prefeitura para manter a cidade limpa, o cidadão tem se sensibilizado e contribuído, para que seja não seja mais colocado entulho e lixo naqueles locais, e até mesmo fiscalizando as pessoas que ainda mantêm essas práticas", ressalta o vice-prefeito.

Projeto São João dos Bairros anima a zona sul de Ilhéus

por Secom
01/06/2015 14:28
São João dos Bairros
Com muito forró e baião, foi assim que aconteceu a festa do projeto São João dos Bairros, no domingo, 30, na praça principal do bairro Hernani Sá, que atraiu populares de toda a zona sul da cidade. Com o apoio da Polícia Militar, milhares de pessoas curtiram o clima de festa junina ao som da banda Zabumbahia, apresentações de quadrilhas, grupos de dança, concursos da rainha e princesa do milho, casamento na roça, brincadeiras, degustação de bolos e feira criativa. O programa é uma co-realização da TV Santa Cruz, filiada da Rede Bahia, e da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Comunicação e de Cultura.
O vice–prefeito Carlos Machado (Cacá) destacou a importância da realização do evento para o resgate da cultura junina e o apoio à economia dos pequenos empresários, “O governo incentiva a realização do São João dos Bairros, porque é um projeto que deu certo, que ajuda na socialização das comunidades e atrai um grande público, onde grandes talentos da economia criativa se destacam, além das quadrilhas, com lindos figurinos, e os grupos de dança populares. Sem dúvida, essa noite já deixou um gostinho de quero mais”, afirmou.
O São João nos Bairros no Hernani Sá foi marcado pelas apresentações das quadrilhas juninas Dinossauro, Faísca de Fogo e Renascer, dos grupos de dança Inter’Art e Hit’s Dance, concurso da Rainha do Milho e Princesa e casamento na roça, que levaram muita alegria e animação para o público. Ramon Rodrigues, coordenador do grupo de dança Inter’ Art, participa do projeto São dos Bairros há três anos e disse que este é um momento fundamental para os grupos de danças, “Mostramos nossa arte para toda a região sul da Bahia, isso nos deixa satisfeito em sabermos que somos prestigiados e aplaudidos pela comunidade”.
Economia Criativa - Logo após, a banda Zabumbahia animou o grande público ao executar sucessos de autores da música popular brasileira, como Gonzagão, Flávio José e Estakazero, entre outros. Adilson Conceição, Presidente da Associação de Moradores do Hernani Sá afirmou sua satisfação com o evento “A parceria da Prefeitura Municipal de Ilhéus com a TV Santa Cruz resgatou a cultura junina nos bairros. Estamos em espírito de confraternização e os comerciantes estão animados. O evento trouxe descontração e alegria para nossa comunidade”, completou.
André Rocha, empresário da Sabores do Cacau, afirmou que várias pessoas de outros bairros prestigiaram o evento. “É muito bom para o desenvolvimento da nossa economia. Está tudo muito bem organizado e ficamos felizes com essa oportunidade de divulgar  e vender nossos produtos”. Eduardo Junior, morador do bairro, acompanha todas as edições do projeto, “Essa iniciativa popular é muito boa, pois não perde a raiz da cultura junina, participo todos os anos do São João dos Bairros e sempre fico satisfeito com a festa”. Já o morador, Fernando Soares, diz que o evento é uma ótima opção para a comunidade e que “a segurança do evento foi perfeita, brincamos e dançamos com muita tranqüilidade; a organização está de parabéns”, acrescentou.
A próxima edição do Projeto São João dos Bairros, em Ilhéus, será realizada no próximo dia 14 de junho, no Teotônio Vilela, a partir das 16 horas, no eixo principal.  A diretora da Secretaria de Cultura (Secult), Geny Soares, diz “que a realização do projeto resgata a tradição junina na cidade, e contempla o lazer da família, das crianças e dos idosos, com muita diversão e alegria para todos”.